Resenha #177 - Subconsciente - Camila Dornas

 
Título: Subconsciente
Autora: Camila Dornas
Gênero: Ficção/ Suspense/ Literatura Brasileira
Editora: Literata
Páginas: 347
 
**Resenha por Sandra M**
 
Para todos aqueles que acreditam que sonhos se realizam. Camila Dornas


A história inicia em Paris no anos 1922, onde a maioria das pessoas sofrem por causa da Primeira Guerra Mundial, onde muitas famílias perderam seus parentes e suas casas e a crescente ambição dos seres humanos se sobrepondo aos mais fracos.

Olga Chevalier é uma jovem mulher que sofreu muito, perdendo seus pais cedo e tendo que cuidar de seu irmão, Jean, desde que tinha onze anos de idade. Ficaram nas ruas de Paris se escondendo da polícia, pois com certeza, se fossem encontrados, iriam para abrigos e isso os separariam.

 Olga é uma mulher linda, ruiva e sempre sonhou em ser uma cantora famosa e, para isso, trabalhava se apresentando no famoso cabaré chamado Moulin Rouge, um templo de devassidão, de prazer, onde não haviam regras em uma sociedade totalmente machista.  Ali dentro, os homens poderiam realizar todo e qualquer tipo de fantasia e no outro dia estariam novos em folha.
 
Naquela noite não era diferente. Homens de todo o mundo e de todas as classes sociais se embebedavam juntos, vivendo aquela noite como se não fosse haver outra.

Mas Olga não estava no Moulin pra ser uma cortesã como muitos pensavam, ela estava ali para ter a oportunidade de algum diretor famoso dar uma boa olhada nela e valorizá-la como ela merecia, porém, o dono do cabaré não pensava assim, seus desesjos por ela eram outros, eram devassos e sujos. 
Talvez eu devesse contratar uma cantora que possa 'satisfazer' melhor as minhas necessidades e de meus clientes.
- vá em frente.


Nessa mesma noite, após ter um rompante por causa do dono do cabaré, Olga encontra um homem lindo, de olhos negros penetrantes, músculoso e esguio, que a deixa completamente sem fala. Acredito que é nesse momento que a paixão entra nos corações deles.
A vida é mesmo cheia de surpresas. - disse ele sorrindo.


As circunstâncias desse encontro deixa Olga atordoada, pois ela tem  medo que ele descubra seu segredo,  mas, também, completamente fascinada por ele. Lógico que ela não demonstra, afinal a nossa ruiva estonteante não vai dando mole assim para qualquer um, mesmo que as pessoas pensem que ela é uma cortesã. Afinal, quem se mistura com porco farelo come? Hummm.... Não é bem assim. Ambos têm segredos bem guardados.

Olga é uma mulher diferente e desde os treze anos ela começou a manifestar alguns dons através de seus sonhos. No início, todos tratavam como algo normal, porém seu pai pensou que fossem alucinações.  Com o passar do tempo, após Olga e o irmão perderem tudo, conhecem Joe, que foi de extrema importância para que ambos pudessem sobreviver.

Acontece que Joe acaba falecendo e a vida dos jovens que já era difícil, passou a ficar um pouco pior. A guerra finalmente  acabou, mas deixou milhares de pessoas doentes, miseráveis e mortas com a tal da gripe espanhola. Foi então que Olga conhece um velho senhor chamado Nicolas, que os ajuda a ter um abrigo, mesmo que seja num cortiço, melhor do que viver nas ruas à mercê de tantas maldades. Já nessa época, Olga começa a trabalhar e juntar dinheiro com a intenção de se mudar com seu irmão para um lugar melhor e, apesar do baixo salário que ganha no Moulin Rouge, ela ganha muitos presentes, joias de admiradores que a desejam ardentemente, mais nem por isso ganha o coração da nossa ruiva.

À história que Camila Dornas nos conta é surpreendente, uma vez que a personagem pode entrar nos sonhos das pessoas, no seu subconsciente. Muitos podem achar maravilhoso esse dom porém, Olga entra no sonho de um assassino e isso trará sérias consequencias para ela e o irmão.

