Resenha #231 - Vale das Chamas - J. Barton Mitchell


Título: Vale das Chamas
Autor: J. Barton Mitchell
Editora: Jangada
Páginas: 496
Nota: 5/5 - Favorito!!!


Essa resenha não contem spoiler dos livros anteriores.

A cápsula onde estava balançou uma, duas vezes, e então ela a sentiu desacelerar lentamente, e o formigamento de medo voltou. Para onde quer que a estivessem levando... ela tinha chegado.

Difícil escrever a resenha de um livro que me preencheu de todas as formas possíveis e imaginárias. A trilogia foi maravilhosa, mas confesso que este livro foi o melhor em minha humilde opinião. 

Assim que terminei de ler fiquei imaginando como escrever algo sobre ele, sem contar spoiler, sem entregar o enredo, mas depois de alguns dias fui me acalmando com tudo que senti com essa leitura maravilhosa e as palavras começaram a fluir no meu caderno. 

Gente, desde o lançamento do primeiro livro Cidade da Meia-Noite, eu quis ler essa trilogia, quando consegui parceria com essa editora maravilhosa, não pensei duas vezes e não me arrependi em nenhum momento, porque os livros trazem um enredo de distopia com ficção científica que adoro. Para quem não leu nada ainda... digo que a história acontece em um mundo onde extraterrestres invadiram nosso mundo e estavam tomando de conta das pessoas através da estática, que deixavam os olhos dos adultos principalmente, todo negro e eles seguiam para onde esses seres estavam.

Crianças e adolescentes não eram erradicados imediatamente, isso viria aos poucos, mas também tinham os imunes que não eram infectados por isso. Mas, uma batalha estava para acontecer, porque eles queriam liberdade, queriam suas vidas de volta e lutariam até o fim para que isso acontecesse.

Não posso falar muito para não soltar spoiler, mas posso dizer que esse livro explicou todas as poucas pontas soltas deixadas nos dois primeiros livros. Quando os quebras cabeças estavam sendo montados as coisas foram clareando em minha mente, fui percebendo o quanto esse autor foi genial em sua escrita e na construção desse enredo. Não consigo parar de pensar em como esses livros dariam uma excelente adaptação, mas sem tirar a essência do que foi proposta aqui.

O ambiente, foi bem trabalhado, a personalidade de cada personagem foi bem trabalhada e desenvolvida, até o personagens secundários foram essenciais para a construção da história e para o seu desenvolvimento. Tive perdas que doeram em meu coração a qual eu não esperava. fiquei tão sentida em uma perda que chorei no momento que aconteceu. O autor fez eu sentir na pele isso e pelos personagens envolvidos diretamente com essa morte, me senti totalmente consternada querendo entrar na história e consolá-los.



Holt cresceu muito em sua personalidade e na forma que ele pensa e vê as coisas. A narrativa em terceira pessoa faz com que a gente perceba um contexto de todos para que possamos conhecê-los e saber um pouco de seus sentimentos. Ele é fiel e forte e mesmo diante da escuridão em que entrou, eu sabia que lá no fundo ele iria acordar e fazer aquilo que sempre fez com coragem, que é cuidar de seus amigos e de quem ele ama. Mesmo que os sentimentos ali não fosse exatamente o foco. Aliás sentir algo diante da situação vivida por esses personagens era algo bem relativo rs.

Mira é uma de minhas personagens favoritas, descobri essa mulher corajosa e independente. Que aprendeu a viver sozinha em um mundo de caos e antes disso não tinha uma vida maravilhosa, imagine ter que aprender a se virar com artefatos mágicos e tomar decisões que poderiam causar danos não só a si mesma como para outras pessoas, mas as escolhas eram dificieis, porque não se tinha muito o que pensar, era fazer e pronto.

A grande lição aqui nessa história caótica, é que a gente aprende a viver com as diferenças e que impossibilidades podem se tornar possibilidades. Embora os sentimentos aqui sendo relativos, temos o poder da amizade envolvida e aqui apesar de ela ser testada em alguns aspectos, as pessoas não lutam por si e até inimigos, podem se tornar aliados inesperados e a amizade ser concretizada. 

Eu fui pega de surpresa em alguns momentos, mas posso dizer que essa trilogia é a melhor de distopia com ficção científica de todos os tempos. Eu amei cada página, cada detalhe, cada pessoa, cada acontecimento até os desfavoráveis. Me vi vivendo com eles a situação e torcendo para que as coisas acabassem bem em outros, é como se eu estivesse lá... é como se eu tivesse vivido tudo junto com eles. Quando o livro terminou eu só senti a melancolia da saudade e nada mais e ainda sinto.



