Resenha #171 - Inferno - Dan Brown


Livro lido em E-book

Título: Inferno
Autor: Dan Brown
Editora: Arqueiro
Ano: 2013
Páginas: 448

**Resenhado pela Suzana Linhares**


Neste fascinante Thriller, Dan Brown retoma a mistura magistral de história, arte, códigos e símbolos que o consagrou em O Código Da Vinci, Anjos e Demônios e O Símbolo Perdido e faz de Inferno sua aposta mais alta até o momento. No coração da Itália, Robert Langdon, o professor de Simbologia de Harvard, é arrastado para um mundo angustiante centrado numa das obras literárias mais duradouras e misteriosas da história: O Inferno, de Dante Alighieri. Numa corrida contra o tempo, ele luta contra um adversário assustador e enfrenta um enigma engenhoso que o leva para uma clássica paisagem de arte, passagens secretas e ciência futurística. Tendo como pano de fundo, poema de Dante, e mergulha numa caçada frenética para encontrar respostas e decidir em quem confiar, antes que o mundo que conhecemos seja destruído.

Robert Langdon olhava para ela do outro lado do rio cujas águas agitadas corriam, tingidas de sangue. De frente para ele, na margem oposta, a mulher o encarava, imóvel, solene. Trazia na mão uma faixa azul, uma tainia, que ergueu em homenagem ao mar de cadáveres aos seus pés. O cheiro da morte pairava por toda parte.

Quem já leu alguma obra do Dan Brown, está acostumado encontrar o professor Robert Langdon em Harvard ou na sua casa. Onde ele é convidado por alguém ou recebe algo misterioso, dando início aos mistérios e as aventuras que o cercam. Em Inferno, já começa bem diferente: cheio de mistérios, suspense e ação.

Robert, acorda em um hospital, em Florença, na Itália. Sem memória, ferido na cabeça. Lá, ele conhece a bela médica Sienna Brooks, uma mulher cheia de mistérios e com um importante papel na trama. Depois de algum tempo acordado e tentando entender o que está acontecendo, Langdon sofre outro atentado contra sua vida. Ele consegue fugir do hospital com a ajuda da Dra. Brooks. É a  partir daí que toda ação e suspense começa. Uma corrida contra o tempo para salvar a humanidade de sua extinção.

Dan Brown leva você por um tour maravilhoso pelos mais belos cantos de Florença, passando por Veneza e Turquia. O grau de detalhamento dos museus e igrejas, e até das próprias cidades, é belíssimo. Muitas vezes fui até no Google para ver as fotos dos locais mencionados no livro, e posso garantir que o autor faz um lindo trabalho descrevendo-as.

O portal em si é uma barreira de 15 metros de altura, feita de tijolos e pedras milenares, cuja principal passagem ainda conserva as imponentes portas de madeira aferrolhadas que se encontram sempre abertas para permitir a circulação do tráfego. Seis das principais vias da cidade convergem em frente a essas portas, desembocando em uma rotatória em cujo gramado central está uma grande escultura de Pistoletto, representando uma mulher que atravessa os portais da cidade com uma gigantesca trouxa na cabeça.

A grande inspiração para Dan Brown foi a obra A Divina Comédia, de Dante Alighieri. Dante, descreve uma viagem pelo inferno, purgatório e paraíso. No livro de Brown, somos apresentados a fatos interessante sobre a vida do poeta Alighieri, fatos que são de suma importância para a contextualização da história.

É uma leitura bem fluida, onde o leitor fica preso e não consegue soltar o livro... E quando solta fica com a história na cabeça. Um grande livro para ser apreciado.

Até mais, Suzana Linhares!


42 comentários

  1. Oi Suzana! Td bem com vc?

    Eu tenho este livro incrível, mas ainda não o li! Adoro os livros do Dan, quero ainda, ter todos na minha estante!

    Ótima resenha vio!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Paula, obrigada pelo comentário. Leia, você vai gostar muito!
      Já li todos os livros dele. É cada um melhor que o outro. Ele deixa o leitor se ar a cada virada de página

      Excluir
  2. Oi Su... sua resenha ficou ótima, muito obrigada viu minha linda pela sua disponibilidade em resenhar aqui no meu cantinho... eu fico muito feliz e honrada com sua presença e marquinha por aqui... que seja sempre viu.... xero!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dih, eu que agradeço e fico honrada pelo convite. É só chamar que volto! Beijos!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  3. Ola Suzana lindona menina que fortes emoções já li alguns livro do autor adoro sua escrita, esse ainda não li mas depois de sua resenha preciso ler urgente, o começo com ele no hospital sem memória já é impactante. A capa está linda. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joyce, você vai amar. O livro inteiro é cheio de emoções, beijos!

