Resenha # 245 - Sangue de Lobo - Rosana Rios e Helena Gomes

Livro cedido pela editora


Título: Sangue de Logo
Autoras: Rosana Rios e Helena Gomes
Editora: Farol Literário
Páginas: 412
Formato: Livro
Classificação: 5.0


O título e a capa dessa obra me deixaram mega curiosa e animada com a leitura. Contudo, quando li a sinopse me decepcionei, a primeira impressão foi de que toda a história estava ali, não havia mistério a ser desvendado nem nada.
Sinopse:
Ela estava dentro do heptágono, atravessara a barreira e encontrava-se agora à mercê do lobo. Tinha consciência de que aquela transformação era o último esforço do que restara do Fator L no sangue dele, a tentativa extrema da fera para saciar a fome premente.
Ele arreganhou os dentes de novo, satisfeito. Saltou sobre a garota e derrubou-a no chão frio. Ela não podia escapar. Não havia amarras sociais, nenhum comportamento padrão a ser seguido, nenhuma regra imposta a ser obedecida.
Havia apenas o predador e sua vítima.
Ela viu um brilho de reconhecimento nos olhos que a fitavam de perto... como se uma sensação o atingisse de repente. O animal a conhecia. E sabia que, se matasse daquela vez, se experimentasse a carne humana, sua redenção se tornaria impossível. O ritual seria inútil.
A fome venceu. Ele arreganhou os dentes e já ia encaixá-los no pescoço da presa, quando ela reagiu. Com um soluço arrancado do fundo de sua alma, firmou as mãos.
— eu te amo, Hector - sussurrou.
E cravou o punhal de prata no coração do lobisomem.

E essa decepção foi o motivo principal para eu ter enrolado tanto para iniciar a leitura e tenho certeza que se o livro não fosse de parceria, eu não teria lido. Que sorte a minha, não? E vocês, o que acharam da sinopse? Por favor, comentem a opinião de vocês sobre a sinopse!!! Mas sem spoilers, ok?

Bem, a história começa com um grupo de amigos jogando RPG e a base era que todos os jogadores (exceto o Mestre) eram lobisomens e tinham acabado de encontrar sua informante assassinada de uma forma bem peculiar.

— Vocês acabaram de entrar no quarto e encontraram o corpo da mulher deitada na cama - disse o Mestre, [...]
— O vestido branco longo que ela usa está intacto, e não há sinal visível de agressão nem nos braços, nem no rosto, que está coberto por um véu bem fino. Um filete de sangue escorre de um buraquinho no peito do vestido, na altura do coração, para a cintura. Por trás do véu vocês veem os olhos dela, abertos, arregalados, como se sua última visão antes de morrer fosse algo surpreendente.
[...]
— A cabeça foi tosada. Alguém cortou os cabelos dela, bem rentes: a mulher está quase careca.
Em seguida o jogo é interrompido, pois duas integrantes precisam ir dormir cedo devido a uma viajem a Passa Quatro - MG no dia seguinte. Em um dos restaurantes dessa cidade, elas encontram um museu com alguns livros e um especial lhes chama a atenção, mas elas não imaginavam o que aquelas páginas continham e o frio na espinha foi inevitável! Quase 60 anos depois de escrito o livro elas viam a mesma história recriada no jogo na noite anterior! Coincidência?

Ela folheou as páginas amareladas: folhas datilografadas de papel tamanho ofício, unidas numa encadernação simples sob capa de couro marrom bem gasta, de cantos escurecidos. A primeira página, que tinha todas as bordas meio rasgadas, dizia:
Coração selvagem
W. Lucas
1951
Foi exatamente nesse ponto que o livro me arrebatou, fiquei mais que fascinada, animada ou curiosa, eu me apaixonei pela história! As autoras escrevem de forma envolvente, em vários momentos fui surpreendida por elas - e olha que sou fã de livros de mistérios e tenho um sentido aguçado para descobrir o que vai acontecer, mas essas autoras quebraram o meu "sentido aranha" e por isso lanço um desafio: Vocês conseguem desvendar quais são os assassinos e os motivos dessa obra? Acho que vocês também serão passados para trás (risos).

E agora vêm o ápice! Pois há alguém copiando esse assassino hoje, na mesma cidade na qual as garotas estão passando as férias. Ou será que é o mesmo de 60 anos atrás??? Isso acarreta na expectativa de desvendar quem era o assassino do livro e o atual, além de outros mistérios menores sobre o passado e presente de alguns personagens.

