Resenha #169 - Se Eu Morrer - Amy Plum

Livro cedido pela editora

Título: Se Eu Morrer
Autora: Amy Plum
Editora: Farol Literário
Páginas: 512

Resenhas:

*Essa resenha não contem spoiler dos livros anteriores**

À medida que descia, o túnel ia ficando mais baixo, e logo eu estava encurvada, a cabeça baixa para não bater no teto. O espaço mais e mais apertado ia me deixando cada vez mais nervosa. Quanto mais descia, maior a pressão que sentia dentro do peito, até que parecia que meus pulmões iam implodir.

Resenhar esse livro foi um desafio, porque é o final de uma querida trilogia. Um livro que me encantou pelo romance, por Paris, pelo desenvolvimento, pela construção dos personagens e claro pela originalidade que a autora falou sobre os Revenants. 

Se eu morrer, se dá a partir do momento que termina Até que eu morra. Algo aconteceu com Vincent e que deixou todos desesperados, principalmente Kate, pois ela não sabia se o veria de novo, se poderia tocá-lo, se poderia ficar com ele. As coisas foram acontecendo de maneira branda, porém frenética. Era visível como estavam todos se esforçando para ajudar Vincent e destruir a causadora de uma possível guerra entre os bardias e numas. Devo ressaltar que a nova líder dos numas é bem inteligente e perspicaz, sabe o que faz e onde quer chegar e claro que por mais que fosse uma coisa já esperada ainda me senti surpreendida com suas desconfianças e planejamento.

Vincent sempre foi meu queridinho e a forma como ele demonstra o amor pela Kate é algo lindo e perfeito... como não se apaixonar pelo seu cavalheirismo, pelo seu olhar, carinho e cuidado. Nossa essa é uma forma de amor verdadeiro que não se encontra em qualquer lugar, quando ele acontece, ele mexe com a gente, toma conta de nossos sentidos e queremos proteger e cuidar desse nosso amor com toda a nossa força e sentimento. Não queremos nos distanciar, queremos crescer e deixar com esse sentimento perpetue cada vez mais na nossa vida e na vida de nosso amor, assim é o amor de Vincent e nesse livro podemos observar como Kate demonstra sentir o mesmo por ele. A fé que ela deposita na esperança de tê-lo de novo - não é spoiler está na capa de trás do livro -, é capaz de fazer qualquer um vibrar para que dê certo.



Mas nem tudo são flores, as coisas nem sempre saem da forma que queremos ou quando queremos e ai vem os obstáculos e até uma viagem para Nova York que promete!

Mas lá estavam elas de novo, suas palavras, aparecendo uma vez mais em minha mente, as sílabas cortantes como chibatadas.
Mon ange.
Meu coração batia forte. 

Papy, Mamy e Georgia, estão sempre ao lado de Kate em todos os acontecimentos e eu gostei muito dessa parte, porque por mais que as coisas pareçam difíceis e até mesmo impossíveis, ela tem o apoio deles, principalmente a cumplicidade de sua irmã. Não tenho como não citar Georgia. Ela e Kate tem uma ligação que vai muito mais além de ser simples irmãs. Essa relação foi muito bem desenvolvida desde o primeiro livro e eu curti muito esse cuidado que Amy teve e que também não deixou se perder.

Por ser um final de série, não me sinto a vontade de contar mais detalhes dos acontecimentos, porque tudo pode se transformar em spoiler, portanto, meus queridos leitores, eu recomendo que vocês entrem nessa viagem para Paris com tudo que vocês tem direito, até a companhia dos Revenants mais charmosos da cidade e não falo somente de meninos não, temos meninas muito habilidosas e que pode colocar muitos meninos ai no chão viu. A força da mulherada se sobressai por aqui.

Amy Plum me fez viajar, sem sair do lugar. Ela me transportou para um mundo desconhecido a qual me senti completamente a vontade. Me senti como se fizesse parte da história, como se tivesse participando de tudo até mesmo das batalhas. Senti na pele o desespero de Kate, o amor de Vincent, a forma como o amor familiar é abordado e a força de uma amizade que pode não só levar anos, mas como séculos.



