Resenha #237 - A Arte Cartum de Mike Deodato Jr.

Obra adquirida pela resenhista
Pessoal, tudo bem? Hoje trago uma resenha que é a cara do Dia dos Namorados!

Título: A Arte Cartum de Mike Deodato Jr.
Autor: Mike Deodato Jr.
Editora: Editorial Kalaco
Páginas: 40
Formato: Álbum de cartuns em brochura
Classificação: 4.5

A resenha de hoje é curtinha devido à quantidade de páginas do livro resenhado, pois se eu me estender muito irei tirar toda a graça de vocês em comprar e apreciar essa obra, e não é esse o meu objetivo.


Lindo, fofo, divertido e bem realista. Essa é uma compilação mais que perfeita para presentear no Dia dos Namorados, aniversários de casamento ou em uma data qualquer simplesmente porque você deseja agradar à pessoa amada.

Para arrebentar a boca do balão, o livro começa com um prefácio do Maurício de Souza (sim ele mesmo, o pai da Turma da Mônica) no qual ele fala um pouquinho sobre o Mike - na verdade, ele só derrama elogios (risos). Na última página o leitor encontrará um breve relato sobre a trajetória do autor; é realmente breve mesmo, pois a história desse cabra é bem grande! Além disso, há um posfácio de Franco de Rosa (entre suas obras, temos: Capitão Caatinga, Chucrutz e Maciota. Saiba mais aqui).

A edição: como você viu, são apenas quarenta páginas cuja leitura passa voando enquanto você se diverte vendo um pouquinho do dia a dia dessa fera dos quadrinhos. O papel é cartonado (grosso tipo canson) e branco. Adorei ver todas as páginas numeradas e com a assinatura "íntima" do autor como Déo.

Amei essa obra, ri muito e fiquei bem impressionada que alguém da Paraíba – cujos conterrâneos não costumam demonstrar facilmente seus sentimentos e  geralmente ficam envergonhados com apenas um abraço – possa abrir seu coração e mostrar para o mundo o amor lindo que sente por sua esposa e filha. 

Tive a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente e afirmo que é uma pessoa sensacional, simpático e atencioso com todos os seus fãs, sempre fazendo as pessoas ao seu redor rirem com coisas simples. Durante sua palestra na Fest Comix 2015 (aqui) ele falou um pouco de sua carreira, seus acertos e seus erros... para mim foi incrível ver uma pessoa tão renomada no mercado de quadrinhos assumir suas falhas com o objetivo de ensinar. E "ensinar" é uma palavra que tem tudo a ver com o Mike: ele tem sede de repassar conhecimentos. Cheguei a ver um vídeo dele ensinando a desenhar o Hulk e a usar um programa específico, era como se ele não quisesse que outros passassem o perrengue que ele passou, para que não pecassem onde ele errou. Adoro esse cabra da peste, ele é um exemplo a ser seguido sempre!
Autógrafo cedido no Fest Comix 2015
Hoje vou mudar um pouco no "Recomendo" e "Não Recomendo", pois não há ninguém para quem não recomendo, até as pessoas que não gostam de quadrinhos creio que já apreciaram alguma tirinha ou ilustração de revista ou jornal, então você se sentiria bem à vontade com esse livro, pois ele é um retrato bem caricato da vida em casal.


Sobre o autor (fonte Guia dos Quadrinhos):


Deodato Taumaturgo Borges Filho (ele assina "Deodato Filho" no Brasil e "Mike Deodato" nos EUA), nascido em Campina Grande, Paraíba, é um dos poucos artistas nacionais de histórias em quadrinhos a ganhar projeção internacional. Seu pai, Deodato Borges, jornalista, radialista, roteirista além de quadrinista, foi criador do personagem "Flama", nos idos de 1963. Tendo este surgido nas novelas de rádio, o personagem foi uma das primeiras revistas em quadrinhos publicadas no Nordeste brasileiro.

Para quem deseja conhecer mais sobre o Mike e sua carreira, encontrei algumas entrevistas e matérias sensacionais:
  • Universo HQ (aqui) é dividida em 3 partes (início da carreira; chegada no mercado norte-americano e método de trabalho; relação com a Marvel e projetos autorais); 
  • Omelete (aqui) retrospectiva feita em comemoração ao aniversário de 50 anos do Mike em 2013;
  • Universo Marvel 616 (aqui) além dos quatro entrevistadores houve também perguntas do público. É um pouco grande, mas muito divertida.

 Pessoal, gostaram? Deixem seus comentários, se já leram essa obra e o que acharam dele, etc.


