Resenha #225 - Ainda Bem Que Eu Não Dei - Daniela Mel

Livro adquirido pela resenhista
Olá, tudo bem? Espero que sim.

Título: Ainda Bem que eu não dei: Pitacos bem-humorados sobre relacionamentos
Autora: Daniela Mel
Editora: Matrix
Páginas: 167
Formato: livro
Classificação: 4,0
+18

O título me chamou muito a atenção logo de cara e por isso eu o comprei; vocês não têm ideia de como a leitura dele me tirou da zona de conforto, e posso até dizer que fui recapitulando algumas pessoas que passaram pela minha vida: amigos, paixonites, pessoas que queria estrangular (risos) e por isso resolvi fazer uma resenha um pouco diferente do que costumo escrever - se é que algum dia eu segui algum padrão!

  •  Surpresa nº 1 - Ao abrir o livro me deparo com uma página lindíssima, com um design retrô, simples, com detalhes em vermelho e,  para ficar top de vez, o papel é couché de boa gramatura (papel brilhoso com toque acetinado, as cores ficam mais vivas nele do que em papel comum).

  • Surpresa nº 2 - Todas as outras páginas são trabalhadas no papel couché, e a maioria possui detalhes em vermelho. Nem consigo explicar o tamanho da minha admiração, pois isso é muito raro no mercado nacional de livros. Parabéns a todos os envolvidos, arrasaram!
  • Surpresa n° 3 - O livro contem diversas poesias e logo na primeira pensei: "Sério? Poesia? Me lasquei, tenho horror a poesias, poemas e afins". Isso - como vocês podem perceber - não me deixou lá muito feliz, então vamos para a próxima.
  • Surpresa nº 4 - Quando eu terminei de ler a mesma poesia da surpresa nº 3 e percebi que tinha gostado e que até foi divertido... fiquei em êxtase! Agora eu posso falar que aprecio poesia, vou parecer ser mais culta e inteligente... olha que tudo! 
  • Surpresa nº 5 -  Tive que parar de ler e, quando fui olhar a página para marcar onde parei, reparei que já estava na página 57. A leitura foi tão agradável que nem percebi (não sei o que acontece comigo, mas o marcador de página sempre cai, então para garantir sempre tento decorar a página que parei).
Durante a leitura não consegui separar nenhum trecho para citar aqui, pois queria apresentar mais de 80% do livro. Porém tive a árdua tarefa de escolher mesmo assim. A decisão foi tomada com base no quanto cada um me tocou, e não necessariamente nos que eram melhores.
Homem PF

 Ponta Firme, prato feito
 Sem frases de efeito
 Não banca o perfeito
 Delícia de sujeito

 [...]

 Sabe o que quer , sem trauma do não
 Vive sem medo, sem encanação
 Direto, objetivo, sem enrolação
 Beeem melhor que arroz e feijão 
Esse eu queria muito colocar na íntegra, mas só esse trecho já ficou bem grande... Eu achei o meu Homem 5%, e vocês? Aliás, tenho muito a agradecer a ele por tudo!
Homem 5%

Categoria de responsa em extinção
Mas toda regra tem a sua exceção
É um raridade achar um bom exemplar
Juro que existe, você pode confiar
 
Quando faz, faz direito
Quase nunca dá defeito
Tem estilo, tem pegada
Com ele não tem essa de roubada
 
Cumpre sempre o que promete
Mentira não é o seu forte
É seguro, se garante
Não tá aqui pra tentar a sorte

Sabe o que quer da vida
Não te enrola com papo furado adolescente
Você até desconfia
Se é real ou piração da sua cabeça carente

Te aceita como você é
Respeita seus amigos, sua essência, seu espaço
Não gruda no seu pé
Tem sempre um colo, um sorriso, um abraço

Não tem medo da sua independência
Não tem medo da sua liberdade
Enxerga sua alma
Suas cores, sua verdade

Não precisa de tanquinho
Não precisa ser perfeito
Sem essa de joguinho
E ser fofo o tempo inteiro

[...]
Não há uma sequência obrigatória, você pode simplesmente olhar no sumário e decidir o que irá ler no dia. E um milagre aconteceu: eu não achei erros nessa edição (2013) - pelo menos algum livro se salva no nosso mercado editorial atual.

As poesias possuem temas modernos, com vocabulário misto entre gírias e palavras menos usuais - eu diria até relíquias - e gostei bastante do que li. No geral, o livro é leve, divertido e bem realista. Claro que tem algumas partes que eu sinceramente não gostei, mas foram pouquíssimas.

Encontrei dois videos da autora: um declamando poesia e outro, de 2013, com sua participação no Programa Pânico.


Adorei descobrir como são a Mulheres Alfaces, Rúculas e Quiabos, assim como os Homens Satélites, Mosca, Telemarketing e muitos outros... Além da poesia, o livro conta com passagens da vida da autora (algumas são legais, outras nem tanto) e o assunto não é exclusivamente sexo - claro que ele predomina, contudo não tem apenas isso.

