Resenha #303 - Fábulas Cruéis - Luiz Vadico

Livro cedido pela editora.

Título: Fábulas Cruéis
Autor(a): Luiz Vadico
Editora: Empíreo
Páginas: 192
Nota: 4/5


Quando solicitei este livro, jamais imaginei que fosse gostar tanto. Ele tem uma coletânea de contos maravilhosos e cruéis. Você pode interpretar da maneira que achar melhor. Você pode até contextualizar, mas a moral da história sempre estará lá.

Vadico, pensou em tudo na construção deste contos e nas mensagens que você pode interpretar e se quer levar para a sua vida.

Confesso que é meio complicado resenhar um livro de contos, por causa da quantidade, então falarei aqui dos que mais me chamaram atenção e gostei mais. 

O Coro dos Passarinhos, me chamou muito atenção pela sua simplicidade. As vezes a união realmente faz a força. Um passarinho insatisfeito com a desorganização dos coros de outros pássaros, resolveu colocar tudo em ordem. Decidiu fazer com que todos se unissem para que o coro ficasse mais ameno e suave. Mas se pode ir contra a natureza? Bom, neste conto, mostra que a união faz a força, mas nem sempre ganhamos. Podemos perder e crescer, podemos perder e sofrer, mas tudo depende de nossas escolhas.

Em A Formiga e o Escaravelho, eu me diverti. Aqui eu percebi que as pessoas, tem a mania de se interessar pelo o que os outros fazem e comparar, para ver quem é o melhor. Vivemos em um mundo que tem suas particularidades competitivas e que dependendo muito da situação, podem chegar ao extremo. Grandes inimizades podem acontecer desta forma. A formiga em seu rigoroso trajeto em guardar mantimentos para o longo inverno, encontra um monte de esterco e no alto um besouro forte e garboso. Eles começam a conversar e logo começam a por defeito cada um em em seu modo de se alimentar. Fica evidente que ali está uma competição de quem come melhor... o besouro e o esterco ou a formiga e as folhas mastigadas. Eu me diverti com o diálogo dos dois. 

O Homens que Falavam Estrela, mostra uma civilização que muito se parece com a nossa terra. De alguma forma o modo como as pessoas falavam neste lugar foi mudando e se tornando mais simples. As pessoas cada vez menos demonstravam  emoções e desejos. Muitas vezes falavam muito e nada vinha como resultado. Até que um dia alguém sugeriu que apenas um vocabulário fosse utilizado para simplificar as coisas e para que pudessem viver bem  e mais tranquilamente, assim surgiu a palavra Estrela. Inicialmente não foi fácil seguir esta "regra", mas aos poucos as pessoas foram se acostumando e logo esta palavra se tornou algo único na maneira de se conversar. Mas será que isso é o certo? Ou as pessoas acham melhor viverem acomodadas em uma mesma situação, sem nada novo e diferente. Será que eram felizes em se resumir em apenas uma única palavra, sem saber exatamente como se sentiam? Como se fosse uma espécie de Máscara? Bom gente só lendo mesmo para tirar cada um a sua conclusão. 



Eu gostei de mais alguns contos, mas estes três foram os que mais me chamaram atenção. Vadico escreve absolutamente bem e cada fábula contada aqui, tem seu significado, mas somente cada leitor poderá tirar a sua conclusão. Eu posso ter tido essas opiniões, mas cada um vê as coisas de sua forma e isso é o que vale. Então digo que recomendo demais este livro. Eu jamais imaginei que fosse gostar tanto, até porque sou fresca e não sou de ler muitos contos, só quando são de terror, mas este livro me surpreendeu positivamente e claro que pretendo ler outros escritos do autor.


A diagramação do livro está perfeita! Gente sério. Está linda demais. O livro é de capa dura e essa belíssima ilustração é do lindo Eduardo Seiji, eu tive a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente na bienal de sampa e claro que peguei meu autografo haha. Aliás, as ilustrações deste livro são todas dele e eu pude apreciar ainda mais seu trabalho. Ele tem talento! As folhas são amareladas e com bordas em preto. A fonte de tamanho médio. A leitura de fácil entendimento. Gente o livro é lindo demais. Vale a pena tê-lo e lê-lo. 

Gostaria de agradecer a Empíreo por essa grande oportunidade de parceria e de poder conhecer obras nacionais incríveis. Essa é uma delas. Podem apostar. Xero!!!


0 comentários:

Postar um comentário

Bem vindo ao blog Minhas Escrituras...
Fique a vontade para comentar aqui a sua opinião pessoal, sempre com respeito é claro!!! ;)
Você pode deixar o link de seu blog, que faço a retribuição com o maior prazer, mas não retribuo em postagens de promoção, ou seja, não comento.
Mensagem pra pedir que siga o blog, são automaticamente deletadas. Comenta no blog e deixa o link,farei uma visita no seu ok.
Quero agradecer a vocês que passam por aqui e deixam suas marquinhas, isso é muito importante... sintam-se a vontade...
Xero!