Claro que aqui temos um romance e não está só focado nele. Temos as batalhas pelo poder e pela conquista. Tem aqui a demonstração do que um ser humano - ou nem tanto - é capaz de fazer pelo poder. Isso infelizmente é uma característica de o quanto o ser humano é falho e se vende tão fácil. Não falo de todos, temos as exceções, mas quando vejo isso, ainda me sinto em choque até mesmo no mundo literário.

Senti que tinha pulado de paraquedas de uma avião em chamas para uma paisagem desconhecida. Não tinha pontos de referência, sequer uma pista sobre qual direção seguir para voltar à civilização.

A diagramação do livro é um detalhe a parte. Tenho que dar os meus sinceros parabéns a Farol Literário pelo belíssimo trabalho com essa trilogia. As folhas amareladas em papel pólen, que traz conforto durante toda a leitura, fazendo com que ela saia fluída e rápida. A fonte de uma tamanho agradável, médio. A narrativa continua em primeira pessoa sob a visão de Kate e de tudo que ela pode observar. Os espaçamentos estão bem completos, fora que os capítulos tem os arabescos bem desenhados que fica totalmente pertinente com a capa. Eu sou bem suspeita em falar porque gostei de todas as escolhas, mas claro que tenho a minha capa preferida é  de Morra Por Mim, essa capa é a mais perfeita de toda a série em minha humilde opinião. 



Sim eu chorei, algumas lágrimas rolaram, mas é que não teve como. Talvez quando li o livro, estava em algum momento muito sensível, mas eu me apeguei com alguns personagens e infelizmente Amy, levou um que eu gostava muito. Não vou falar tanto, para não soltar spoiler para quem já começou a ler a série. Talvez eu tenha me apegado demais rs.

Recomendo a leitura para quem tem vontade de conhecer Paris, para quem gosta de romance sobrenatural, para que gosta de viajar sem sair do lugar, que fala de amor, amizade, aventura e uma pitada de originalidade. Venham se encantar como eu pela série Os Revenants.

Um mundo onde minha segurança estava em risco devido a uma adolescente morta-viva medieval do mal. Pela centésima vez, eu tinha a sensação esquisita de estar vivendo em um livro de ficção. Em uma história assustadora, de suspense, cujo final eu não conseguia adivinhar de jeito nenhum.


E ai pessoal, gostaram? Alguém já leu a série? Pretende ler? Deixe seus comentários. Nos finais de semana irei retribuir os blogs  que deixaram seus links, ok ;)

Xero no coração de todos!!!

27 comentários

  1. Olááá
    Nossa, é uma das minhas próximas leituras estou ansiosa pelo desfecho, ouvi bastante elogios e espero gostar, que bom que curtiu se lágrimas rolaram é porque é bom hahah ótima resenha e dica

    Beijos
    Promoção rolando no blog: http://realityofbooks.blogspot.com.br/2015/08/promocao-3-livros-1-ganhador.html

    ResponderExcluir
  2. OUVI MUITOS COMETÁRIO BOM SOBRE O PRIMIRO LIVRO E LENDO AGORA O QUE VC ESCREVEU COM CERTEZA QUERO LER!

    ResponderExcluir
  3. Olá, aqui é a Tay do Let It Shine, então, conheço pouco a Carol literário e sinceramente não tinha ouvido falar da série, acho que "até que morra", eu conhecia, mas, apenas esse, acho que To numa fase de nacionais, mas, caso eu volte ao sobrenatural, voltarei a essa resenha do primeiro livro com certeza.

    ResponderExcluir
  4. Olha, tenho sérios problemas em conseguir resenhar trilogias. Porque, ou digo muito ou digo nada, não sei ficar no meio termo,. ai chego aqui em seu blog e encontro essa resenha toda explicadinha... quero aulas, moça!

    ResponderExcluir
  5. Oi Dih!!!!

