Resenha #215 - Espelho dos Olhos - Nicolas Catalano

Livro cedido pela editora


Olá, pessoal. Hoje trago a resenha nacional bem bacana, espero que gostem.

Título: Espelho dos Olhos
Autor: Nicolas Catalano
Editora: Talentos da Literatura Brasileira - Novo Século
Páginas: 464
Classificação: 4.0

Remi Claus é um cientista cujo propósito: evoluir o ser humano de forma que cada um se una para proteger uns aos outros e acima de tudo, agir em prol da sociedade. Ele foi capaz de tudo e fez de suas filhas cobaias! Entretanto, nessa visão não existiu espaço para o egoísmo e a sede de poder que habitam alguns corações e por isso o mundo se encontra dessa forma...

Sistemas de Elites

Elite A
Vocalizadores, Arcanos, Guerreadores e Siriens.

Elite B
Glorificadores, Pintores e Acrobatas.

Elite C
Guardiões.
Rainha Scherzer Straferry


Evangellyne é uma garota que mora humildemente com o pai na Ilha Sul, na qual a população em sua maioria é pobre, pois os trabalhadores zero-classe ganham uma merreca. Independentemente da falta de dinheiro, Evangellyne sempre teve conversas importantes com seu pai a respeito da forma que o país é dirigido, de como a maioria das pessoas com classe são fúteis e arrogantes, de como seria um mundo melhor se as coisas fossem mais justas. 

Ela nunca conseguiu superar a dor de ter lindos olhos verdes e não ter as habilidades dos Glorificadores, ser chamada de mentirosa, pois nunca, nunquinha, houve uma pessoa sem habilidades da classe à qual pertence a cor de seus olhos. Além disso, é considerada dissimulada devido a todos acharem que ela só diz esse disparate por não ter dinheiro para ir à Escola de Talentos na Ilha Central para tentar conseguir seu certificado de Classe (só com ele que a pessoa tem "reconhecimento").
Pimp vem ao meu lado, encruado. Um choro interno surge dentro do meu peito imediatamente. Mas eu não posso chorar, eu não posso combatê-la. Eu ... eu não tenho habilidades. Tudo parece flutuar sob sentimentos obscuros. Estou aqui. Ainda caída no chão, observando-os sem saber o que fazer. É um verdadeiro desprezo. Tudo parece embaçar devido à adrenalina causada pela raiva. Inspiro angustiada: penso em como sinto nojo de Mary Roseanne. Sua feminilidade não é leal. Porca! Entretanto, ao olhar ao redor de casa, com algumas cadeiras quebradas devido a um de seus desprezíveis atos, tento ignorar o fato de que recebi um cuspe em meu rosto sem motivos. Minhas costas ardem. Porém, o mais difícil não foi aguentar tamanha asquerosidade, e sim ser humilhada e não ser capaz de fazer nada. Na-da.
[...]
Eu me sinto um nada.
Revoltada Evangellyne tenta provar que não tem talento e caba se metendo em uma enrascada: seu pai irá morrer se ela não obedecer 100% seu algoz. Levada para longe de todos que ama ela terá que mudar seu visual e sua história de vida, se transformando em outra pessoa para conseguir cumprir a missão superdifícil que seu "sequestrador" impôs.
"Eu não sou mais Evangellyne Allins". É como se eu tivesse outro. Outro olhar. Sinto-me diferente. Triste e amarga. Evangellyne sempre fora feliz [...]. Ela queria evoluir. Tenho certeza de que isso que sou no momento não é ela. Definitivamente. Mas... se essa não sou eu, quem realmente eu sou? Quem Eu fui? [...] um nome intenso aparece forte em minha mente, ele lateja várias vezes como batidas ardentes e chicotes. Ele será minha defesa, o corte, o disfarce. Porque sei que isso que sou agora não é Evangellyne. Estou em um estado de extrema metamorfose.
Autor em sua tarde de autógrafos
Minha primeira impressão do livro foi que a capa é bonita, bem trabalhada na simplicidade, com poucos detalhes especiais que deixaram tudo em harmonia. Um milagre aconteceu! Gostei da sinopse, pois ela não fala quase nada do livro, deixando algumas coisas no ar para instigar a curiosidade. As páginas são amareladas, com fonte média e com pouco espaço entre as linhas (se você gosta de ler no transporte, isso irá atrapalhar um pouco).

