Resenha Coletiva #10 - A Hora das Bruxas - Anne Rice




Título: A Hora das Bruxas – Vol. 1 e Vol. 2
Autor: Anne Rice
Editora: Rocco
Ano: 2009/2009
Páginas: 496/488

**Resenha por Suzana Linhares**


No livro, A Hora das Bruxas, é narrada a saga de uma família que em quatro séculos vive entre feitiçaria e forças ocultas. A família Mayfair, é o ponto central de uma dinastia de bruxos, que cresceu e prosperou dedicando-se à magia negra. Entre os Mayfair, convive-se pacificamente com o incesto, os assassinatos e com o espírito meio divindade celta, meio demônio, chamado Lasher. O romance se desenrola cronologicamente para a frente e para trás, passando por Nova Orleans e São Francisco atuais e deslocando-se até o Haiti ou a um castelo na França de Luis XIV.

A Talamasca, um grupo com poderes extra-sensoriais voltados para o bem, durante séculos pesquisou a vida da família Mayfair, uma dinastia de bruxas que começou no século XVII, na Escócia, transplantou-se para o Haiti e de lá para a fantasmagórica Nova Orleans. E através dos seus volumosos arquivos que vamos descobrir essa saga de seres decadentes e mórbidos, convivendo pacificamente com o incesto e as tempestades e um espírito, meio divindade celta, meio demônio, chamado Lasher.

Olá Tudo bom? Anne Rice é conhecida no mundo inteiro por seus romances com um toque bem sobrenatural. Para quem não lembra, é a mesma autora do livro Entrevista com o Vampiro. Na saga, A Hora das Bruxas, Anne Rice nos leva a um mundo misterioso de uma família de bruxas, as bruxas Mayfair. O livro é dividido em dois volumes.

O volume 1, nos apresenta os principais personagens da trama: Michael, um construtor bem sucedido em sua profissão, a Dra Rowan Mayfair, sua mãe Deirdre Mayfair, o investigador do Talamasca Aaron. Michael, sofre um afogamento e passa por uma experiência extracorpórea, após essa experiência, ele passa a ter poderes em suas mãos. Ao tocar qualquer pessoa, coisa ou objeto, ele consegue  sentir e ver o que aconteceu apenas com um toque. Isso o deixa bastante perturbado, aponto de se isolar do mundo. Ele foi socorrido pela bela Dra. Mayfair, que navegava em seu veleiro pela baía de São Francisco. Ao ver o homem em perigo, ela o resgata e faz os primeiros socorros.
Rowan é uma cirurgiã renomada em São Francisco. Conhecida por obter sucesso em cirurgias de alta complexidade. Ela é filha de Deirdre, uma mulher que ficou com problemas psicológicos e ficou impossibilitada de cria-la. Rowan foi entregue a sua tia, que ficou responsável por sua educação.

Ao longo da narrativa, os caminhos de Michael e Rowan se cruzam, e nasce um romance. Além do amor, existe uma ligação sobrenatural entre eles. Ele sente que precisa retornar a sua cidade natal: Nova Orleans. Ela, volta as suas origens ao descobrir que sua mãe biológica tinha falecido, e suas origens também estão em Nova Orleans.

Paralelamente, vamos tendo contato com o investigador do Talamasca, que é um grupo de pessoas dotadas de poderes especiais, e que são responsáveis por cuidar de determinados casos sobrenaturais que ocorrem nos quatro cantos do planeta. Aaron, é um conhecedor da Família Mayfair e ao saber que a única herdeira de Deirdre está voltando, faz de tudo para entrar em contato com a mesma. Ele conhece Michael e descobre a relação especial com Rowan. Aaron, começa a relatar o que é a família Mayfair e entrega a Michael um diário com as anotações de Petyr Van Abel, no século 19. Petyr, relata com bastante clareza o que viveu ao conhecer a bela Deborah. Deborah foi o início de toda essa dinastia de bruxas que se estendeu até os dias atuais.

Lasher nas árvores. Lascher, como Deirdre o fazia aparecer do lado de fora do colégio Interno...