A diagramação do livro está ótima, as folhas amarelas e a fonte de tamanho médio totalmente agradável. Nessa edição encontrei raríssimos erros de revisão, mas nada que atrapalhou a minha leitura, mas a editora está de parabéns por ter trazido essa história maravilhosa que amei, que me apaixonei e que queria de verdade que fosse para as telonas.

Uma coisa tinha aprendido na vida: se arrastar de volta para a escuridão da qual você um dia conseguiu sair não tornava mais fácil suportá-la da segunda vez. Normalmente, ela se tornava permanente. A maioria das pessoas não tinham forças para sair dela outra vez.

Essa leitura faz parte do Desafio Literário 2016 - Item 13: Um livro de uma série!! 
Xero no coração de todos!!!


19 comentários

  1. Olá!
    Que capa linda, gente <3 Aliás, achei as 3 capas lindas e é até difícil escolher qual é a mais bonita. Não conhecia o autor, tampouco a trilogia, mas fiquei intrigada. Não tenho o costume de ler distopias mas achei a premissa desse livro bem atraente. E pelo visto nos deixa muitas lições, o que torna a leitura ainda melhor.
    É tão ruim quando nos apegamos a um personagem e ele morre, né. Recentemente passei por isso não só com um, mas com vários huahua :(
    Abraços!
    https://blogladoescuro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Diana, ainda não conhecia a trilogia e por mais que você tenha se segurado para não soltar spoiler, eu estava querendo que você me desse unzinho... hahahahhahaha Vou procurar os outros volumes porque fiquei bem curiosa. Sua resenha está empolgante!!!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá Diana,
    Classificar a trilogia como a melhor distopia com ficção científica não é pouco, não é mesmo?
    Ainda não conhecia a trilogia, mas, apenas pelo que li do terceiro livro, fiquei bem curiosa para ler os livros. Acho que gostarei do que eles me trarão.
    adorei sua resenha, empolgante e incrível, como sempre.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Hello :)

    Não conhecia o livro e ele parece interessante. Apesar de amar todos os elementos destacados por você, ainda estou na dúvida se leria ou não. Por essa dúvida, melhor guardar meu dinheiro para aqueles livros que já quero, mas quem sabe um dia, né..

    Beijinhos e que a Força esteja com você!
    Cantinho Cult
    Galera Geek

    ResponderExcluir
  5. Oiee Diana ^^
    Ainda não li o primeiro livro, mas tenho muita curiosidade de fazê-lo, principalmente porque só vi resenhas positivas dele até agora. Ver que você favoritou este só me deixou ainda mais animada...hehe' Saber que foi para você a melhor trilogia do gênero me deixou doidinha aqui. Eu querooo *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Hello!
    Ah neiiiin... com tantas resenhas de boas de tantos livros, acho que meu cofrinho vai esvaziar mais rápido do que pensei. Adorei a premissa da história, embora não conhecesse ainda. E bom, se com a resenha do terceiro livro já fiquei empolgada, quero mais é saber da trilogia inteira!
    As capas estão muito legais, gostei bastante!
    Bj

    ResponderExcluir
  7. Oii,

    Não conhecia esse livro.
    E gostei da história. Na verdade gosto de distopias, por que são sempre surpreendentes e envolventes. E esse livro parece ser bem envolvente.

    beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Não conhecia a trilogia, mas depois que você colocou como favorito e depois de ler essa resenha maravilhosa... definitivamente, preciso ler a trilogia todinha rsrs
    Meu blog conseguiu parceria com a editora esse ano, vou colocar na minha lista obaaa.
    Muito bom quando o autor consegue colocar o leitor para dentro do livro e assim, sentir todos os sentimentos.
    Beijos
    Conchego das Letras

    ResponderExcluir
  9. Olá!!!
    A resenha passa seu total envolvimento com a história, paixão e admiração. Bom quando um livro nos agrada desta maneira. Não conhecia a coleção e você despertou o meu interesse em ler e conhecer a história que lhe conquistou.

    Beijos
    Carla Fernanda
    http://livrosqueliblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Uau Diana,
    Eu já tinha visto essa trilogia em algum lugar mas nunca dei atenção a ela. Olha, você falou tão bem que me deixou curiosa com a leitura. Eu concordo com você sobre resenhar livros que gostamos muito, eu sinto dificuldade também, escreve e apago umas dez vezes kkkk

    Voltando ao assunto, eu não curto distopias (são raras as que me interessam) e mesmo assim fiquei curiosa com a história e com tudo o que li na sua resenha, acho que o que deu um toque a mais foi ver que tem ficção envolvida também.

