Resenha #236 - Extraordinário - R. J. Palacio


Título: Extraordinário
Autora: R. J. Palacio
Editora: Intríseca
Páginas: 320
Ano 2013

**Resenha feita por S.M.**


Olá, pessoal. Tudo bem?

Hoje venho trazer para vocês uma resenha sobre o livro: Extraordinário, da autora: R. J. Palacio. 

Bem, eu já havia comprado esse livro há um ano e meio e o dei para minha filha, porém não o tinha lido e me arrependo amargamente de não tê-lo feito, pois a história é fantástica e envolvente. 

Quem pensa, assim como eu pensava que é um livro para adolescentes, está muito enganado. Penso que todas as pessoas deveriam ler, uma vez que não tem essa de idade para qualquer história que já foi escrita. Cada pessoa tem o direito de ler aquilo que lhe apetece. 

Então, Extraordinário vai contar a história de uma criança de 10 anos de idade, sendo narrado por ela própria e por seus amigos. Bom, August Pulman é um garotinho que nunca havia ido à escola até seus 10, pois tem problemas de saúde e por essa razão, teve que passar por inúmeras cirurgias desde que nasceu. 

Seus pais o protegem de tudo, mas ao longo dos dias sua mãe  vai percebendo e tendo a consciência de que Auggie, como é chamado, precisa interagir com outras pessoas. Seu pai, porém, não está tão certo disso: 

Vamos mandar o Auggie para à escola como um cordeirinho pro abate?
- O que é um cordeiro indo pro abate?

Acontece que Auggie não estava inteirado do assunto e ouviu a conversa pela metade. Apesar de achar que a criança deve ir à escola, seus pais não o forçará, mas tentam se convencer de que será o melhor para o pequeno, até a sua irmã Via, aponta os caminhos positivos sobre Auggie ter mais amigos, aprender melhor e com pessoas que entendem de educação, uma vez que é sua mãe quem o alfabetizou até então, mais ela não é especialista no assunto. 

Agora imaginem um criança considerada "normal" pela sociedade em uma escola nova? Imaginaram? Ela passa por medo, frustração, angústia e tantas coisas que nem dá para enumerar. E para August não será diferente. Imaginem para Auggie, que é um garoto extremamente inteligente, mas se considera uma criatura estranha por suas características físicas, como será a sua vida na  escola?



Sabemos que crianças são seres inocentes, mas quando dão para ferir o outro, sai de baixo. E quando se juntam, algumas podem ser muito cruéis. 

O medo de Auggie é esse, como os outros o aceitarão? Como será visto pelos demais?

Confesso que essa história é extremamente emotiva e que passa uma lição de vida linda, aliás, uma lição não, várias. 

Vocês devem estar se perguntando: afinal, Auggie vai ou não para a tal escola? Sim, vai sim. 

Maaaaaaassss... O menino passa por situações complicadas, onde lágrimas escorreram dos meus olhos dentro do ônibus. Sério, não dá pra conter as emoções que chegam até o nosso coração. 

Claro que nem tudo e todos são cruéis com o garoto, mais penso que neste mundo, há sim pessoas cruéis, porém a criança  é o que  vivência em seu meio. Ou seja, a ignorância começa nos adultos, que tem ideia pré concebidas sobre determinados assuntos e, se os adultos não passarem valores éticos e morais para os pequenos, elas serão cópias daquilo que oferecemos à elas. 

Extraordinário é um livro lindo, onde aprendemos a ver o ser humano pela sua essência e não por sua aparência. 

Vale a pena dar uma chance ao livro, pois nele há uma história extraordinária e que vai lá no fundo da nossa alma, fazendo-nos a repensar nossas atitudes, nossas ações perante a vida. 

Auggie passa por momentos difíceis, mas a amizade, o amor e a união prevalece na vida do pequeno, porém eu vou confessar que tive vontade de dar umas bolachadas num "amigo" dele. Só que a criança é cruel porque adultos são cruéis e as ensinam. Ninguém nasce ruim, pelo menos essa é a minha opinião, mas aprendem. Ruindade se aprende e bondade também. E o que é bom é que a maioria das pessoas tem bons corações. 

Minha gente, eu gostei tanto do livro que passou a ser meu queridinho e só vou dar ele de presente durante o ano. Quem me convidar para seu aniversário, com certeza irá ganhar Extraordinário. E tem mais: a autora lançou mais dois livros e são tão lindos quanto. 



365 dias Extraordinários é um livro com capa dura, que traz para cada dia do ano uma frase de motivação e reflexão, já Auuggie e eu, traz Julian, Christopher e Charlotte, personagens que participam do primeiro livro de Auggie. Neste livro, as crianças contam sob seu ponto de vista, como é fazer parte da vida do garoto extraordinário. Confesso a vocês que estava louca pra saber o que se passava na mente de Julian, o menino que liderou o bullying contra Auggie na escola. 