Para quem recomendo? Para todos, desde que sejam maiores de 18 anos, afinal o assunto ainda é sexo.

E aí o que vocês acharam? Quero muito saber o que passou na cabeça de vocês enquanto liam a resenha. Um super abraço.



13 comentários

  1. Ninahhh sua linda... sabe que é muito dificil ler livros desse formato, mas diante de sua resenha maravilhosa, não tinha como não me interessar... adorei! Simples assim... O título do livro é bem instigante e remete curiosidade... simplesmente curti... adoro poesias rs... e esses trechos me deixou mais curiosa ainda para conhecer a obra... xero!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Tudo bem?

    Cara, parece ser hilário.Só o título já é muito engraçado. A qualidade então, Maravilha!
    Parabéns pela resenha.

    www.isaaczedecc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Esse título hahahahaha adorei!

    Fiquei babando nas linhas que fala da diagramação e material utilizado no livro <3 Quero!

    Beijos
    Passaporte Literário

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Aí que tudo esse livro. Não conhecia, mas gostei do que você falou dele aqui. Começando com a diagramação dele que está um espetáculo.
    Eu já gosto de poesias, então acho que vou gostar. Anotei a dica e acho que leria super rápido. Percebi que uma leitura fácil né?
    Ahhhh.. Tô tentando encontrar esse homem 5%. Quem sabe um dia.
    Adorei sua resenha.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  5. Oieeee
    Tudo bom?
    Nossa achei o livro bem interessante, mas assim como você eu detesto poesias, poemas e afins, não tenho afinidade e não sei se fatos a leitura, pois o que me agradou, foi a diagramação.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oiee

    Adorei!!!!!!!!!!! A começar pela capa e o título, eu compraria com certeza! E o interior é uma bela surpresa, eu fiquei super com vontade de ter esse livro em mãos.
    E sim!!!! Eu já achei meu Homem 5%! e agradeço!
    Com certeza quero um!!!

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi
    O trabalho gráfico desse livro é maravilhoso. Já tive a oportunidade de folheá-lo e me surpreendi com a qualidade dele. Porém, não gosto de poesias e isso é o que me impede de ler esse livro. Mas como vc falou que o livro é bom talvez eu leia um dia. Mas é um livro lindo pra se ter na estante!
    beijos
    http://www.notinhasderodape.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Hello :)

    Achei a capa super fofa, principalmente pela Pinup nela (estou numa vibe totalmente assim), mas quando você disse "livro de poesias" eu já comecei a torcer o nariz. Mesmo as poesias parecendo legais, eu não sei se compraria, mas leria com todo prazer se alguém resolvesse me presentear haha

    Beijinhos e que a Força esteja com você!
    Cantinho Cult
    Galera Geek

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Eu adorei a capa do livro e a filha de rosto. Vi que você comentou que a folha de capa é retrô, mas queria saber se o restante do livro é assim também. Gosto muito de poesias e fiquei bem curiosa para saber o que ela fala sobre cada tipo de mulher e cada tipo de homem.
    Um beijo,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carolina.

      O restante do livro é bacana, não fica tão evidente o estilo retrô quanto a primeira página, mas é bem interessante a simplicidade e o cuidado que tiveram nessa edição.

      Espero ter sanado sua dúvida, abraço

      Excluir
  10. Olá!!

    Primeiro adorei seu bichinho!! kkk Não lembro o nome desses olhudinhos, eu tenho um morcego, nunca vi a morte *___*
    Que livro diferente! Nunca tinha visto!! Mesmo parecendo ótimo, acho que não o compraria por ser poesia, só se fosse no susto como você fez rs

    Bjus
    blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  11. Oiee =)

    Que livro interessante, nunca ouvi falar, mas achei (pelas fotos) um fofuraaaaaaaa ... amo livros feitos com todo o capricho, fica lindo, né!

    Também sou igual a você, não sou muito fã de poemas, etc, então não sei se este seria um livro que eu leria ou compraria, mas de todo modo, adorei a dica!

    Parabéns!!!

    Bjks
    Keyla - http://blogleituraterapia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oie, tudo bom?
    Adorei a temática do livro e esse tipo de literatura com temas adultos tem feito sucesso. Fiquei curiosa para saber sobre os tipo de homens e mulheres..rs.
    A diagramação do livro é linda.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Bem vindo ao blog Minhas Escrituras...
Fique a vontade para comentar aqui a sua opinião pessoal, sempre com respeito é claro!!! ;)
Você pode deixar o link de seu blog, que faço a retribuição com o maior prazer, mas não retribuo em postagens de promoção, ou seja, não comento.
Mensagem pra pedir que siga o blog, são automaticamente deletadas. Comenta no blog e deixa o link,farei uma visita no seu ok.
Quero agradecer a vocês que passam por aqui e deixam suas marquinhas, isso é muito importante... sintam-se a vontade...
Xero!