Resenha #372 - País Corrompido - Jéssica Anitelli & Allan Cutrim


Título: País Corrompido #2
Autor (a): Jéssica Anitelli & Allan Cutrim
Editora: Amazon
Páginas: 312
Nota: 5/5 - Favorito

Resenha: País Imerso
O olhar de Samara encontrava-se tão gelado quanto o próprio ambiente, como se o inverno que reinava do lado de fora fosse menos frio do que aquele cômodo. Mesmo que já tivesse sido oferecido a ela tempo necessário para analisar o ocorrido, seu corpo e sua mente pulsava por ação.
Olá pessoas, tudo bem?

Nossa, estava difícil resenhar, não só este livro pela sua amplitude de densidade, mas todas as resenhas possíveis. Eu estava com um imenso bloqueio. Ainda me sinto assim, mas estou conseguindo desbloquear aos poucos. Compartilhar isso no Facebook foi de grande ajuda, pois recebi vários apoios e leitores e blogueiros com os mesmos sintomas que os meus.

País Corrompido é o segundo livro da trilogia País, escrito por Jéssica Anitelli e Allan Cutrim. Ainda preciso perguntar a eles (quem sabe em uma entrevista), como foi que eles chegaram a formar esta parceria. Porque quando você lê o livro, fica impossível saber quem escreveu o quê. O que posso dizer foi que a parceria foi muito boa, porque o livro inteiro ficou incrível. 

País Corrompido continua de onde País Imerso parou e confesso que mesmo depois de um ano esperando esta continuação a história estava viva na minha mente, como se eu tivesse lido no dia anterior. Aline continua uma menina forte, mas as perdas e a falta de confiança a transformou em uma menina mais dura e cheia de cicatrizes, baixar a guarda era algo que ela não deixava acontecer por nada e por ninguém. 

Agora que ela estava no acampamento dos rebeldes, ela achava que de alguma forma as coisas poderiam melhorar, mas a luta apenas começava. Ela e seus amigos souberam de mais detalhes e o quanto os rebeldes eram mais organizados do que pareciam e como eles estavam concentrados na cidade e entre os militares. 

Com  exército em seu encalço, os treinamentos a que foram submetidos serão colocados a prova para a sua sobrevivência e os demais que estão indo nesta viagem. Aline, estava enfrentando um verdadeiro desafio como líder, ainda que não tivesse este papel concretizado, mas ela é uma garota movida a desafios e sempre que podia, a sua opinião era ouvida, mesmo que ela se sentisse insegura em alguns momentos. 

Só que mesmo com todo este treinamento recebido e ela sendo a melhor de sua turma, ela não estava preparada para as verdades que iriam aparecer, sobre tudo que este governo opressor escondia. Aline descobrirá coisas que jamais imaginou que aconteciam e lidar com toda esta realidade, seria um imenso desafio. Mas não só isso, Aline tinha muitas coisas para viver ao longo desta caminhada e lidar com tudo isso e ainda com seus sentimentos, conflitos internos e descobrindo mais sobre si mesma, não seria nada fácil. 

Gente, eu não sei o que dizer bem desta leitura, mas só posso dizer que foi uma das melhores leituras que fiz este ano, sério! Este livro não virou meu favorito por acaso. Eu fiquei sem eixo, perdida e completamente louca com tudo que aconteceu. A primeira coisa que falei para os autores foi que, eles acabaram comigo. Eu finalizei este livro completamente se ar. Sem chão. E sem saber o que esperar do próximo e último volume. Este segundo livro foi melhor que o primeiro. Eu senti na pele cada coisa que estas pessoas viveram. E sinceramente falando, foi cruel e extremamente dolorido ler os acontecimentos em algumas cenas. 

Claro que o livro nos trouxe um pouco de descontração, afinal de contas, é necessário para manter a nossa sanidade e nossa mocinha Aline, que lutava com seus pensamentos e suas confusões internas, não queria dar o braço a torcer pelo que sentia, porque confiar a alguém seus sentimentos, não era fácil para ela, ainda mais diante da situação que todos viviam ali. Mas, um pouco de trégua, fazia bem ao corpo e mente, mas o momento bom não durava muito tempo, porque sempre eles eram surpreendidos, com a busca incessante do exército.

Escolhas não são fáceis e quando você faz para si, pode enfrentar as consequências e sem medo do que pode vir, mas quando envolve a vida de outras pessoas, é dolorido imaginar, que pode ter escolhido o caminho errado. Eu me surpreendi com cada página que li. Meu coração até sangrou algumas vezes, com as atrocidades que os seres humanos movidos ao poder e até ao medo são capazes de fazer. 

Fico imaginando o porque de tanta crueldade. O porque a pessoa sentem prazer de causar dor ao próximo de uma maneira, que causa até nojo. Sério, em alguns momentos, me senti enojada com algumas situações. Será que posso considerar traição a nação, ou fidelidade? São muitos questionamentos, que somente lendo o livro você vai poder pensar e tentar entender o porque disso tudo. 