13 comentários

  1. Oooi! Tudo bem?

    Que livro fofoooo! E com a presença ilustre de Maurício de Souza! Quero pra ontem. Como estou solteira no momento, vou dar a mim mesma de presente no dia 12 (ou antes, se eu não aguentar esperar). Uma pena ele ser tão curtinho, porque realmente parece bem divertido de se ler. Mas acho que é o normal com livros no estilo né, os autores tendem a não se alongar demais. E saber que o autor dá tanta atenção e carinho para os leitores e colegas só faz com que eu queira mais ainda adquirir o livro e apoiar o trabalho dele.

    Beijinhos, te espero lá no http://amendoasefelpices.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Como gosto bastante de cartum, HQs, mangás e etc, acabei muito interessado pela obra. Apesar de curta, parece ser muito boa.
    Fiquei com vontade de conferir.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de reinauguração. Serão quatro vencedores!

    ResponderExcluir
  3. Que livro fofo, ideal para ensinar as crianças a gostarem de ler. E se o Maurício de Sousa teceu elogios aos autores é porque a obra deve ser boa mesmo. Grato pela indicação

    ResponderExcluir
  4. É muito bom ler algumas coisas diferentes na vida viu! Sempre digo que ler vai além dos livros comuns que temos todos os dias.
    Gostei das ilustrações, parece mesmo ser um livro muito gostoso!

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Amei demais esse livro, amo história em quadrinhos e ainda com a participação do ilustre, Maurício de Souza <3
    Um ótimo presente mesmo, vou falar com o meu maridão rsrs
    Os desenhos são lindos e já imagino como vou amar.
    beijos
    obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Gostei muito dessa HQ! E se tem prefácio do Mauricio de Sousa, com certeza o conteúdo é maravilhoso! Não sou muito ligada em HQs, mas é bom saber que os nacionais estão em alta, que há bons cartunistas no Brasil!

    ResponderExcluir
  7. Adoro quando os autores de tirinhas on-line ou de jornal resolvem publicar seus trabalhos compilando-o em um livro cheio de qualidade. Nota-se que este está bem caprichado e que o trabalho dele é mesmo uma graça! Também percebemos de longe a pessoa simpática que ele é pelo seu contato com ele no evento. Essa aproximação com os leitores atualmente conta muitos pontos!! Seu texto ficou lindo, ainda mais por você ter avisado que seria curto, devido à quantidade de páginas. Na realidade, ficou perfeito!!! Sucesso!

    ResponderExcluir
  8. Que sensacional. Eu sou apaixonada por Cartum e lembro vagamente de já ter ouvido o nome dele. Achei o teu post maravilhoso e gostei muito de saber um pouco mais. Caramba, você o conheceu pessoalmente? que felizarda rs é muito bom saber que ele é simpático.

    ResponderExcluir
  9. own... que coisa mais fofa! Amei, mesmo.
    "E eles viveram felizes para sempre", "mas ela tem 102 anos". kkkk
    É uma forma criativa e extremamente bem humorada de apresentar as nuances da vida em família. Excelente ideia.

    ResponderExcluir
  10. Que lindos os cartoons, mas a história por trás ainda consegue ser mais admirável, afinal en um mundo tão machista devemos bater palmas quando encontramos um homem disposto não só demonstrar os sentimentos, como dividi los.
    Fiquei morrendo de vontade de dar um abraço no autor e sua família.
    Obrigada por dividir ideado conosco, beijos grandes.

    ResponderExcluir
  11. Olá, adoro esse tipo de trabalho, é bom ler algo diferente pra variar. O post ficou incrível, parabéns!

    Super beijo

    ResponderExcluir
  12. Oi Dih! Que lindo esse livro, amo HQ's e fiquei encantada por ele. Parece ser bem divertido e gostoso de ler...Gostei bastante dele. Beijo!

    ResponderExcluir
  13. Olá! Gostei muito da indicação! Maurício de Souza sempre surpreendendo hein! Já sei o que vou querer de presente no dia dos namorados! heheh!

    Abraços flor!

    ResponderExcluir

Bem vindo ao blog Minhas Escrituras...
Fique a vontade para comentar aqui a sua opinião pessoal, sempre com respeito é claro!!! ;)
Você pode deixar o link de seu blog, que faço a retribuição com o maior prazer, mas não retribuo em postagens de promoção, ou seja, não comento.
Mensagem pra pedir que siga o blog, são automaticamente deletadas. Comenta no blog e deixa o link,farei uma visita no seu ok.
Quero agradecer a vocês que passam por aqui e deixam suas marquinhas, isso é muito importante... sintam-se a vontade...
Xero!