Resenha #158 - Treze à Mesa - Agatha Christie

Livro adquirido pela resenhista
Olá Pessoal, tudo bem com vocês? Espero que sim!


Título:  Treze à Mesa
Autora: Agatha Christie
Editora Nova Fronteira (16° Edição)
Páginas: 256
Classificação: 4.5


Essa resenha não contém spoilers.

 Sinopse: Poirot estava presente quando Jane, envaidecida, falara de seu plano para "livrar-se" do marido, de quem estava separada, mas não oficialmente, como ela desejava. Agora o homem estava morto. Mesmo assim, o grande detetive belga não podia deixar de sentir que alguém estava tentando iludí-lo.
Afinal, como se explica que Jane estivesse esfaqueado Lord Edgware na biblioteca exatamente na hora em que era vista jantando com amigos? E qual seria o motivo agora, já que o aristocrata finalmente lhe dera o divórcio?

"Treze à Mesa" conta a história pelos olhos do Capitão Hastings, amigo que acompanha Hercule Poirot em suas investigações. Tudo começa com Poirot sendo contratado por Jane Wilkinson para um trabalho bem peculiar, ela deseja que ele convença seu marido, Lord Edgware, a lhe dar o divórcio, contudo o Lord é assassinado poucas horas depois de falar com Poirot, quando afirmou que daria o divórcio a sua nada amada esposa.

Meu amigo Hercule Poirot nunca foi mencionado abertamente em relação ao caso. É bom frisar que isso estava perfeitamente de acordo com seus desejos. Não queria que seu nome aparecesse. Outra pessoa levou o mérito - era exatamente o que ele desejava. Ademais, na singular opinião de Poirot, o caso constituiu um de seus fracassos. Continua afirmando até hoje que foi a observação casual de um desconhecido em plena rua que o colocou na pista certa.
Seja como for, seu gênio que apurou a verdade da história. Não fosse Hercule Poirot, duvido que se tivesse descoberto o culpado do crime.
Adorei essa história, cheia de autos e baixos, com novos suspeitos a cada capítulo e Hercule Poirot duvidando de tudo e de todos. O que achei mais interessante foi o fato da história ter mais de um assassinato (detalhe, essa é a segunda obra que leio da autora, então não sei se isso é algo usual em seus livros).

Agatha Christie
Enquanto preparava essa resenha percebi algo fantástico na forma de Agatha escrever, pois ela fez um link da primeira página do livro com as últimas que foi muito dez, então ao terminar o livro, sugiro que voltem e releiam o 4° parágrafo do primeiro capítulo e o 4° parágrafo do último capítulo e vocês entenderão do que estou falando, acredito que irão se surpreender.

Bem, o que falar da rainha do Crime, Agatha Christie? Para começar, ela recebeu esse título graças ao seu trabalho como escritora que atingiu uma marca impressionante: ao todo seu trabalho (com mais de 80 obras) foi traduzido para mais línguas do que Shakespeare!

Além de fã de histórias de suspense, Agatha trabalhou durante a 1° Guerra Mundial em um hospital e em uma farmácia, esses fatores foram responsáveis por seu grande sucesso, pois na maioria de seus romances policiais ela usou seus conhecimentos sobre substâncias químicas e medicamentos para elaborar seus enredos.

O livro não contém erros, apesar de que em alguns trechos, encontrei a grafia antiga de algumas palavras, mesmo o livro sendo de 2011. As páginas dessa edição são brancas e com fonte média.

Agatha Christie
Recomendo para quem goste de: Literatura inglesa, romance policial, ficção, suspense e mistério.

Não recomendo para quem:  não goste dos itens acima e para quem gosta de saber exatamente como foi que o personagem chegou aquela determinada conclusão de forma detalhada.


Pessoal, gostaram? Deixem seus comentários, se já leram essa obra e o que acharam dela, etc. Não esqueçam do Top Comentarista de Julho, comentem para concorrer!




26 comentários

  1. Olá! Adorei a resenha, parece que vc realmente gostou da história! Devo admitir que não sou mto fã da Agatha, mas talvez seja pq li meu primeiro livro dela quando ainda era mto nova, acho que isso pode ter influenciado para eu não gostar mto da história. Tenho esse livro, espero deixar esse trauma de lado e tentar ler novamente, afinal adoro romance policial, ficção e mistério.
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Ninah!

