Resenha #223 - Jogos Mentais - Teri Terry

Livro cedido pela editora

Título: Jogos Mentais
Autora: Teri Terry
Editora: Farol Literário
Páginas: 480
Nota: 5/5
Favorito!

-Precisamos dar um basta nisso - diz o garoto.
Concordo.
-Certo. Vou derrubar as armas das mãos dos atiradores falsos, mas não consigo ver onde estão. Você me orienta?
-Vamos fazer isso juntos - ele diz. - Venha.

O que falar de um livro que amei de paixão? Não esperaria nada menos de Teri Terry, essa autora está se tornando uma de minhas favoritas, depois desse livro, pelo menos está na minha lista de queridinhas das distopias.

Desde que a Farol começou a falar deste lançamento eu não parava de babar.... fui apenas acompanhando as novidades, até finamente estar com esse livro em mãos.

Claro que as minhas expectativas foram superadas, porque eu li a sinopse, mas mesmo assim não tinha muita noção do enredo, afinal falaria de algo que geralmente não faço que seria os jogos virtuais.

Em Jogo Mentais conhecemos a Luna, uma adolescente meio revolucionária e que é contra viver em um mundo virtual, apesar de suas facilidades. Ela é uma Recusadora, porque simplesmente não quer se plugar e viver no mundo virtual criado pelo governo e quem tomava de conta era a PareCo. Ela se recusava por causa de sua vó, que antes de ficar doente, sempre dizia que para ela era perigoso, porque ela era especial, diferente dos outros. Luna tem um dom e isso poderia lhe prejudicar futuramente.

Conforme a história vai sendo contada, vamos descobrindo junto com ela, porque ela é especial e vamos desvendando alguns segredos.

Luna é uma garota comum e tem como melhor amigo o Hex, ele é um Hacker e isso significa que ele tem uma profissão. Ele vive no ambiente virtual sempre que pode e tem praticamente uma vida lá dentro com seu Avatar. Ela apronta algumas coisas para ser pega, porque afinal de contas ela não quer fazer o teste que indicará sua futura profissão. Sua diretora quer se ver livre dela, mas sempre que pode a coloca pra baixo. 

Por ter ficado fora do mundo virtual há bastante tempo, Luna vai perdendo algumas oportunidades de conhecimento. E claro fica de fora de diferentes coisas que acontecem por lá. Só que as coisas começam a mudar e ela passa para fazer um teste especial, que somente selecionados vão e mesmo contra a sua vontade ela vai e é lá que ela conhece o meu queridinho Gecko. Foi difícil me acostumar com o nome dele, ao que parece todos os Hackers tem um nome incomum. 

Luna não consegue entender do porque ela foi escolhida para estar ali e Gecko percebeu que ela era diferente, mas não disse nada. O que ele esconde? E porque ele se aproximou tão repentinamente de Luna? 

Muitas coisas vão acontecer neste livro. Não quero falar mais nada para não soltar spoiler sobre algumas coisas, que como leitora, eu ficaria fula da vida se descobrisse antes de ler o livro.

Posso dizer que mais uma vez Teri arrasou no mundo que ela criou. Pessoas podem viver virtualmente. É só sentarem em uma poltrona, se plugar e começar a se divertir. Com o tempo isso foi se expandindo e você pode vivenciar bastante coisas nesse mundo. Assistir aulas, fazer as provas, ir para festas, viajar e conhecer um mundo maravilhoso dos jogos. Fora que você poderia mudar seu avatar na hora e no momento que quisesse. Temos referências como Harry Potter e a série escrita pela autora Reiniciados, que ela inseriu no contexto e eu fiquei maravilhada, porque amei a trilogia.

Aqui encontramos aventuras, descobrimos o que há por trás desse mundo virtual e os segredos que a PareCo esconde e confesso a vocês que eu não imaginava esse final. Nossa fiquei de boca aberta e com o coração bem apertado, ansiando pela continuação. Que a Farol não demore  para trazer, #ficaadica.



A diagramação do livro está excelente. A capa está maravilhosa, simplesmente apaixonada por ela. O livro é dividido em 7 partes, com a nomenclatura pertinente com o que vai acontecer em cada parte e fraseologias. O livro é do tamanho um pouco menor do que os tamanhos dos livros normais e a fonte em tamanho médio, perfeitamente confortável. As folhas são amareladas, fazendo com que a leitura flua com rapidez. Não me lembro de ter encontrado erros de revisão. Só posso dizer que a capa é bem condizente com o enredo e depois que terminei a leitura fiquei um bom tempo olhando pra ela... tentando trazer de volta a minha respiração.



