Resenha #181 - Nos Passos do Amor - Julie Lopo


Título: Nos Passos do Amor
Autora: Julie Lopo
Editora: Planeta Literário
Gênero: Literatura Naciona/Romance
Páginas: 320

**Resenha feita pela Sandra M.**


Olá, pessoal. Tudo bem?

Hoje eu irei falar sobre um livro que ganhei num evento literário "Tardes Sensuais", em São Paulo, no último sábado dia 15/8/15. 

Bom, vou falar primeiro da capa: quebrei, achei MARAVILHOSA, super bem produzida e que chama a atenção do leitor por sua beleza. me apaixonei. 

Agora vamos ao que interessa, saber sobre a história. Rá!!! Estão curiosos?

Bom, Vamos lá. 

Alicia é uma jovem com 23 anos e vem de uma família classe média alta, haja vista que eles têm uma construtora e todos são bem sucedidos, além de lindos. Aliás, onde a autora achou tanta gente bonita junta? Ninguém é feio ou estranho.  Todo mundo é bonzinho e tal... Bem, há sim, uma criatura bem ruinzinha, mas...

Alicia foi a "rapinha do tacho" numa família que tem três homens mais velhos. Todos a amam incondicionalmente e faz tudo, absolutamente tudo, por essa não tão menininha assim, o que muitas vezes me deixou irritada. E é muito mimada, fiquei com uma bela vontade de dar umas chineladas nela. 

Alicia é bailarina profissional e seu namorado, Caio, a quem conhece desde pequena é seu par nas apresentações profissionais, seu amigo, confidente e seu primeiro parceiro no sentido literal da palavra. 

Numa dessas apresentações, ao voltarem para a casa, Alícia é pedida em casamento pelo seu grande amor  dentro do ônibus a qual viajavam, mais o destino ainda não tinha dado sua última palavra na vida dos jovens e, após um  trágico acidente, Alicia perde a vida que lhe era tão boa e tão "certa".  

Sabe aquelas histórias que deixam  você pensando: o que será que a autora vai armar dessa vez? 

Então...

Alicia acorda seis meses depois e descobre que, além de perder seu noivo, sim... lembram-se que eu disse que ele a pediu em casamento antes do acidente? Pois é. Ela o considera seu noivo. Bom, além de descobrir que perdeu o noivo, a jovem bailarina descobre que não tem mais os movimentos das pernas. 

E então, para uma bailarina isso seria o fim, certo? 

E se eu disser que a vida traz Dr. Danilo lá dos Estados Unidos e muda a vida da jovem de uma hora para outra? 

Danilo é irmão da cunhada de Alicia, por sinal é também um médico ortopedista, tudo de que a bailarina  precisa, apesar de já ter seu próprio médico. Mesmo com todos os diagnósticos de que não voltaria andar, Dr. Danilo sempre teve a certeza de que sim, Alícia poderia voltar a sentir a sensibilidade nas pernas e com a ajuda de profissionais capacitados, ela poderia voltar a andar. Ambos ainda não se conheciam pessoalmente, mais esse acontecimento se dá num dos piores momentos da vida da jovem. 

Assim que entro no quarto, meu coração para e meu corpo gela, a Alícia está debruçada na janela, e alguma coisa me diz que não é para ver melhor a rua.

E aí é que tudo pode acontecer. Durante o enredo, vários personagens vão descrevendo a história sob seu ponto de vista, e foi isso que me deixou confusa ao ler o livro. Sim, tudo gira em torno de Alícia e sua recuperação, mas ficou meio estranho esse monte de gente narrando, personagens secundários que, no meu entender, não precisavam tanto destaque assim. A não ser que mais pra frente se tornassem peças chaves para a história, o que não aconteceu. 

Li o livro em apenas uma tarde, confesso que a cada página me via perguntando: e? Eu estava querendo mais e mais, afinal a proposta do livro me deixou super curiosa pra conhecer a história. 

Enfim, eu recomendo sim a leitura, mais não esperem acontecimentos bombásticos e nem cenas quentes, essas ficam por conta da nossa imaginação. 

A história é bonita, a mensagem que a autora quer nos mostrar é de que todo ser humano pode sim, ultrapassar barreiras, superar dores e amar novamente, mesmo achando que tudo está acabado e errado. 

Danilo é o personagem que mais me cativou, por sua dedicação, por sua amizade e respeito e, por muitas vezes "aturar" a mimada, Alícia. Tive vontade de dar-lhe uns bons tapas para ela acordar. 

