Projeto Social Leitura no Vagão

Olá, pessoal. Tudo bem com vocês? Hoje trago para vocês um projeto social muito bacana que pode nos propiciar leituras inesperadas ou simplesmente nos ajudar a desapegar dos livros.

Sinceramente, tenho um apego muito grande com meus livros, mas sempre acabo tendo algum que, após terminar a leitura, sinto que não vou reler no futuro por algum motivo qualquer. Esses livros reservo para doação - seja em bibliotecas, na empresa em que trabalho ou para amigos - mas agora eles terão uma nova finalidade...

Em junho/2016 conheci um projeto chamado Leitura no Vagão.

Vocês conhecem? Sabem como funciona? Muitos talvez não conheçam, por isso resolvi fazer esse post.


Sempre que o assunto são livros alguém pergunta: quantos livros você lê? e respondo: mais de 30 por ano (até 2014 quando me formei, em 2015 fora mais de 50) a pergunta seguinte é: como você arranja tempo? Você não trabalha? Não estuda? Sim, trabalho mais de oito horas por dia. O meu tempo? É simples, leio no ônibus e no metrô no caminho de casa para o trabalho e vice-versa, o que dá em torno de duas horas e meia por dia no total. O transporte público para muitos é uma perda de tempo, sempre alguém diz que está muito cheio, que é impossível ler em pé, mas para mim,a leitura é uma fuga de todas essas adversidades diárias que permitem-me chegar de bom humor no serviço ou em casa. E esse é o objetivo desse projeto: tornar útil um tempo que muitos consideram como perdido, enfadonho.

Fernando Tremonti e Eliane M. Olinda
Leitura no Vagão é um projeto sem fins lucrativos criado por Fernando Tremonti (ou seja, é independente, se mantém com doações e patrocínios) que visa modificar a visão da população em relação a leitura e ao tempo passado no transporte. Livros são deixados nos vagões para que as pessoas possam lê-los durante o trajeto e levar para casa. Mas ao término da leitura, que eles possam ser deixados novamente em algum vagão ou locais de grande circulação para que outros possam ter essa oportunidade também.



Além de ações nos trêns e metrôs, também ocorrem ações nas ruas, não só em São Paulo ou no Brasil. Pois é, o projeto já ficou internacional de tão bom que ele é!!!















Bem, agora vamos ao como participar:



  • Ou se preferir, você pode doar os seus livros de duas formas: 


    1.  combinar um encontro com algum voluntário do projeto para entregar suas doações; ou
    2. solicitar o kit (sem custo para o solicitante) para colocar na sua doação, composto por um marca páginas e um folder +  uma etiqueta a serem colados nos livros e então deixar o livro em um local de grande circulação. E depois é só tirar uma foto com o livro deixado para doação e publicar nas redes sociais com hashtag #LeituraNoVagão.


  •  Ou ainda, você pode ser um voluntário do projeto, resenhista do site ou patrocinador, tudo isso você pode ver em detalhes no site acessando o campo Como Colaborar. 



E ai, o que acharam desse post? Já conheciam o projeto? Se animaram em participar? E não esqueçam que esse mês temos o Top Comentarista de Julho que está rolando...


Dizeres Noturnos 


6 comentários

  1. Que bacana esse post. Adoro esses tipos de projetos, principalmente quando envolve leituras, rsrs. É uma pena que onde moro não tenha nada do tipo. Acho que morar no interior tem dessas coisas :/ Mas achei muito legal essa iniciativa. Ler nunca é demais e como leitores, devemos estar sempre incentivando a leitura aos outros.
    Vou procurar mais a respeito do projeto nas redes sociais.
    Excelente dica!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oi.
    Que lindo esse projeto! Deveria haver muitos outros projetos nesse estilo e em várias cidades desse nosso país. Aqui em Nova Petrópolis, RS, a biblioteca local faz uns projetos legais também, como o dia em que na praça central da cidade (cidade pequena!), é deixado livros pelos bancos e também em outros pontos da cidade, incentivando a leitura e solicitando que a pessoa após ler, doe para outra pessoa. Gosto muito desses incentivos, já que ler é tudo de bom! Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Sigo esse pessoal no face faz um tempo e adoro ver as fotos das ações que fazem. É muito bacana esse projeto! Uma ideia muito boa e que abre portas para divulgar a leitura para todo mundo. Bom mesmo. Dá vontade de entrar num bendito vagão desses, mas na minha cidade não tem xD

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Ainda não conhecia esse projeto mas adorei a iniciativa, com certeza esse tempo que passamos em ônibus e metros e bem grande dependendo da cidade e a leitura acaba nos ajudado a se transporta para outros mundos e com certeza esse projeto pode desperta o gosto pela leitura !!

    ResponderExcluir
  5. Oi Ninha.
    Não conhecia esse projeto, mas o achei bem bacana. Também leio bastante durante meu trajeto para o trabalho em ônibus e metrô.
    Depois vou olhar o site! Tenho alguns livros parados na estante que eu poderia doar.

    ResponderExcluir
  6. Conheço esse projeto maravilhoso. Aqui no ES já se faz algo igual e é um ótimo incentivo a leitura.

    ResponderExcluir

Bem vindo ao blog Minhas Escrituras...
Fique a vontade para comentar aqui a sua opinião pessoal, sempre com respeito é claro!!! ;)
Você pode deixar o link de seu blog, que faço a retribuição com o maior prazer, mas não retribuo em postagens de promoção, ou seja, não comento.
Mensagem pra pedir que siga o blog, são automaticamente deletadas. Comenta no blog e deixa o link,farei uma visita no seu ok.
Quero agradecer a vocês que passam por aqui e deixam suas marquinhas, isso é muito importante... sintam-se a vontade...
Xero!