      Excluir
  4. Olá!
    Nunca li nada do autor, mas tenho vontade.
    Adorei sua resenha e fiquei interessada no livro.
    Dica anotada!
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jess, assim que você mer o primeiro vai ficar apaixonada. Beijos!

      Excluir
  5. Oi, Suzana!
    Se não me engano, esse é o único do Dan Brown que não li, e tenho MUITA vontade, porque amo a escrita dele desde os meus 12 anos, quando li Código da Vinci. Mesmo com uma receita de bolo pra escrever os livros, ele prende, nos obriga ler até o fim. E o mais bacana é que ele insere tudo em cenários reais bem detalhados, um convite a conhecer o local.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Giulia, o que mais me encanta são esses detalhes, você se vê dentro desses prédios maravilhosos, é muito bom esse clímax que ele faz com o leitor. Beijos!

      Excluir
  6. Oi, Suzana! De fato, Dan Brown sabe envolver o leitor de uma forma... Depois que a gente começa a ler, fica meio impossível abandonar a leitura. Dele eu só li O Código Da Vinci e um outro livro com capa verde, cujo nome esqueci. Da Vinci foi o que mais me marcou, principalmente por causa de toda a polêmica que surgiu na época por causa dele.
    Mas hoje meu gosto mudou, mesmo sabendo que Dan Brown é viciante, passo longe. Estou buscando outras coisas, me entende?
    Um abraço grande,
    Mona

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Monalisa. O livro que você deve ter lido foi Fortaleza Digital. É uma temática diferente da linha do Robert Langdon. É sempre bom procurar novos gêneros e conhecer novas aventuras. Beijos!

      Excluir
  7. Oi Diana, li apenas um livro do autor até hoje, mas lembro de me sentir imersa no mistério e nas divagações do livro. Dan Brown é um gênio e sinto vontade de ler alguma outra coisa dele, mas tenho me afastado dos livros do gênero e não acho que lerei tão cedo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju. Quando tiver vontade novamente, recomendo a leitura deste livro. Beijos!

      Excluir
  8. Oi Suzana!
    Confesso que não gosto de Dan. Tenho este livro mas ainda não me interessei em ler. Não procurei por resenhas sobre ele nunca, mas vendo a sua me despertou interesse em finalmente tirá-lo da estante e dar uma chance par a leitura.

    Beijinhoss...
    http://estantedalullys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lullys, te garanto que você vai gostar muito da leitura! Beijos!

      Excluir
  9. Oi, Suzana. Tudo bem?
    Nunca tinha parado para ler a sinopse desse livro e confesso que achei bem interessante a premissa. Tentei ler um livro do Brown uma vez mas achei a leitura bem chatinha e acabei abandonando, como isso faz uns bons cinco anos eu deveria tentar dar uma nova chance!

    Beijos.
    Blog Cantar Em Verso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silviane,
      Dê uma nova chance. Você vai gostar muito? Beijos!

      Excluir
  10. Eu adoro os livros dele, um melhor que o outro! Bela resenha parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Heloísa,
      Obrigada, Acho Dan Brown um grande gênio literário. Beijos!

      Excluir
  11. Olá, tudo bem?

    Acho que sou o único ser humano que não é muito fã da escrita do Dan. Eu adoro as capas dos livros deles e um dos meus filmes favoritos de todos os tempos é Código DaVinci, mas quando peguei o livro para ler, acabei me decepcionando com seu estilo narrativo. Infelizmente, não acho que com Inferno seria diferente, pois, apesar da premissa dos livros do autor serem geniais, é a forma como ele as apresenta que me incomoda. Vou deixar a dica passar, mas vou indicar para quem curte os livros dele.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Matheus, realmente o filme é muito bom. Legal você indicar a leitura. Beijos!

      Excluir
  12. Oi Suzana, tudo bem?
    Do Dan Brown eu só li Anjos e Demônios, mas faz muito tempo. Gostei de saber que o livro já começa com ação e mistério. Gosto da escrita do autor, por isso a dica está mais que anotada. Parabéns pela resenha.

    Beijos,
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jéssica. Obrigada.
      Posso te dizer que esse é o livro mais cheio de ação que autor já escreveu. Beijos

      Excluir
  13. Olá Suzana,
    nunca li nada do autor, que vergonha. Ainda mais que falam tão bem sobre suas historias e a forma que deixa o leitor fascinado.
    Desde que assisti ao filme que foi baseado num livro dele, eu me senti conectada e com muita vontade de ler, porem, depois desta resenha estou me dando tapas por não ter o livro aqui, e olha que fiquei em duvidas e acabei não comprando.
    Preciso conhecer esta história e principalmente a escrita de Dan.
    Parabéns pela resenha, tu me deixou ansiosa.

