Resenha #234 - Um Sábado Qualquer - Deus: Por trás das câmeras - Carlos Ruas

Obra adquirida pela resenhista
Pessoal. Hoje trago o trabalho de Carlos Ruas, um artista impressionante, gentil e super atencioso com seu público. Tive o prazer de conhecê-lo no Fest Comix 2015 e, como não poderia ser diferente, paguei um mico básico na minha conversa com o autor...

Já tinha visto algumas de suas tirinhas rodando pelo Facebook, mas não acompanhava seu trabalho e isso foi drasticamente alterado depois dessa HQ, e torço para que o mesmo ocorra com vocês.

Título: Um Sábado Qualquer - Deus: Por trás das câmeras
Autor: Carlos Ruas
Editora: Aquário Editorial
Páginas: 128
Formato: HQ
Classificação: 5.0


O tema das tirinhas é religioso, entretanto não há intenção de ofender, menosprezar ou diminuir qualquer crença, inclusive há um prefácio de Orlandeli* falando um pouco da obra e desse tema.

Dotado de um senso de humor afiado e uma sensibilidade ímpar, Ruas consegue agradar desde os crentes mais fervorosos até o mais cético dos ateus. Seu traço singelo dá aos personagens um visual "fofinho"; que acaba servindo de contraponto às tiradas certeiras, inteligentes e nada inocentes.
(...)
Diz a crença que não se deve falar o nome santo em vão, mas se o homem foi feito à imagem e semelhança de Deus, então acho que tudo bem Carlos Ruas ter feito Deus à imagem e semelhança do homem (...)

*Orlandeli é cartunista e ilustrador desde 1994, já ganhou o Troféu HQMIX 2002 na categoria de Melhor Revista de Humor e concorre em duas categorias no HQMIX 2015 com a obra Grump: Publicação de Humor Gráfico e Publicação de Tira (aqui). Além de ter suas ilustrações publicadas na Revista Mundo Estranho, Men's Health, Superinteressante, entre outros. Para saber mais sobre o autor ou acompanhar seu trabalho, vocês podem entrar no seu site (aqui) ou no blog (aqui).

As tirinhas são hilárias, a leitura passa tão rápido que dói a alma, sorte a nossa que Ruas tem um blog (aqui) no qual ele posta tirinhas diárias para que possamos acompanhar seu trabalho, além de Twitter, Youtube, Instagram, Facebook e até aplicativo para celular. E a loja dele é de deixar todos com vontade de comprar tudo (aqui).


Você acompanhará Deus criando tudo: a luz, a Terra, os demais planetas e os seres vivos. Não necessariamente nesta ordem! Você entenderá por que alguns animais são como são e de onde vieram seus nomes...



Mudando um pouquinho de assunto... falei tanto desse tal de HQMIX e esqueci de comentar que o  autor Carlos Ruas também ganhou o troféu em 2012 na categoria Web Tiras. Mas você sabe o que é esse tal de Troféu HQMIX?

Ele tem a finalidade de premiar e divulgar o universo da 9° arte (quadrinhos, charges e cartuns). Criada em 1988 pelos cartunistas Jal e Gual, a cada ano artistas e suas obras são indicados através de votação por se destacarem em alguma das 26 categorias que compõem a premiação.

Agora, voltando a falar sobre a obra... Achei o máximo algumas alusões que o autor fez com trechos de filmes que ficaram na memória:



A edição: a capa é linda, a fonte é mais informal e de tamanho médio (adorei), papel couché de gramatura fina, transparência média e fundo branco. Bem, o que diabos significa isso? Significa que o papel é fino e tem um pouco de transparência, como dá para constatar na foto acima. Mas isso não atrapalha a leitura.

Para quem recomendo: adultos que curtam se divertir e relaxar MUITO.

Para quem não recomendo? Para crianças, para quem não goste de tirinhas ou HQs.

Pessoal, gostaram? Deixem seus comentários, se já leram essa obra e o que acharam dele, etc.


14 comentários

  1. Gente, eu amo essas tirinhas. Eu acompanho a página no facebook e me divirto muito.
    Não sabia que tinha o livro. Anotei aqui nos desejados *-*
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio do livro Marianas | Participe do sorteio Mês das Mulheres em Dobro
    Porcelana - Financiamento Coletivo

    ResponderExcluir
  2. Eu acompanhava o Um Sábado Qualquer antes mesmo de lançaram um livro, curto muito o trabalho do cara. Tem umas críticas geniais.

