Big Brother Literário?


Pessoal, essa notícia saiu ontem pelo Blog BookStart (aqui) e não poderia deixar de compartilhar com vocês...
Foto do site oficial Rai.TV 
Antes de fazer esse post fui pesquisar e descobri que essa notícia já veio para o Brasil há algum tempo - para ser mais específica, saiu na Folha de São Paulo e na Época, ambas em 12/2013 (Folha e Época).

Em novembro de 2013 foi lançado um programa chamado "Masterpiece" na TV italiana: esse programa nada mais é do que um reality show de escritores. OI? Como assim? Pois é: resolveram colocar escritores, computadores, provas, cronômetro e jurados de peso tudo em um único reality show. E o prêmio? O sonhado contrato com a editora Bompiani, uma das mais tradicionais do país, no qual o ganhador terá a publicação de seu romance de estreia.


É claro que o programa recebeu muitas críticas, tais como "como podem jogar a literatura assim na lama?", "o processo de criação não pode ser menosprezado" e "não podem rebaixar a qualidade da literatura em nome do lucro". Como um processo tão complexo pode ser mostrado de forma absurdamente banal?

Apesar de todo esse drama da mídia, inúmeros candidatos tentam participar do programa. Afinal, não é apenas a chance de conseguir que seu trabalho seja publicado, mas também tem a questão de se exporem, terem seus 15 minutos de fama e aprenderem, pois eles acabam tendo um feedback dos jurados durante todo o programa.

Agora, porque foram inventar esse programa? Além do lucro, a Itália tem tido quedas significativas no público leitor e esse tipo de exposição atinge tanto os amantes de literatura quanto os amantes de reality shows, que estão cada dia mais populares.

Esse vídeo aqui é da segunda rodada (pelo pouquíssimo de italiano que consegui entender - se estiver errada, perdão) e para começar bem, já amei a trilha sonora. ;)  Infelizmente não sei italiano, entretanto amei essa ideia...

Essa é uma forma de chamar a atenção da população para os livros novamente... ou será que não? Bem, eu acho que é bem bacana, e você? Gostaria que no Brasil também tivesse um programa assim?


22 comentários

  1. Oi Dih!

    Tbm vi essa notícia e achei mega interessante! Eu adoraria ter algo parecido aqui no Brasil! Mas acho que é pedir muito neh? rsrsrsrsrrs

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb acho amiga, mas essa postagem que a Ninah fez me chamou muito atenção... vai que... rs.

      Excluir
  2. Oi Ninah... tudo bem minha flor...
    Como eu te disse ontem, eu tinha total desconhecimento dessa notícia e em minha humilde opinião achei um máximo... vemos por ai tantos realitys por bobeiras e nada haver, esse seria bem legal, porque teríamos autores, iriamos conhecê-los um pouco mais e outros novos... seria uma chance também para publicar seu livro... se tivesse aqui no Brasil seria uma maravilha, mas jamais alguém faria isso por aqui... e outra se fizessem, provavelmente colocariam autores já consagrados e conhecidos ai não iria adiantar... rs... amei a sua postagem... xero!!

    ResponderExcluir
  3. Querendo aprender italiano só para assistir esse programa e "roubar" as dicas dos jurados... isso já que esperar um reality show desses aqui no Brasil é querer demais.
    Agora resta enxugar as lagrimas e aproveitar o que temos; ou seja, curtir os nossos Blogs literários rsrs
    Amo o trabalho de vcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Marcio... é verdade é algo muito distante de acontecer no Brasil, mas sabe aquela esperança? Pois é... ela reina aqui... xero!

      Excluir
  4. Uau!!! Nao havia visto essa notícia,confesso de gostei dessa idéia do reality. Abrçs
    http://aspoesiasdananda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Não tinha visto essa notícia, achei interessante, mas se dá certo não sei. hahaha