Lembram-se que eu disse que Olga já havia encontrado um belo homem? Bom, seu nome é Vincent, que além de bonito é também misterioso, sombrio e faz seu coração bater mais rápido.
- Posso ter a honra de saber teu nome?
- Olga. Olga Chevalier.


Foi durante um de seus "sonhos" que Olga o conhece e, a princípio ela pensa se tratar do próprio assassino. Mais Vincent acaba se tornando seu protetor e, apesar de seus segredos, é ele quem a ajudará a desvendar toda essa trama.

Nossa protagonista não terá uma vida nada fácil, mais encontrará o amor, a verdadeira amizade, o companheirismo de outras pessoas que se tornam peças importantes para o desenrolar do enredo.

Olga não é uma daquelas personagens principais cheias de "mimimi", muito pelo contrário, é forte, batalhadora, honesta e que ama seu irmão e seus amigos acima de tudo. E o que dizer do amor dela e de Vincent? Só lendo para saber.
 
 

A estória é bem construída, porém não gostei muito da fonte utilizada, parece pequena demais e isso cansa um pouco os olhos.  Encontrei erros de revisão, muitas palavras com a letra "d" tem problemas, mas ainda assim não é nada que atrapalhe o leitor.

O romance entre Olga e Vincent faz toda diferença para que ela supere os obstáculos da vida. Super recomendo o livro.

E o que dizer da capa? É linda demais. E se observarmos bem, só por essa "belezura" o livro já Merece 5 estrelas.

Por hoje é só.  Espero que gostem, pessoal. Beijos.
 
Sandra M.

27 comentários

  1. Realmente a capa é de tirar o folego. Gostei do enredo, na verdade amor estória ambientada em outras épocas.

    sonhoseaventurasdeamor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Capa lindo mesmo! Adorei a premissa. Parece ser uma história interessante
    Anotado já
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  3. Oi Sandra!!!!! Td bem????

    Eu amo essa capa! É linda demais, e confesso que não tinha lido nenhuma resenha, mas quero o livro só por causa da capa! kkkkk
    Adorei a premissa, vc conseguiu me deixar mega curiosa! Espero poder lê-lo em breve!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana. Vou tentando resenhar os livros que a Diana me envia. Acho que um dia eu consigo aguçar mais ainda os leitores. Rsrsrs. Até segundaaaaaaaaa.

      Excluir
  4. Ola Diana amei essa resenha, mistura de dons que amei entrar nos sonhos e esse romance lindo assim como o sonho lindo da protagonista em ser reconhecida . Dica mais que anotada . Pelo visto a protagonista vai sofrer mas enfim ter seu grande amor. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Joyce. Muito bom que tenha gostado da resenha. Vou eu aqui tentando expor minhas impressões sobre os livros que a Diana envia para mim. Fico feliz que tenha gostado. Beijos.

      Excluir
  5. Ei!Tudo bem?
    Concordo com você em relação a capa lindona hein ;)
    Achei interessante o dom de Olga, mas com certeza é um pouco perigoso, acredito que em nossos subconsciente é onde ficam os piores segredos =X
    Fiquei bastante interessada, pois a protagonista não é uma mocinha indefesa, pelo contrario é uma mulher forte e batalhadora isso inspira, as mocinhas ultimamente tem me irritado um pouco.
    Não conhecia o livro, mas me interessei bastante espero ter a oportunidade de ler em breve!!
    Amei sua Resenha!!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Suzi. É sim, bem interessante essa história. Lembrando que o enredo se passa nos anos 1922, onde o machismo era absurdamente elevado. Ainda há essa situação hoje em dia, mais bem velado. Eu mesma amei Olga por, já naquela época, mostrar que sim, toda mulher tem direito de ir e vir. Fazer o que der na telha, desde que não prejudique seu próximo. Beijos e obrigada.