Recomendo esse livro para quem gosta de um romance adolescente e bem suave, com pegadas de uma boa lição de vida e de superação, amizade e lealdade.  

Não recomendo para quem gosta de uma pegada mais "wow", pois não é essa a proposta do livro. 

Também tem muito "mimimi", querida pra cá e querida pra lá. Aliás, todos chamam a garota de querida e isso me irritou muuuuuito. Me vi muitas vezes trocando essa palavra por outra, já que fiquei muito irritada. Minha opinião é de que autora poderia usar a palavra "querida" com moderação, só uma sugestão!!!



Já falei que a capa é linda? Sim, é muito linda. 

Bom, percebi alguns erros na revisão, coisa que a editora deveria  ter notado, mais nada que deixe o leitor sem entender a história de Alícia e Danilo. 

Por hoje é isso pessoal e para essa história vou dar 4 estrelinhas. Espero que gostem da resenha e leiam o livro. 

Até a próxima e beijinhos.

Sandra M.


44 comentários

  1. Oi Sandra!!!!

    Tbm adorei a capa, mas esse mimimi me mata! Sério! kkkkk Cheguei a comentar com vc neh? Odeio qdo isso acontece... enfim, adorei sua resenha, o enredo parece ser promissor, quem sabe um dia... rsrsrsr

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não suporto mimimi, Ana. Obrigada pelo elogio.

      Excluir
  2. Oi Sandrinha, a resenha ficou ótima viu... gostei muito... achei essa capa e o marcador muito bonitos, mas sinceramente o enredo em si não me chamou atenção para a leitura do livro... percebi que a mocinha iria me irritar e olhar que é muito dificil uma personagem me irritar com os mimimis da vida, mas essa tenho certeza de que iria... não sei esse tipo de história não me cativa muito, acho que a pessoa tem que pelo menos gostar da proposta para se interessar, mas amei tudo o que escreveu e os pontos que levantou xero!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Diana. Também não sei não. Muito Mimimi me deixa azeda.

      Excluir
  3. Bem, confesso que fiquei desanimada em saber dos tantos narradores, na verdade, eu não curto livros com mais de um narrador, ou é apenas um pessoa narrando ou em terceira, mais de um narrador deixa a leitura cansativa e lenta, pelo menos para mim e só de saber que tem esse detalhe já me deixa desanimda... Mas quem sabe, mais para frente eu tente ler.

    http://www.daimaginacaoaescrita.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sammy, eu me confundo demais quando um monte de personagens narram. Não gostei da experiência. Mais cada leitor é singular, então quem sabe você possa gostar? Beijos.

      Excluir
  4. Oi que capa mais graciosa achei linda e simples, estava eu conhecendo o seu blog até que li a resenha deste livro , logo de inicio chamou minha atenção e senti que ele provavelmente me agradaria , eu particularmente não acho legal a historia ser narrada por varias pessoas e esta foi uma das coisas que me desanimou um pouquinho , a protagonista certamente não ira me agradar pela maneira de como a descreveu , tentarei dar uma chance e ele espero poder gostar Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Aline. Bom você ler e tirar suas próprias reflexões. Eu não gosto de muitos personagens narrando, aliás, foi a primeira vez que "vi" isso acontecer e me deixou meio perdida.

      Excluir
  5. Olá Sandra!!
    Não conhecia o livro, e concordo com você sobre a capa é muito bonita!!
    Ao começar a ler a resenha pensei que seria mais um romance com a garotinha mimada e perfeitinha, mas me surpreendi ao ver que a autora da uma guinada na historia e faz com que o leitor reflita!!
    Fiquei curiosa mesmo sendo da turma que também se irrita com os mimimis rsrsrs
    Adorei a resenha!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oiii!

    Eu não conhecia esse livro. Realmente a capa é linda, mas pelo o que foi relatado, a autora meio que perdeu a mão do livro e acabou não conseguindo se aprofundar muito nele.
    Eu acho que personagens secundarios merecem sim um destaque, mas que faça sentido na história. Não apenas dar um destaque qualquer,
    E eu ODEIO mimimi SHUAHSUA logo, acho que não seria uma boa leitura para mim.


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkk. Ana Paula, você me fez rir alto agora. Beijos

      Excluir
  7. Olá, Sandra! A imagem da capa fixada para divulgação não valoriza tanto a foto, pela foto que você tirou e publicou no post ela parece ser muito mais bonita. Bom, sobre o livro eu estava adorando a resenha até a parte que você começa a falar sobre a narração. Sinceramente não entendo porque alguns autores gostam de colocar personagens "nada a ver" narrando alguns capítulos. Como você disse, se eles ganhassem alguma importância até entenderíamos. De todo o mais parece ser uma bela história.