    ResponderExcluir
  6. A ideia pode até ser interessante, um BB Literário, mas confesso que não acho legal.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  7. Oi Di, tudo bem?
    Eu fiquei sabendo dessa notícia no facebook e achei bem legal, pra mim é uma forma muito interessante de divulgar a literatura. Uma pena que não sei italiano, mas depois vou tentar ver alguns vídeos.
    Queria que tivesse algo assim no Brasil, mas é muito difícil acontecer.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ninah. Que coisa doida, não conhecia esse reality show e confesso que fiquei dividida. Talvez seria interessante assistir, porém, vendo a crítica, eu entendo o lado deles e fico pensando: Como o autor iria se concentrar pra escrever tendo a pressão de um reality show? Não sei se sairia uma obra boa disso, sabe? Muito doido.
    Abraços, Bia.
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  9. Seria tão legal se tivesse um programa desse aqui no Brasil! Seria muito bacana conhecer mais autores nacionais :) A ideia parece muito bacana mesmo.
    Beeeijos

    ResponderExcluir
  10. Oie!
    Seria uma boa! Não aguento mais programas com cantores...kkkkk

    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    Odeio realities shows, mas esse eu não perdia! A ideia é louvável, tendo em vista que o público leitor está cada vez mais diminuindo. Mesmo com eventos literários sempre lotados, só 8 milhões de brasileiros são leitores assíduos - e isso é pouco, partindo da premissa que somos uma nação com 202 milhões de habitantes.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Saudações literárias! Fiquei sabendo dessa noticia, correu por todo whats. Seria muito massa ter um bbb literário aqui no Brasil. Mas pelo jeito é algo impossível de se realizar.

    ResponderExcluir
  13. Oi Di e Ninah, sua lindas, tudo bem com vocês
    Não sabia da notícia, mas gostei muito da ideia. Acho super importante promovermos a literatura nacional. Mas não gostei do modelo do programa, sinceramente, não precisa ofender ninguém e nem humilhar, se estão dizendo que o público só dá audiência para esse tipo de comportamento, acho lastimável. Nós temos modelos de programas aqui na área da música e o famoso Soletrando também, que são competições saudáveis e que ganham o público pela emoção e pelas histórias dos participantes além do talento.
    Adorei sua postagem,
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. OiiI!

    Dih, eu não vi nada relacionado a esse BBL, mas eu achei bem legal a proposta! Eu não sei se assistiria porque meu negocio na TV são programas de culinária, mas acho que é interessante tentar incentivar a leitura dessa forma, o problema é que eu acho que há formas mais interessantes...

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Olá! Achei legal a ideia, pois incentivar a leitura é sempre algo importante! Aqui no Brasil não sei se o programa teria audiência, por motivos variados, principalmente porque poucos se interessam pela leitura! Abraço!
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. aah eu vi essa noticia no meu feed do facebook, eu até abri o link da postagem para ler a matéria, pois achei bem interessante apesar da polêmica. sou a favor de qualquer coisa que beneficie a leitura e a escrita. Isso é algo positivo não?


    Abraço!

    ResponderExcluir
  17. Que incrível!!! Imagina que louco escrever sob pressão. hahaha
    Seria bem legal com os autores nacionais né? Vamos subir uma # no twitter. hahaha
    Gostei muito da notícia.
    Beijos

    http://casinhadaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi,
    já tinha visto essa notícia no face e confesso que achei bem legal, mesmo com o mimimi (que hoje em dia, vemos em tudo e por tudo) não acho que seja ruim para a literatura em geral pois o simples fato de incentivar a leitura já é um bônus...

    bjs

    ResponderExcluir
  19. Oii,

    Que interessante esse programa hein. Seria uma idéia bem bacana aqui para o Brasil, que além de incentivar a leitura, vai incentivar também na descoberta de mais novos autores. Seria maravilhoso.

    beijos

    ResponderExcluir
  20. Nossa!!! Não conhecia, achei o máximo.
    Seria sonho um desses por aqui, né?
    abraços.

    ResponderExcluir

Bem vindo ao blog Minhas Escrituras...
Fique a vontade para comentar aqui a sua opinião pessoal, sempre com respeito é claro!!! ;)
Você pode deixar o link de seu blog, que faço a retribuição com o maior prazer, mas não retribuo em postagens de promoção, ou seja, não comento.
Mensagem pra pedir que siga o blog, são automaticamente deletadas. Comenta no blog e deixa o link,farei uma visita no seu ok.
Quero agradecer a vocês que passam por aqui e deixam suas marquinhas, isso é muito importante... sintam-se a vontade...
Xero!