Resenha #166 - O Plano é o Amor - Neiva Meriele

Livro cedido pela autora para resenha.

Título: O Plano é o Amor
Autora: Neiva Meriele
Editora: Giz Editorial
Páginas: 192

"Resenha feita pela querida Sandra M."



Olá, pessoal. Tudo bem? 

Bom, meu nome é Sandra, sou Pedagoga e trabalho com a Educação Infantil no momento. Sou apaixonada por Monteiro Lobato e não saio de casa sem um livro em minha companhia, mesmo que eu não tenha tempo para lê-lo, mas sei que meu "amigo" está comigo para todas as horas.   
Hoje eu irei falar sobre o livro "O plano é o amor", da autora nacional  Neiva Meriele. 

Ao ser convidada a resenhar esse livro pela nossa querida Diana Canaverde, fui logo pesquisar sobre o que falava, qual era o assunto principal e, já que o Plano é o amor, imaginei mil e uma história, porém me surpreendeu por ser um livro que trata do amor fraternal, do perdão, da caridade. 

Nunca havia lido nada parecido, mesmo porque, não conheço muitos autores que escrevem sobre esse assunto e, também, não conhecia a autora em questão. 

Sabe aquele momento em que tudo está desabando? Pois é. O livro veio na hora certa e me vi precisando mais do que nunca conseguir perdoar o outro na vida real, embora saibamos que devemos amar o outro como a nós mesmos, há momentos em que perdoar se torna algo tão difícil que ficamos presos a mágoas desnecessárias. 

A história que Neiva nos conta é comovente, nos inspira a pensar em nosso dia a dia, como é importante dar o perdão ao outro sem pedir nada em troca. 

Pois o amor é sofredor, o amor não trata com leviandade, não se irrita, tudo sofre, tudo crê, tudo suporta. Pág. 104. 

Giovana é casada com Ricardo, seu único amor durante toda a sua vida. Os dois moram com a tia de Rick e não há nada mais importante para a jovem do que ter uma vida quieta e sossegada ao lado do esposo. Mas como o nosso cotidiano não é nada fácil, Giovana também vai passar por momentos de privações e provações, muita angústia, uma vez que a tal tia não a deixa em paz um só momento. 

São tantas dificuldades que Giovana não vê saída para melhorar sua vida. O que a conforta é saber que tem o carinho de seu esposo, seu grande amor. 

-Rick... Eu te amo. Este é o amor mais forte que já conheci. O único, verdadeiro, nunca se esqueça disso.
-Nossa. Até parece que você está se despedindo.  - e o beijo foi apaixonante, fazendo com que o carro dançasse no asfalto. Pág. 87. 

Apesar de todo o amor, muitas peças serão pregadas ao longo da vida desse casal. E vem a pergunta: será que o amor de ambos é tão forte  verdadeiro que nada o abalará? Bom, queridos leitores, será  durante o enredo que descobriremos se isso é possível. 

A escrita de Neiva é bem fluida, a história prende o leitor que fica ansioso para chegar ao final e descobrir se é possível perdoar alguém que te faz mal, se o amor de Rick e Giovana irá resistir às tempestades. 

Aquela noite em que vocês chegaram tão felizes eu senti mais inveja e fiquei com mais vontade de acabar com a felicidade de vocês. Pág. 143. 

Será  que somos capazes de abraçar a quem não quer nada além de te ver sofrer por inveja? Será que podemos ajudar àqueles que não querem ser ajudados? Tudo isso e muito mais está escrito nessa linda história de amor, de fé, de caridade. 

Para quem gosta de assuntos religiosos, o livro cai como uma luva, mais para àqueles que pensam ser apenas uma história sobre religião se enganam: o livro fala de amor, na mais pura definição da palavra. 

A pergunta é: pode-se viver sem amar alguém? Com certeza, se você der uma chance à essa linda história, irá se surpreender, irá ver o próximo com outro olhar. Podem acreditar, vale a pena conhecer a escrita da Neiva Meriele. 