    Beijos
    SIL | Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Esse me parece um livro bonito, mas bem morno, tive a impressão de que é sem graça :(
    Sei lá, talvez não faça meu estilo.
    A capa é realmente linda!
    Sua resenha ficou ótima!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jess, obrigada. Bom, quem sabe você o leia um dia e o veja de outro prisma? E sim, a capa é bonita de montão. Beijos.

      Excluir
  9. Oi Sandra, tudo bem?
    A mensagem desse livro é realmente emocionante, principalmente por ter superação, amizade. Não conhecia esse livro, mas gostei um pouco.
    Não leria por agora, por causa de algumas ressalvas, mas acredito que algum momento eu leia. A capa é realmente linda.
    Parabéns pela resenha :D

    Beijos
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia esse livro, mas concordo com vc em relação a linda capa e a importância da mensagem do mesmo. Mas não sei se aguentaria os mimimis dessa personagem. Mas enfim valeu conhecer um pouco de mais um nacional.
    Desejo sucesso a autora e parabéns a você pela leitura e divulgação do mesmo!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beijos, Aline. Odeio "mimimis". Não tenho muita paciência.

      Excluir
  11. Ola Diana lindona eu li esse livro e amei sem cenas hot, com um enredo envolvente e destaque para a união dessa família que me cativou. Os protagonistas me conquistaram, acredito que a protagonista reaprendeu a viver e amar. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Sandra e Di, suas linda, tudo bem com vocês

    Pedindo licença a Sandra, só um minutinho: Di, você quer acabar comigo, só pode!!!!! Você a Su se uniram para me emocionar. E não foi uma vez, foram várias, mas essa semana em particular, você me deixou muito feliz com suas mensagens tão lindas, generosas e carinhosas. Sabe, quando escrevo a resenha só sou eu e o computador, e quando tenho que postá-la depois, fico até receosa, acho que ninguém vai entender, pois a minha relação com os livros é pessoal. E sempre me surpreendo quando consigo tocar alguém as minhas palavras. Muito obrigada!!!

    Sandra, eu já li um livro sobre esse mesmo tema que me marcou muito, apesar de sua simplicidade, guardo ele como exemplo até hoje. Mas não consegui perceber essa força nessa história. A mensagem parece ser a mesma, mas o livro não conseguiu me cativar.
    Mas independentemente disso, gostei muito da sua resenha, ela ficou ótima!!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Cila. Beijinhos.

      Excluir
    2. Oi Cila, imagina amore... as minhas palavras são sinceras a você que é merecedora delas... você sabe nos encantar e nos envolver com elas... isso é um dom e não é qualquer pessoa que tem essa dádiva... sempre tive um carinho por você e isso só se intensifica a medida que o tempo passa... você é muito carinhosa e atenciosa no que diz respeito as suas resenhas e eu a admiro por isso viu... xero!!!

      Excluir
  13. Olá Sandra! Achei a capa tão linda e criei uma certa expectativa no enredo. Mas, ao longo da resenha fiquei sem vontade de ler. A parte do acidente, da reviravolta do destino na vida dos personagens foi bem interessante. Mas, depois deu a impressão que a história não se desenvolveu. Beijos!

    http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Bom, duas coisas com certeza me incomodariam demais: os erros que você encontrou e esse querida presente a todo momento... a garota tem nome e seria bem legal que ele fosse usado, afinal... mas adoro histórias que têm uma parte triste e até trágica como é o caso dessa, e que não têm cenas hot, então é um livro que eu leria sim, mas provavelmente vou torcer pra ele ganhar uma nova edição antes de fazer isso.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  15. Oi Sandra, tudo bem?

    Parece ser um livro interessante, gosto de livros com acidentes e essa mensagem de superação, força de vontade. Mas com certeza a Alicia me incomodaria bastante, detesto personagens mimados e essa repetição excessivo da palavra querida é bem chato, e os erros também me incomodam. O Dr. Danilo parece ser ótimo.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rafaella. Sim, acho bem chato a repetição D palavras.

      Excluir
  16. Olá!
    Fiquei encantada por esse livro, amei essa capa fofa e a história tbm, essa família toda linda é do babado kkk

    Bjos!

