Literatura em Movimento - Tema de Julho - Preciso Falar Sobre...

Olá, pessoal, tudo bem com vocês???


Estamos aqui novamente para falar sobre o nosso projeto de blogagem coletiva chamado Literatura em Movimento, organizados pelos blogs Café com Livro, Da Literatura e Sacudindo as Palavras. Você não sabe do que estou falando? Basta clicar aqui.
Cada mês terá um tema diferente, voltado para a literatura, e cada blogueiro postará um texto sobre o tema, como uma forma de conversar com os leitores e potenciais leitores também. Ou seja, serão vários blogs publicando sobre a mesma temática, porém cada um com a sua interpretação.

E chegou a hora de apresentar o tema de Julho. Dessa vez vai ser um tema mais sério, um tema para fazer nossos queridos leitores refletirem. E o tema é...



Preciso falar sobre...
Intrigas entre alguns autores nacionais


Então pessoal, pensei muito antes de colocar o que eu achei de algumas coisas que li pelo facebook e algumas coisas me chocaram muito. Não sabia como abordar isso ou expor a minha opinião diante do fato. Lembro-me que comentei algo em um facebook pessoal de uma escritora que se sentiu ofendida e incomodada com  situação.

O que aconteceu, foi que li algo, que alguns autores nacionais estavam querendo prejudicar outros autores nacionais falando de capas iguais e plágio de histórias e isso é muito grave. E em consequência disso, os tais autores estavam ainda influenciando seus leitores a não lerem as obras desses outros autores.

Tá parece um pouco confuso, mas o que quero dizer sobre a minha indignação é que, o que levaria ou o que um autor ganharia fazendo isso com outro autor que luta tanto quanto os outros autores pelo seu lugar ao sol na nossa literatura?

Eu sinceramente me senti ofendida com tal fato, até mesmo porque, eu curto muito a literatura nacional, eu vejo autores maravilhosos se unindo pelo bem maior de toda a escrita. Quando li essas coisas sobre esses acontecimentos, me senti confusa e muito decepcionada. Não citarei nomes aqui, porque não estou julgando e nem condenando ninguém, só estou dizendo o que eu senti e expondo a minha opinião.

Eu acredito que os autores deveriam se juntar mais e se unir pela literatura, para que ela fique cada vez mais crescente e não julgando outros colegas e os difamando dessa forma. Poxa, já está tão difícil conseguir as coisas nesse país e agora que estão surgindo editoras novas e até editoras grandes querendo dar mais espaço aos autores nacionais, vejo esse tipo de situação que sinceramente me deixa completamente envergonhada. 

Não sei quais foram os autores que começaram essa algazarra e sinceramente não quero nem saber, porque me decepcionaria ainda mais. O que sei é que devem parar para pensar onde estão e deixar de serem egoístas e começarem a dar as mãos e se unir... povo unido faz um caminho mais longo e especial, povo que quer o mal do outro, o caminho é mais curto e a queda é dolorida. Peço desculpas aos autores que não estão envolvidos e nem sabiam do fato, mas eu precisava desabafar um pouco sobre isso.

Bom é isso pessoal, espero pela opinião de vocês sobre isso que aconteceu e o que vocês acham de alguns leitores que se deixaram ou pelo menos cogitaram a possibilidade de apoiar esse tipo de atitude. Eu não apoio e mais uma vez eu digo que esse tipo de atitude só me deixa mais chateada.

Só quero deixar claro que essa é minha opinião pessoal ao fato, de coisas que li no facebook, se é verdade ou mentira, eu não sei, mas de qualquer forma, isso foi levantado e causou burburinho e eu precisava desabar sobre isso. Espero sinceramente que não tenha passado de boatos, porque realmente é algo bem constrangedor. Eu como leitora e amante da literatura nacional, precisava falar o que senti. 

Desejo a todos um excelente inicio de semana. Xero no coração de todos!! 



29 comentários

  1. Olá,
    concordo muito com você. Qual o sentido de ser um escritor e querer denegrir a imagem de outros escritores, ainda mais aqui no Brasil que é tão difícil manter essa profissão? Lamentável uma situação assim, também espero que sejam apenas boatos.

    Já estou te seguindo, beijo!

    literarizei.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Diana, eu penso assim tbm, acho que os autores nacionais devem se unir, nós somos invadidos por assim dizer da literatura estrangeira e eles ganham cada vez mais espaço. ... para isso mudar tem que ser aqui, na cabeça dos Brasileiros tanto autores como leitores.
    Amantes de Jane Austen

    ResponderExcluir
  3. Oi Dih!

