Resenha #155 - Bem-vindo a Napoli - Vivian Lopes


Título: Bem-vindo a Napoli
Autora: Vivian Lopes
Editora: Amazon
Páginas: 271


-Então toma cuidado com a bolsa. - o taxista avisou.
-Tem muito assalto? - perguntou preocupada, esquecendo completamente a paisagem que lhe chamava tanta atenção há alguns instantes. Onde é que havia se metido?
-Talvez não roubem a sua bolsa, mas Napoli com certeza vai roubar seu coração.

Como começar essa história fofíssima? Quando Vivian me procurou para conhecer o seu livro, pedi que me enviasse a sinopse. Quando a li, fiquei curiosa para conhecer o romance, porque embora a autora seja nacional e a história não seja ambientada  no Brasil, eu fiquei interessada pelo enredo, afinal ainda não tinha lido nenhum romance que tinha jogadores de futebol, então a minha curiosidade foi aguçada.

Só quero pedir desculpas em trazer a resenha do livro somente agora... eu o li em Maio, mas só consegui fazer a resenha hoje. Ando sem tempo sabe, então as vezes fica difícil escrever, mas aqui estou.

Paula está recém formada em letras, mas não se enganem, ela não se especializou em inglês ou espanhol, a nossa protagonista se especializou em latim, isso mesmo. É estranho, até eu fiquei pensando nisso, mas são escolhas, não é mesmo? Com seu curso, ela conseguiu um estágio, onde fará um pesquisa financiada durante um ano na cidade de Napoli, na Itália. A partir dali tudo seria novo para ela. Uma outra cultura, uma nova pesquisa, uma chance de crescimento profissional e conhecer a beleza que essa cidade  esconde.

Quando chegou no apartamento a qual iria morar durante sua permanência na cidade,  Paula conheceu Giulia, uma vizinha meio maluquinha, mas com excelente gosto musical, ela é pura simpatia e deu boas vindas a Paula. Imediatamente as duas se tornaram amigas, foram se conhecendo aos poucos e apesar da diferença de personalidade as duas se davam super bem. Giulia era super simpática e ajudou Paula dar uma cara nova no apartamento.

Paula conheceu a biblioteca onde iria trabalhar com a sua pesquisa e as pessoas que estariam por lá também trabalhando. Os italianos pareciam bem simpáticos e bem receptivos, Paula gostou da atenção que recebeu e não se sentiu tão sozinha e perdida. 

Giulia, como sempre muito simpática convidou Paula para ir na comemoração do aniversário de seu noivo e mesmo se sentindo um pouco deslocada por ser algo mais familiar, ela aceitou e foi. Chegando lá, Giulia apresentou seu noivo Luca (adorei esse nome)  para Paula e depois ela começou a andar pelos arredores da festa, não conhecia ninguém ali, mas era melhor do que ficar sozinha no apartamento. Quando sentou em um lugar mais reservado do local, Paula conheceu Vicenzo. Mas antes disso ele já havia reparado na moça, inclusive já sabia que ela era a nova vizinha de Giulia, afinal essa era uma das vantagens de ser amigo de seu futuro cunhado.

Vincenzo tratou de se apresentar para Paula, queria conhecê-la, saber dela e quem ela era. Ela também se apresentou pra ele, dizendo que era brasileira natural de São Paulo. Tiveram uma breve conversa e o silêncio se instalou, mas nada ficou constrangedor, parecia um silêncio natural e deixava os dois confortáveis.

Vicenzo é jogador de futebol e ama o que faz. Paula ama futebol e conhece bem tudo que é relacionado a ele. Ela é uma torcedora e conhecedora total do assunto. Futebol é um assunto totalmente comum para os dois.

Em Napoli, iremos conhecer a história desses dois e também conhecer um pouco mais sobre a cidade e seus costumes. Eu fiquei completamente apaixonada  pela descrição de alguns locais turísticos da cidade. Não conheço nada da Itália, mas percebi que a autora pesquisou bastante, porque descreveu detalhes preciosos. Uma coisa é certa, passei a entender bem mais de futebol após a leitura desse livro. A Autora ou é uma amante desse esporte ou pesquisou muito sobre o assunto, porque não deixou nada falhar sobre essa parte do enredo.

Vicenzo e Paula vão se conhecendo aos poucos e uma amizade vai crescendo entre eles, mas será que ficará somente nisso? Sei não rs. Ele lhe apresenta a cidade  e lhe mostra alguns locais marcantes da cidade. Ela curte tudo que ele lhe mostra e a afinidade dos dois fica cada vez mais crescente. 