      Excluir
  6. Oi Sandra, tudo bem?
    Esta é minha leitura do momento e eu adoro a escrita da Camila. E estou gostando muito de Olga, e Vincent nem preciso dizer,né? Suspiros para sempre.
    Também achei a letra pequena, motivo pelo qual estou demorando para terminar. A capa é mesmo muito linda. Parabéns pela resenha.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  7. Oiii! Parabéns pela resenha! Amo romance de época, são tão bem construídos, tão gostosos de ler e acapa? Belíssima. Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi! ^^
    Tudo bem??
    Sua resenhara foi bem explicativa. Gostei bastante. Ela na verdade me ajudou a conhecer melhor o livro. A trama parece interessante e apesar de não me pegar desde o início. A parte dramática eu tendo a fugir, mas quando passa para a parte do suspense e o dom especial de Olga, já fiquei com vontade de ler! :D Vou anotar a dica!

    Beijussss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa

    ResponderExcluir
  9. O fato da Olga ser uma personagem forte, batalhadora e honesta é algo que me atrai no livro, amo protagonistas assim. Mas duas coisas me farão pensar bem antes de ler: a fonte que você achou pequena e os erros de revisão. Qualquer erro de revisão me atrapalha muito, fico enlouquecida. Fiquei curiosa pela história e por esse Vincent que parece ser de arrancar suspiros, mas não sei se vou ler.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ju. Também fico incomodada por erros de revisão. Penso que as editoras deveriam focar mais Nesta questão. É o tamanho da fonte me incomodou muito. Beijos

      Excluir
  10. Oi,
    Gostei muito dessa leitura, realmente Olga é batalhadora e forte, sou fã de personagens assim por sinal, Vicent <3 sem comentários, mas realmente a fonte incomoda um pouco eu que tenho problema de visão então hehe...
    Estou com bloqueio pra escrever a resenha de tanto que gostei da história.
    Beijos
    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  11. Olá Sandra bem interessante a história desse livro ainda mais a personagem Olga ter um passado tão traumático, e envolver um dom diferente para equilibrar a trama. Gostei da premissa vou pesquisar depois para ler.Lógico que fiquei curiosa para saber qual o destino dos dois.
    Bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  12. Oi Diana, tive a impressão lendo sua resenha que a autora pode acabar se perdendo em tanta informação, não sei se foi o caso, mas pelo visto não já que você disse que a narrativa é bem construída. Mesmo assim não sei se leria, a história não me chamou muito atenção, um ponto bastante positivo é que a personagem não fica de mimimi e Vicent parece ser um personagem muito bem construído tbm. Talvez desse uma chance por isso, mas não vai ser tão já!

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?

    Apesar de não ser meu estilo de leitura, essa obra me ganhou pela capa. Aí juntamos o fato de que a história se passa em Paris, tem um momento de guerra de pano de fundo e que mesmo não tendo uma vida fácil ela consegue encontrar amor, amizade e companheirismo, me ganhou na certa. Gostei também de saber que a protagonista não é mimizenta, odeio quando escrevem personagens assim, me dá vontade de largar a leitura. Vou dar uma conferida nessa história sim.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Que ótima resenha, a capa é linda. Amei saber que protagonista não daquelas insuportáveis, vou dar mais uma pesquisada e enfim resolver se leio ou não
    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oláá
    Gostei bastante da capa, parece ser um livro bem legal e bonito, gostei da resenha e espero poder ler em breve.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Diana, se tem uma coisa que está me fazendo querer casar com o Kindle é justamente a função de poder mudar o tamanho da fonte. Isso é tão perfeito! Porque assim a gente se livra dessas diagramações que acham que todo mundo tem visão de águia, né! Hahaha
    Enfim, sobre o livro, eu não pretendo ler por não me agradar muito. Mas curti sua resenha! ;)

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem? Eu não conhecia o livro, mas gostei da premissa. Fiquei curiosa para ler e descobrir essa história. Eu gosto de personagens fortes então já gostei da Olga.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Bem vindo ao blog Minhas Escrituras...
Fique a vontade para comentar aqui a sua opinião pessoal, sempre com respeito é claro!!! ;)
Você pode deixar o link de seu blog, que faço a retribuição com o maior prazer, mas não retribuo em postagens de promoção, ou seja, não comento.
Mensagem pra pedir que siga o blog, são automaticamente deletadas. Comenta no blog e deixa o link,farei uma visita no seu ok.
Quero agradecer a vocês que passam por aqui e deixam suas marquinhas, isso é muito importante... sintam-se a vontade...
Xero!