    Ótimo tema vc escolheu viu!
    Eu tbm acompanhei o bafafá todo, não comentei em nada, simplesmente li e tbm fiquei indignada.... como vc disse, são acusações sérias, que precisam ser verdadeiras antes de serem ditas (no caso, escritas). Acho que conversando, a gente sempre se entende, o que não foi o caso apresentado... infelizmente, o facebook é uma porta para essas coisas.... já vi tantas asneiras sendo postadas que olha, é rir pra não chorar! rsrsrsrs

    Enfim, como leitora, eu não vou puxar sardinha para nenhum lado, fico na minha, pois não concordo com lavação de roupa pública... temos que lembrar que nosso teto tbm é de vidro neh?
    Parabéns pelo post! Adorei mesmo!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  4. Concordo com você, fica até feio para o autor e sua fama ficar espalhando e falando coisas de outros autores, por que não é assim que se consegue sucesso, acho que cada autor tem que conseguir seu sucesso pela sua obra e pela sua dedicação, não precisa fazer essas coisas de falar de outros autores, eu não sabia que acontecia isso e fiquei indignada, acho que os autores de livros da literatura brasileira tinham que se unir não fazer isso.

    ResponderExcluir
  5. Oi Dih..
    Eu entendo porque se sente confusa, pois acho que também me sinto. Não sei de maiores detalhes dessas intrigas, mas de fato é bem desnecessária, pois no mundo da literatura a lugar para todos, afinal, cada um tem um gosto literário então a estrela de todos pode brilhar, não é verdade?
    Gostei do tema, e concordo com você. Até pasmei de saber de algumas coisas.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu nao sabia que tava tendo essas intriguinhas entre nossos autores e isso alem de infantil, é totalmente prejudicial para a nossa literatura!
    Ultimamente, eles estao conseguindo de forma bem mais perceptivel conseguir o seu lugar entre as livrarias e os leitores, mas uma atitude dessa so piora as coisas :/

    ResponderExcluir
  7. Olaaa
    Nossa, que interessante saber disso, pois estava desinformada sobre ocorridos entre autores, é uma pena essas intrigas, pois deveriam se ajudar. Ótimo post e debate.

    Beijos
    Reality of Books

    ResponderExcluir
  8. Oiee ^^
    Fiquei sabendo sobre isso, mas não cheguei a ver quem foi. Fiquei muito triste, e um pouco envergonhada também quando soube, principalmente porque, assim como você, gosto muito da literatura nacional e acho que os autores deveriam unir-se, não tentar prejudicar uns aos outros. Espero que isso não aconteça mais :/
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oieee, tudo bem? Eu vi no Facebook algumas coisas e também fiquei muito confuso, também vi brigas por causa de uma editora, enfim, lamentável, não curti nenhuma postagem e nem comentei nada, mas é muito triste ver tais situações ocorrerem, precisamos nos unir a favor da nossa literatura e as vezes acontece totalmente o contrário :( adorei sua postagem, precisávamos mesmo abordar tal assunto, Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Oi Dih! Interessante seu post, infelizmente isso não me surpreendeu, tenho observado muitas intrigas por interesses semelhantes ultimamente. Também gosto de escrever, mas faço isso mais por terapia e satisfação pessoal, é lógico não sou hipócrita e também gostaria de conquistar meu lugar ao sol, mas esse individualismo em que vivemos atualmente é desanimador. Já parou para pensar em como as pessoas só desejam o sucesso pessoal, nem que para isso tenha que passar por cima de outras pessoas. Vemos isso o tempo todo, na fila do teatro, no trabalho, na escola, no trânsito... Infelizmente as redes sociais, permitem que se escreva o que quiser alimentando essa evolução cíclica do individualismo o que acaba se tornando um vírus que se espalha contaminando todos que lêem. Prefiro acreditar que ainda existem beija-flores que desejam apagar o incêndio da floresta, senão viver nesse planeta perderia todo o sentido para mim.
    Beijo pra você!

    Caprichos & Leituras

    ResponderExcluir
  11. Oiie!!!
    Não fiquei sabendo sobre isso, mas já esperava. E concordo com vc. Eu tenho autor no face, que vive de mimimi e causando sobre as coisas, não aceita que outros autores façam mais sucesso que ele.Infelizmente, alguns autores não sabem se juntar pelo bem maior e acabam querendo puxar o tapete
    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Tenho visto muita coisa a respeito de autores criticando outros autores, dando uma estrela no skoob e acho isso uó, ninguém merece.
    Temos tana gente boa, de todos os gêneros, pra que tirar a oportunidade de outra pessoa ter a obra lida?
    Acho lindo a maioria dos autores se apoiarem, indicarem livros uns dos outros...
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  13. Oiiieee, tudo bom?
    Isso é muito sério hein, não é certo autores ficarem falando mal de qualquer coisa de outro autor, tentando prejudicar a imagem do proximo, deveriam todos serem unidos por um bem maior que a literatura, isso é muita falta de etica de quem faz isso. Mas é complicado né, pois vivemos em um mundo no qual sempre se quer crescer passando por cima do próximo, me intristesse saber que no mundo da literatura esta acontecendo isso também.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Não fiquei sabendo da confusão, mas estou chocada. Acusar alguém de alguma coisa é algo muito sério, pois prejudica a imagem de ambos os lados. Ainda mais na literatura nacional, que tem tanta obra muito legal e muita obra que está ganhando muito destaque, ver alguém tentando se sobressair por cima do outro é muito chato.

    http://loucurasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. nao sabia disso, que pena que eles fizeram isso, acho nada a ver sabe, acho que cada um deveria se respeitar e fazer o seu melhor só isso.