Os relatos continuam no segundo volume do livro. Ao longo dos dois volumes somos apresentados a um personagem que sempre está presente: Lasher. Ele é um demônio que é responsável pelos poderes das bruxas Mayfair. Confesso que em alguns momentos, fiquei com medo de ler, pois ele se torna muito cruel, leva as pessoas fazerem coisas bem desagradáveis. Tanto, que Lasher, foi o responsável por deixar a mãe de Rowan em estado catatônico. É claro, que todas elas sabiam da sua existência, e tem o poder de controlar suas ações. Mas, muitas vezes o espírito decide agir sozinho, e aí que o perigo mora. Rowan e Michael se casam e vão morar na antiga casa da família Mayfair, em Nova Orleans. No início tudo está bem, mas Lasher volta para continuar seu legado dentro da família.

As coisas poderiam ter sido diferentes. Rowan podia ter ser recusado a ajudar aquele ser. Ela poderia tê-lo matado. E ainda pode mata-lo. E por trás dos seus atos pode estar a trágica possibilidade de que, uma vez que a criatura houvesse se tornado carne, Rowan não consegue se forçar a destruí-la.

É um livro longo. Algumas vezes a leitura fica um pouco cansativa e até um pouco monótona, mas nada que tire o brilho da narrativa. A escrita é muito bem feita, os detalhes são bem descritos, desde o estilo de roupa até o modo de falar de cada personagem, de acordo com o período histórico que a narrativa se passa.
Para quem gosta de um bom livro sobrenatural, A Hora das Bruxas é uma boa pedida.

Até a próxima!
Suzana Linhares

40 comentários

  1. Ou Suzana!!!

    Eu tenho muita vontade de ler esses livros da Anne. Adoro tudo que é relacionado ao sobrenatural e essas capas são lindas! rsrsrsrsrs

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana Paula. Esses foram os primeiros livros da Anne que eu li, e para quem gosta do sobrenatural na literatura, esses livros são um prato cheio rsrsrs.
      Beijos!

      Excluir
  2. Oi
    Achei a capa desses livros d+. Dá vontade de ler só pela capa. Já conheço a autora de nome, mas nunca li nada dela. Achei que esse séria ideal para começar. Gostei da premissa e da sua resenha tbm!

    http://www.lelendolido.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lê, obrigada!
      As capas são lindas né...Te confesso que foram elas que me atraíram e aí comecei a ler. Você vai gostar muito! Beijos!

      Excluir
  3. Ola Su eu ainda não li nada da autora, mas amo os elementos que ela mistura romance e sobrenatural. Gostei muito da premissa do livro, mesmo em algumas partes ficando meio parado vou ler para conhecer a escrita da autora. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Joyce. Fico feliz em saber que você se interessou pelo livro! Realmente, em alguns pontos a narrativa cansa um pouco, mas nada que tire o brilho do enredo. Beijos!

      Excluir
  4. Genteeee a Anne Rice é a top das tops! E coincidentemente quando vi esse livro fiquei super interessada em te-lo na minha estante :) Adorei a resenha, só reforçou ainda mais o meu interesse. A-D-O-R-O romance sobrenatural!

    http://porredelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diana. Você vai gostar muito! Já que gostas de romance sobrenatural...Então vai se deleitar com a história! Beijos!

      Excluir
  5. Oiii,

    Então as capas realmente são lindas, muito bem feitas, mais infelizmente não e um gênero que me chame a atenção para ler, porem bom trabalho, gostei muito.

    Beijos
    http://booksandcarpediem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karine, obrigada!. As capas são um charme né. Te confesso que foram elas que me fizeram ler os livros. Quem sabe um dia você passe a se interessar pelo gênero hein? Beijos

      Excluir
  6. Olá, Suzana!
    Eu sou louca para ler Anne Rice! Tenho dois livros dela na minha estante e todas as vezes que tento ler não consigo concluir a leitura. Ela escreve muito bem, mas suas estórias são um pouco cansativas e espero que algum dia tenha a paciência para lê-las. Gostei bastante a sua resenha :)

    Luz e literatura!
    Beijos

    cantaremverso.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana, obrigada! Realmente, a leitura fica cansativa e desmotiva um pouco. Mas, o dia que você conseguir ler vai ficar fascinada. Beijos!