Infelizmente, encontrei diversos erros no texto... palavras faltando ou no lugar errado, isso anda ficando cansativo, parece que é raro encontrar um livro bem revisado. Enfim, mas isso não atrapalha muito a leitura.

Recomendo para quem goste de: literatura nacional, ficção, magia.

Não recomendo para quem não goste de: fantasia, psicologia, ficção científica.

Ps. o livro terá continuação: Espelho de Sangue e são 4 livros por enquanto. Na página do Nicolas encontrei essas entrevistas bem bacanas com ele e com a Dáfne Freitas ("O despertar do Guardião" resenha aqui).



50 comentários

  1. Oi Ninah! Td bem?

    Tbm gostei muito da capa, simples e bonita neh?
    Infelizmente, esses erros de revisão estão mais comuns, isso é muito chato... :/

    Adorei sua resenha, espero que um dia possa lê-lo!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Esse livro reune alguns dos elementos que eu gosto. Ficção e magia. Me interessei pelo título, achei bem poético e minha imaginação foi longe imaginando toda a história do livro. Acho que nossos autores nacionais de ficção estão no caminho certo e com certeza eu irei dar uma olhada mais aprofundada nesse livro. Parabéns pela resenha :)

    ResponderExcluir
  3. A primeira coisa que chamou minha atenção para esse livro também foi a capa, acho que já li uma resenha dele, mas não lembro onde.
    Enfim, achei sua resenha mais detalhada e me permitiu enxergar com mais clareza a história.
    E sim, eu leria o livro com toda certeza, mesmo com os errinhos no texto, realmente um livro bem revisado está em falta, mas que bom que não atrapalha a leitura.
    Adorei de verdade sua resenha e espero poder ler o livro logo, logo.

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Amei a capa... muito linda!
    Com certeza, seria um livro que compraria pela capa rsrs
    Gosto bastante de história de fantasia e parece ser bem interessante.
    Coitada da garota, foi bem perseguida heim? E depois forçada ser outra pessoa? Tadinha...
    Beijos
    Parabéns pela resenha
    Conchego das Letras

    ResponderExcluir
  5. É a primeira resenha do livro que eu leio e sinceramente já quero ler/ter na estante. Gente que premissa legal. Bem original!!! E esta capa linda? Curti muito.
    Abraço, www.likelivros.bogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Taí, gostei da ideia da história. Gosto de livros que misturam a fantasia com a distopia. Infelizmente tenho sérios problemas com excesso de erros em livros, eles não apenas me desagradam, como também me enervam profundamente. Entendo um ou outro, porque ninguém é perfeito e revisores também erram, mas vários, ao longo de toda a obra, dói e desanima.

    A capa é realmente linda e, quem sabe, em uma futura segunda edição com esses erros corrigidos ela não vá parar na minha estante?rs
    Conchego das Letras

    ResponderExcluir
  7. Olá, eu não conhecia esse livro e diferentemente de você, eu não gostei muito da capa :(

    Eu gostei muito do livro, isso, quero dizer, através da sua resenha.No começo eu fiquei meio confusa, mas depois consegui me situar e me interessei pelo livro. Amo nacionais e também dou o maior apoio.

    ResponderExcluir
  8. Oiii, e a primeira resenha que vejo do livro. Confesso que não me atrai tanto. Apesar da capa apesar de simples realmente ser linda como você disse. Parabéns pela resenha.