    ResponderExcluir
  16. Aaaaaaah, confesso que adoro um mimimi. Toda vez que começa, já pego a pipoca e fico assistindo. Parei de participar, mas gosto de ver. kkkkkkkkk
    Infelizmente o pessoal compete muito, esquecem que eles trabalham um ano inteiro pra gente ler em 2 dias, então todos têm espaço.
    Desse barraco não fiquei sabendo, que pena! Mas acho legal os blogueiros opinarem também.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  17. Oi! Acho decepcionante e também já vi muitas coisas, tanto sobre isso como outros casos. Acho vergonhoso essa atitude e me faz pensar se os envolvidos desejam o crescimento da literatura ou apenas o seu sucesso. Um escritor deve sim querer e esperar que os leitores abracem sua obra, mas se amar mesmo o universo da leitura desejará acima de tudo que mais pessoas reconheçam a literatura, não importa se elas vão ou não gostar do seu livro, e para isso tem que ter paz entre os autores, muitos deixam a vaidade de se tornar querido e famoso em primeiro lugar.
    Tem que entender que a literatura é um espaço para todos e não ficar levantando acusações como essas e instigando seus leitores a virarem a cara para a outra obra. Isso não deve acontecer, se houver caso de plágio terá sempre a justiça para resolver o caso, tudo pode passar apenas de uma infeliz coincidência e devemos saber reconhecer quando é e quando não é. Acho que quando há a suspeita de plágio de uma obra a primeira coisa que devemos fazer é analisar ambas, em todos os aspectos e só assim tomar uma atitude.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  18. Olá Diana, ótima escolha para o tema desse mês do projeto ;)

    Nossa, é uma pena que coisas desse tipo venham a acontecer, pois sabemos como é difícil para os autores nacionais serem reconhecidos, e em vez de se ajudarem eles ficam uns contra os outros dificultando ainda mais a situação.

    Beijokas da Quel ¬¬
    http://literaleitura2013.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Eu não sabia sobre isso, e tambem não entendo porque prejudicar o outro, acho que deveriam é se ajudar pois a literatura brasileira não é muito grande, mas a cada dia esta ganhando mais espaço e deveriamos todos ajudar esse autores e não ficar prejudicando um ao outro

    ResponderExcluir
  20. Oi!
    Muito pertinente seu texto. As últimas semanas foram bem agitadas no mundo da descrita nacional. Vi vários casos de plágio (leitores copiando histórias no site Nyah), plágios de imagens de capa, de fontes de título de livro, acusações severas sem provas, outras muito bem provadas sendo tratadas com deboche. É triste ver este tipo de comportamento em um país como o nosso em que TODOS os autores precisam se esforçar enormemente para ter uma pequena fresta de luz ao sol, em especial os autores iniciantes. Se nosso umbigo (sim, nosso, acabei de fechar contrato com editora também) deixasse de ser tão importante, talvez o mercado literário cresceria mais. Parabéns pelo texto.
    Até + ver! Nu.
    As 1001 Nuccias | Curtiu?

    ResponderExcluir
  21. Di, não tenho a menor ideia do que aconteceu, de mimimi e briga eu sempre fujo, não suporto. Mas tem uma coisa que com certeza eu concordo: os autores precisam se unir. É tão legal ver alguns formando grupos e alguns participando de eventos juntos. Todos ganham com isso.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  22. oi, tudo bem?
    há várias intriguinhas no mundo literário que me irritam profundamente. Seja entre autores, entre blogueiros, entre autores e blogueiros. Porque também acho que devia haver mais união e ajuda mútua. Infelizmente, algumas pessoas se sentem ameaçadas com o crescimento dos outros, e isso em qualquer ramo, não apenas na literatura, e a forma de dar destaque ao seu trabalho é desqualificando os dos outros.
    Confesso que não sei qual foi a briga a qual você se referiu, porque sempre que sei que está tendo alguma confusão, prefiro ficar longe, porque já estressei demais, rs
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi!
    Eu vi essa discussão ao vivo e em cores, mas realmente, naquele momento, me faltou interesse ou mesmo capacidade para entender tudo que estava acontecendo. Depois, fiquei sabendo os principais envolvidos, e sei que já está rolando até processo.
    A literatura nacional já é muito mal vista, e dessa forma, criam-se argumentos para que seja realmente assim.
    Eu não digo que os autores deveriam se unir (apesar de ser um caminho interessante), mas deve haver o mínimo de respeito pelos outros profissionais e pessoas, especialmente por saberem o quanto é difícil conseguir um lugar ao sol aqui no Brasil.
    Enfim, hoje em dia evito me meter nessas brigas, pois não levam a lugar algum. Só quero o que me acrescente alegria, não estresse.
    Beijos.
    www.historiamuda.com.br