    Mulher, já li tanto livro desta autora qdo estava na escola que olha, kkkkk enjoei! rsrsrsrsrrs
    Tá, mas os livros dela são incríveis, gosto, só não tenho mais a paciência de antes para tanto mistério!

    Adorei sua resenha, este eu ainda não li!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha! Ainda não li nenhum livro de Agatha Christie mas lendo a resenha deste super me interessei e pretendo ler, já fiquei curiosa para descobrir o final da história e quem foi o assassino.

    ResponderExcluir
  4. Ola amore tudo bem ?
    Bom confesso que ainda não li nenhum livro de " Agatha " mas a primeira impressão que tive graças a sua resenha é que o livro é ótimo
    http://eesmaltecia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Ninah!
    Nunca li nada da Agatha, mas falam muito bem dela. Por ser livro com uma pegada suspense policial, não me chamam muito atenção, mas com certeza se me aventurar no gênero, irei colocá-la no topo da lista. Acho a variação de personagens dela (segundo o que uma amiga me contou) incrivel. *-* E quero conhecer sua escrita.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  6. Olaa
    Ótima resenha mas ainda não li nada da autora apesar de parecer ser bem legal, ótima dica e tentarei depois.

    Beijos
    Reality of Books

    ResponderExcluir
  7. Oi Flor! Eu gosto de livros policiais, no entanto, não são todos os autores que tem a facilidade de me envolver. Tenho muita vontade de ler algo da autora, mas tenho medo de odiar rs

    Beijos
    http://www.amorliterariooriginal.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Ninah!
    Eu sou fã de Agatha Christie, adoro os seus mistérios, principalmente os com o detetive Poirot! Ainda não li esse "Treze à Mesa", mas planejo ler todos os livros dela! :D
    Não sabia que ela tinha trabalhado em um hospital e uma farmácia na Primeira Guerra, muito interessante e explica muito do conhecimento prático dela! Muito legal!

    Beijos,
    Fernanda
    www.oprazerdaliteratura.com.br

    ResponderExcluir
  9. Voce acredita que eu nunca li nenhum livro dessa autora, uma vez, logo que comecei a gostar de ler eu peguei um dos livros dela na biblioteca, mas não consegui terminar, mas isso faz um bom tempo e acho que naquele momento não era o tipo de livro que eu gostava, mas ach que agora eu conseguiria ler o livro completo. Gosto quando a história tem seus altos e baixos e varios suspeitos, eu fico tentando adivinhar quem é.

    ResponderExcluir
  10. Amo ler os livros da Agatha Christie, principalmente os em que encontramos o Poirot! E acho que o que eu mais amo é que sempre sou enganada, rs, chego no final e fico de boca aberta enquanto recebo as explicações... hehe... Não sabia que a autora tinha trabalhado em um hospital e em uma farmácia durante a guerra, só me faz gostar mais do que ela escreve.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  11. Já li esse livro e simplesmente amei!! Me surpreendi com o final porque não esperava que teria aquele desfecho! haha
    Agatha é diva mesmo, até agora só li dois livros dela, mas já quero ler todos!!
    beijinhos :*

    ResponderExcluir
  12. já ouvi e li falar muito bem da autora, as pessoas só tem elogios a ela, dizer que eu amei a resenha é pouco, to doida pra ler um livro dela e ter minha própria opiniao dos livros dela