A narrativa se dá em primeira pessoa por Luna, aqui conhecemos seus pensamentos mais profundos, suas desconfianças, sua força de vontade, sua coragem, seus temores e angústias. Aparentemente ela pode parecer meio bobinha, mas podem ter certeza de que ela cresce muito na trama, até porque ela está bem envolvida nos acontecimentos. Não falo mais nada rs.

Eu simplesmente amei esse livro e fiquei boba, porque não sou ligada em mundos virtuais e para quem curte, a leitura está bem recomendada. Aqui não temos muito romance, até porque ele não é o foco. Aliás é pouco que aparece, mas o pouco que foi inserido deixou o enredo mais contagiante ainda. Venham se aventurar em Jogos Mentais, eu me surpreendi, venha se surpreender você também.

Para quem gosta de distopias, ações do governo, mundo dos jogos virtuais, rebeldes lutando por uma causa, benefícios egoístas, ilusão e pitadas de ação e mistério, esse é o livro certo. Sou suspeita em falar mais alguma coisa, porque adoro a escrita de Teri e em minha visão ela não deixou nada a desejar nessa trama.

Qualquer barulho ou movimento súbito ativaria as câmeras, então eu me controlo para respirar lentamente, inspirar e expirar o mais silenciosamente possível, mas meu coração pulsa tão alto que tenho certeza de que vai acioná-las. No entanto, elas continuam imóveis.

50 comentários

  1. Olá, tudo bem? Eu sou encantada com essa capa, é mesmo linda, né?! Fico feliz que você tenha curtido a história. EU não leio muito distopias, aliás, não consigo me lembrar de alguma distopia que eu tenha lido, não faz muito o meu estilo, mas queria sair um pouco da minha zona de conforto, vou anotar a dica! Uma pena não ter romance, sei que não é o foco, mas eu sinto falta rsss!!! Fiquei curiosa para saber qual foi esse final bombástico!

    Beijos,

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Amigaaaaa
    Maldade, agora fiquei aqui imaginando qual será esse segredo que envolve Luna e o motivo dele ter se aproximado dela, curiosidade nível 1000. Sua resenha está ótima como sempre.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Perfeito, quero ler esse livro URGENTE!!!
    Fico imaginando o que vou ser capaz de aprender como escritor e o quanto vou me emocionar como leitor :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Márcio, a leitura foi maravilhosa viu... tenho certeza de que vai gostar e muito.... Xero!

      Excluir
  4. Oi, Dih
    Não me recordo de já ter visto resenhas desse livro, mas a sua despertou minha curiosidade. Acho tem coisas nesse mundo virtual que desconhecemos mesmo. Acho que é algo inovador fazer uma distopia nesse sentido, pelo menos nunca li um livro do gênero assim. Gostei muito da premissa e com certeza leria, ainda mais diante de tantos elogios. Ótima dica!

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Flor.
    Não conhecia esse livro, mas adorei conhecer Luna e suas aventuras. Depois de tudo o que ela vivenciou, fiquei imaginando como foi o desfecho. Gosto de personagens fortes como esta.
    Não é a toa que você ficou boba! O livro é incrível.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  6. Nooossaaa! Não conhecia esse livrooo!!!
    Que capa linda de viver meus deuses ♥ Que diagramação!
    Que tudo ♥
    Como não conhecia o livro já é sabido que não li nenhuma resenha, sendo assim a sua é a primeira e ja estou encantada com o que me apresentou. Correndo aqui para ver quanto tá e já comprar o meu...

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  7. Diana! Socorro! Será que não rola fazer um sorteio desse livro em parceria com a editora? Porque eu to aqui me coçando pra ler o livro, mas sem nenhum dinheiro pra comprar... ahahahaha
    Beijinho!

    ResponderExcluir
  8. Oi amore. Pra começar eu ADORO distopia, acho incrível e eu adorei essa capa.
    Fiquei mega interessada na história e quero saber do tal segredo agora . hahaa
    Amei a resenha, escreveu tão bem e conseguiu passar sua visão sobre o livro.
    Vou pesquisar sobre ele, e indicá-lo no meu grupo de leitura coletiva.
    Beijinhos

    http://casinhadaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Diana! Tudo bem?
    Não sou muito acostumada a ler distopias, apesar de já ter me interessado por algumas. O enredo deste livro me lembrou um pouco o enredo de Neuromancer, uma distopia que também se passa em uma sociedade de hackers. O contexto me interessou bastante, espero ter a oportunidade de lê-lo algum dia. Beijos! ^-^

