Resenha #257 - Estrela da Manhã - André Vianco

Livro adquirido pela resenhista

Título: Estrela da Manhã: 7 dias. 7 nomes. 7 mortes.
Autor: André Vianco
Editora: Calíope
Páginas: 280
Formato: Livro
Classificação: 3.0

Esse livro faz parte da Maratona Literária 2016 Minhas Escrituras de abril: ler um suspense.
Sinopse:
"Quando você chama a escuridão, cuidado. Ela pode te ouvir!"
"Rafael, um menino frágil e sensível, sofre a perseguição de um grupo de valentões na escola. Em casa, não encontra apoio da mãe relapsa nem do irmão mais velho. Perdido, tenta encontrar na internet, através da tela de seu smartphone, tutoriais de rituais para reencontrar seu pai morto. Ele acredita que somente algo vindo do além poderá ajudá-lo.
O menino é tão persistente que finalmente sua voz é ouvida do outro lado. No entanto, quem responde ao seu chamado não é o pai, mas uma entidade que promete protegê-lo de seus detratores durante sete dias. Rafael só quer ser protegido, por isso entrega à entidade a lista com os nomes dos que os aborrecem. Só quando a primeira pessoa de sua lista morre ele descobre que seu pesadelo está apenas começando."

A história gira em torno do Rafael lutando para sobreviver as constantes agressões de seu colega de classe ao mesmo tempo que é totalmente ignorado pela mãe e maltratado pelo irmão, ele é constantemente desacreditado pelos adultos ao seu redor na escola, simplesmente porque a mãe de seu agressor tem posses. Mas sua vida muda completamente após evocar um espírito que jurando proteção acaba matando as pessoas que lhe fazem mal. O problema? Além dele não desejar a morte de ninguém, ele deu o nome de sua mãe e irmão para o espírito. Agora, Rafael tem uma nova batalha, a mais difícil de sua vida, ele deve impedir que mais pessoas morram nas mãos desse mentiroso salafrário demoníaco.

O final da obra realmente me deixou intrigada, o que significa o brilho amarelado nos olhos dele? Quem souber responde, ok? Tenho uma suspeita e se fosse isso mesmo, faria do final um tremendo arraso!

Sou fã assumida do André, porém esse livro ficou um pouco a desejar, em minha humilde opinião de fã, quando comparado com Sementes no Gelo, outro título do autor, o nível de terror de Estrela da Manhã não representa nem metade do que senti ao ler Sementes no Gelo.

Apesar da obra não ser classificada como terror, a capa, o título e a sinopse indicam que esse livro será de arrepiar o corpo inteiro. Contudo, não é bem isso que acontece, imaginei que fosse ter muito mais cenas de terror e agora entendo o porquê de ele não ter sido classificado como tal.

Mesmo não tendo minhas expectativas atendidas no quesito terror, gostei muito da história. O que me prendeu foi a fragilidade do Rafael e sua relação com seus familiares que me comoveram muito (histórias envolvendo dramas familiares sempre me tocam). Claro, que ao comparar esse título com outra obra do autor que tem como objetivo nos emocionar e que nos traz reflexões importantes, Estrela da Manhã não supera A Casa.

Fiquei com a impressão que esse livro é um intermediário das duas obras, esse com certeza é uma obra que deve ser lida antes das demais para lhe preparar para o que virá. Ele também demonstra bem a habilidade do autor em manter o suspense e nos emocionar ao mesmo tempo.

A edição está bem bacana, a capa é top, as páginas são amareladas, a fonte é média e o espaçamento entre as linhas também é médio. Não encontrei erros na obra.

Recomendo para que goste de: literatura nacional, ficção, suspense.

Não recomendo para quem não gosta de: histórias que emocional, que envolvam espíritos.

Pessoal, o que acharam? Deixem seus comentários.


