Resenha Coletiva #9 - Sailor Moon - Naoko Takeuchi - Parte 01

Vol. 01 ao 05 - mangás adquiridos pela resenhista

Olá a todos!!! Hoje trago mais uma incrível história para vocês. Espero que gostem...

Obra: Pretty Guardian Sailor Moon
Autora: Naoko Takeuchi
Mídia: Mangá
Editora: JBC (Japan Brazil Communication)
Volumes: 12 volumes + 2 extras e 2 prequelas
Páginas: 206 em média por volume, sendo 06 coloridas
Formato: 12 x 18 cm
Classificação: 4.0


Nas capas temos: Sailor Moon (Vol. 1), Sailor Mercury (Vol. 2), Sailor Mars (Vol. 3), Sailor Jupiter (Vol. 4) e Sailor Venus (Vol. 5).


Volume 1 - Usagi é uma garota muito atrapalhada e doidinha que adora dormir e não é nem um pouco fã de estudar. Por isso vai sempre mal na escola... Sua vida muda quase que completamente (seu "amor" pelos estudos e suas notas não mudaram em nada!) quando ela conhece uma gatinha incomum chamada Luna. O que essa gatinha tem de fora do comum? Ora, ela fala!

A gatinha dá um poderoso broche para Usagi que irá transformá-la em uma guerreira da justiça, atribuindo-lhe algumas missões como: encontrar suas companheiras guerreiras, achar e proteger a princesa da Lua e salvar Tóquio de um grupo de inimigos. Essa última é moleza, muito supimpa essa missão... Só que não!

Três guerreiras são despertadas e um mascarado aparece, mas ninguém sabe de que lado ele está, pois ele busca a mesma jóia que os desconhecidos e temidos inimigos: o Cristal de Prata da Lua.

Vol. 1 - Página 7
(clique na imagem para ampliar)
Vol. 1 - Página 71
(clique na imagem para ampliar)

























Volume 2 - Identidades secretas são reveladas e um sentimento bate forte entre Tuxedo Mask e Sailor Moon, contudo não há certezas sobre o propósito do mascarado. A equipe Sailor está finalmente completa e tenta a todo custo derrotar o inimigo. Entretanto, o passado é revelado e o sofrimento vivido volta à tona. "Será que é isso o que o destino nos reserva? Será que renascemos só para sofrer novamente?": essas são perguntas que rondam o coração da princesa Serenity.

Volume 3 - A batalha chega ao seu ápice quando a princesa e uma das guerreiras acabam nas mãos de um inimigo inesperado e as esperanças estão por um fio. Uma criança vinda do céu fica toda assanhada com o Mamo-chan e, para piorar, ela é a cara da Usagi - só que em versão mini. E é em meio a esse tumulto que Sailor Mars desaparece pelas mãos de um novo grupo de inimigos com os mesmos propósitos que o anterior: destruir as guerreiras Sailors e pegar o Cristal de Prata, não necessariamente nessa ordem!


Volume 4 - A situação está muito feia para nossas heroínas, com o time desfalcado e com um inimigo bem mais forte que o anterior. Usagi não sabe como irá vencê-los, pois nem com o time completo ela conseguiu tal façanha e ainda mais agora, tendo tantas dúvidas em seu coração, tudo parece piorar a cada instante.

Contracapa das edições

Volume 5 - Um choque abala a todos quando uma pessoa querida se junta ao inimigo. Em meio a tantas reviravoltas, os três únicos tabus foram quebrados e as Sailors dão adeus a uma pessoa muito especial. Será que valeu a pena? O preço não foi alto demais? E a batalha final chega novamente para testar  a resistência e a fé da princesa.


Essa edição está fantástica, com 06 páginas coloridas e as demais em papel branco. As capas estão lindíssimas, com duas versões das nossas guerreiras: na capa temos elas normais e na contracapa as temos de forma mais meiga. Cada capa mostra uma Sailor diferente, mas isso não significa que a história se fixa naquela Sailor em particular.



A história acontece de forma super rápida, é um vilão atrás do outro sem muito tempo de curtir a calmaria e a Usagi deixa tudo mais divertido com suas trapalhadas e lamúrias. Em certos momentos fica até um pouquinho chato, pois parece que a história se repete muito, mas não é bem assim.


Como pude assistir as 4 temporadas do anime, eu pude ver que isso é só uma impressão (a história acontecer de forma muito rápida). No anime há mais batalhas antes de chegar no vilão master e sempre havia um tempinho para curtir a calmaria, o que não temos de forma muito nítida no mangá - isso fez muita diferença na leitura para mim. Contudo, talvez quem tiver contato com a obra diretamente na leitura tenha uma impressão diferente, se sentindo mais angustiado e apreensivo durante as batalhas e principalmente se jogará mais intensamente na história por não ficar comparando com o anime.