      Excluir
  7. Oi Suzana, já li alguns livros da Rice e ouso dizer que a monotonia é uma de suas características como escritora, mas concordo quando você diz que isso não tira o brilho da narrativa. Infelizmente ainda não li nenhum dos dois livros de A Hora das Bruxas, mas exatamente pq nunca consigo ler os livros da autora muito rápido, eu preciso absorver cada palavra e sentir a história e se tirar tempo para isso vou me complicar com as resenhas de parceria, então a pedida do momento são livros simples, leves e rápidos, mas claro que eu ainda lerei, sou uma fã da autora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju! Também não consegui ler rápido, acho que demorei um mês rs e para quem tem compromissos é bem complicado mesmo. Beijos

      Excluir
  8. Olá, tudo bem?

    Adoro os mundos criados pela Ricce, mas infelizmente acabei abandonando essa série por motivos de pura preguiça com a narrativa. Dizer que ela em alguns momento se torna cansativa é um baita elogio, perdi as contas de quantas vezes eu me perdia da leitura e ficava prestando atenção no ritual de acasalamento dos pernilongos do meu quarto HAHAHAHA. As capas são muito bonitas e adorei todo o mistério do Talamasca, mas infelizmente a leitura é muito parada, o que não é para mim.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Matheus. Gostei da comparação rsrsrs como falei antes levei um mês para ler. Mas, foi uma boa leitura. Beijos

      Excluir
  9. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não li nada de Anne Rice, mas sempre fiquei interessada. Não sei te dizer o motivo de não ter lido, porque adoro romances sobrenaturais.
    Não conhecia a saga A hora das bruxas, mas já me chamou a atenção pois gosto de magia, bruxas, seres místicos. Então a dica está mais que anotada e, mesmo com suas ressalvas quanto a leitura, eu me interessei bastante.
    Parabéns pela resenha.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jéssica, obrigada! Fico feliz que tenhas gostado e te garanto que vais te envolver bastante na leitura. Beijos!

      Excluir
    2. Olá Jéssica, obrigada! Fico feliz que tenhas gostado e te garanto que vais te envolver bastante na leitura. Beijos!

      Excluir
  10. Olá, ainda não li nada da autora, mas adoro livros que trazem essa pegada sobrenatural e mesmo que ele tenha alguns momentos monótonos gostei da premissa dele, então se tiver chance pretendo lê-lo *--*

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jéssica. A pegada sobrenatural dos livros é muito forte e você vai gostar. Mesmo cansando as vezes, a leitura vale a pena. Beijos

      Excluir
  11. Oi Su, sua linda, tudo bem
    Essa trama é a minha cara, tem tudo para me conquistar. Já pensou ir morar em uma casa milenar, que pertenceu a uma família de sobrenaturais poderosos, na atualidade e ainda mais sendo a sua família, deve ser o máximo!!!!!! Quantos segredos a serem descobertos, mas pensando bem, por causa desse Lasher e da magia negra é melhor fugir!!!! Sua resenha ficou ótima!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá lindona, obrigada! Com toda certeza deve ser o máximo descobrir que a linhagem da sua família é sobrenatural, mas o bônus que vem junto assusta muito! Beijos!

      Excluir
  12. Oi Suzana.
    Eu gosto de literatura fantástica e alguns sobrenaturais, mas acho enredos com demônios em sua maioria pesados demais. E quando você disse que teve medo de continuar a leitura em alguns momentos tive a confirmação que essa leitura não serve pra mim.
    Eu me impressiono muito fácil e sou super medrosa rsrs.
    Mas gostei de saber que apesar do livro ser longo a narrativa da autora envolve e impulsiona a leitura.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paty! O livro é muito bom, posso dizer que um dos melhores no seu gênero. E sendo sincera, tive medo sim, quando a ação é que o negócio ficou bravo rsrsrs Beijos!

      Excluir
  13. Que demais!! Anne Rice é a rainha do sobrenatural, e eu adorooo esse gênero.
    Achei fofo que eles se casam e tal, achei que ela fosse malvada e ia fazer algo dar errado haha
    Muito louco esse demônio do mal haha Fiquei curiosa para saber mais sobre ele e sobre essa "herança".