12 comentários

  1. Olá!
    Nossa fiquei com pena desse Rafael. E curiosa para o livro. Li alguns do Vianco e gostei bastante.
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas - Participe do nosso SORTEIO do DIA DO ORGULHO NERD

    ResponderExcluir
  2. Oi, como vai? Eu não gostei muito da premissa do livro porque não sou muito ligada com essas coisas de espíritos etc. Mas o livro parece ser muito bom, apesar das suas expectativas não terem sido alcançadas em relação ao terror.
    Beijos!
    O Reino Encantado de uma Leitora

    ResponderExcluir
  3. Eu sou uma fã incondicional do André, o acompanho em todos os eventos, desde 2001. Faz pouco tempo. Apesar de ter comprado esse livro no lançamento, ainda não li. Tô com tantos compromisso por aqui, que o prazer tá ficando meio de lado. Mas bom saber que mesmo ele não superando A casa é um bom livro.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  4. Oi, confesso que nunca li nada do autor, mas esse livro me passou a ideia de ser um suspense com toques de terror, e eu por ser medrosa, fujo de livros desse tipo, e não leria, já que a premissa do livro também não me agradou.
    Vou deixar passar essa dica.
    bjus

    ResponderExcluir
  5. Oi,
    Nunca li nada desse autor, na verdade, não gosto desse gênero.
    Não me vejo lendo algo que tem um espirito que o personagem lida e ainda tendo o cuidado para não acontecer coisas terríveis.
    O garoto sofre hein, mãe, irmão e ainda esse colega de classe aff
    Vou deixar passar por não gostar nada que me deixe com medo, fujo demais de terror.
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Gostei muito da resenha.
    Senti muita vontade de conhecer um pouco da realidade do Rafael. Se eu tiver alguma oportunidade, certamente lerei a obra.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Li alguns livro do Vianco e até gostei das histórias de vampiros portugueses, apesar de ele se deter em uma narrativa regada a muitos detalhes. Talvez por isso não tenha lido mais nenhum lançado posteriormente. Você tem razão quando diz que capa e sinopse remetem a terror. Apesar de gostar muito de histórias que envolvam espíritos e demônios, essa n me cativou assim, de primeira. Mas n custa tentar mais p frente... ;)

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Todas as resenhas que li desse livro disseram algo parecido quando as expectativas! Que talvez ficou um pouco fraco comparado aos demais do autor né? Eu nunca li nada dele, mesmo tendo em casa vários livros! Esse havia me chamado a atenção pela pouca idade do protagonista, mas vi que algumas atitudes dele não são bem condizentes, então...
    Agora fiquei curiosa com os olhos amarelos kkkkk

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  9. Olá, adorei a capa, kkkk
    Bem sombria, do jeitinho que eu gosto. Gostei bastante da resenha e como não conhecia a obra, adorei a dica!

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. O título do livro me chamou atenção, e fiquei com dó do protagonista, fiquei interessada em saber como será esse final.

    ResponderExcluir
  11. Olá! Sempre tive curiosidade mas ainda não li nada do autor. Que pena que esse livro não te surpreendeu como outros títulos dele. Mas imagino que seja um grande drama familiar, com diversos problemas a serem solucionados pelo personagem que evoca o espírito salafrário e, claro, garante ao leitor momentos arrepiantes. Vou procurar para ler.
    Beijos.
    Karla Samira
    www.pacoteliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Ola Di lindona li um livro do André e adorei a escrita, esse seu lançamento me chamou atenção pela premissa e dramas familiares, uma pena que não atendeu todas suas expectativas. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir

Bem vindo ao blog Minhas Escrituras...
Fique a vontade para comentar aqui a sua opinião pessoal, sempre com respeito é claro!!! ;)
Você pode deixar o link de seu blog, que faço a retribuição com o maior prazer, mas não retribuo em postagens de promoção, ou seja, não comento.
Mensagem pra pedir que siga o blog, são automaticamente deletadas. Comenta no blog e deixa o link,farei uma visita no seu ok.
Quero agradecer a vocês que passam por aqui e deixam suas marquinhas, isso é muito importante... sintam-se a vontade...
Xero!