    Beijos
    Books And Carpe Diem

    ResponderExcluir
  9. Oie!
    Achei interessante a ideia de separação através da cor dos olhos, sem contar cada uma das aptidões que a pessoa irá desenvolver. Como faz parte de uma série, vou aguardar a publicação do próximo e ler tudo de uma vez. Gostei da trama apresentada, e mesmo com os erros encontrados no livro, pretendo conferir.
    bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  10. Oie! Tudo bem?

    Essa é a primeira vez que tenho contato com algo relacionado ao livro, na verdade eu nem o conhecia, até hoje. rs A trama me atrai bastante, a capa é muito bonita, mas saber que tem continuação me deixa desanimada - sou uma leitora ansiosa! O chato é o livro conter tantos erros, isso acaba interferindo na leitura, se for em excesso. Quem sabe um dia eu tenha a oportunidade de conferir a história?!

    Beijos,
    Dai | www.cheirodelivronacional.com.br

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia ainda o autor ou a obra, e me interessei bastante, pois adoro fantasia e magia. E eu achei demais o esquema ali informado o que é cada um. Fiquei bem afim de conferir a obra. Essa capa está bem bonita mesmo, uma pena saber dos erros. :/
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  12. Amiga já estava super interessada em fazer a leitura desse livro.
    Achei a capa simplesmente linda. Mas uma das meninas do blog que vai ler ele. Espero que ela goste, mas eu acho que provavelmente iria gostar da leitura, porque fantasia eu adoro. Mas eu achei uma pena saber que tem erros, porque realmente isso atrapalha na leitura. Cansei de pegar também em ebook pra tu ter uma ideia. Mas acontece...Ninguém é perfeito né?


    Eu li esse livro e sinceramente tenho que confessar que adorei.
    Mas eu achei ele muito descritivo sabe. As vezes ficava até cansada, mas mesmo
    assim espero ainda ler a continuação, porque me deixou bastante curiosa o seu desfecho.
    A escrita da Gayle Forman é fantástica e espero ainda conhecer muitas outras de suas obras.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/renovamos-com-geracao-editorial-muita.html

    ResponderExcluir
  13. Oii
    Gostei bastante da sinopse e principalmente da sua resenha que nos brindou com um pouco mais de informação e detalhamento..Não conhecia o autor nem o livro e já me apaixonei pela estória,pois amo livros de fantasia,ficção e que contenha magia também ^^ Como tenho uma pilha infinita pra ler e serão 4 livros no total vou esperar sair todos pra enfim poder ler um atrás do outro :)
    Não curti muito a capa..de resto tá tudo ótimo :)

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2015/12/titulo-irmandade-perdida-autor-anne.html

    ResponderExcluir
  14. Oi, não conhecia o autor e nem o livro e me encantei porque no meu exato momento, estou a procura de uma leitura que me encante com mafia e fantasia e pelos detalhes que você abordou na resenha, é exatamente isso que encontrarei nas páginas deste livro. Só desanimei em saber que a serie tem 4 livros e não estão todos publicados. Mesmo assim, quero conferir o mais rápido possível.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Não conhecia o livro e nem o autor e adorei a premissa do livro e acho que estou no momento exato para conhecer esta história com magia e fantasia. Faz um tempo enorme que não leio nada neste genero e já passou da hora pra eu mudar a situação. Só fiquei mega desanimada em saber que são 4 livros e não estão todos publicados. Mas quero conferir mesmo assim!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi Nina,
    Essa capa tá linda né?
    Eu vou ler Espelho dos olhos assim que acabar a minha atual leitura e estou cheia de expectativas, pela sua resenha acho que vou gostar muito do que vou encontrar na leitura.
    Meu isso de erro na revisão é osso, acho uma enorme falta de respeito da editora para com os autores e para com o público, é triste mas esse é um problema que vem se agradando a cada dia, e realmente prejudica a leitura.
    Beijos
    Conversas de Alcova ♥

    ResponderExcluir
  17. Oi. esse livro me parece confuso, não no sentido pejorativo da palavra, mas pelos conceitos que aborda, eu gosto dessa confusão literária. Acho a capa perfeita, espero um dia ter oportunidade de lê-lo.

