Resenha #211 - Mistério de Elêusis - Márcio Sidney


Título: Mistério de Elêusis
O Mestre do Crime
Autor: Márcio Sidney
Editora: Novo Século
Talentos da Literatura Brasileira
Páginas: 445
Nota: 3/5

-Precisamos da confiança de nossos clientes para recuperar o que perdemos. Se essa informação vazar, de fato teremos um prejuízo que não pode ser compensado nem mesmo com a recuperação do que os ladrões roubaram - concluiu Gonçalves. 

Mais uma resenha mega difícil de escrever, fiquei ensaiando por um bom tempo para escrevê-la e acho que a escrevi umas três vezes e depois passei a limpo e aqui está.

Nesse livro já começamos com ação. Um banco foi roubado, mas não foi um roubo simples. Um roubo qualquer. Os ladrões foram extremamente habilidosos. Eles surpreenderam o dono do banco que ainda não conseguiu se recuperar. Não foi pela perda, mas pelo fato como o roubo aconteceu. Eles foram enganados. Todos os sistemas de seguranças foram driblados e ele simplesmente perdeu essa jogada e o pior de tudo foi que o ladrões avisaram o que iriam roubar e quando isso iria acontecer e mesmo com todos os preparativos, todos os sistemas de seguranças competentes não foram suficientes.

Roubos como esses estavam acontecendo de uma maneira quase frequente. E isso estava deixando algumas empresas de sistema de segurança de cabelos em pé. A tecnologia com que esses ladrões trabalhavam eram fascinantes, mas as pessoas que recebia o ataque de roubos ficavam atordoadas com a forma como tudo acontecia. 

Ninguém sabia quem eles eram, como surgiram, como apareciam, mas ao mesmo tempo desapareciam. Como eles conseguiam roubar sem grandes danos e pior como eles teriam a ousadia em dizer quando o roubo aconteceria, como se fossem marcar uma data de ida ao médico. 

-Esses ladrões não são comuns, não posso imaginar um ser humano no mundo que tenha frieza para anunciar e executar um plano desses, sem contar a inteligência.

Caramba eu fiquei impressionada com a minuciosidade como tudo foi descrito e como os roubos foram contados de forma detalhada, deixando os donos dos locais assaltados loucos e sem entender completamente nada, porque todos procuravam uma maneira de explicar o ocorrido, mas eles não conseguiam chegar em lugar algum. Mesmo com todo o sistema de segurança caríssimo que eles tinham, não conseguiram impedir e claro que um dos mais prejudicados e o que se sentiu mais lesado com tudo o Otavius, ele queria mais que tudo pegar esses caras e faria qualquer coisa para conseguir.

Me permito falar dele, porque não percebi um protagonista na trama, percebi que todos os personagens mais falados tinham as suas participações especiais, mas olhando para o conteúdo do livro posso falar de Otavius sem soltar spoiler dos demais. Otavius foi um dos empresários que tinha uma empresa de segurança e por obra do destino ou não, foi um dos mais prejudicados com o burlamento dos ladrões. Com isso ele terminou vendendo a sua empresa para um magnata novo no ramos e ficou sócio dele, assim ele não perderia totalmente o seu negócio e ainda trabalharia com o que ele gostava, mas ele queria mais que tudo descobrir quem eram esses ladrões e entregá-los a polícia.

O livro é divido em três partes. A primeira parte se fala dos roubos. A segunda parte de como eles acontecem e a terceira o desfecho. 

Eu curti muito a leitura, principalmente a primeira parte. Me vi louca com os roubos, queria descobrir como eles aconteciam assim como os donos das empresas. Eu achei a forma que Márcio desenvolveu a história rica em detalhes que fiquei bem presa durante toda a leitura dessa primeira parte. Infelizmente a segunda parte não funcionou pra mim. Senti que os maiores detalhes foram desnecessários. Sim ele queria explicar como tudo aconteceu e o porque, mas achei que algumas descrições poderiam ter sido cortadas, assim não ficaria tão maçante a leitura. Dessa parte dois confesso que demorei mais para ler e me senti cansada em algumas passagens, mas não que a leitura foi ruim, mas queria que essa parte fosse mais ativa e produtiva, mas comigo não funcionou bem assim, mas pode funcionar pra você leitor, então eu o instigo a ler para tirar suas próprias conclusões.



A diagramação do livro é boa, mas achei o livro bem pesado, acredito que foi pela escolha do tipo de folha. Gostei muito da capa. Não me lembro de ter encontrado erros de revisão. Achei legal a divisão das partes para melhor entendimento do leitor. O livro é narrado em terceira pessoa e isso dá uma dimensão maior para entender o que acontece  além dos roubos e além do desfecho, assim você não se perde e nem se sente tão confuso.