Esse último livro pode ser considerado um complemento, mas não é uma continuação de Extraordinário. Aliás, a própria autora já disse que não o escreverá jamais, pois acredita que cada pessoa ao ler o livro e conhecer Auggie, automaticamente irá pensar em como o garoto poderia ser quando fosse adulto, e assim por diante, que profissão escolheu, sé ele se casou e assim vai. A nossa imaginação pode rolar solta. Confesso que ainda não pensei em nada do tipo, mas com certeza irei pensar algum dia. 



Enfim, pra esse livro Extraordinário eu vou e é preciso dar 1000 estrelas, pois merece. Com toda certeza, você vai ser conquistado por esse lindo garotinho, que pode até ser diferente em sua aparência, mais tem uma essência que não há um ser que não ficará encantado. 

Por hoje é isso, pessoal. Espero que tenham gostado da resenha e que deem uma chance para esse livro. 

Beijos e até mais.

S. M


24 comentários

  1. Todo mundo me indica esse livro, mas ainda não bateu aquele interesse desesperador.
    Crianças, quando querem, conseguem ser bem cruéis mesmo. Eu sei que vou chorar horrores quando for ler.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio do livro Marianas | Participe do sorteio Mês das Mulheres em Dobro
    Porcelana - Financiamento Coletivo

    ResponderExcluir
  2. Antes de entrar nesse mundo da blogosfera eu nunca havia me interessado muito em ler esse livro (apesar da minha irmã adorá-lo), mas tenho visto tanta coisa positiva sobre ele que vou acabar lendo também, rs.

    http://www.magoevidro.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá Diana!
    Que linda a sua edição! Também gostei muito do livro. Achei ele sensível sem ser piegas. Gostaria de vê-lo adaptado para o cinema.
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas - SORTEIOS NO BLOG! PARTICIPE :)

    ResponderExcluir
  4. Estou na mesma situação que você estava, o livro está aqui há um bom tempo, mas ainda não li. Realmente, eu só vejo pessoas falando bem dele. Acho que vou lê-lo logo logo, quem sabe furar a fila para ele. rsrs

    Beijos, Thay Rocha
    www.leitoranamoda.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Ohnn, Auggie <3
    Essa história é realmente fantástica, esse menininho é incrível e um ótimo exemplo de superação. Acho que esse livro deveria ser leitura obrigatória nas escolas, é um ótimo livro pra debater preconceitos, superação e bullying.

    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
  6. Esse livro possui um conteúdo incrível e é extremamente difícil, ou praticamente impossível, não se envolver com os personagens e suas cenas mais improváveis. É uma leitura que merece mesmo ser recomendada a todos, principalmente pelas mensagens encontradas nas entrelinhas. Opa, vou te convidar para o meu aniversário então, é dia 11 de maio, ok hahahaha Adorei a sua resenha! Beijos, Fê

    ResponderExcluir
  7. Oi Diana!
    Esse livro é incrível mesmo! Super apoio você presentear para a maioria das pessoas que puder.
    a mensagem que ele transmite é uma verdadeira lição de vida! Acho que todos que leem modificam algo em si.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  8. O que dizer deste livro? Que ele é EXTRAORDINÁRIO??? Siiiiimmmmmmm. Li este livro em 2013 e fiquei devastada com a sensibilidade e com a pertinência da história. Acho que ele deveria ser leitura obrigatória no ensino fundamental para que as crianças pudessem entender que a diferença soma, não subtrai. Adorei e amei sua resenha, me deu vontade de reler o livro!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Extraordinário é meu livro favorito, chega a ser difícil comentar sobre ele! Gosto da simplicidade de como a autora decidiu escrever um assunto tão polêmico e importante. Apesar de ter amado o livro, respeito a escolha da autora de não escrever nenhum livro mais no universo extraordinário, já que nos permite imaginar como os personagens irão se desenvolver!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  10. Olá.
    Eu já li bastante resenhas positivas sobre esse livro, a história parece ser realmente emocionante e lendo sua resenha já vi que vou gostar. É bem legal quando o livro toca nos nossos sentimentos e nos faz repensar nas nossas atitudes e valores. Vejo que você achou a história realmente extraordinária e espero gostar também.
    Gostei bastante da sua resenha.
    Beijos!
    http://www.anebee.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi! Extraordinário é um livro incrível mesmo,daqueles que emocionam e te deixam pensativa depois de o ler.A história traz uma mensagem linda e super importante e,como a menina acima disse,creio que ele deveria ser adotado como leitura obrigatória nas escolas.
    Infelizmente não li ainda os demais livros da série, mas já estão todos na minha lista.
    Adorei o seu blog,bjs!

    www.porlivrosincriveis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Nao é uma série, mais todos são do mundo de Auggie de certa maneira.