    ResponderExcluir
  18. Oiii!

    Eu não conhecia a obra. O enredo é interessante, mas não sei se leria no momento. Por causa do número de obras. Fiquei chateada com o número de erros na obra. Acho que mesmo não atrapalhado acaba desmerecendo o enredo :(

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  19. Ooi,
    Eu li Espelho dos Olhos e amei a distopia! Não lembro de ter reparado em erros de revisão, a história do Nicolas me cativou muito e eu mal posso esperar pelo próximo livro.
    Vitória Zavattieri
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  20. Oi, não conhecia esse livro, mas gostei bastante de sua capa. Realmente achei um pouco complexo isso da divisão da sociedade, mas é algo que me chama a atenção! Achei bem diferente e original a história e isso foi o que mais me chamou a atenção. Não sei se leria agora, porque já tenho muitos livros pendentes, mas com certeza quero ler no futuro. Só não me agrada ser uma série tão grande, mas faz parte! Ótima resenha.
    Beijos
    - Bruna
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  21. Oiee ^^
    Evangellyne parece ser uma personagem incrível. Estou curiosa para ler esse livro desde que li a primeira resenha dele, e, vendo que você também gostou, fiquei mais animada. Estou aguardando (ansiosamente) pela chegada do meu, e espero gostar também ♥ É uma pena que a editora tenha pecado no quesito revisão *-* Não sabia que o livro fazia parte de uma série *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Olá, tudo bem? Espero que sim. Amei a capa, o livro, a resenha, enfim, amei tudo. E o melhor disso tudo é o fato de ser um livro nacional, as pessoas que falam que gosto do internaionais por questão de fantasia entre outros motivos, agora não pode mais dizer que só lê internacionais por causa disso, eu com certeza quero esse livro e vou pedir de aniversário para minha mãe. Muitíssimo obrigada pela dica ela será muito bem utilizada. Beiiiijoos...
    Sthe - Blog
    http://leesoncre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi Ninah, tudo bem?

    Gostei bastante da premissa do livro e parece que a sociedade tem sua divisão bastante clara, e coitada da Evangellyne, nascer com as características, mas não ter a habilidade da classe a qual pertenceria. A maioria dos livros desse selo tem esse problema de revisão, e mesmo que o livro seja ótimo, esses erros acabam atrapalhando a nossa leitura... o que é realmente uma pena.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima || Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  24. Olá, Ninah!
    Achei a capa muito bonita e a estória interessante! Adoro livros que tenham fatos marcantes e únicos que chamam atenção. O autor foi muito criativo! Adorei tudo e espero lê-lo em breve!
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir
  25. Oi, flor!
    Eu gosto muito de distopias e essa me pareceu interessante por dividir a sociedade através da cor dos olhos... Infelizmente, acho que muita gente da mesma família deve ficar em castas diferentes, prevejo sofrimento. Mas Eu ainda não li essa obra e me senti curiosa em fazê-lo, mesmo com as fragilidades que apontou.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Olá
    Tem razão, a sinopse instiga, mas não revela muita coisa.
    A capa tá mesmo muito legal e o que mais gostei foi de ser um livro nacional. Me interessei tanto pela história, principalmente pelos fator psicológico.
    A distopia parece estar muito na cabeça do cientista.
    Pena que tem esses erros de revisão, vamos torcer para que isso seja corrigido nas próximas edições.
    Vou procurar esse livro para ler.
    bjs
    diariodeumapsicopedagoga.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Oi, tudo bem?
    Eu não sou muito de ler livros de fantasia, mas esse livro chamou muito a minha atenção por conta da capa e agora lendo seu post fiquei mais animada ainda, parece ser uma história interessante mesmo e diferente, por isso marquei a dica.