Recomendo sim a leitura do livro, principalmente para quem curte histórias de crimes com sua forma mais detalhada e cheia de mistérios. Aqui não encontramos romance, mas sim a arte do crime de sua forma nua e crua. Encontramos o poder da ambição das pessoas e de sua genialidade. Falamos do quanto uma pessoa esperta pode chegar longe. Aqui falamos do verdadeiro mestre do crime e eu amei descobrir como.

-Desde que consigamos capturar os ladrões estou disposto a firmar amigavelmente uma aliança neste caso peculiar.
-Desse modo, estou de acordo. No entanto, espero que esses ladrões valham tudo isso para a sua captura. Detestaria ser extravagante em um caso simples.
-Eu lhe asseguro que eles valem todo o preço da caçada. E "simples"? É tudo que eu te garanto que esses ladrões não são.

Xero no coração de todos!!

26 comentários

  1. Oi Dih!

    Eu gostei da capa, mas confesso que a sinopse não me agradou. Lendo sua resenha, fiquei curiosa com a primeira parte, depois, perdi o interesse...
    Enfim, ótima resenha, se um dia eu tiver oportunidade de lê-lo, lerei claro!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Eita, sei como é com resenhas complicadas de escrever, estou com uma assim, faz duas semanas que tento e nada :O
    Eu curto histórias com crimes, gostei de sua indicação, não conhecia o livro, não recordo dele, mas vou colocar me minha estante de leitura, espero conseguir.

    ResponderExcluir
  3. Eu já li esse livro também. A minha dificuldade com ele foi justamente porque não existe um protagonista claro no início, ele só aparece na segunda parte.

    Bjs.

    http://ciadoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oláaa
    Mais um livro que eu não conhecia e lendo sua resenha nosaaaaa já quero ler esse livro pra ontem e saber como esses roubos são feitos e pq ninguém percebe e sabe como acontecem...curiosidade a mil aqui!!! E realmente essa capa é perfeita!!!

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2015/12/resenha-primeira-chance-abbi-glines.html

    ResponderExcluir
  5. Esse é o meu gênero preferido. Já tinha visto esse livro em algum lugar e na ocasião não dei importância pra ele, mas agora que eu li essa resenha, posso dizer que fiquei muito interessada nesse livro, achei a trama muito interessante, parece ser bem misteriosa e adoro quando é assim super detalhado em relação aos crimes.

    ResponderExcluir
  6. Gosto desse mistério. E parece ser do tipo que tem que lidar com pessoas extremamente inteligente, adoro esse tipo de coisa.
    Adorei a resenha. Tá anotado pra ler!
    Beijos, até mais!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Diana!
    Por mais que eu tenha gostado da sua resenha, não é meu tipo de leitura. Mas talvez eu acabe dar uma chance a ele.
    Beijokas!
    http://viciadaporlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Só a capa já me deixou apaixonada! Eu não o conhecia mas vai para a lista de desejados AGORA! Eu adoro livros de crimes *.* Acho tão dificil encontrar livros sobre roubos, é mais fácil filmes (q assisto direto). A Novo Século tem livros ótimos mesmo :)

    Blog Mundo de Tinta

    ResponderExcluir
  9. Eu adorei esse plot, eu ia ficar como você, louca pra saber como os roubos acontecem. Eu não conhecia nem o livro nem o escritor, mas esse selo tá trazendo tanta coisa banca pra gente. Que bom que não tem erros de revisão,tenho encontrado tantos nas minhas leitura, que até cansa.

    ;D
    Profissão: Leitora

    ResponderExcluir
  10. Fiquei mega empolgada com o livro, principalmente porque já começa com ação e a primeira parte do livro te envolveu totalmente. Interessante também a maioria dos personagens serem fortes o suficiente para que vc precise refletir em quem é o protagonista. Enfim, quero conferir e apreciar também!!!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. OI Diana, tudo bem? Eu acho que sua resenha ficou super completinha com todas as informações. A capa me pareceu algum tipo de seriado de investigação sabe? Ou alguma capa de filme mesmo e a história me lembrou alguns filmes que eu assisti e é legal quando tem suspense assim já que a gente fica procurando várias coisas na história.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Que história interessante. Fiquei curiosa para saber como acontecia os roubos. Pelo jeito a história é bem construída e deve prender o leitor do começo ao fim.
    sua resenha está maravilhosa e já anotei a sua dica.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oiee ^^
    Fico feliz que o livro tenha impressionado, mas é uma pena que não tenha te conquistado totalmente. Não gosto muito de histórias desse gênero, então acho que não o leria, principalmente por saber que há detalhes desnecessários. Estou cansada de livros assim :/
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Não gosto de livros desse gênero e não me interessei tanto na história. Que pena que as descrições que poderiam ser algo de bom na história acabou sendo maçante na segunda parte do livro, ao menos espero que a explicação de como foram os roubos tenha sido de forma genial.