    Beijinhos :*
    http://www.guardiadebibliotecas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thaysa! Anne Rice é diva! Se você gosta do gênero, vai se deliciar nas páginas desse livro, beijos!

      Excluir
  14. Oi Suzana, tudo bem? Adoro livros sobrenaturais e adoro bruxas, mas esse não me interessou muito e receio que eu fique um tanto perdida com tantas ambientações e tempos de narrativa diferentes. Mas achei o Lasher um personagem bem interessante.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafaella! Realmente, durante a narrativa você é levada por vários tempos diferentes, mas ela consegue separar bem para não causar tanta confusão. Lasher realmente é um personagem muito bem feito dentro da trama. Beijos!

      Excluir
  15. Sou doida para ler Anne Rice. Morro de curiosidade para ler As Crônicas Vampirescas. Não tenho dúvidas de que a autora arrasa. Pena que as vezes fica meio arrastado.

    Beijos
    Kel
    Www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kel! Você vai gostar muito, mesmo as vezes a leitura ficando arrastada, vale a pena ler. Beijos!

      Excluir
  16. Oi Suzana,

    Gosto de tudo que diz respeito a bruxas, fadas, seres mágicos e fantásticos. Confesso que se não fosse duologia eu leria já, mas ficará para o futuro em virtude de eu ter muita coisa para ler e não estou vencendo os meus livros, porque não consigo parar de comprar (hahaha)
    Entretanto, lendo sua resenha acho que não lerei, pois não lido nada bem com magia negra de jeito nenhum, incesto então nem se fala.
    Não conhecia a autora e da forma como você apresentou a obra eu me interessei por conhecer a escrita dela, então ver se tem algum livro dela com história única para eu ler.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tania! O enredo fica bem sombrio em alguns momentos sim. Mas, eu acho que você encontra livros dela com história única. beijos!

      Excluir
  17. Oieeee, tudo bem?
    Eu nunca li nada da Anne Rice, mas fiquei bastante curiosa com essa resenha.
    Entretanto, sou uma pessoa suuuuper medrosa, por isso fiquei com o pé um pouco atrás quando você coentou sobre o tal demônio, Lasher.
    Anotei a indicação de leitura aqui, mas não para um futuro próximo.

    Parabéns pela resenha.

    Beijos,
    Amanda
    http://www.confissoesfemininas.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amanda! Realmente, Lasher dá medo rsrsrs. Mas, quem sabe no future você se aventure. Beijos!

      Excluir
  18. Olá, tudo bem? Resenha coletiva? Interessante, essa foi nova pra mim rs
    Anne Rice... eu só li o "Rainha dos Condenados". É um bom livro, mas tem de ter muita paciência. Acho que enrola demais rs
    Tendo um enredo que explora o tema sobrenatural, parece ser uma boa aposta de leitura. Bom que você gostou. Parabéns pela resenha.
    Beijos


    Academia Literária DF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciano, obrigada! Isso mesmo, os livros são bons, mas tem que ter paciência mesmo. Abraços!

      Excluir
  19. Gente, jura que essa autora mega badalada tem uma escrita arrastada? Choquei! Não pretendia ler por ser sobrenatural, agora então que tiro meu cavalinho da chuva total!
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Giulia! rsrs é um pouco arrastado sim. Mas, se você gostasse do gênero sobrenatural, até que ia curti o livro. Beijos!

      Excluir
    2. Oi Giulia! rsrs é um pouco arrastado sim. Mas, se você gostasse do gênero sobrenatural, até que ia curti o livro. Beijos!

      Excluir

Bem vindo ao blog Minhas Escrituras...
Fique a vontade para comentar aqui a sua opinião pessoal, sempre com respeito é claro!!! ;)
Você pode deixar o link de seu blog, que faço a retribuição com o maior prazer, mas não retribuo em postagens de promoção, ou seja, não comento.
Mensagem pra pedir que siga o blog, são automaticamente deletadas. Comenta no blog e deixa o link,farei uma visita no seu ok.
Quero agradecer a vocês que passam por aqui e deixam suas marquinhas, isso é muito importante... sintam-se a vontade...
Xero!