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Ola Ninha lindona dessa vez a premissa do livro não me cativou, não me chamou atenção, então vou deixar passar a dica, que pena que encontrou vários erros, isso desanima um pouco. beijos

    Joyce

    ResponderExcluir
  29. Ninah, não conhecia Espelho dos olhos mas por ser nacional já fiquei curiosa. Mas confesso que ao saber que é uma série e que a revisão está ruim fico desanimada =\ mas foi ótimo conhecer um pouco do enredo que parece bem interessante e me lembrou um pouco as distopias que estão em alta no momento. Enfim valeu pela dica e parabéns pela leitura!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  30. Oie! Nossa, que presente repentino! Adorei muito a resenha. Gostei bastante da tabela das Classes de Talento junto às cores dos olhos! Foi super criativo. Sem palavras.

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nicolas, prazer em tê-lo aqui no blog... que bom que curtiu... a Ninah arrasa... xero!!

      Excluir
  31. Acho a capa linda e essa sinopse realmente é quase um milagre, rs, difícil encontrar uma sinopse boa. Mas confesso que essa revisão me incomodaria demais, infelizmente é um problema recorrente neste selo da editora, não sei o que acontece. A história me parece muito interessante, mas juntando os erros com o fato de ser uma série de quatro livros por enquanto, não me animo a ler.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  32. Olá!
    Até gosto bastante de fantasias, mas esse livro parece deixar um pouco a desejar. Recentemente, li um livro com muitos erros e foi bastante cansativo também :(
    Espero que esse livro passe por revisão e corrija isso.
    Espero que a continuação seja bacana!
    Beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. A Novo Século vem deixando a desejar em alguns livros no quesito revisão. No entanto, as obras publicadas são sempre boas, com ótimas histórias. Esse é encantador! Adorei a capa e o enredo. Você deixou bem explicado como funciona a sociedade no livro, o que auxilia a compreender o contexto. Desejo sucesso ao autor!
    Até + ver! Nu.
    As 1001 Nuccias | Curtiu?

    ResponderExcluir
  34. Gostei da capa do livro e da proposta, achei essa separação através da cor dos olhos super interessante e apesar dos erros de revisão espero poder conferir a trama em breve. Parabéns pela resenha.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  35. Oiii
    Eu amei a capa,achei ela simplesmente linda!
    Como você disse a sinopse não diz muita coisa e isso atiçou a minha curiosidade.
    Sua resenha foi muito explicativa e bem estruturada.
    Deixou aquela vontade de quero mais,sabe?
    Infelizmente vemos alguns erros em livros nacionais,mas eles nunca fazem o livro perder seu charme.
    Obrigada pela sugestão.

    ResponderExcluir
  36. Oi Nina! :D
    Já conhecia o livro e já havia visto a entrevista do autor com a autora Dáfne! Acho a capa do livro dele linda e estou bem curiosa para saber mais da história!
    Infelizmente a editora Novo Século não se interessa muito em caprichar com sus livros, isso me deixa bastante magoada... :(

    Beijos e até logo! ;)
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  37. Eu não sou muito fã de fantasia, mas gostei de tudo que você disse que têm no livro, principalmente a psicologia e a ficção científica. Isso me chama bastante a atenção e eu ainda não conhecia o livro, nem o autor. Foi uma excelente dica.
    Realmente concordo com você está difícil entrar um livro bem revisado, até as editoras de grande porte estão trazendo livros com erros bizarros.
    Mesmo assim, não atrapalha tanto na leitura quando são erros "simples".
    Beijos

    ResponderExcluir
  38. Olá!

    Gosto muito de fantasia, e essa pretende ser uma ótima leitura. Já li diversas resenhas desse livro e nenhuma até agora foi negativa.
    Por algum motivo sempre que leio resenhas ou alguma outra coisa relacionada ao livro, me vem a mente duas outras séries, que são elas: A Seleção, por conta dessa "divisão" e A Rainha Vermelha, em relação a cor dos olhos, já que em A rainha vermelha é a cor do sangue que define em qual lugar se encaixará.
    Eu tinha prometido a mim mesma não iniciar séries, enquanto não terminasse as que já comecei, mas acho que vale a pena abrir uma exceção.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  39. Oi!
    Confesso que mesmo lendo a resenha fiquei um pouco perdida e sem saber se gostei ou nao do livro, mas pena que a revisão não foi tão boa assim né, palavras faltando ou trocas acabam estragando um pouco a experiencia de leitura.
    Vou procurar mais informações da obra pra entender ela melhor ^^

