Resenha #242 - Golem e o Gênio - Helene Wecker

Livro adquirido pela resenhista


Título: Golem e o Gênio
Autora: Helene Wecker
Editora: Darkside
Páginas: 528
Formato: livro
Classificação: 5.0

Mesmo após ter terminado a leitura continuo encantada e apaixonada, ainda sou capaz de sentir o mistério no ar e creio que me sentirei assim sempre que olhá-lo. Mas o que ele possui de tão especial para causar esse efeito?


Será que foi a edição? Capa dura, trabalhada em tons escuros e detalhes em dourado, uma ilustração misteriosa de um portal e fogo, páginas grossas, leves e amareladas, as falas são representadas por aspas e não travessão como estamos acostumados. Acho que não pode ter sido apenas isso, pois encontrei em torno de sete erros (“sobra” quando o correto era sobre, “convidada” para personagem masculino, “cobrindo a mão com os olhos” ainda estou tentando entender como seria isso, foram alguns dos erros encontrados).


Então será que essa paixão toda é devido aos elogios a obra e a sinopse ?
O premiado romance de estreia de Helene Wecker é uma viagem fascinante através das culturas árabes e judaica e reúne mitologia popular, ficção histórica e fábula mágica com uma narrativa inventiva e inesquecível, escrita de maneira primorosa. 

Nem preciso dizer que concordo com todos os elogios feitos a obra!
Chava é uma golem, criatura feita de barro, trazida à vida por um estranho rabino envolvido com os estudos alquímicos da Cabala. Ahmad é um gênio, ser feito de fogo, nascido no deserto sírio, preso em uma antiga garrafa de cobre por um beduíno, séculos atrás. Atraídos pelo destino à parte mais pobre de uma Manhattan construída por imigrantes na virada do século XX, os dois se tornam improváveis companheiros de alma, desafiando suas naturezas opostas. Até a noite em que um terrível incidente os separa. 

A criatividade e o estudo feito para criar essa obra a tornaram boa, mas o que a torna magnífica é pelos detalhes e mistérios que a cercam. Um bom exemplo, é o segredo envolta do verdadeiro nome de Ahmad e a perda parcial de sua memória. Sugiro que conforme a leitura for avançando vocês vão anotando os mistérios que aparecem e suas respostas, vocês irão se surpreender quando chegar no final do livro e perceber que ... (só lendo ou pedindo spoiler para saber kkk).



Esse não de um livro de romance, é mais do que isso, ele nos traz de volta a beleza do amor, suas sutilezas, a descoberta de estar amando e de ser amado. Mas já aviso aos navegantes, o encontro do casal demora para acontecer, contudo, não se trata de enrolação e sim preparação de terreno, precisamos conhecer os personagens afundo para que o encontro e tudo que o sucede possa fazer sentido. Eu, particularmente, amei a cena, foi simplesmente perfeita, na verdade, toda a narrativa foi assim para mim... perfeita!

Mas você sabe o que é um golem?
“Uma pessoa feita de barro”, disse Rotfield, hesitante.
“Errado. É uma besta de carga. Um escravo corpulento e irracional. Golens são feitos para a proteção e a força bruta, não para os prazeres da cama. ”


Então, deixo a seguinte pergunta para vocês: Como Chava pode ser companheira de alma de alguém? Descubra isso e muito mais nessa leitura fantástica!!!


Para quem recomendo? Todos.

Para quem não recomendo: para quem não goste de leitura fantástica ou seres mitológicos e para quem não quer se apaixonar verdadeiramente por uma leitura.




32 comentários

  1. Fiquei super afim do livro, e livro com capa dura é tudo de bom. E a Dark side, vai ser a culpa da minha falência, isso eu tenho certeza.
    https://nerdbookblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  2. Oie!