Agora que a leitura acabou eu só tenho 3 coisas para fazer:

1° a agradecer as autoras por nos terem dado essa história fantástica, a leitura foi divina!

2° continuar aguardando ansiosamente a sua continuação "Olhos de Lobo" com previsão de lançamento em julho deste ano. Em entrevista (aqui) as autoras responderam algumas perguntas dos fãs, no qual fala um pouco do que os fãs podem esperar desse próximo volume e aproveito para avisar que ela tem alguns spoilers.

3° Recomendar absurdamente a todos que leiam esse livro! É sério! Mas e a sinopse? Bem, isso será surpresa, só posso dizer que quando a cena chegou eu pirei na batatinha, foi show! Então... leiam!!!

Para quem recomendo? Todos, principalmente para quem curte mistério, suspense e literatura nacional.

Para quem não recomendo? Para quem não curte os itens acima, seres fantásticos e assassinatos.

Pessoal, o que acharam? Deixem seus comentários.



21 comentários

  1. Oi Dih! Já fique com vontade de ler só por saber que os personagens curtem RPG! A sinopse me deixou bastante curiosa, e esse mistério para descobrir o assassino? Foi praticamente: leia Suzana!!! Amei mesmo, é do estilo e gênero que gosto! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Ninah, sua linda, tudo bem?
    Para tudo!!! Você mandou eu ler a sinopse eu fui lá conferir, risos... Tudo bem, pode parecer que contou todo o mistério, mas o que posso fazer, adorooooo lobos e histórias de amor, leria o livro assim mesmo, mesmo sabendo que meu coração seria destroçado, kkkk Agora, para tudo novamente!!! Eu adoroooooo tramas de suspense e não conhecia esse livro, é bem diferente de tudo o que já li. Estou super curiosa para descobrir se ele é um imitador ou não e como e o que irá acontecer para ele virar lobo!!!Adorei sua resenha, você me deixou super empolgada!!!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Se você que gosta de livros nesse gênero e consegue acompanhar o raciocínio não conseguiu desvendar!! Imagina eu que sou tapada, não desvendo nada e com certeza ia ser surpreendida rsrsrs
    A resenha ficou ótima parabéns, vou colocar na minha lista
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá, nossa fiquei instigada, a primeira vista achei que era um livro meio de terror, mas fui lendo que é mais voltado para o suspense e me deixou bastante curiosa, é muito bom quando um livro nos surpreende e fico duplamente feliz por ser um nacional, tão maravilhoso ler e poder comentar com as autoras e tentar chantagear para pegar um spoiller do segundo hahahah.
    Beijo e parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  5. Você tem razão quando diz que a sinopse parece ter entregado o ouro todo, mas acho que a intenção da autoras ao usa-la era mostrar que reviravoltas podem acontecer o tempo todo e sempre serão inesperadas!... Parece ser um livro muito legal, eu leria, adoro histórias de lobisomens! beijos!

    ResponderExcluir
  6. Olá, não conhecia a obra...mas parece ser algo bem interessante. Já faz tempo que não leio nada sobre lobisomens, vou anotar a dica!

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?
    Eu já conheço a escrita de Helena Gomes e sei o quanto é talentosa. Porém, ainda não tinha ouvido falar nada a respeito desse título. E sim, adoro literatura nacional e muito mistério por isso me interessei nessa história. Obrigada pela dica.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  8. Ainda não conhecia o livro e nem as autoras e adorei a sua empolgação na resenha. Você recomendou para quem curte mistério e eu curto bastante, mas não curto seres fantásticos. E agora??? Vou ler mesmo assim!!! hahahahha
    Adorei a dica!

    ResponderExcluir
  9. Olá Dih,
    Sinceramente, não me senti muito atraída pela história.
    Gosto bastante dos estilos que você ressaltou, mas a questão do RPG me afasta um pouco, sabe?
    Acho muito legal quando um livro nos arrebate e fico feliz que tenha acontecido com você.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Nossa, eu ainda não conhecia esse livro e ele parece ser muito bom. Gostei muito da premissa dele, sua resenha me deixou super curiosa e interessada em realizar essa leitura. Não faço ideia do que vá acontecer no final, mas já imagino que seja pura surpresa!