    ResponderExcluir
  17. Oi Sandra, tudo bem? Apesar dos seus elogios ao livro, confesso que eu não me vi cativada pela história, acho que depois de ter lido Como eu era antes de você da Jojo Moyes qualquer livro que fala sobre acidente me deixa com uma expectativa muito alta - que na maioria das vezes não é correspondida. A capa eu não curto muito essas tipografai com mutias voltas e escandalosas, acho que atrapalha a leitura. Mas, fico feliz que tenha sido uma leitura tão prazerosa para você! ;)

    ResponderExcluir
  18. Por sua resenha já me apaixonei pelo Danilo, adoro ler sobre humanos dedicados, que valorizam e respeitam o outro. Com relação à Alícia confesso que não me importa o mimimi dela, até porque a garota parou de andar e penso que isso seja justificável, mas este é meu ponto de vista e jeito de ver, ser e estar neste mundo. hahaha
    Anotei sua dica porque gosto de romance adolescente e ainda mais tramas com lições de vida, história de superação, amizade e lealdade.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  19. Amiga tenho que confessar que eu simplesmente adorei a trama do livro.
    Quando você disse que Alicia sofreu o acidente e perdeu a vida eu pensei que ela havia morrido, mas depois entendi por conta da situação que ela se encontra. Acho que o livro em si fala de superação e em aceitação né? Eu gostei bastante de verdade. Acho que seria um livro que iria amar fazer a leitura. Irei colocar nos meus desejados para poder ler depois. Sério, nem que eu veja em EBOOK. Parabéns pela resenha. Ficou muito bem desenvolvida.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/09/resenha-cancao-de-alanna.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa leitura, Sil. Depois me fala o que achou do livro.

      Excluir
  20. Olá, tudo bem?

    Infelizmente terei que discordar de você, achei a capa bem feia, mas penso que isso é uma questão de gosto, e o gosto é algo muito subjetivo. Vou deixar essa dica passar, afinal, o livro reúne duas coisas que eu não suporto: romances adolescentes (sério, acho que essa onde era pra ter acabado junto com Crepúsculo, queremos coisas originais e novas) e esses diálogos com ar de falsidade "querida, isso... querida aquilo", ainda mais que é algo constante, aí que não leio mesmo! HAHAHAHA. Mas que bom que conseguiu aproveitar algo da leitura.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Ain Sandra, que história triste! Fico imaginando como a seria acordar e descobrir que toda sua vida perfeita não existe mais. A autora deve ter deixado uma bela lição de vida ao fim do livro. Fico feliz que você tenha curtido a leitura ao ponto de ler direto. Eh ótimo quando isso acontece.

    Beijos, Andressa

    ResponderExcluir
  22. Oi Dianaa!
    Eu sou dessas que gosta mais do livro wowww hahahahah!
    Mas parece ser um livro para ler nas entrelinhas dos wow rsrs!
    Gosto de livros com lições de superação e tudo mais!
    Bjos!
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie. Aqui é a Sandra. Sim, prestar atenção aos "wows" da resenha pode esclarecer bastante minha opinião. Rsrsrs. Beijos.

      Excluir
  23. Ola
    Que graça de capa e história, fiquei bem curiosa e não conhecia o livro ou a autora ainda, ótima dica e espero ter oportunidade de ler em breve

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Catharina. Leia sim, sempre é bom conhecer novos autores nacionais.

      Excluir
  24. Nossa, que capa maravilhosa! Realmente, ela merece um momento de admiração a mais, rs
    Eu adoro livros que falem de superação e segunda chance. Eu tenho lido muitos eróticos, e faz um tempinho que não leio um livro mais adolescente, então acho que agora seria um bom momento para largar o hot e pegar algo mais sutil, e essa história chamou minha atenção.
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, Bruna, leia este livro que é beeeeem adolescente. Rsss. Mudar um pouco o foco das leituras faz bem ao nosso cérebro e não cansa tanto. Às vezes, precisamos mudar o hábito um pouquinho. Bj

      Excluir

Bem vindo ao blog Minhas Escrituras...
Fique a vontade para comentar aqui a sua opinião pessoal, sempre com respeito é claro!!! ;)
Você pode deixar o link de seu blog, que faço a retribuição com o maior prazer, mas não retribuo em postagens de promoção, ou seja, não comento.
Mensagem pra pedir que siga o blog, são automaticamente deletadas. Comenta no blog e deixa o link,farei uma visita no seu ok.
Quero agradecer a vocês que passam por aqui e deixam suas marquinhas, isso é muito importante... sintam-se a vontade...
Xero!