    Nossa, que resenha incrível, me deixou babando pelo livro. Tenho certeza de que a edição está lindíssima! Ainn é tão bom quando terminamos a leitura completamente apaixonada pela história. A trama tem tudo para me agradar e já adicionei na minha lista de desejados.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Só a capa já chama a atenção. A sinopse também. Adoro mitologia haha com certeza irei ler um dia. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Ninah! Esse livro é para mim!! Amei a capa, achei a sinopse show de bola e amo fantasia? De montão! E como sempre a DarkSide arrasando nas capas! Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Ninah, tudo bem?
    Adorei sua resenha e sempre estive curiosa para ler algo sobre a trama, esta é a primeira vez que leio algo de fato. E gostei bastante de seus comentários. Sem contar que o trabalho da editora é simplesmente sensacional.
    beijos, Fer

    ResponderExcluir
  6. Uau, não sou muito fá de ficção fantásticas, mas sua resenha me deu "água na boca", pena que até novembro estou com "agenda" cheia, mas se arrumar um tempinho vou tentar encaixar esse livro.

    Bel Góes
    - Conchego das Letras -

    ResponderExcluir
  7. Gente que capa perfeita! E ainda em edição de luxo, com capa dura? É pra morrer de amores mesmo.
    Sua resenha me deixou aqui extasiada, preciso urgente conhecer mais da história. Eu adoro livros de fantasia, este com certeza entraria na lista dos meus favoritos.

    www.detudopouco.com.br


    ResponderExcluir
  8. Oie!
    Eu ainda não sabia muitos detalhes sobre esse livro, e fiquei intrigada com essa trama. E conhecendo a editora, a edição do livro deve estar maravilhosa. Gostei dessa dica, e mais uma vez, a editora comprova o quanto se preocupa fazendo uma obra de qualidade para os leitores.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  9. Essa capa é mesmo maravilhosa, confesso que quando o livro foi lançado eu fiquei louca querendo um exemplar, mas com o tempo eu fui deixando pra lá e me contentei em conhecer a história apenas lendo e assistindo resenhas. Não sei se o irei ler algum dia, mas me parece ser uma leitura que vale a pena pelos elogios que vejo pela blogosfera.

    bjs

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho esse livro que ganhei em um sorteio na época do lançamento e até hoje fiz a besteira de não ler (ok, justificada pela preparação do lançamento do meu livro, mas tipo....). Sei que é uma história incrível e a edição está mesmo belíssima! A DarkSide é uma editora bem competente!.. Sinto que lerei na Páscoa... XD

    ResponderExcluir
  11. Menina, adorei a resenha, já faz um tempinho que quero ler essa obra...afinal é DarkSide, e não tem como se decepcionar com a leitura. Se por acaso você não gostar da história, pode se contentar com as lindas capas e usar para decoração <3

    Super beijo

    ResponderExcluir
  12. Oie Ninah, tudo bom??

    Não tem como não amar esses livros da DarkSide né.. começando pela capa, que é maravilhosa... e melhor do que é isso, é que o livro é de mitologia com fantasia.. como não amar isso???
    Sou totalmente louca com mitologia, e definitivamente esse livro está na minha lista.

    ResponderExcluir
  13. Amei e fiquei com vontade de ler e olha que nunca tinha prestado atenção para esse livro.
    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Aí, ai , ai. Agora você me deixou numa curiosidade daquelas. Estou de cara com este livro. hehehe Já anotei aqui. Ainda mais depois dessa resenha mais do que misteriosa!

    Adorei!!! *-*
    beijinhos!

    ResponderExcluir
  15. Olá!

    Eu amo os trabalhos da Darkside, sério, eles não estão para brincar! Quanto a premissa, como eu não curto tanto assim os fantásticos, então não o leria, a não ser que eu precisasse ler algo mais leve, sair da zona de conforto. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  16. Olá adorei a resenha estou louca pela DarkSide ela vem com livros lindamente bem feitos e com sinopses e capas de babar.
    Meu sonho um dia ter os livros todos..
    Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Eu sou uma fã incondicional da Darkside e comprei esse livro no lançamento. Li logo depois e adorei. Achei uma fantasia inovadora e empolgante do início ao fim.

    ;D
    Profissão: Leitora

    ResponderExcluir
  18. Que edição linda! Darkside como sempre arrasando!
    Adorei a resenha! Já vi muitos elogios sobre o livro, é um estilo que gosto bastante e já está na minha wishlist!
    Beijo

    ResponderExcluir
  19. Uoww!! Que capa linda, to encantada com o trabalho da Darkside, e este livro não fica atrás. Espero poder adquiri-lo em breve.
    Resenha show, parabéns!!!