    ResponderExcluir
  10. Oi Diana ainda não tive oportunidade em ler nada da autora , embora tenha gostado muito da premissa deste livro e que tenha achado a historia muito interessante não sei se o escolheria como sendo o primeiro livro da Teri Terry que leio , acho que optaria pelo Reiniciados que faz mais o meu estilo ,mais adorei sua resenha e não descarto a oportunidade em lê-lo futuramente

    ResponderExcluir
  11. Eu adoro distopias, fiquei super interessada quando você falou que o final te surpreendeu!Adorei a resenha!
    Beijo

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Não conhecia o livro, mas fã de distopia que sou, me interessei bastante pela história, principalmente pelo fato de apresentar no enredo jogos virtuais. Diferente de tudo o que já li, acho que é uma leitura que tem tudo para me agradar.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  13. Ainda não conhecia o livro, ou pelo menos não lembrava dele, mas essa capa e essa diagramação está linda demais para ignorar. Faz um bom tempo que não leio uma boa distopia e fiquei bem interessada neste aqui. Já anotei a dica e espero conferir em breve.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi Dih!! Amei sua resenha, parabéns!! Achei bem interessante a premissa do livro, o fato de se plugar a um mundo virtual, esquecer sua real vida aqui é fora,é uma fato bem interessante e curiosa e quem sabe não tão estranho de existir, fiquei curiosa para saber o dom da personagem principal e saber o porque ela é tão especial, beijos!

    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
  15. Oi Diana, para ser sincera eu não sou muito chegada em distopias e por isso o livro não me cativou por inteira, claro que achei que ele tem uma premissa muito bacana para quem curte tudo o que está envolvido nele, mas não sei se é para mim ainda.

    Beijos

    www.oteoremadaleitura.com

    ResponderExcluir
  16. Olá! Estou mega ansiosa pra ler esse! Já li a série Reiniciados da autora e foi uma das melhores distopias que conheci, agora ela me vem com Jogos Mentais só pra me deixar ainda mais apaixonada! hahahah Adorei o nome da protagonista e essa capa tá inacreditável! <3
    Acabei de ver no face q a autora retweetou seu link falando do livro, ficaria doida tbm se isso tivesse acontecido comigo! kkkkkk
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pati... nossa dei vários pulinhos em casa... minha mãe achou que estava doida... ela não entende essa sensação... rs...

      Excluir
  17. Oiii
    Esse livro parece ser ótimo!
    Sempre leio resenhas positivas.
    E eu sou louca por distopias,então o livro com certeza já entrou na minha lista de próximas leituras. Essa capa é simples,mas tão linda.
    O que me deixou curiosa,foi o poder da personagem.Vou ler para descobrir.
    Obrigada pela sugestão.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. NOssa, esse livro não me chamava antenção, mas lendo a sua resenha isso mudou. Fiquei interessada pelo livro, achei uma história muito curiosa e fiquei interessada em saber mais, espero poder ler ainda esse ano. Obrigada pela dica

    ResponderExcluir
  19. Oi Di, sua linda, tudo bem
    Eu lembro tanto dessa autora quando venho aqui, pois sei como gostou dos outros livros dela. Acredita que até hoje eu não li? Acho que vou aproveitar e comprar esse também, pois adoro distopias. Achei essa muito diferente, porque existe esse universo virtual, porque eles precisam ir para lé, ter um avatar, porque eles aprendem coisas lá que não aprendem aqui no nosso mundo, que teste é esse que vai definir a profissão deles no futuro e porque ela é especial. Voc~e sabe que sou curiosa, e você foi extremamente malvada nessa resenha, não me disse nada!!! Ah, é claro que não esqueci dele, ele me lembrou um pouco o Quatro de Divergente, que dê cara percebeu que ela tinha algo de diferente, será que ele tem o mesmo dom que ela? OMG!!! Preciso ler para descobrir!! Adorei sua resenha Di!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Cila... eu tenho certeza que você vai curtir essa história e vai ficar com o coração na mão no final... estou super ansiosa pela continuação...