O livro tem uma capa linda, que remete a paz de um amor bem construído, a fonte usada é bem legível, os espaçamentos são bons deixando que o leitor usufrua do melhor que o livro traz: a história linda do amor fraterno, pois devemos amar ao próximo como a nós mesmos. Um exercício difícil de fazermos, mas Neiva nos mostra que sim, tudo é possível para àqueles que abrem seus corações. 

Um beijo e espero que gostem. Até mais. 


Sandra M.



59 comentários

  1. Querida Sandra.
    Você não imagina o que essa resenha fez comigo. Estou aqui com o coração acelerado e o rosto inchado de chorar. Você não é o primeiro leitor que diz que o livro chegou na hora certa, mas essa confissão sempre acaba me emocionado, principalmente por saber que todo mundo tem uma Neli em sua vida. Eu mesma tive muitas rsrs
    Enfim, não há alegria maior do que saber que a história da Giovana conquistou mais um leitor.
    Parabéns pela sua resenha.
    Diana, seu blog é minha paixãaaaaao!!!

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Neiva... fico encantada em saber que gostou do meu blog... a Sandra foi linda em suas palavras e isso só mostra o quanto o livro tocou ela... claro que ainda vou ler... porque a história me interessou desde o lançamento... quero conhecer um pouco mais desse amor que pode superar qualquer barreira...que a fé pode nos levar por vários caminhos, desde que sigamos firmes e fortes mesmo diante de toda a adversidade... Xero!

      Excluir
    2. Vou amar saber sua opinião, Di, agora fiquei mais empolgada ainda em saber que você vai ler :D

      P.S: Se puder, posta a resenha no Skoob ;)

      Bjinhos.

      Excluir
  2. Amei conhecer essa história por seus olhos Sandra, o romance me encantou e como sempre, anotei a dica! Kkkk sei do seu gosto impecável para bons romances! E adorei a parceria entre você e a Dih, duas Lindas que miram no meu coração :) Beijo e espero ver outras resenhas em breve!
    Keila Gon

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ownnn Keila... você mora no meu coração... é muito carinho que eu tenho por ti... como pessoa e escritora... te conhecer foi uma das maiores riquezas que me aconteceram desde que tenho o meu blog... no que depender de mim eu e a Sandra teremos várias resenhas por aqui em parceria... Xero!

      Excluir
  3. Ah!! Pode parar. Estou vermelha aqui...kkkk. Keila, você sabe do carinho que tenho por você, Diana sua linda, outras resenhas virão. Neiva, obrigada por nos presentear com essa linda história. Que venha outros livros. Beijos para todas. 😚😚

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei minha flor... você foi ótima de verdade... li a sua resenha umas três vezes, porque gostei demais... você soube dizer tudo no livro sem contar tudo rs... parabéns... mais uma pessoa que pelo intermédio da Keila faço amizade e que ela cresça e floresça cada vez mais... xero sua linda... Keila te adoro!!!!

      Excluir
  4. Oi Sandra!!!!! Oi Dih!!!!!

    Não conhecia o livro, mas gostei do enredo! A capa tbm é linda e pode ter certeza que entrará para minha lista de desejados!
    Parabéns pela resenha Sandra! Fiquei com os olhinhos brilhando aqui! Mais um nacional que quero ler! ;)

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga... imagino que ficou mesmo... eu folheei o livro e realmente parece ser um história inspiradora que irá nos colocar para refletir... a cada dia que passa percebo o quanto o ser humano tem se tornado egoísta e insensível... sempre penso que o amor em sua forma mais sublime ainda pode transformar as pessoas, acredito que esse tipo de amor está sendo retratado nesse livro... xero!!

      Excluir
  5. Olá, tudo bem?