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Realmente, pela sinopse eu não leria o livro, mas NOSSA, com a sua resenha com certeza leria. Eu sou uma jogadora de RPG, então fiquei bem curiosa. Pelo jeito esse mistério é muito bem construído e só pelo fato de você ter achado divina a leitura, fiquei instigada também. Vou procurar mais sobre ele. :D beijo!

    ResponderExcluir
  12. Oiee ^^
    Pela sinopse eu não leria o livro...hehe' nem pela capa, achei ela um pouco feia *-* Mas eu não gosto muito de fantasia, e mistério e assassinatos são coisas que para mim não dá...hehe' então acho que o livro não me prenderia da forma como prendeu você, e fico feliz por você ter gostado tanto dele (espero que a continuação também seja incrível assim), mas eu não o leria *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia o livro, mas já estou curiosíssima para saber mais sobre esse mistério todo, porque é muito doido isso, né! Primeiro o RPG, depois aparece um livro com a mesma história e, finalmente, um assassino cometendo os mesmos crimes. Para mim, que gosto de um bom mistério, não tem como não ficar curiosa. Já anotei!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  14. Oi, flor!
    Sabe que tive a mesma decepção que tu? Eu li a sinopse e não consegui me interessar pela trama. Mas agora parando e lendo sua resenha eu fiquei simplesmente fascinada pelo enredo. Adoro livros com assassinatos e tudo mais, e já estou aqui imaginando todo o desenvolvimento da história. rsrs
    Agora quero ler a obra!!! :(
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    O nome do livro me chamou muito a atenção, mas a sinopse realmente decepciona. Porém ao ler sua opinião, me interessei bastante pelo enredo.
    Não é o tipo de livro que costumo ler, mas gosto de suspenses. Ótima dica!

    Abraços, Lara.
    http://www.imperio-imaginario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oii, tudo bem?
    Esse livro está na minha lista de desejados faz um bom tempo, mas confesso que tinha me esquecido dele rsrs. Eu adorei poder conferir essa resenha, pois me motivou a comprar o livro o quanto antes. Eu sou apaixonada em livros de suspense e fantasia, então tenho certeza de que irie gostar.

    ResponderExcluir
  17. Esse livro me deixa confusa... é uma história de lobisomens (é o que entendo pela sinopse) ou os lobisomens só aparecem no jogo de RPG? De qualquer maneira, não curto assassinatos, e como esse é um item da lista de pra quem você não recomenda a leitura acredito que eu não vá ler, mesmo que você tenha achado tão envolvente e se surpreendido.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  18. Ooi,
    Mesmo o livro não fazendo muito o meu gênero fiquei muito feliz em saber que ele é um leitura surpreendente! É importante a gente dar chance pra alguns livros, eles podem se mostrar muito bons mesmo!
    Vitória Zavattieri

    ResponderExcluir
  19. Oii,

    Acho que a pior sensação é criar expectavas em um livro, e ele não ser nada daquilo. Já tive essa mesma sensação e é horrível. Mas gostei da forma como falou do livro e da sua decepção com ele.

    beijos

    ResponderExcluir
  20. Pela capa eu pensei que fosse um mistério e pela sinopse uma fantasia e pelo visto minha primeira impressão estava certa. Estou em dúvida se esse seria um livro que eu gostaria ou não... acho que vou ler mais alguma crítica para conhecer mais sobre a obra e que ótimo que ela te surpreendeu! Muito bom quando isso acontece né?!
    Abraços,
    Andy - http://starbooks.com.br

    ResponderExcluir
  21. Olá,
    Fiquei extremamente curiosa, já que sou louca por livros de suspense. Fiquei bastante curiosa para saber quem foi o assassino e para saber quem está copiando, se foi a mesma pessoa ou alguém diferente. Vou adicionar aos que eu quero ler.
    Beijos,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir

Bem vindo ao blog Minhas Escrituras...
Fique a vontade para comentar aqui a sua opinião pessoal, sempre com respeito é claro!!! ;)
Você pode deixar o link de seu blog, que faço a retribuição com o maior prazer, mas não retribuo em postagens de promoção, ou seja, não comento.
Mensagem pra pedir que siga o blog, são automaticamente deletadas. Comenta no blog e deixa o link,farei uma visita no seu ok.
Quero agradecer a vocês que passam por aqui e deixam suas marquinhas, isso é muito importante... sintam-se a vontade...
Xero!