      Excluir
  20. Menina que livro é esse????
    Eu nem tinha ouvido falar dessa obra e fiquei bastante curiosa
    quando comecei a ler sua resenha. Estou completamente doida para
    saber como é essa estória O.o
    Karamba, é um gênero que eu acho que vou adorar ler e sinceramente já vou colocar nos meus desejados, porque com certeza
    eu vou ter que ter na minha estante. Adorei tudo que você foi contando e isso de plugar na vida virtual me lembrou um pouco de matrix sabe?
    Mas espero poder me surpreender com esse livro como te surpreendeu. Ainda não li nada da autora e espero gostar da sua escrita, ainda mais já sendo
    em primeira pessoa que sempre prefiro. Parabéns pelo seu ponto de vista. Conquistou uma leitora de primeira! hehehehe


    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/02/resenha-confucio-as-licoes-do-mestre.html

    ResponderExcluir
  21. Oi Di, tudo bem?
    Eu adoro distopias e esse livro já está na minha lista. Ela é a mesma autora de Reiniciados né? Solicitei o primeiro volume dessa trilogia e estou esperando chegar, então só vou ler Jogos Mentais quando terminar a outra dela.
    Mas já estou animada para ler esse livro. Sua resenha está ótima.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  22. Que livro lindo!!!! Amei a resenha e você me deixou doida nele agora, tenho que ler!!!

    Bjus Rafaella / Pacote Literário
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Hello!
    Geeeente, esse livro é diferente de tudo que já li por ai. E acho que vou gostar. Vou ficar de olho nele.
    Bj

    ResponderExcluir
  24. Oi Dih, tudo bem?

    Tenho bastante vontade de ler a outra trilogia da autora, mas essa parece ser muito boa também. Adoro os mundos distópicos, e as criatividades dos autores para criá-los. Apesar de amar a internet, eu não sou o tipo de pessoa viciada, que fica jogando aqueles jogos que imitam a vida, só que virtualmente... tipo um Second Life da vida... mas enfim.

    Gostei de saber que o livro é bem desenvolvido, que ao longo da trama a Luna vai ficando mais madura.

    Beijinhos,

    Rafa || Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  25. Gosto muito de ler distopias, e esse livro parece ser ótimo. Adorei a premissa. E se o livro surpreende, melhor ainda, né? A capa também é muito bonita. Pretendo ler brevemente. Adorei a dica!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  26. Desde que eu li a série Reiniciados da autora quero ler tudo o que ela lançar! Eu amo distopias, e achei diferente ela colocar esse negócio de mundo virtual, nunca li nada do tipo e já bateu a curiosidade aqui de ler! Já espero uma leitura intensa do início ao fim, já que é lido da Teri! rs
    beijos
    www.apenasumvicio.com.br

    ResponderExcluir
  27. Distopias é um dos meus gêneros favoritos. Eu acho que vou curtir muito esse livro, porque ele me parece ser diferenciado e ir além do que aparente. Adoro narrativas fluidas, diagramação boa e tudo isso que acho essencial para ler um livro, claro, além de uma boa história. Eu adoro esse mundo de mídias, cyber etc e tal e acho que a leitura será excelente. Sua resenha está ótima!

    ResponderExcluir
  28. OI Diana, tudo bem? Que legal que você está falando de uma distopia, já que eu leio poucas até pelo fato de achar que elas ficam sempre iguais, mas esta me parece diferente por se passar no mundo virtual. A capa é super linda e a diagramação tem uma letra boa, que para mim que está ficando cega já é meio complicado. hahahahaha. Mas é um pouco diferente das últimas distopias que li e se tiver oportunidade, vou querer ler!

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  29. Oi Di, tudo bem?

    Foi esse livro que a autora agradeceu a resenha nas redes sociais? Fiquei curiosa para ler, apesar de nunca ter dado muito por ele. Na verdade, acho que nunca li nada da Farol uahuahuaha. Adoro distopia e todas essas intrigas que vem junto no enredo. Fiquei interessada

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.b

    ResponderExcluir
  30. Ola!

    Adooooro uma boa distopia e essa parece ter uma temática diferente que foge do convencional e do normal, o que da uma inovada nessa área já que cada dia mais temos mais distopias sendo lançadas.

    Fiquei curiosa quanto a algo, ok eles vivem no mundo virtual, a maioria pelo menos... Mas eles podem sair para comer e dormir ne? Kkkkk não sei porque, fiquei preocupada com a alimentação deles e o sono. Fiquei curiosa para saber se ela descobre a profissão dela tb kkk

    Obrigada pela dica, adorei!

    Beijinhos!

    www.cantinhocult.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podem sim Pamella... claro que tem os viciados, mas ai para saber a alimentação deles... só lendo rs...

      Excluir
  31. Oiiie,

    Eu não conhecia a obra, mas eu gostei. Sabe, esse ano quero ler distopias, eu esse tem que entrar na minha lista. Gente, o por que será que a Luna é tão especial? Eu preciso ler esse livro, o mais rapido possível HAHA Mundo virtual, tudo o que a gente tem vivido atualmente.