    ResponderExcluir
  24. Oi, tudo bem?

    É muito chato quanto esse tipo de coisa acontece, mas infelizmente isso existe em todos os meios e o literário é mais um. Eu acredito na ideia de que juntos as pessoas vão mais longe, porém existem pessoas que acreditam que só se vence na vida se você pisar na concorrência. O mercado é tão grande e tem espaço para todos. Querendo ou não existe muita capa igual ou parecida, no exterior isso acontece tanto e você não vê os autores se pegando por causa disso. Em relação ao plágio, se isso aconteceu mesmo eu acho que não adianta difamar fulano por aí, tem é que denunciar mesmo, pois plágio é crime. Eu conheço até um livro brasileiro que foi plagiado por um autor americano, virou sucesso e até filme fizeram. Eu fiquei indignada, mas o que eu posso fazer? Nada. Só o autor que pode reclamar, pode e deve. Mais quando essa história de plágio é só para prejudicar o colega então a pessoa tem que ter vergonha na cara e não fazer uma acusação dessa.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oi Dih, tudo bom?
    Que história tensa. É um absurdo que um autor seja capaz de fazer isso com um colega de profissão. Ainda mais no nosso país, onde a literatura é tão marginalizada. Espero de verdade que isso seja um boato e não a realidade dos autores nacionais brasileiros. Precisamos nos apoiar e ficar felizes por cada conquista e celebrar o fato das editoras estarem investido nos livros nacionais.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Di, esse tema da o que falar hein?
    Eu não sou ligada nisso, mas sempre que vejo algo acontecendo na timeline sento para assistir, porque aparecem umas coisas tão sem sentido, que só podemos morrer de rir hahaah
    Sério, a maioria das intrigas é desnecessária. Mas pra mim o pior ainda é quando o autor vem recriminar um leitor por não ter gostado do livro dele. Pior, muitas vezes ainda convocam os seus 'fãs' para atacar a pessoa. Sério, é totalmente desnecessário.. Há espaço para todos na literatura.

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  27. Oie! Eu não soube desse assunto e sinceramente fiquei feliz por não saber. Espero, como você, que seja um boato apenas. Nossa literatura é muito fragilizada ainda e agora que está ganhando destaque. Os autores devem mesmo se unir, porque o mercado não está fácil. Mas sei que nem todo mundo pensa assim, e que infelizmente existem pessoas que só querem prejudicar o colega. Só espero que isso não seja maior que a união existente entre os autores. Pois tenho conhecido muitas histórias incríveis, e espero que isso continue acontecendo.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  28. Geeeente! do de queixo caído, eu não estava sabendo desse babado não :o
    To chocada com tudo isso que eu acabei de ler, as pessoas ao invés de se unirem em pró de algo maior, ficam de picuinha querendo rebaixar os outros, criando intrigas e etc. Que coisa mais ridícula gente.

    Adorei que você tenha abordado esse assunto no blog. Acho que a literatura nacional é algo muito maior que tudo isso.

    Beijos,

    http://www.lendoeesmaltando.com/

    ResponderExcluir
  29. Oi Dih,

    Fiquei sabendo do babado todo e como você fiquei indignada, mas quem começou todo o bafafá foi uma autora que dona (acho) que de editora. Uma coisa horrorosa. É autor(a) que não aceita crítica, é uns brigando por coisas bestas, aliás em toda relação humana tem alguns entreveros como assim, já vi estas coisas com algumas pessoas do Face, mas é lamentável.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleitura.com.br

    ResponderExcluir

Bem vindo ao blog Minhas Escrituras...
Fique a vontade para comentar aqui a sua opinião pessoal, sempre com respeito é claro!!! ;)
Você pode deixar o link de seu blog, que faço a retribuição com o maior prazer, mas não retribuo em postagens de promoção, ou seja, não comento.
Mensagem pra pedir que siga o blog, são automaticamente deletadas. Comenta no blog e deixa o link,farei uma visita no seu ok.
Quero agradecer a vocês que passam por aqui e deixam suas marquinhas, isso é muito importante... sintam-se a vontade...
Xero!