Resenha #190 - Olhar de Viajante - Erica Azevedo

Livro cedido através do book tour.

Título: Olhar de Viajante
Autora: Erica Azevedo
Editora: Publicação Independente
Páginas: 168
Nota: 4/5


Não importa o que deixamos para trás, mas o que fazemos com o que levamos adiante.

Já tinha um tempo que eu queria ler este livro, porque gosto muito da Erica e de seus escritos. Então eu adquiri o livro em E-book, mas nunca conseguia ler, quando surgiu a oportunidade do Book Tour, não pensei duas vezes e disse, essa é a hora de ler essa história.

O que eu achei bem legal no contexto, foi que Erica utilizou de sua experiência em um intercambio para dar mais veracidade a história e até descobrir isso, já havia achado os personagens palpáveis e bem escritos. É um livro curto, mas que teve seu começo, meio e fim e o meu trauma de livros curtos foi quebrada neste, pontinhos para a Erica.

Lilian partiu para um breve período de intercambio e deixou momentaneamente para trás, seu relacionamento conturbado com a mãe  e o fim de um namoro trágico que a fez sofrer. A partir daí nesses novos momentos em que viveria longe de tudo aquilo que deixou para trás, ela queria aproveitar o máximo que pudesse, mas seu coração estava completamente fechado para qualquer tipo de sentimento.

Admirando os montes tento encontrar o que o próximo dia pode me dar. Sentimento bom e cheio de luz. É a incógnita do amanhã que me conduz. (Paula Furno)

Não tenho muito o que falar sobre o livro se não sairá spoiler, poque tudo que aconteceu posso terminar dando gancho a isso, porém vou inserir um pouco do enredo nos meus comentários do que achei da leitura do livro.

Na verdade a leitura foi simples e muito gostosa. Eu não fazia ideia do que esperar, afinal de contas nunca tive uma experiência em intercambio e não sabia exatamente como funcionava, só sabia muito por alto. Quando se é jovem e você se aventura em algo totalmente desconhecido os anseios, medos e inseguranças fazem parte dos sentimentos humanos. Mas posso assegurar, que pelo que li do livro os sentimentos são mais aflorados e de maneira intensa, mesmo estando com o coração fechado.

Pelo olhar de Lilian, os lugares aonde ela visita, são lindos.. Ela passa pela Itália, França e entre outros lugares, e confesso que a estadia dela na França eu curti mais... sou apaixonada por Paris, e por tudo que a beleza apaixonante que essa cidade pode nos proporcionar, ainda que você viaje sozinha.

As amizades que ela fez foi extremamente importante, para que a sua viagem valesse totalmente a pena. Ela é uma garota bem carinhosa e delicada, mas também um pouco desconfiada. Mas eu achei que ela se deixa levar muito fácil pelo o que os outros querem e desta forma uma pessoa assim pode se meter em apuros desastrosos.

Dos amigos que Lilian fez o que eu mais gostei foi de Vick, ele é super alto astral, deixa ela com a auto estima lá em cima e é bastante cuidadoso com ela. Sabe aquele amigo que você pode contar para todas as horas... é ele.

Mas nessa viagem onde tudo pode acontecer nossa mocinha conhece Erik, até eu adoraria conhecer um homem desses rs. Ele tem um par de oceanos, que dá vontade de você mergulhar e se perder lá sem medo de ser feliz. Só que tem um detalhe. Ela está em um intercambio, se relacionar com alguém pode não ser uma boa ideia, mas ambos são bem sinceros e dizem que estão vivendo apenar o momento, será?

Só lendo mesmo para saber. Eu adorei conhecer essa história. Nunca tinha lido nada parecido. Na verdade nunca tinha me interessado e quando soube que Erica tinha escrito algo do tipo, quis arriscar e fugir de minha zona de conforto. A leitura foi bem gostosa. Pude viver um pouco dessa aventura junto com Lilian e seus amigos, como se eu fizesse parte da turma e fiquei com uma imensa vontade de me aventurar em uma viagem.



Eu curti muito a história e a forma como Erica escreveu Olhar de Viajante, porque o título é completamente pertinente a história apresentada. O livro foi impresso de forma independente, por isso não possui orelhas. As folhas são amareladas  e a fonte tem um tamanho médio e bem espaçado para que a leitura flua de forma rápida. Encontrei alguns raros erros de revisão, mas nada que atrapalhasse a leitura.

Para quem curte história que envolve romance, muitas viagens e aventuras entre amigos, esse livro é uma boa pedida. Eu recomendo. A leitura é despretensiosa, gostosa e você consegue ler em uma tarde de final de semana.

Mais uma obra que eu gostei da Erica, que tem muito talento e escreve bem. Desejo a ela muito sucesso em sua vida de escritora e que ela possa trazer muitas histórias para nós leitores.

Vivi intensamente cada momento, medos e alegrias. Eu sorri com os amigos, sofri com o frio, chorei de saudades, festejei até sem motivos, viajei mundo afora, errei muitas vezes, me apaixonei... mas de nada me arrependo. Minhas lembranças nunca começarão com 'E se...' (Carolina Melo) 

19 comentários

  1. Oi Dih!!!

    Tbm gostei muito deste livro, tenho ele em e-book. Mas a versão física chamou mais minha atenção!
    Ótima resenha!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Olá Diana,

    Não conhecia o livro e adorei ler a resenha, :)

    Um beijo,

    www.alicetwins.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o livro nem a autora, mas pela sua resenha parece ser aquele tipo de livro que é bom pra ler depois de uma leitura mais densa por ele ser leve. Adoro romance com aventura e fiquei empolgada pra ler!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flor tentei achar seu cantinho, mas não consegui, quero retribuir a visita... se puder deixar o link novamente te agradeço. Exatamente.. é um livro mais leve e que você lê em uma tarde. Xero!!!