    Não costumo ler livros com essas temáticas por motivos que não sei bem porquê. Mas esse livro me chamou bastante a atenção por não se focar em um romance como os outros que tem os montes por ai e sim do verdadeiro amor que é nos da a capacidade de perdoar. Adorei a sua resenha, beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vinicius, tudo bem?
      Realmente somente o amor para fazer com que o perdão prevaleça... xero!

      Excluir
  6. Aí que lindo! Amiga parabéns pela resenha, ficou fantástica. Você sabe que sempre leio os livros que você indica, mas com essa resenha é leitura garantida. Vou aguardar por novas resenhas.
    Di você encontrou uma relíquia, essa minha amiga é muito especial. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Heloisa, sua linda....
      Eu também acho que encontrei mais uma raridade na minha vida... resenhista linda essa Sandra e ela vai longe viu... estou muito feliz com ela.... que venham muitas outras.... Xero!

      Excluir
  7. Heloísa, sua linda, me deixando vermelha em 3,2,1... Pluft!!! Morrida!!!! Kkkk.

    ResponderExcluir
  8. Oi Sandra, tudo bem?

    Acho que todo mundo merece um amor. É como naquela música "é impossível ser feliz sozinho", sabe? O livro parece ser bem legal e acredito que quando o amor é forte e verdadeiro, ele supera qualquer obstáculo.

    beijo
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kel... concordo plenamente com você... o amor verdadeiro a tudo supera... Xero!

      Excluir
    2. Beijos, Kel Araújo. Obrigada

      Excluir
  9. Amiga eu sinceramente estava com um pouco de ler esse livro por conta de falar apenas de religião, mas eu acho que irei gostar, até porque depois de ter lido a sua resenha eu gostei bastante. Me parece passar uma mensagem muito linda. E eu gosto muito da Neiva, até porque ela é uma pessoa muito querida e com certeza abordou uma boa história. Espero ter a oportunidade de ler em breve. Você tirou essa minha dúvida, porque todos estavam falando que o livro tem essa coisa de religião e pensei que falasse só sobre isso, mas já que não é assim estou dentro o/ hehehe

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/08/resenha-promessa-da-rosa.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil... o livro não é exclusivo religioso... a nossa protagonista é uma pessoa de fé que acredita no amor acima de tudo... e ela luta por iso, pelo amor e através dele superar os obstáculos que vão surgindo... Xero!!

      Excluir
    2. Olá, Silvana. Tudo bem? Não, o livro fala de religião mais no sentido de darmos amor e perdoar. Fala do amor de um casal que está abalado por uma série de coisas. Leia e depois me fale o que achou. Beijos

      Excluir
  10. Ah Sandroca você merece todos os elogios do mundo! Você sabe que eu te amo né!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu sei, Heloisa. Você é uma amiga especial. Amo você.

      Excluir
  11. Olá, tudo bem?

    Mesmo esse não sendo um estilo literário que eu gostei de ler, confesso que a resenha da Sandra conseguiu sim me despertar pelo menos interesse em dar uma conferida na obra. Não sou muito fã de livros que passam muitas mensagens de superação, amor fraternal e etc... mas às vezes é bom dar uma chance e sair da zona de conforto. Eu particularmente não sei se perdoaria alguém que me fez mal, mas nunca se sabe o dia de amanhã. Ótima resenha.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Matheus. Leia sim, você vai se surpreender. E a leitura do livro é rápida demais. Não tem blá-blá-blá. A autora soube cativar e "trazer" o leitor para a história. Beijinhos.

      Excluir
  12. Oi Sandra, tudo bem?
    Eu conheço a autora e essa obra, mas não cheguei a ler. Legal saber que a história é comovente e que inspira, isso é um ponto a favor do livro. Além do fato de a história prender. Esses são motivos para eu querer ler a obra, por isso eu coloquei na lista de desejados. Parabéns pela resenha.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Jéssica. Eu me encantei com a história. Creio que vá gostar também. Beijos.