    Bjs

    Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  32. oi, tudo bem?
    adorei a resenha! Tenho muita vontade de ler esse livro, mas fico com o pé atrás de comprar, porque eu tenho a trilogia Reiniciados (não lida ainda) e já me falaram que as duas séries são muito parecidas.
    A diagramação da Farol é sempre um primor, adoro o trabalho deles.
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna... nossa não percebi nenhuma semelhança do livro com Reiniciados... não achei nada haver sinceramente... mas cada leitor tem a sua percepção... mas de verdade, não achei nada semelhante...

      Excluir
  33. Di, que bom saber que você amou tanto o livro!! Adoro Reiniciados e é ótimo descobrir que a autora vai me conquistar com mais obras suas. Também não sou ligada em mundos virtuais, então essa leitura ainda vai me permitir conhecer algo novo. A Farol sempre arrasa no visual dos livros, e adoro esse formato um pouco menor que o normal das obras que eles publicam. Espero conseguir ler logo!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  34. Oi.

    Fiquei curiosa com o livro, mesmo não sendo fã de distopias, não são todos os livros distópicos que leio, mas esse me chamou muita a atenção. Gostei mesmo dele e pretendo ler, fiquei muito, muito curiosa.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  35. Olá!!!!
    Não conhecia a autora e nem o livro..até gosto desse mundo distopico,mas não consegui criar uma vontade de ler esse livro..em nada me chamou a atenção =/ tive a impressão de que a Luna é bem chatinha e tediante..só fiquei com a curiosidade de saber pq ela é diferente..então dessa vez irei passar essa leitura!!

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2016/02/resenha-um-beijo-inesquecivel-julia.html

    ResponderExcluir
  36. Adorei a resenha. A capa do livro é linda e a história em sí é muito intrigante por retratar essa questão do virtual.
    Beijos:*

    ResponderExcluir
  37. Olá. Achei muito linda a capa e fiquei como você babando essa obra kkkk. Amo distopia e amei conhecer um pouco mais dessa obra, mas, confesso que fiquei um pouco com receio porque em distopias nenhuma protagonista me conquista cara, e fico muito triste com isso. Mas, irei ler este livro, que na verdade é trilogia mas irei tentar ler e espero que não aconteça essa coisa de não gostar dos personagens.
    Parabéns pela resenha e sucesso!

    ResponderExcluir
  38. Oi Dih, tudo bom?
    Gente, que capa linda!!! Ainda não li nada da autora, mas depois dos seus elogios quero para ontem. Adoro distopias e adorei sua indicação. Já anotei aqui. Tenho um pé atrás com algumas protagonistas e espero gostar dessa vez. Adorei essa dica, parabéns pela resenha ♥ Maravilhosa como sempre.

    Beijos, Rob

    ResponderExcluir
  39. oi.
    ainda não tinha lido esse livro,a capa é bem chamativa.
    com certeza vou ler esse ano ;)
    bjs

    ResponderExcluir
  40. A capa é linda, a resenha ficou perfeita, porém não faz muito o meu tipo de leitura

    Bjs Diana

    ResponderExcluir
  41. Olá!
    Eu não conhecia o livro. A capa é bem condizente com o enredo e a história me pareceu bem inovadora. Viver num mundo virtual não deve ser nada legal, chega uma hora que deve cansar. Adorei a sua resenha e anotei a sua dica.
    Beijinhos!
    http://www.eraumavezolivro.com.br/

    ResponderExcluir
  42. Olá Diana tudo bem, eu li esse livro e gostei da dinâmica dele, o fato das pessoas terem suas vidas resumidas a ficar conectadas a um mundo virtual esquecendo da realidade é intrigante. Adorei a resenha! Bjkas

    ResponderExcluir
  43. Oi Dih, tudo bom?
    Amo distopias e em grande parte delas, o mundo virtual é mais desenvolvido que o nosso. Nesse livro as pessoas vivem em uma espécie de The Sims? Eu conhecia só a capa, mas gostei da premissa e fiquei curiosa sobre a realidade virtual vivida pelos personagens. Dica anotada.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Bem vindo ao blog Minhas Escrituras...
Fique a vontade para comentar aqui a sua opinião pessoal, sempre com respeito é claro!!! ;)
Você pode deixar o link de seu blog, que faço a retribuição com o maior prazer, mas não retribuo em postagens de promoção, ou seja, não comento.
Mensagem pra pedir que siga o blog, são automaticamente deletadas. Comenta no blog e deixa o link,farei uma visita no seu ok.
Quero agradecer a vocês que passam por aqui e deixam suas marquinhas, isso é muito importante... sintam-se a vontade...
Xero!