Resenha #288 - Objetos Cortantes - Gillian Flynn

Obra cedida por G. O. - um leitor voraz
Título: Objetos Cortantes
Título Original: Sharp Objetcs
Autora: Gillian Flynn

Editora: Intríseca
Páginas: 256

Formato: livro
Classificação: 4.0

Camille Preaker é uma mulher cheia de problemas com a família: o pai? Desconhecido. A mãe? A rejeita como se ela fosse o ser mais odioso do mundo. A meia-irmã Marian, a qual era muito ligada, morreu ainda criança, mal conhece a sua outra meia-irmã mais nova, Amma e seu padastro é um mané, um boneco mauricinho sem vontade própria.

Ela tem vivido de forma medíocre, é uma jornalista meia-boca de Chicago, recém saída de uma clínica de recuperação para tratar de sua obssessão em marcar o corpo com objetos cortantes, deixando cicatrizes em forma de palavras.


Entretanto, ela recebeu uma oportunidade de dar a volta por cima, tudo o que precisa é escrever uma matéria sobre uma possível série de crianças assassinadas que tiveram TODOS os seus dentes extraídos. Essa reportagem deve ser exclusiva dela, pois nenhum outro jornal liga para o que acontece em uma pequena cidade, não até que mais corpos sejam encontrados. Contudo, essa não é qualquer cidadezinha fim de carreira, é a cidade natal de Camille e ela terá que se hospedar na casa de sua família. Enquanto tenta conviver com sua mãe, seu padrasto tosco e Amma, ela terá que se esforçar em conseguir algo da polícia local e escrever a matéria que será sua salvadora, mas como fazer isso?

— Merda - xingou ele, jogando o martelo no chão com um baque e me encarando. — Já pedimos ajuda. Temos um detetive especial de Kansas City aqui, indo e vindo há meses. E ele não conseguiu descobrir porcaria nenhuma. Diz que algum maluco viajando de carona poderia ter saltado aqui, gostado da cara do lugar e ficado por quase um ano. Bem esta cidade não é assim tão grande, e com certeza não vi ninguém que não parecesse ser daqui - falou, olhando diretamente para mim.
— Temos florestas bem grandes por aqui, bastante densas - sugeri.
— Não foi nenhum estranho, e eu diria que você sabe disso.


— Mas parece que muita gente tem falado que John pode ter alguma coisa a ver com isso. Por que acha que isto está acontecendo?
[...]
— Você sabe como é. Ele é de fora. É inteligente, cosmopolita e oito vezes mais bonito que qualquer outro aqui. As pessoas gostariam que fosse ele porque isso significaria que essa ... maldade não vem de Wind Gap. Vem de fora. [...]

A história é interessante, descobrir os segredos de uma cidade pequena - que na verdade, não são segredos para ninguém - é bem divertido. O final não foi uma surpresa muito grande, já imaginava quem era o vilão, mas alguns detalhes me surpreenderam mesmo. Assim como Garota Exemplar, essa história irá ganhar as telinhas, mais detalhes você encontra no blog da Editora Intríseca (aqui). As páginas são amareladas, com fonte e espaçamentos médios. Não encontrei erros de revisão.

Recomendo para quem gosta de: literatura americana e ficção.


Não recomendo para quem não gosta de: assassinato ou da psique humana e suas demências.

Pessoal, gostaram? Deixem seus comentários, se já leram essa obra e o que acharam dela, etc.

Não esqueçam de participar do Top Comentarista de Agosto!



7 comentários

  1. Foi um livro bem gostoso de ler. Achei interessante essa doença da garota sendo abordada. Fiquei imaginando o que ela fez com o corpo...
    É medonho, mas...bem, essa autora usa uns temas bem fortes, então já esperava algo no estilo. E os segredos de cidade pequena são o ponto alto da história para mim. Ficar ali tentando descobrir o que aconteceu, odiando personagens, depois vendo que não era nada daquilo...é bom. Ela soube fazer uma trama que prende e deixa curioso para saber onde vai chegar. O final foi uma surpresa mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Dizem que essa Gillian Flynn é muito boa com o gênero que escreve.
    Apesar de não gostar muito desse tema, ainda me sinto curiosa pra conhecer a escrita dela.
    Quem sabe num futuro próximo?
    A história de Objetos Cortantes parece ser boa.
    Sua resenha me deixou interessada.
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  3. Oi tudo bem..
    Adoro a autora,atualmente tô lendo Garota exemplar e tô adorando e ja havia lido resenhas e comentarios sobre esse livro e fiquei bastante curiosa pra ler e ja coloquei na minha lista de leitura.
    Um abraço e muito sucesso :)

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho muita curiosidade para conhecer alguma obra da Gillian Flynn, sempre vejo o pessoal falando muito bem da autora. Inclusive do livro Garota Exemplar.

    ResponderExcluir
  5. Oi.
    Quero muito ler os livros dessa autora. Vejo comentários contraditórios a respeito de suas obras, mas quero formar minha opinião! Comprei Garota Exemplar, mas ainda não li. Ótima resenha, gosto desse estilo de leitura, fico fascinada para chegar ao final da história! Ótima dica! Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Oiiee, tudo bom?
    Eu não tinha nenhum interesse em ler o livro, mas mudei de ideia, parece ser bom, mesmo que acabamos descobrindo quem é o vilão, não li nada da autora, mas irei em breve, Garota Exemplar vi o filme e estou mega curiosa para ler o livro.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  7. Esta é uma autora cujos livros estou doida pra conhecer a muito tempo. De todas aa suas obras, Objetos Cortantes é o que mais anseio em conhecer. Pelo simples fato de ter essa pegada meio investigativa no meio e a protagonista ser uma jornalista.

    ResponderExcluir

Bem vindo ao blog Minhas Escrituras...
Fique a vontade para comentar aqui a sua opinião pessoal, sempre com respeito é claro!!! ;)
Você pode deixar o link de seu blog, que faço a retribuição com o maior prazer, mas não retribuo em postagens de promoção, ou seja, não comento.
Mensagem pra pedir que siga o blog, são automaticamente deletadas. Comenta no blog e deixa o link,farei uma visita no seu ok.
Quero agradecer a vocês que passam por aqui e deixam suas marquinhas, isso é muito importante... sintam-se a vontade...
Xero!