      Excluir
  13. Oi Sandra! Parabéns pela sua resenha!
    Esse não é o meu estilo de leitura preferida, eu prefiro aventuras mágicas e fantásticas! :D
    Mas há certos livros que caem em nossas mãos bem na hora certa, né? Acho que são coisas do destino, nada é por acaso! :)

    Beijos,
    Fernanda
    www.oprazerdaliteratura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beijos, Fernanda. Obrigada. Mais se você puder, dê uma chance para essa leitura, tenho certeza que vai te surpreender.

      Excluir
  14. Ola Sandra confesso que se o tema religioso for em demasia me incomoda um pouco, gostei dos temas abordados pela autora, colocando o amor dos protagonistas a prova, com tanta inveja e outros fatos. A capa está linda, já estou com o livro, vou ler. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  15. Que resenha maravilhosa , eu não conhecia o livro , mais curto muito livros que passam uma mensagem legal , que nos inspira nos comove , que fale sobre amor e perdão e sim certamente este livro entrara para minha lista
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Aline. Fico feliz que tenha gostado. Beijos no coração.

      Excluir
  16. Oiii Sandra!!
    Primeiramente, parabens pela resenha, muito bem escrita.
    Agora sobre o livro, a história parece ser bem bonita, gosto de livros do estilo e não o conhecia, por isso anotei a sua dica viu?

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Mayara, suas palavras me deixaram feliz. Beijos. E a história é linda.

      Excluir
  17. Oi, Sandra! Não gosto muito da capa, acho muito cara de "romance gospel". Mas sou cristã e sempre gosto de livros com esse tema. Bom saber que a história falou ao seu coração e te ajudou num momento difícil. Já queria ler quando vi a divulgação, agora com sua opinião positiva a vontade aumentou.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou, Giulia. Leia sim, você vai se surpreender. Beijos.

      Excluir
  18. Oi Diana, sou daquelas que não gosto muito quando um livro aborda demais a questão da religião, e apesar de vc ter dito que esta história é muito mais que isso eu continuo desanimada com ela. Mesmo assim essa história parece ser muito mais do que aparenta, saber que ela nos ensina mais do que esperamos é um ponto positivo da obra ao meu ver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou, Ju. Sim, a história não aborda a religião em si, mas como sua fé pode salvar a si e aos outros que estão ao seu redor. O amor é a base do livro, seja ele entre marido e mulher ou, até mesmo, entre familiares e amigos. O amor é a base de tudo. Beijos.

      Excluir
  19. Oi, Sandra e Diana! Eu nunca li um romance que envolvesse religião no enredo e não sei o quanto isso poderia me agradar ou não. Para ser honesta eu não sou uma pessoa religiosa e acabo evitando assuntos do gênero, por acreditar que nem todos possam respeitar minha opinião e até mesmo em algum momento eu posso acabar não respeitando de alguém por impulso... De qualquer maneira, é uma forma interessante de abordar o assunto; Já que ao meu ver, independente de qualquer coisa, o amor é uma... força (?) que move o ser humano como um todo.

    PS: Quando vim comentar deu a mensagem que meu comentário já foi publicado, não sei se precisa ser aprovado ou não mas acaso apareça outro comentário além desse, por favor, ignore.


    Beijos.
    Blog Cantar Em Verso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silviane, toda opinião é bem-vinda e deve ser respeitada. Obrigada por seu comentário. Beijos.

      Excluir
  20. Essa nao é a primeira resenha positiva que vejo do livro e isso sempre me anima em embarcar na leitura. Mas sei que ele tem uma pegada de fé, e eu sempre evito isso nos livros.
    Muito bacana saber que esse livro chegou no momento certo para você, isso faz toda a diferença na leitura.