    Ha... como eu quero ter esses livros lindos na minha estante! A Farol me mata aos poucos toda vez que lança um livro! rsrsrsrsrsrrs

    Adorei a resenha e claro, vou continuar desejando-os desesperadamente! rsrsrsrsrs

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  6. Dia lindona eu sou louca para ler essa trilogia, tem elementos que me encantam vampiros, romances e um cenário maravilhoso Paris. Fico feliz que o desfecho da trilogia te emocionou menina. Já quero sair correndo e comprar os livros. As capas estão maravilhosas. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  7. Gente! Adorei essa trilogia! Confesso que sou suspeita para falar, pois sempre fico encantada pelos lançamentos da Farol Literário. Mas esses três livros parecem estar irresistíveis! É uma história que, sem sombra de dúvidas, eu leria, pois sempre amei essa mistura de romance e fantasia (sou louca pelo gênero fantasia). Adorei a sua indicação e com certeza já anotei aqui para próximas aquisições. Parabéns pela resenha. ♥

    Beijos,
    Fernanda Goulart,
    Império Imaginário.

    ResponderExcluir
  8. Olá flor, tudo bem?
    nunca tinha visto esse livros, mas gostei da resenha fiquei com medo desse final um pouco triste rs uma das resenhista do blog ama paris vou recomendar essa leitura para ela :D
    Beijos
    Edna

    Dna Bookz / Fan page / Instagram  / Twitter

    ResponderExcluir
  9. Oi, Diana!
    Toda resenha que vejo de qualquer livro da série fala muito bem da história e do trabalho da Farol. Já vi por outros livros que a editora tem um capricho muito grande com a parte gráfica. Que bom que a trilogia não decepcionou do começo ao fim.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Di, tudo bem?
    SOCORRO! Estou lendo exatamente o segundo volume dessa trilogia. Realmente os revenants são únicos, não me lembro de conhecer uma outra parecida. Agora, o que aconteceu com o Vincent? NÃOOOO!
    Vincent é muito amor, né? AMO <3
    Tô com medo de saber quem morreu, já imagino que é do grupo né? Ainnnn.
    Parabéns pela resenha e vou ler o segundo livro logo, porque já estou curiosa.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  11. Oi, Diana! Esse não é meu tipo de livro, definitivamente. Acho tudo nele meio brega, essa série acho que não combina muito comigo. :/
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  12. Olá Diana, faz tempo que quero ler essa série, eu amo romances sobrenaturais *--* Além de ter essa capas lindas, espero poder lê-lo em breve.

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  13. Oi, Diana! Ainda não tive a chance de ler essa trilogia mas sempre fiquei encantada com as capas e a premissa do primeiro volume. É complicado falar da resenha do ultimo livro sem ter lido dos livros, mas de modo geral fico contente pela leitura ter te agradado tanto assim e é sempre ruim quando um personagem querido morre... Como leitora nesses casos fico em um estado de ódio e negação, mas depois acabo compreendendo.
    Beijos.
    Blog Cantar Em Verso

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Ai essa série está na minha lista de desejados a um tempinho, mas o preço não ajuda rs'
    Parece ser uma série de tirar o fôlego, as capas são lidas mesmo! Quero muito ler!

    Beijos
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  15. Oie!
    Confesso que não pude ler a resenha toda, pois ainda não li os dois primeiros livros. E mais do que isso, eles estão na minha lista de desejados. Então já estou salvando esse link para futuramente voltar aqui e ler tudo!
    Bjs!

    www.delirioselivros.com.br

    ResponderExcluir
  16. Ei Diana,
    Acho lindas as capas destes livros, e parece q o conteúdo é tão bonito quanto, amo este tipo de história que nos envolve ao ponto de viajarmos até os lugares e vivenciar toda história. Que bom que gostou do desfecho da trilogia.
    Bjos
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  17. Oi, Diana, tudo bem??
    ahhhhhhhhhh eu estou terminando de ler esse livro! <3
    Nem terminei de ler ainda e já estou quebrando a cabeça ao pensar em como fazer uma resenha se abrir minha boca grande e contar tudinho rsrrs. É assim quando a gente gosta de um livro, né?!
    Não sei se estou preparada para me despedir dessa turma. Assim como aconteceu com você, a história me envolveu, pelo romance, por Paris, mas principalmente por conta da "investigação", das pesquisas, das descobertas... muitas vezes eu fiquei me perguntando se alguma das obras de arte citadas era real rs.
    Não se se fui a única, mas fiquei bastante surpresa com o desenrolar da história e o que aconteceu com a Kate.... mal posso esperar para terminar o livro e ver o que acontece no final de tudo (ainda estou no barco, por enquanto).