      Excluir
  4. Oi Dih,

    Em minha opinião é importante que a trama tenha começo meio e fim, caso contrário eu fico com a sensação de falta de algo e isso vale para histórias longas ou curtas, deve ser um compromisso do(a) autor(a). Gosto muito quando as personagens vão ou estão em outros países porque viajo junto com elas e vejo tudo através delas. França e Itália... dois dos meus sonhos de consumo.
    E, amiga, sair da zona de conforto nos rede muitos aprendizados, eu tenho vivenciado isso e tem sido bom.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Dih beleza, interessante os elementos usado pela autora, nunca tinha visto esse livro, e ainda mais por ser pequeno fiquei curiosa para descobrir uma pouco mais da Liliam os lugares que ela percorreu e suas descobertas. Dica anotada.
    Bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  6. Gostei do livro, amo livros que tenha viagens na estória, pois sou uma viciada em viajar. Creio que iria gostar desse livro. Vou pesquisar mais sobre ele.
    Sua resenha está ótima, parabéns.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Ola Dia lindona eu amei a premissa e sua resenha, e já estou curiosa com o Erick, e como será esse envolvimento dos dois, acredito que o cenário dos lugares onde a personagem esteve vá me encantar. Dica mais que anotada. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  8. Que bom que gostou, Di! Li em ebook há bastante tempo, e não consegui curtir. Eu nunca faria parte dessa turma, tomei uma mega antipatia de toda a bebedeira. O casal também não me convenceu... Enfim, amei Pluvia, mas esse livro não me conquistou.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  9. Oláá
    Já conhecia a autora mas não esse livro, fiquei super interessada, adorei o enredo e sua resenha me deixou ainda mais curiosa haha espero poder ler em breve

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá, ainda não conhecia a autora, nem a obra. Legal ela ter publicado independente, pois mostra a coragem dela de encarar o difícil mercado editorial. Eu não sou muito de ler romance, mas esse negócio de viagens muito me interessa. Quem dera eu sair por ai, fazer um intercambio rsrs
    Parabéns pela resenha.
    Bjus

    Academia Literária DF

    ResponderExcluir
  11. Oi Diana, paarece ser um livro bem gostoso de ler, e que trata em suma das descobertas da personagem sobre si mesma, tenho impressão que a protagonista vai evoluir muito no decorrer da narrativa, fiquei curiosa com a história

    ResponderExcluir
  12. Oi Diana, paarece ser um livro bem gostoso de ler, e que trata em suma das descobertas da personagem sobre si mesma, tenho impressão que a protagonista vai evoluir muito no decorrer da narrativa, fiquei curiosa com a história

    ResponderExcluir
  13. Oi Diana, tudo bem?
    Não conhecia a autora e nem o livro, mas enquanto lia sua resenha me lembrei de Apenas um dia da Gayle Forman, a personagem tb faz intercâmbio, visita vários lugares bacanas, inclusive a França e conhece um carinha. Se você curtiu esse livro, com certeza irá se apaixonar por Apenas um dia. Estou anotando a sua dica.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  14. Oii Dih, tudo bem?

    Já ouvi falar da autora, mas nunca li nada dela. O livro parece ser leve e bem gostoso de ser lido... também nunca passei pela experiência de um intercâmbio, mas deve ser ao mesmo tempo assustadora e maravilhosa... e todas as emoções vividas devem ser ainda mais intensas... Paris é sempre uma ambientação linda para um livro.

    Seguindo a indicação da Glaucia ai em cima, eu também recomendo "Apenas Um dia".

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  15. Oi flor, tudo bem?

    Difícil quando o livro é daqueles que se falarmos muito, vamos acabar dando spoiler, né? Amo romance e amo aventura, então acho que vou curtir o livro. Parabéns pela resenha

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi, Diana! Ainda não li o livro, mas você me deixou curiosa. E olha que eu não me interessaria por ele por cont própria! :D

    ResponderExcluir
  17. Oi Dih, tudo bom?
    Que bacana que ela se baseou em um intercâmbio para escrever a história. Fiz intercâmbio no ano passado e é um período que muda nossa vida. Não conhecia a autora, mas me interessei pelo livro.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. OIe,
    gente que capa mais linda!!! Nunca fiz intercambio também, mas sei como funciona porque alguns amigos meus fizeram rs. Gostei de a autora usar de sua experiencia para construir seus personagens. Me interessei bastante pelo livro, já quero saber o que ela fala em cada cidade que passa. Bjus!!!
    http://www.lendoaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Bem vindo ao blog Minhas Escrituras...
Fique a vontade para comentar aqui a sua opinião pessoal, sempre com respeito é claro!!! ;)
Você pode deixar o link de seu blog, que faço a retribuição com o maior prazer, mas não retribuo em postagens de promoção, ou seja, não comento.
Mensagem pra pedir que siga o blog, são automaticamente deletadas. Comenta no blog e deixa o link,farei uma visita no seu ok.
Quero agradecer a vocês que passam por aqui e deixam suas marquinhas, isso é muito importante... sintam-se a vontade...
Xero!