    ResponderExcluir
  13. Oi Ninah, tudo bem?
    Acredita que nunca li nada da autora? Não conhecia esse livro mas se aborda romance policial, ficção, suspense e mistério com certeza irei curtir. Só fiquei preocupada com as grafias antigas encontradas.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  14. Eu realmente tenho que ler algum livro dela! Morro de curiosidade para saber como é a escrita dela e conhecer suas histórias <3
    Pelo visto todos são bons!
    Bjs
    Www.horadaleitur.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olaaaa
    Uaaau, amei a resenha! Isso so me faz me castigar mais ainda por nunca ter lido nada da agatha, sendo que eu amo esse estilo... é do tipo literario que eu leio de forma rapida e fico envolvida ate o fim! fiquei mega curiosa e acho que lerei sem duvida!!
    beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi Ninah..
    Sabe que até hoje não li nada da autora, e olha que gosto muito do gênero.
    Fiquei curiosa com o lance dos parágrafos. Adoro suspense, esse livro sem dúvidas parece que ia me agradar.
    Não sabia de algumas curiosidades sobre a autora.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Eu tinha esse livro mas acabei dando pra uma miga, agora depois da sua resenha fiquei com vontade de ler, e agora?! kkk AMO Agatha Christie mas até agora só li 2 livros dos milhares (estou exagerando?) que ela escreveu: Os Elefantes não Esquecem (adorei) e Assassinato no Beco (muito bom!). Seu post ficou muito bom.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Olá Ninah,
    Estou LOUCA para conhecer a escrita de Agatha Christie, a tão famosa "Rainha do Crime" da literatura. Já tenho "Morte no Nilo" aqui esperando para ser lido, e esse que você resenhou também parece interessante. Gostei de que você comentou que ela fez uma conexão do começo com o fim do livro.

    Beijos,
    Miss Sorrisos Blog
    Twitter|Wattpad|Instagram


    ResponderExcluir
  19. Oie Ninah! :D
    Sou fã da Rainha do Crime, leio livros dela desde meus 11 ou 12 anos, mas infelizmente tenho poucos na minha coleção, eu lia emprestado da escola quando estudava. Esse eu ainda não conferi mas sendo dela é certo que lerei. <3

    Beijos e até logo! :*
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  20. Oiii, tudob bom?
    Gostei muito da resenha, até hoje li somente um livro da Agatha e gostei muito que foi Os crimes ABC, esse livro parece ser muito bom, gosto de policiais, e livros com altos e baixos rsrsrrs espero ter a oportunidade de ler.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  21. Estou lendo um livro da Agatha Christie e amando, está sendo meu primeiro contato com a autora e me surpreendi. Esse livro já está na minha lista de próximas leituras dos livros da Agatha, adorei a sua resenha, me deixou mais ansioso.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  22. Oie, tudo bom?
    Gosto sempre de ler livros da Agatha Christie porque são narrativas inteligentes, envolventes e fazem a gente pensar muito em cada leitura. Eu li poucos livros e não sei se dois assassinatos são comuns em suas obras. Eu adoro as conexões que ela faz na trama;
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi, tudo bem?
    Acredita que nunca li nada da Agatha? Quando era mais nova, não gostava de livro policial, e depois que comecei a gostar, não cheguei a pegar nada da autora.
    Também gosto de policiais que trazem mais de um crime, e quando o autor consegue conectar tão bem assim a trama, interligando uma coisinha lá do início ao desfecho, é incrível!
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Parabéns pela resenha! Somente o nome e o mistério desse livro me chamou atenção. Não sou fã do gênero. Talvez um dia dê uma chance.
    Beijos
    Nathália

    ResponderExcluir
  25. Oi, tudo bem?

    Meu pai é muito fã dos livros da Agatha Christie e por isso eu acabei me tornando fã também e lendo muitos dos livros dela. Ainda não li treze à mesa, mas ele está na minha lista. Eu quero ler o máximo livros dela que puder, amo demais as histórias que ela escreve. Já leu E não restou nenhum ( O caso do dez negrinhos)? Se ainda não leu então leia, pois é muito bom.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Oi! Não sei se gostaria desse livro, mesmo gostando de todos os itens que você citou, ele não me cativou, a história não parece ser impactante, mas gostei desse mistério que ronda a trama, isso a deixou mais cativante, mas gosto de tudo muito detalhado, para que eu entenda cada passo que o personagem for dar.
    Beijo.

    ResponderExcluir

Bem vindo ao blog Minhas Escrituras...
Fique a vontade para comentar aqui a sua opinião pessoal, sempre com respeito é claro!!! ;)
Você pode deixar o link de seu blog, que faço a retribuição com o maior prazer, mas não retribuo em postagens de promoção, ou seja, não comento.
Mensagem pra pedir que siga o blog, são automaticamente deletadas. Comenta no blog e deixa o link,farei uma visita no seu ok.
Quero agradecer a vocês que passam por aqui e deixam suas marquinhas, isso é muito importante... sintam-se a vontade...
Xero!