    Mago e Vidro

    ResponderExcluir
  3. Já vi essas tirinhas rolando nas redes sociais. Não sabia que tinha livro. Que legal!!! Vou procurar!! Deve ser ótimo!!

    Beijos, Thay Rocha
    www.leitoranamoda.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Ruas é ótimo!!! Acompanho o blog e a page do USQ há bastante tempo, e são todas hilárias, de uma percepção e sagacidade incríveis..! Agora ele criou umas tirinhas novas de cães e gatos que também são um arraso! Gênio!!
    Sou louca pra ter m 'deus' de pelúcia na minha casa! hahaha...
    beijos!

    ResponderExcluir
  5. Ah, daí que vieram essas tirinhas?? vi algumas no facebook e achei bem legais, agora descobri que tem o livro =D muito show. Gostei da sua opinião e me diverti já com sua resenha, morri de rir com a tirinha de O Chamado kkk caracas, foi muito boa o lança dos dias

    ResponderExcluir
  6. Oi Ninah, meu pai tinha assinatura do globo, parte que mais amava? Tirinhas!!! Em toda revista eu caçava... Essas eu gosto muito, vejo no facebook direto, mas não sabia quem escrevia e nem que era premiado, mas sinceramente? Muito merecido, ele tem tiradas incríveis, fiquei morrendo de vontade de ler todas dessa edição.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Hahaha adorei. Conheço o trabalho dele através do facebook, mas foi bom saber um pouco mais a respeito. Ele pareceu ser uma pessoa bem simpática mesmo, quem sabe não o conheço nessa Bienal de Minas. Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oiee ^^
    Já tinha visto algumas tirinhas do Carlos pelo Facebook e até em alguns livros e revistas, mas nunca tive curiosidade de conhecer melhor o trabalho dele... Até agora. Gostei da premissa do livro, parece mesmo ser muito divertido...estou mesmo precisando de um livro assim kkkk' Fico feliz que você tenha gostado também :)

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Não conhecia o autor e suas tirinhas, gostei bastante o que vi aqui no post. Vou seguir o autor em seu blog e fanpage.
    Obrigada pela dica, adoro uma boa diversão.
    beijos

    ResponderExcluir
  10. Nossa! Não conhecia, mas amei! Irei procurar mais sobre! Parabéns pela resenha e obrigada pela indicação ;)

    ResponderExcluir
  11. Eu acompanho Um sábado qualquer desde...Nossa nem me lembro desde quando rsrsrs, faz muito tempo que acompanho, mas não fazia ideia que as tirinhas eram criadas por alguém premiado. No começo eu achei um desaforo satirizar Deus,mas depois de um tempo percebi que há mais por trás das tirinhas.
    Não sabia que havia um livro com o mesmo conteúdo,vou adicionar a minha lista de desejados para quem sabe, adquiri-lo no futuro

    ResponderExcluir
  12. Olá, quero muito conferir esse livro, adoro as tirinhas, acompanho sempre pelo Facebook :)

    Beijokas da QUel ¬¬

    ResponderExcluir
  13. Olá Ninah,
    Não tenho o costume de ler HQs, mas quase sempre pelo fato de nunca encontrar uma que me atraia.
    Achei a premissa desse livro MUITO interessante e fiquei bem curiosa. Já dei boas risadas com os trechos que você colocou aqui!
    Beijos e muito obrigada por me apresentar ao livro!

    ResponderExcluir
  14. kkkkkkkkkkkkkkk "seven days" kkkkkkkkkkkkkk Rindo muito! Não sei se realmente agradaria até os crentes mais fervorosos, como diz ali, mas definitivamente eu me diverti!

    ResponderExcluir

Bem vindo ao blog Minhas Escrituras...
Fique a vontade para comentar aqui a sua opinião pessoal, sempre com respeito é claro!!! ;)
Você pode deixar o link de seu blog, que faço a retribuição com o maior prazer, mas não retribuo em postagens de promoção, ou seja, não comento.
Mensagem pra pedir que siga o blog, são automaticamente deletadas. Comenta no blog e deixa o link,farei uma visita no seu ok.
Quero agradecer a vocês que passam por aqui e deixam suas marquinhas, isso é muito importante... sintam-se a vontade...
Xero!