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  40. Oi, Ninah!
    Como não gosto de fantasia, esse livro não é pra mim. E confesso que fiquei um tanto assustada com essa tabela de cores e características. Do jeito que sou, vou querer ficar voltando a ela pra lembrar toda hora. rsrsrs
    Revisão ruim é marca da NS, eles são péssimos com isso. :/
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Giulia,

      Não precisa se preocupar, também pensei nisso no começo, quando a divisão não era tão clara, mas é só no começo mesmo, pois os personagens são tratados por sua classe (tipo, olá vocalizadora) e as cores estão sempre presentes para ajudar.

      Abraços

      Excluir
  41. Não me surpreendo os erros de revisão no livro, a Novo Século peca com esse selo Novos Talentos, não dando a atenção que o autor merece, sempre com péssimas revisões, e isto é uma falha grande da editora, que deveria se dedicar a esse selo... Bem, o enredo é interessante e fiquei curiosa para conhecer mais sobre a história e seus personagens, somente é uma pena ter ficado tão mal revisado, isso prejudica demais a leitura.

    http://www.daimaginacaoaescrita.com/

    ResponderExcluir
  42. Oiie,

    Não conhecia o autor, e achei a capa mega linda. Até me envolvi com a premissa e sua resenha (essa história de cor do olhos me chama atenção), mas ao ler que tem erro de revisão, falta palavras, palavras em lugares errados, isso desanima demais para ler, pois eu sou muito perfeccionista e quero as coisas direito, então acho que vou deixar passar.

    Bjs

    ♡ Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estefânia, também pensava assim, mas isso me impedia de ler obras maravilhosas como aconteceu com "Deuses Americanos" do Neil Gaiman.

      Essa obra do Nicolas vale muito a pena ler e acompanhar.

      Abraço

      Excluir
  43. Olá, também achei a capa muito linda. Infelizmente, esses erros de revisão estão mais comuns, isso é muito chato e acaba desanimando um pouco. A premissa do livro é interessante, quem sabe se houver uma nova edição eu não leia.

    http://viajandoentrecitacoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  44. Oie, livro bem curioso, quando comecei a ler me lembrou o livro da Kiera, mas é diferente eu sei. O tema central que é evoluir o ser humano parece uma proposta ousada, a capa é muito linda.

    ResponderExcluir
  45. Oie
    a resenha está ótima e parece ser uma história bem legal, eu adoro psicologia mas odeio ficção cientifica haahaha quem sabe uma hora eu arrisque a leitura

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  46. Oie, tudo bom?
    Gosto de conhecer livros novos e não conhecia esse ainda. Achei algumas coisas um pouco confusa, mas no geral a trama é interessante. Gostei da parte de ficção científica da narrativa e gostei do que o livro oferece. Nossa, esses erros de revisão me incomodam muito também.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  47. Oi, tudo bem? Eu gostei muito da premissa do livro, parece ter uma história bem elaborada pelo autor. O que me desanimou um pouco foi saber dos erros, mas acho que passando por uma boa revisão está tudo certo.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Bem vindo ao blog Minhas Escrituras...
Fique a vontade para comentar aqui a sua opinião pessoal, sempre com respeito é claro!!! ;)
Você pode deixar o link de seu blog, que faço a retribuição com o maior prazer, mas não retribuo em postagens de promoção, ou seja, não comento.
Mensagem pra pedir que siga o blog, são automaticamente deletadas. Comenta no blog e deixa o link,farei uma visita no seu ok.
Quero agradecer a vocês que passam por aqui e deixam suas marquinhas, isso é muito importante... sintam-se a vontade...
Xero!