      Excluir
  12. Oi *--*

    Tenho esse livro na minha estante já faz um bommmmm tempo, nunca me senti atraída em le-lo, acho que ainda não estou preparada para isso, o pior é que eu quero mesmo, adoro livros com tema mais sérios, mas esse sempre me deixou com um pé atras, sua resenha ajudou a me convencer um pouquinho quem sabe não encare a leitura.

    Bjos
    rillismo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Eu também levei um tempo para ler e quando li foi amor a primeira vista só pelo fato de uma criança narrou a estória me cativou, suas essência e inocência me deu outra perspectiva diferente. E eu não estava tão preparada emocionalmente acho que ninguém esta, eu chorei tanto que fiquei com o olho todo vermelho.

    ResponderExcluir
  14. Oiee ^^
    Também acho que todo mundo deveria ler esse livro ♥ Acho que uma das histórias mais lindas que eu já conheci na vida. "365 dias extraordinários" eu ainda não li, mas estou de olho nele desde o lançamento...hehe' É mesmo um livro maravilhoso, fico feliz que você também tenha gostado bastante dele ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Diana, eu estou louca para ler esse livro e a sua resenha é a primeira que leio sobre ele. Sempre escutei pessoas elogiando a obra mas eu pouco sabia sobre a história, só sabia que era emocionante e que precisava ler. Vendo a sua resenha eu fiquei encantada com a história. Não sabia que era narrado pelo próprio personagem com 10 anos. Deve ser uma leitura extremamente emocionante e um livro lindo

    ResponderExcluir
  16. Oie!
    Eu li esse livro sem esperar muito sobre ele, e me surpreendi com o que encontrei. Uma trama delicada, inspiradora e reflexiva. O protagonista passa por momentos desagradaveis, mas gostei da forma como tratou cada uma das situações. Esse é livro que indico a todos.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  17. Oie Diana, tudo bom?

    Todo mundo fala muito desse livro, mas por algum motivo eu não cheguei nem a add na lista. Andei me decepcionando com muitos livros que todo mundo gosta sabe. Mas lendo sua resenha eu tive a certeza que preciso ler esse livro e conhecer o Auggie.
    Adoro esses livros que abordam temas que tocam a alma, e te faz pensa um pouco na vida e nas pessoas.

    ResponderExcluir
  18. Diana lindona acredita que ainda não li esse livro e lendo sua resenha maravilhosa me arrependo, leio tantos elogios a esse livro por ser verdadeiro e ao mesmo tempo tocante, eu amo capas em tons de azul. Vou correr para ler. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  19. Own já li esse livro faz tanto tempo que até deu um pouco de saudade rsrs
    Gostei muito dele, lembro que o peguei só pq estava em promoção e me deu de aniversário kkkk
    O livro é realmente muito bom. A visão que eu mais gosto é a da irmã dele. =D
    Não sabia da existência de outro livro, mas acho que ele está bom onde ele parou
    Amei a resenha. Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Olá

    Só vejo maravilhas do livro, dizem que é uma estória inspiradora, porem nunca o li, sempre coloco outros livros na frente, depois da sua resenha despertou minha curiosidade.

    Everton Equipe Rillismo
    rillismo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Desde o lançamento quis loucamente ler esse livro,tanto que comprei quase que imediatamente, mas acabei deixando ele ficar preso à zona negra da minha estante, aquela de livros promissores que nunca lemos. Foi bom ler sua resenha hoje, me faz lembrar do quanto quis ler esse livro e me perguntar o porque de nunca ter feito.

    Abçs
    Sou bibliófila

    ResponderExcluir
  22. Oii, tudo bem?
    Quando eu li o Extraordinário achei que seria apenas mais uma leitura, mas acabei encontrando um livro sensível, com personagens incríveis e uma mensagem linda. Eu confesso que chorei um pouco lendo o livro, mas é uma historia que eu recomendo a todos!

    ResponderExcluir
  23. Quando li Extraordinário também fiquei naquela: "porque não li antes minha gente?", adorei como foi abordada a inocência das crianças e como elas amadurecem durante a história, fora vários momentos que me deixaram muito emocionada! O único problema é que tá saindo muita coisa linda do mundo de Auggie e eu sou pobre rs

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Bem vindo ao blog Minhas Escrituras...
Fique a vontade para comentar aqui a sua opinião pessoal, sempre com respeito é claro!!! ;)
Você pode deixar o link de seu blog, que faço a retribuição com o maior prazer, mas não retribuo em postagens de promoção, ou seja, não comento.
Mensagem pra pedir que siga o blog, são automaticamente deletadas. Comenta no blog e deixa o link,farei uma visita no seu ok.
Quero agradecer a vocês que passam por aqui e deixam suas marquinhas, isso é muito importante... sintam-se a vontade...
Xero!