    Adorei sua resenha, Diana!

    Beijos,
    Amanda
    http://minhasconfissoesfemininas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oie, Dih!
    Eu não gostei de cara do livro (nem dos outros). A capa dele não é muito bonita (na minha opinião), e o enredo não me fisgou. Mas sou chatinha e não gosto de romances sobrenaturais, então é perfeitamente compreensível. A diagramação, no entanto, não posso dizer que está feia: que trabalho lindo que fizeram! Ótima resenha, Dih.
    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando || Livre-se você também!

    ResponderExcluir
  19. Só li o primeiro livro até agora, mas já sou apaixonada pelos Revenants, esses seres tão originais! Já vou me preparar para as lágrimas no final, Di. Tenho certeza que vou me apaixonar pelo restante da história, mesmo que sofra um pouquinho...

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  20. Oi Dih, tudo bem?

    Adorei a sua resenha e tenho muita vontade de ler essa série, parece ser bem original. É ótimo quando o livro tem um último livro digno. Adoro personagens bem desenvolvidos e parece que nessa série isso acontece. Também adoro histórias que falam sobre a importância da amizade.

    A diagramação e as capas nem preciso falar né!? Estão lindos!!

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  21. Oi Di, sua linda, tudo bem?
    Ah!!!! Estou morrendo de amores aqui pelo Vincent!! Você descreveu aquele amor que todas nós românticas queremos, sonhamos, ansiamos. Que lindo!!!E sabe, esse amor da família e da amizade tão verdadeiro quanto o do romance, torna o livro mais especial ainda. Deu para sentir daqui do meu lado, a emoção que o livro lhe causou e o carinho que você tem com essa série. Impossível não querer ir com eles e viver ao lado deles toda essa história. Linda sua resenha, adorei!!!!!
    Beijinhos.
    Cila.

    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi Diana, tudo bem?

    Não sabia que já tinha o ultimo livro.
    Já tinha visto as capas e sinopses dos primeiros livros e realmente parece bem legal.
    Adorei a resenha.

    Bjin da B
    Mundo B - Paixão, Amor e Outros Vícios
    http://www.brendalandim.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. Mas precisa aumentar o número de páginas assim logo no último volume? rs
    Só vejo elogios a série e ao trabalho impecável da editora. Estou com o primeiro da série e sua resenha me animou muito! É raro encontrar uma trilogia que agrade do início ao fim. Fico feliz quando encontro uma =)

    Beiijos, Andressa
    Mais que Livros | Curtindo a Vida a Dois

    ResponderExcluir
  24. Olá

    Tá aí uma trilogia que não conhecia. Romance não é muito minha praia, sabe?
    Agora, histórias sobrenaturais eu ADORO!!! Fiquei curioso sobre a tal "adolescente morta-viva medieval do mal". rsrs

    Academia Literária-DF

    ResponderExcluir
  25. Oi Dih, tudo bom?
    Se tem um romance sobrenatural que quero conhecer, é essa série da Amy Plum. A premissa com seres sobrenaturais, o romance e Paris são a soma de uma narrativa instigante e envolvente. Só tenho o primeiro livro e quero começar a ler em breve.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Oi, tudo bem?

    Essa série da Amy Plum é bem famosa e faz muito sucesso, mas eu ainda não tive tempo de ler. Quero ler mesmo não sendo o meu gênero favorito, pois pelas resenhas acho que vou gostar da história.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Eu tenho os três livros, estou no último *-* amei tudo nos livros e fico indignada com o fato de ainda não ter virado Best Seller aqui no Brasil.

    ResponderExcluir

Bem vindo ao blog Minhas Escrituras...
Fique a vontade para comentar aqui a sua opinião pessoal, sempre com respeito é claro!!! ;)
Você pode deixar o link de seu blog, que faço a retribuição com o maior prazer, mas não retribuo em postagens de promoção, ou seja, não comento.
Mensagem pra pedir que siga o blog, são automaticamente deletadas. Comenta no blog e deixa o link,farei uma visita no seu ok.
Quero agradecer a vocês que passam por aqui e deixam suas marquinhas, isso é muito importante... sintam-se a vontade...
Xero!