Resenha #182 - Ora Bolas - Vanessa Franco Peretti


Olá, Pessoal! Tudo bem? Hoje no Especial de Dia das Crianças teremos um tema super 10!
Livro cedido pela editora

Título: Ora Bolas - Colorindo o Mundo Animal
Artista: Vanessa Franco Peretti
Editora: Butterfly
Páginas: 30
Formato: 22 x 25
Classificação: 4.0

Sinopse: Você vai se divertir com o fascinante mundo das formas dos animais, com muitas curvas e movimento. Criação da artista gráfica Vanessa Franco Peretti a partir de um padrão de cores e círculos batizado por ela de Bollidraws®. Libere sua imaginação e dê vida ao seu zoo.

Os desenhos são de animais: desde tamanduás, borboletas, pinguins até tubarão... É um mais lindo que o outro e, como eles são grandes e sem muitos detalhes, são perfeitos tanto para adultos sem paciência com minúncias ou para crianças - todos irão amar. Além do fato que essa é uma ótima atividade para se fazer em conjunto com os pequenos, e é por isso que ele não poderia faltar nesse Especial de Dia das Crianças! Foi uma delícia fazer essa experiência!!!


O diferencial desse livro é que ele não é encadernado, são folhas soltas e a capa funciona como uma pasta na qual você guarda e pode levar para o onde desejar seus desenhos, pois eles não irão amassar ou estragar.

Essa é a minha primeira vez resenhando livros de colorir e pensei: O que vou escrever? Por que não colocar todas as formas que pensei para utilizar esse livro e dar a minha opinião sobre como foi colocar cada uma em prática?

Maneiras de usar:

1 - Pintar, é claro! Cada folha tem um desenho e ela é grossa o bastante para poder usar canetinha e quase não aparecer no outro lado do papel, mas é mais fina que o papel canson:


Colorido pela resenhista, apesar de adorar colorir, reconheço que não tenho muita habilidade...

Colorido por Lucas Brum, de 16 anos



Colorido por Laura Macedo, de 4 anos


2 - Enquadrar aquele desenho que ficou lindo ou que significa algo especial para você, deixando-o exposto em sua casa ou no local que preferir.

3 - Duas crianças brigando pelo mesmo desenho? Transfira o desenho para o papel vegetal e dele para uma nova folha. A criança ainda pode pintar no papel vegetal, dando um efeito bem bacana:








4 - Usar o papel vegetal pintado para contar histórias, mudando apenas o cenário, que você pode fazer no verso das demais folhas do livro ou utilizar papéis de textura visual, como eu fiz:



5 - Recortar e colar o desenho colorido em um palito de sorvete e usando cenários diversos para contar uma história. Como a folha do livro é grossa, ela ficará reta mesmo depois de colada:





Muita coisa, não é? Você pode pintar com guache e aquarela que dará tudo certo.

6 - Depois de pintar os desenhos, use o verso das folhas. Já experimentou pintar uma folha em branco com giz de cera bem colorido (tem que preencher toda a folha) e depois colocar tinta nanquim preta por cima? E depois de seca, fazer um desenho com um palito? (o palito irá retirar a tinta e deixar apenas o giz colorido nos traços do desenho)

Foto retirada de Fazendo Arte com Ivete Raffa
Foto retirada de Gina Jardim
 Recomendo para quem gosta de: colorir, se divertir, inventar.

Não recomendo para quem não gosta de: exercitar a criatividade

E aí, Pessoal, gostaram? Deixem seus comentários, se já leram esse livro, o que acharam dele. Um super ultra mega blaster abraço a todos!


16 comentários

  1. Oi Ninah!!!!

    Ha!!!! Que lindo!!!! Eu adorei! *o*
    Quero demais este livro, estava doida para pintá-lo, mas ainda não consegui comprar! rsrsrsrsrs
    Ótima resenha, claro que vou deixá-lo na minha lista de desejados!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Espera aí, você não poderia dizer que não tem habilidade hahaha olha que lindo sua pintura!! Parabéns xD
    Adoro colorir, esse livro eu não conhecia ainda, mas tenho O Jardim Secreto e adoro as inúmeras possibilidades de usar a criatividade... <3
    Beijos, Lerissa K xD
    lerissakunzler.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Ninahhhhh
    Que resenha maravilhosa menina... fiquei aqui admiriando por um tempão... você pinta muito bem... adorei a parte que você também levou para outras crianças, ops, adolescentes pintarem também... eu queria conseguir pintar assim, estou com um livro aqui parado rs... adorei também a parte de fazer o bichinho com o palito, ficou super bonito e bem decorado, cada vez mais você me surpreende com as suas resenhas e criatividade parabéns viu!!!! Ficou tudo ótimo!!!
    Xero!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Nina,
    Dos livros de colorir que vi por aí, esse é o que mais me chama atenção e que me deixa com uma vontade enorme de comprar. Eu adorei pelo fato de serem desenhos de animais e eu achei os desenhos uma graça. Amei as imagens!
    Beijos - Tão doce e tão amarga.