Um paralelo com a 1° versão do anime:

Vols. 01 ao 03 equivalem à 1° temporada (Sailor Moon);
Vols. 03 ao 05 equivalem à 2° temporada (Sailor Moon R - Return);
Vols. 05 ao 08 equivalem à 3° temporada (Sailor Moon S - Super);
Vols. 08 ao 10 equivalem à 4° temporada (Sailor Moon Super S - Super Senshi);
Vols. 10 ao 12 equivalem à 5° temporada (Sailor Moon Stars).

Se você nunca leu ou tem medo de se perder na leitura pelas diferenças que temos em relação às HQs brasileiras (sentido de leitura da direita para esquerda, no caso dos mangás), não precisa se descabelar ou esquentar a cabeça: em cada volume há uma página dedicada a instruções de leitura. No começo é um pouco estranho, mas com o tempo você se acostumará e a estranheza inicial irá desaparecer.

Recomendo para quem goste de: heroínas, batalhas, romance, drama, suspense, comédia e ficção.

Não recomendo para quem: não goste dos itens acima, machistas e para quem odeia qualquer coisa relacionada a alienígenas ou não goste de gatos falantes.

Pessoal, gostaram? Deixem seus comentários, se já leram essa obra e o que acharam dela, etc.


12 comentários

  1. Oi Ninah!!!!

    Eu assistia aos desenhos deste mangá! kkkkk Bateu até uma saudade agora.... adorava Sakura tbm! rsrsrsrrsrs

    Adorei o resenhão! Ficou show!!!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Oi Ninah...
    Eu gostei da recomendação, e gosto até de tudo que se aconselharia a ler, mas não sei, não é muito minha praia..então eu passo.
    Mas a resenha ficou ótima.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Eu nunca li nenhum mangá, mas eu era looouca pelo desenho quando eu era pequena, tinha até vários objetos e bonecas, era fãzona mesmo hahahaha!
    Adorei a dica, vou dar uma olhadinha para comprar depois!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olaaa
    Um post ótimo para quem gosta do gênero, nao conheço entao nao tenho muito onque opinar e por enquanto nao tenho curiosidade.

    Beijos
    Reality of Books

    ResponderExcluir
  5. Oi Ninah, sua linda tudo bem

    Eu achei uma ótima escolha fazer uma resenha coletiva e a sua ficou perfeita, pois conseguiu trazer toda a emoção e os conflitos de cada volume. Eu li todos eles de um fôlego só e nossa, a história parece ser emocionante. Quem nunca se perguntou qual a sua missão aqui na Terra, quem nunca teve dúvidas sobre a existência do mundo e sobre como ele funciona? Adorei sua resenha!!!!!!
    Beijinhos.
    Cila.

    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Revivendo a minha infancia com esse post, meu Deus! Eu sempre fui apaixonada por esse mangá e era tão dificil de comprar na minha época. Me senti tão velha agora!

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Eu amava o anime de Sailor moon. Vi as duas primeiras temporadas, e só não vi mais porque na época meus pais cortaram a TV a cabo :´(. Eu não tenho paciência de ler mangás, mas gostei de relembrar um pouco a história, e saber um pouquinho das diferenças entre o mangá e o anime
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Adoro resenhas coletivas, mas confesso que mangás não me interessam.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  9. Aaaah! Eu adorava Sailor *_* sempre assistia os desenhos e também jogava no computador, hahahaha. Mas nunca li animes, nem da sailor e nem nenhum outro anime. hahahaha Acho tudo tão bonitinho, mas nunca pensei em comprar. hahaha

    Beijos,

    http://www.lendoeesmaltando.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Ninah!
    Lendo seus recomendo/não recomendo, vi que definitivamente Sailor Moon não é pra mim. Mas preciso ressaltar que adorei seu cuidado em colocar as setinhas pra mostrar como se lê o mangá e fazer o comparativo com o anime, que é bem conhecido por aqui.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  11. Ninah lindona muito bacana a resenha coletiva, confesso que não costumo ler muito, mas já estou com a dica anotada para minha sobrinha que adora. As capas estão lindinhas. beijos

    Joyce

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Parabéns pela resenha! Adorei a recomendação. Adoro ler mangás, mas ultimamente não tenho tempo. Obrigada pela dica haha
    Beijos, Nathália
    https://livrosdagarotavermelha.wordpress.com/

    ResponderExcluir

Bem vindo ao blog Minhas Escrituras...
Fique a vontade para comentar aqui a sua opinião pessoal, sempre com respeito é claro!!! ;)
Você pode deixar o link de seu blog, que faço a retribuição com o maior prazer, mas não retribuo em postagens de promoção, ou seja, não comento.
Mensagem pra pedir que siga o blog, são automaticamente deletadas. Comenta no blog e deixa o link,farei uma visita no seu ok.
Quero agradecer a vocês que passam por aqui e deixam suas marquinhas, isso é muito importante... sintam-se a vontade...
Xero!