    Beiijos, Andressa
    Mais que Livros | Curtindo a Vida a Dois

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Andressa. Mais foi o primeiro que li com essa abordagem e gostei muito. Me surpreendeu. Beijos

      Excluir
  21. Ah já tem tanta gente me indicando esse livro! Ainda não sei porque não li nada da Neiva, dizem que sua escrita é envolvente e eu amo livros desse tipo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Olá, tudo bem?
    Gostei da resenha, bem detalhada e escrita. Mas devo dizer que esse não é o meu estilo de leitura rs
    Falou em romance, já estou fugindo (kkkk). Ainda mais tendo essas coisas de superação e lições... não é pra mim rs
    Não sou muito fã desse gênero. Vou até recomendar para a minha colunista. Ela que fica a cargo de ler esses livros no blog rs
    Parabéns pela resenha.
    Beijos

    Academia Literária-DF

    ResponderExcluir
  23. Oi Sandra, sua linda, tudo bem
    Que resenha linda!!!! Não vejo a hora de ler o livro da Neiva, que mensagem mais tocante. Deve ser muito difícil ser obrigada a conviver com alguém que não gosta da gente e faz de tudo para nos ver infeliz. Concordo com você, é um grande exercício, temos que abrir nosso coração para o amor e fechá-lo para esse mal que tenta nos rondar. Adorei seu texto, inspirador!!!
    Beijinhos.
    Cila.




    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Mesmo que tenha sido dito que o livro fala de amor na mais pura concepção da palavra, não tenho vontade de fazer essa leitura. Acontece que já ouvi dizer que a religião é grande parte da história, e não acho que o livro me encantaria tanto assim. Mas fico feliz que tenha gostado tanto, Sandra!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  25. Oi Diana, tudo bom?
    Ainda não conhecia o livro, mas não achei a capa tão linda assim quanto tu achou. Não sou religiosa e o tema realmente não me atrai. Mesmo que trate sobre o puro e verdadeiro amor... não faz meu tipo, sabe?
    Mas gostei da resenha! Beijos,
    http://www.entreleitores.com/

    ResponderExcluir
  26. Oi Sandra, tudo bem? Que resenha mais maravilhosa!! A história parece ser bem profunda e bonita, mostrando o mais puro significado do que é amor, sobre perdão, e fé. Mesmo não sendo muito ligada a religião, fiquei com vontade de conhecer e saber se o amor da Giovanna e do Ricardo é tão grande assim, a ponto de suportar todas as provações.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Rafaella, obrigada. Beijos no coração.

      Excluir
  27. Seja bem vinda Sandra, desejo muitas leituras e diversão por aqui.

    Ah! O meu plano é o amor sempre e deveria ser verdadeiramente o plano da humanidade, pois amor e perdão é algo que deveria ser natural nas pessoas, mas, confesso que tem coisas que é complicado, por exemplo, no meu caso eu não lido bem e não faço questão de lidar bem com traição de jeito nenhum seja da pessoa amada, seja de amigos(as), posso relevar mas fingir que esqueci isto não dá, pois certas coisas são como passar um traço a lápis em uma folha em branco, mesmo apagando com a borracha ficam as marcas e creio que não seja por acaso.
    Como você escreveu eu acredito que como a autora ”tudo é possível quando se abre o coração”.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  28. Sim, Tania, o amor tudo supera para nós nos sentirmos bem intimamente. Beijos

    ResponderExcluir
  29. Nossa, esse livro já me tocou só de ler a resenha!
    Amei, de verdade!
    Histórias de amor e superação são muito bem vindas pra mim, hehehe
    Amei sua resenha,
    Bjs, Carol.
    http://anamatosferreira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Bem vindo ao blog Minhas Escrituras...
Fique a vontade para comentar aqui a sua opinião pessoal, sempre com respeito é claro!!! ;)
Você pode deixar o link de seu blog, que faço a retribuição com o maior prazer, mas não retribuo em postagens de promoção, ou seja, não comento.
Mensagem pra pedir que siga o blog, são automaticamente deletadas. Comenta no blog e deixa o link,farei uma visita no seu ok.
Quero agradecer a vocês que passam por aqui e deixam suas marquinhas, isso é muito importante... sintam-se a vontade...
Xero!