Atualmente vivemos uma crise como nunca vista em nosso país, e todas vezes que lia algo neste livro isso vinha na minha mente tão vivo que me causava tontura.  Ai você se pergunta, e por que você amou? A história é crua, não tem firulas. Ela mostra uma realidade que não está tão longe da nossa. Eu pude visualizar bem como poderá estar o nosso futuro se as coisas continuarem da forma que estão e o fato de ter amado a história, significa que ela foi bem escrita, ela foi crível, ela trouxe uma realidade muito próxima e que não estamos muito longe. É como se fosse uma preparação. 

Então eu digo a vocês, sejas felizes hoje, vivam intensamente o hoje, diga para seu próximo, seu familiar, que os ama. Demonstre seus sentimentos agora, não deixe nada para depois. Não deixe nada para o amanhã. Porque do jeito que as coisas estão caminhando, a gente pode não ter uma outra chance, uma nova oportunidade. 


Não posso falar da diagramação porque li em E-book, mas posso dizer de todo o cuidado de revisão que os autores tiveram, pois não percebi nada. A fonte estava bem distribuída e a leitura de fácil entendimento. Eu só desejo muito que esta série vá para alguma editora, porque estes livros merecem estar em todas as estantes possíveis!!

Então, lhes convido a conferir esta série. Quem curte distopia e quer ler algo diferente, mesmo dentro do clichê distópico, esta série é para você.

Obrigada Jéssica e Allan por trazer este livro, que foi melhor que o primeiro e que me trouxe várias reflexões e um turbilhão de sentimentos, até lágrimas rolaram no meu rosto. Se a intenção de vocês além de nos fazer pensar, mas sentir na pele, pelo menos comigo isso fez um efeito bem real. Amei.!!!!
-Então você explica para ela que nós estamos morrendo, todos nós, e que o que ela veio buscar aqui, nós não seremos capazes de oferecer.
O silêncio tomou todos os presentes, e o chão sob os pés de Aline pareceu ruir.
Espero que tenham gostado. Um xero no coração de vocês e até a próxima.

15 comentários

  1. Adorei a resenha, parece ser ótimo!!!

    Um beijo enorme <3
    Carla Carrais | www.cahcarrais.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Di!
    Nossa, que livro hein?
    Eu acho que não vi a resenha do anterior, mas lendo essa aqui fiquei morrendo de vontade de começar a ler tudo agora mesmo!
    Beijos
    Balaio de Babados
    Concorra ao livro Depois do Fim autografado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manoooo Lu tu vai curtir pacas essa história, sério!!! Acho que tem no Kindle Unlimited. Xero!

      Excluir
  3. Hi dear,
    Nice post ;). I'm a new follower of your nice blog, can you follow mine on my blog?:)
    A hug ^^.
    Obsesión por la lectura

    ResponderExcluir
  4. OOi, ainda não conhecia o livro, mas sua resenha ficou muito bom. O enredo do livro é bem atrativo.
    Beijos boa semana
    bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Letícia, obrigada!!!!
      Fico feliz que curtiu. Xero!

      Excluir
  5. Que super resenha, ainda não conhecia :D

    https://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Dih
    Imagino o quanto essa história seja boa e até achei legal a premissa, mas como não conheço o primeiro volume, li tudo meio superficialmente, vai que acabo lendo a história depois, né? Adorei a capa, muito criativa!
    Beijos
    http://www.leitoraencantada.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi, a resenha não tem spoiler, mas sim pode pegar algo, concordo contigo. Se tiver a oportunidade leia. Xero!

      Excluir
  7. Hey, Di!
    Menina, que resenha! Fiquei aqui animadíssima, já que amo distopia e já senti uma conexão com essa história, pelo que você contou rs. Realmente, nossa realidade anda assustadora. É sempre bom ler algo que nos alerte e ajude a pensar sobre né? Já anotei a dica. A propósito, eu também estou com bloqueio para resenhar. Sai vários outros tipos de posts, mas resenha mesmo que é bom, nada! Continuo tentando... rsrs.
    Mil beijokas - Entre um Livro e Outro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anya,
      Fico feliz que tenha gostado da resenha. Pensei muito durante a leitura deste livro... Menina tá difícil resenhar viu... mas a gente vai levando rs. Xero!

      Excluir

Bem vindo ao blog Minhas Escrituras...
Fique a vontade para comentar aqui a sua opinião pessoal, sempre com respeito é claro!!! ;)
Você pode deixar o link de seu blog, que faço a retribuição com o maior prazer, mas não retribuo em postagens de promoção, ou seja, não comento.
Mensagem pra pedir que siga o blog, são automaticamente deletadas. Comenta no blog e deixa o link,farei uma visita no seu ok.
Quero agradecer a vocês que passam por aqui e deixam suas marquinhas, isso é muito importante... sintam-se a vontade...
Xero!