    Beijos Ana Zuky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana. Obrigada!
      Fico feliz que a resenha tenha te deixado curiosa a respeito das obras do Dan Brown. Você vai gostar muito. Beijos!

      Excluir
  14. Oi Su!
    Eu estou louca para ler esse livro!! Ele está na minha estante e acho que vou tirá-lo dali agora para ler!! hehehe
    Já li "O Código da Vinci" e "Anjos e Demônios" e amei!! Sou fã de Dan Brown!!

    Beijos,
    Fernanda
    www.oprazerdaliteratura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda, corre menina e vai ler logo, você vai gostar! Beijos!

      Excluir
  15. Oi Su, sua linda, tudo bem
    Não acredito, encontrei você por aqui fazendo resenhas, que alegria!!!!!! Você não sabe, eu adorei o Código Da Vinci do autor, tem todos os elementos que eu adoro, então, procurei mais do autor e quando vi que ele resolveu escrever sobre Dante Alighieri eu surtei!!!!!! Adorooooo, você não faz ideia. E o livro Inferno é muito boooooooooo!!!!!!! Eu amei!!!!!
    Sua resenha ficou ótima!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cila lindona! Me aventurando nesse universo lindo dos blogs e resenhas! Legal você ser fã de Dante Alighieri. Esse livro dele é todo em cima da obra A Divina Comédia, Dan Brown faz uma linda apresentação sobre a vida e obra do poeta. Muito obrigada pelo carinho flor, Beijos!

      Excluir
  16. Oi Suzana, tudo bem?
    Já vi algumas adaptações das obras de Dan Brown, mas nunca tive a oportunidade de ler nenhum de seus livros. Embora veja bastante elogios sobre a obra do autor, ainda não senti vontade de ler suas histórias. Mesmo assim deixo a dica anotada para um outro momento.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Glaucia. É muita leitura muito fluida e te prende do início ao fim. Quando você sentir vontade não vai mais querer largar. Beijos!

      Excluir
  17. Oi Suzana,
    Até hoje só assisti o filme Anjos e Demônios, n sei se vou curtir a escrita do autor, ams as histórias com certeza são fascinantes, este livro parece ser cheio de mistérios instigantes, fiquei curiosa com os mistérios da médica Sienna.
    Bjos
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline. O filme Anjos e Demônios é bom, mas o livro é mil vezes melhor. Posso te dizer, que até agora, Inferno foi o melhor livro que Dan Brown escreveu. Você vai gostar muito.

      Excluir
    2. Olá Aline. O filme Anjos e Demônios é bom, mas o livro é mil vezes melhor. Posso te dizer, que até agora, Inferno foi o melhor livro que Dan Brown escreveu. Você vai gostar muito.

      Excluir
  18. Oi, tudo bem?
    Já li O Código da Vinci e Anjos e Demônios, Inferno não sei quando conseguirei ler, mas quero, pois gosto da escrita do Dan...
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Angélica, Você vai amar com toda a certeza. Beijos!

      Excluir
  19. Oi Suzana, tudo bem?
    Dan Brown realmente tem uma escrita muito envolvente. Adoro os enredos e tramas que ele cria, sempre cheias de adrenalina, muita ação e mistérios. E o grande diferencial desse livro é que ele conta um pouco sobre Alighiere.
    Ainda não li Inferno porque nunca consigo encaixá-lo, mas a cada resenha empolgante fico tentada a burlar minha lista de prioridades rsrs.

    Beijos
    www.leiturasdapaty.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oi Suzana, tudo bem?

    Do Dan eu só li Anjos e Demônios e O Código. Gostei bastante da escrita do autor. Meu namorado leu Inferno e achou mais ou menos. Para ele não é o melhor do autor. Leria o livro só pelo pano de fundo do Inferno de Dante, etc. No mais, acho que fiquei meio desmotivada.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  21. Eu li logo na altura em que o livro saiu e fiquei completamente viciado na história. Um dos melhores livros do autor, talvez superado apenas por Anjos e Demónios. Continuação de bom trabalho.

    ResponderExcluir
  22. Olaaa
    Resenha ótima e que bom que a leitura prende, tenho amigos que adoram o autor mas eu não tenho curiosidade em ler por não ser meu gênero.

    Beijos
    Reality of Books

    ResponderExcluir

Bem vindo ao blog Minhas Escrituras...
Fique a vontade para comentar aqui a sua opinião pessoal, sempre com respeito é claro!!! ;)
Você pode deixar o link de seu blog, que faço a retribuição com o maior prazer, mas não retribuo em postagens de promoção, ou seja, não comento.
Mensagem pra pedir que siga o blog, são automaticamente deletadas. Comenta no blog e deixa o link,farei uma visita no seu ok.
Quero agradecer a vocês que passam por aqui e deixam suas marquinhas, isso é muito importante... sintam-se a vontade...
Xero!