    ResponderExcluir
  11. Heey Dih!! Menina, eu não conhecia esses livros! Apesar de não ser um gênero muito presente entre minhas leituras, fiquei curiosíssima com essa trilogia!! Olha, também sinto uma dificuldade danada para resenhar livros que mechem muito comigo viu, principalmente quando são sequencias! Admiro quem consegue. Parabéns!
    Beijoos <3

    ResponderExcluir
  12. Olá, Diana!
    Parabéns pela resenha! Aposto que, até mesmo quem não curte o gênero (ficção científica com distopia), como eu, ficou curioso pelo livro!
    Já aconteceu várias vezes comigo de amar o livro a ponto de achar difícil resenha-lo! Normalmente, quando isso acontece, a ressaca literária vem junto...
    Adorei as suas fotos, lindas e criativas!
    Quem sabe dou uma chance para essa trilogia?
    Abraço!

    Karla Samira
    http://www.pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oie! Gente, você comentou tão bem sobre essa trilogia que fiquei louca para ler e me perguntado o motivo de ainda não conhecer. Adorei a indicação e fiquei mais empolgada ainda quando li que se tratava de uma distopia, pois amo livros do gênero. Não estou acostumada a ler ficção científica, apesar de achar muito interessante, então acredito que essa trilogia seria um ótimo jeito de me aprofundar mais no assunto. Gostei de ler uma resenha sem spoiler de livros anteriores, sei como é difícil realizar isso e tal fato me deu certeza de que preciso ler logo! Hahah. Essas capas estão maravilhosas mesmo! 'O' Imagino como a diagramação também deve estar incrível. Sua resenha ficou ótima, assim como as fotografias ♥

    Beijos,
    Fernanda F. Goulart,
    Império Imaginário.

    ResponderExcluir
  14. Oii, tudo bem?
    Eu sempre vejo muitas resenhas positivas a respeito dos livros dessa série, e devo dizer que estou muito curiosa, pois sou uma grande fã de livros de distopia e pelo que li na sua resenha, a historia é incrível! Espero ansiosamente a oportunidade de ler o livro.

    ResponderExcluir
  15. Sentir perda por um personagem é algo difícil de acontecer para mim, quando isso acontece, posso dizer que o livro realmente é bom, que o autor soube fazer sua história. Você sentindo isso, me instiga a ler. Eu não conhecia a trilogia. Aliás, tudo que você falou e sentiu, parece ser realmente uma trilogia muito boa.

    paradonaestante.blogspot.com.br
    facebook.com/paradonaestante

    ResponderExcluir
  16. Oi, Dih
    Sempre vejo você falar muito bem dessa série e sempre tive vontade de ler. Pela premissa apresentada eu já consigo visualizar uma ótima adaptação também heheh Quem sabe né..!
    Esse autor parece ser genial mesmo na construção de seus personagens e no enredo. Diante de tantos elogios só posso ficar ainda mais curiosa.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oieee.
    Eu amo distopias e fiquei bem interessada nessa série, que tem uma ideia diferente de tudo que já li. As capas são muito iradas e condiz com a história! bJKAS

    ResponderExcluir
  18. Diana, vou te confessar que o fato de ser uma trilogia me desanima um pouco, mas o jeito como você falou da série me deixou curiosa. Hahaha Sério, porque você faz isso comigo??? XD

    ResponderExcluir
  19. Oi Dih, tudo bom?
    Gosto de distopias com essa pegada ficção científica e acompanhei todas as resenhas que você postou no blog. Essa trilogia está na minha lista de desejados e sinto que ela poderia ter mais destaque. Adoro as capas desses livros e espero que a narrativa me conquiste também.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Bem vindo ao blog Minhas Escrituras...
Fique a vontade para comentar aqui a sua opinião pessoal, sempre com respeito é claro!!! ;)
Você pode deixar o link de seu blog, que faço a retribuição com o maior prazer, mas não retribuo em postagens de promoção, ou seja, não comento.
Mensagem pra pedir que siga o blog, são automaticamente deletadas. Comenta no blog e deixa o link,farei uma visita no seu ok.
Quero agradecer a vocês que passam por aqui e deixam suas marquinhas, isso é muito importante... sintam-se a vontade...
Xero!