    ResponderExcluir
  5. Olá Nih, eu ainda não peguei esse livro que está na casa da minha mãe, que se encantou qdo pegou ele na editora, amei sua criatividade, eu sempre gostei de desenhar, mas colorir e um hábito que comecei agora, usando técnicas e comprando lápis de cores diferentes, giz pastel seco e óleo. Adorei o post!
    Bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  6. Olá!!
    Eu adoro pintar, é uma das coisas que mais me diverte!! rsrs
    Ainda não tenho nenhum livro desse aqui em casa, especial para adultos (ou não), mas eu adorei a proposta desse livro, como você é criativa!!
    QUERO MUIITO!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oiii!

    Esse é totalmente diferente de todos que eu já vi :O
    Adorei isso dos desenhos serem soltos, porque nos ajuda a soltar mais a criatividade.
    As fotos ficaram ótimas!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  8. Ainda não embarquei nessa onde dos livros de colorir, mas uma coisa que estou adorando com as publicações nos blogs sobre o assunto é que poder perceber os detalhes de cada um. Alguns livros como esse que vc apresentou são diferentes dos demais porque podem ser coloridos por pessoas de várias idades, principalmente crianças, seus desenhos não são tão pequenos quanto em outros livros.
    Achei muito legal as sugestões que vc fez. Parabéns!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Eu tenho esse livro e adoooorei!
    Os desenhos são uma graça e as pinturas ficam super diferentes, as suas estão dando de mil nas minhas mas ok kkkkkkk
    Vale super a pena ter esse livro!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Ninah que lindo!!! Amei!! É diferente, amei os desenhos de animais serem grandes e ainda virem separados, parecendo aqueles croquis de arte. Amei suas dicas, principalmente do papel vegetal por cima, estimula a criança. Vou usar essas técnicas com a minha filhota aqui. Parabéns!! Beijos!!

    http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Muito legal, tanto exercício de criatividade! Amei! bjs

    https://valisedepalavras.wordpress.com

    ResponderExcluir
  12. Amiga tenho que confessar que fiquei apaixonada pelos desenhos.
    Eu acho lindo tudo que envolve bichinhos e achei bem criativo o da Joaninha. Ficou muito legal. Nossa, eu nem iria pensar nisso sabia? Mas eu adorei. Eu queria mesmo é ter o dom de desenhar e pintar, porque eu acho lindo quem faz isso. Mas tá um capricho. PARABÉNS. Muito talento para uma pessoa rs
    Me passa um pouco? Estou precisando =x

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/09/resenha-procura-de-audrey.html

    ResponderExcluir
  13. Ei Ninah!
    Que fofo este livro de colorir!
    Eu n entrei na onda pq n tenho paiência p colorir hahahah!
    Mas este é bem fofo!
    Bjos!
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Ninah, tudo bem?

    Ah eu já enjoei de tanto livro de colorir. Sério. Não acho que esses livros me relaxem, pelo contrário huahua eu fico é mega irritada de pintar, pintar, pintar e nunca acabar o desenho. Não é para mim huahuahuahua

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Esse livro é lindo, e adorei a idéia das páginas soltas. Acho que todos de colorir deviam ser assim.
    Adorei suas dicas, principalmente a do papel vegetal
    Beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?

    Quando eu vejo as fotos eu acho tudo muito lindo, mas não compraria o livro, pois sou uma péssima pintora.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Bem vindo ao blog Minhas Escrituras...
Fique a vontade para comentar aqui a sua opinião pessoal, sempre com respeito é claro!!! ;)
Você pode deixar o link de seu blog, que faço a retribuição com o maior prazer, mas não retribuo em postagens de promoção, ou seja, não comento.
Mensagem pra pedir que siga o blog, são automaticamente deletadas. Comenta no blog e deixa o link,farei uma visita no seu ok.
Quero agradecer a vocês que passam por aqui e deixam suas marquinhas, isso é muito importante... sintam-se a vontade...
Xero!