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Eu também acho que essa divisão em três partes foi a ideal para contar essa história que pode ser resumida em uma palavra ao meu ver, eletrizante. Principalmente a primeira parte.
    Confesso que o que me deixou mais curiosa ainda, é saber qual o desfecho da história, o que aconteceu no final? Enfim, super curti a dica.

    Beijos
    Vento Literário / No Facebook / No Twitter

    ResponderExcluir
  16. Oi, Diana!!! Antes de qualquer coisa, feliz ano novo pra você! :)
    Olha, sobre o livro, mesmo que eu geralmente não me interesse por livros assim, você conseguiu me deixar com aquela pulguinha atrás da orelha, sabe? Fiquei curiosa! :) Pena que a minha lista de leituras pendentes está enorme! Senão eu daria uma chance para ele logo.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  17. Olá,
    Não conhecia o livro e quando li a sua sinopse fiquei louca para compra-lo e poder ler. Nossa, o livro parece ser muito bom. Apesar do ponto negativo na parte dois, minha vontade de ler ele não se modificou. Espero ler em breve.
    Beijos
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  18. Oi Diana, eu não conhecia esse livro ainda e devo confessar que depois de ler a sua resenha, fiquei com aquele sentimento de PRECISO DESSE LIVRO, poisé hahaahah mas com toda a certeza eu leria ele se tiver uma oportunidade. ótima resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  19. Ei Diana!
    Eu adoro histórias com crimees, assaltos, correria, loucura kkkkk leria sem dúvida esse livro, mas assim que eu acabasse pegaria um romance BEM fofo, não sei viver longe dos casais!!
    O livro parece sem muito bom e eu gosto quando o autor visivelmentee se dedica pra esmiuçar os detalhes do enredo e do ambiente. Vale a pena pegar pra ler mesmo!
    bjsss
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi Diana! ^^
    Que capa é essa???? Só pela capa eu já comprava e depois de ler essa resenha tenho certeza que vou querer esse livro aqui em casa. :D
    Não leio muitos livros que focam em como aconteceu o crime faz um tempo e sinto que esse seria uma ótima forma de retomar ao gênero de ação.

    Beijinhos e até logo! ^^
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  21. Olá Diana, eu adoro quando o livro trás um bom crime cheio de mistério e esse parece ter isso, apesar da segunda parte para você ter sido um pouco mais maçante fiquei bem curiosa para lê-lo *-*

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  22. Olá Di
    Não conhecia o livro, mas fiquei aqui pensando em como não conseguiam parar esses roubos, mesmo sendo avisado dos mesmos. Quero saber como irão resolver isso. Uma pena o livro ter ficado pesado, acho que isso tira a mobilidade da leitura e podenser tornar cansativa por causa disso.
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Não conhecia o livro, mas a primeira coisa que me interessou foi o nome. Você sabia que existe um jogo de lógica chamado Eleusis? :) Talvez a idea do jogo tenha a ver com o fato dos caras serem roubados e não conseguirem descobrir como haha
    Gostei muito da sua resenha, e é uma pena que alguma parte do livro tenha ficado maçante.
    Beijos!
    http://addictionforbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau... Esperta vc hem? Dei o nome ao livro exatamente por causa desse jogo de carta ;)

      Excluir
  24. oi, tudo bem?
    não conhecia o livro, mas fiquei muito curiosa. Adoro filmes como 11 homens e um segredo, e esse me lembrou, pelos crimes quase impossíveis que dão certo, rs. Fiquei louca para saber como os criminosos conseguem fazer esses roubos, que são previamente avisados.
    Pena que depois ele fica lento, mas ainda assim quero ler
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oi, tudo bom?
    Também gosto de histórias que retrate os bastidores de crimes, no estilo daquele filme do assalto ao banco central. A história parece ser de fácil entendimento e instigante. Não conhecia e já anotei a dica.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Bem vindo ao blog Minhas Escrituras...
Fique a vontade para comentar aqui a sua opinião pessoal, sempre com respeito é claro!!! ;)
Você pode deixar o link de seu blog, que faço a retribuição com o maior prazer, mas não retribuo em postagens de promoção, ou seja, não comento.
Mensagem pra pedir que siga o blog, são automaticamente deletadas. Comenta no blog e deixa o link,farei uma visita no seu ok.
Quero agradecer a vocês que passam por aqui e deixam suas marquinhas, isso é muito importante... sintam-se a vontade...
Xero!