    ResponderExcluir
  20. Olá,
    Os livros dessa editora tem capas lindas. Eles conseguem encantar o leitor logo de cara.
    Eu amo um livro cheio de mistério e fiquei intrigada quando você disse para anotar todos os mistérios e as suas respostas... sensacional!!
    Parabéns pela resenha
    beijos e obrigada pela dica

    ResponderExcluir
  21. Esse livro é lindooooo por fora haha. Só me falta ler pra comprovar o que muita gente diz. Não sabia bem do que se tratava. Tô sabendo agora, e confesso, to mais interessada que antes. Tem amor no meio... já é muito bom saber disso haha. Agora deixa eu vender meu rim aqui e depois compro esse livro kkk. Beijos da Sa!

    ResponderExcluir
  22. Oiee

    Sou muito suspeita para falar, amooo os livros da Darkside.
    E este também está lindo!!
    Primeira resenha que leio dele e se tinha alguma dúvida, não tenho mais. Com certeza mais um para minha estante.
    Fiquei super curiosa com sua pergunta final.

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Ooieeee
    Acredito que não há como não se apaixonar pelas obras da Dark, sempre tão bem trabalhadas!
    E jamais imaginei que esse pudesse ser um romance, não tenho o hábito de ler sinopses hahhahahahhaha mas já gostei muito, e principalmente da sua resenha bem diferenciada !!

    Parabéns

    Beijokas

    ResponderExcluir
  24. que resenha é essa gente???? eu não conhecia o livro, mas se já não tivesse me apaixonado pela capa, tua resenha me conquistaria de vez!!!!

    parabéns!!! amei a resenha de verdade e gostei muito da premissa!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  25. Oi Ninah!
    Te dou roda razão em ter se apaixonado pela lindíssima capa desse livro!
    Não curto fantasia, então, já vi que o livro não é indicado para mim, mas gostei muito de sua resenha, principalmente quando fala que existe um romance lindo, com amor verdadeiro na trama.
    Fico triste pelos errinhos encontrados. Por mais que não altere o entendimento, é chato isso né? Mas é interessante comentar para que consertem para as próximas edições.
    Vou indicar para os amigos que curtem uma boa história de fantasia.
    Beijos!

    Karla Samira

    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Apesar de curtir literatura fantástica e mitologia, não sei se me interessaria muito por esse livro.
    Mesmo assim, tenho certeza que o livro vai fazer muito sucesso ainda, ainda mais sendo da Darkside, que tem edições maravilhosas!
    Beijos,
    Déia
    Own Mine

    ResponderExcluir
  27. Esse livro não faz o meu estilo, mas eu o compraria só por causa dessa capa, ela é incrível! Provavelmente você ainda está sentindo-se assim por causa dela. Por isso que eu sempre falo que a capa querendo ou não é o ponto principal, pois é por causa dela que o leitor é atraído para o livro, depois vem a sinopse e então chegamos finalmente ao enredo.

    Jess Gomes
    Blog Miih e o Mundo Literário

    ResponderExcluir
  28. Esse é um dos livros da DarkSide que estou louca para ler, li recentemente um livro publicado por eles e estou louca para ler todos da editora. Esse livro com certeza vou ler ainda esse ano, sua resenha só confirmou o que eu já suspeitava. Obrigada!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  29. A capa desse livro sempre me chamou atenção, as edições da Darkside são lindas, eu tenho vontade de ler esse livro e vc me deixou mais ainda curiosa kkk Bjkas

    ResponderExcluir

Bem vindo ao blog Minhas Escrituras...
Fique a vontade para comentar aqui a sua opinião pessoal, sempre com respeito é claro!!! ;)
Você pode deixar o link de seu blog, que faço a retribuição com o maior prazer, mas não retribuo em postagens de promoção, ou seja, não comento.
Mensagem pra pedir que siga o blog, são automaticamente deletadas. Comenta no blog e deixa o link,farei uma visita no seu ok.
Quero agradecer a vocês que passam por aqui e deixam suas marquinhas, isso é muito importante... sintam-se a vontade...
Xero!