Temos aqui um romance muito bonito, que vai acontecendo aos poucos. Ele vai se seguindo passo a passo e foi isso que me contagiou durante a leitura. O desenvolvimento da relação. Não aquela coisa corrida que acontece tudo muito rapidamente. Não nesse livro pudemos acompanhar como as coisas foram acontecendo e claro que eu torci e muito pelo casal. 

Os personagens secundários se fazem presentes, fazendo com que a leitura seja divertida e fluida. Gostei muito da maneira como Vivian conduziu a história desse livro. Eu fiquei encantada com tudo. Não conseguia parar de ler. Conforme as coisas iam acontecendo, mas eu queria saber para onde tudo iria caminhar. Eu sou uma romântica incorrigível e esse tipo de romance descrito no livro são um dos meus preferidos. Já digo para os curiosos que não temos aqui um romance hot. Temos um romance gostoso, lindo aos olhos e que dá vontade de entrar na história e vivê-lo também. Fora que alguns locais descritos na cidade são bem propícios a isso.

A narrativa se faz em terceira pessoa e não fica focada somente em Paula, ela vai também para Vicenzo e outros personagens, ou seja, dá para ter uma ampla visão do contexto geral. Não posso falar sobre a diagramação porque li em e-book. Porém devo falar que o desenho da capa é totalmente condizente com a história e se você ler vai compreender o porque que a autora escolheu. Só achei as cores da capa desfavoráveis, acho que a autora pode conseguir uma capa melhor, mas essa é a minha opinião pessoal, pode ser que outros leitores gostem. Encontrei alguns errinhos de revisão, mas acredito que a autora vai trabalhar nisso também, mas foram raros, não atrapalhou em nada a minha leitura.

Para quem gosta de romance fofos, com um casal contagiante, que curte futebol e que goste da Itália, esse livro é perfeito. Eu curti toda a história e até o final. Vivian conseguiu me conquistar como leitora. A leitura foi leve, despretensiosa e muito gostosa. Espero que ela faça muito sucesso e que venha outras escrituras dela. Tenho uma imensa vontade de conhecê-la pessoalmente e que não demore. 

A história é bela e dá aquele gostinho de quero mais quando finalizada, pelo menos eu me senti assim... temos aqui laços familiares dos italianos, a forma como eles são hospitaleiros com as pessoas de fora. A amizade é algo natural, e você se diverte demais. Eu pelo menos dei umas boas risadas e fiquei fascinada com o conhecimento de futebol abordado aqui. Também curti a parte da culinária e costumes, tudo muito bem escrito e desenvolvido. Gostei mesmo. 

Os dois ficaram em silêncio por um instante, não era o silêncio agradável a que eles estavam acostumados. Não, esse era um silêncio apreensivo, cheio de tensão e angústia.


E então leitores, o que acharam da resenha? Alguém já conhecia o livro? Pretendem ler? Deixe seus comentários.  Tenham uma ótima semana, xero!!!



23 comentários

  1. Oi Dih!

    Eu gostei muito da capa e do título! Tbm nunca li nada com protagonistas jogadores de futebol e fiquei curiosa....

    Acho que se a história é boa, vale a pena dar uma chance neh?

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Depois de ler a resenha fiquei super ansiosa para ler este livro, pois meus livros preferidos são do gênero de romance, e parece ser um romance fofo, e me animei quando você citou que o romance vai acontecendo aos poucos, pois não curto muito aqueles livros que logo os casais se apaixonam, muito rapidamente, parece algo superficial, pretendo lê-lo em breve.

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia nem o livro, nem a autora, mas até que achei interessante, pois acho a Itália muito bonita. É bom ver um livro em que percebe-se todo um trabalho de pesquisa bem-feito por parte da autora. Outra coisa legal também é o desenvolvinento do romance. Ficou tudo no tempo certinho. Enfim, quero ler sim.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  4. Com esse plano de história deveria ser um filme! Pois amo filmes do gênero, mas livros não costumo ler muito nesse tema (maluquice minha sim ou claro?), amo muito a cultura Italiana e o futebol, mas a dica está anotada!

    ResponderExcluir
  5. Olá Diana, tudo bem?
    Confesso que esse livro não me interessou, mesmo com a sua resenha positiva sobre ele, o enredo não conseguiu me prender.
    Mas que bom que foi uma leitura legal para você!!
    Abraços
    www.estantedepapel.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, não tinha conhecimento do livro. Achei a história bem interessante, principalmente porque nunca li nenhum livro que se passa na Itália e não leio muitos romances, depende muito do tipo, e esse parece ser do tipo que eu gosto. Bjus.

    ResponderExcluir
  7. Oi Diana!
    Adorei a sua resenha! Que sonho ir para a Itália e trabalhar com pesquisa em uma biblioteca! E, de quebra, ter um Vicenzo na vida! Que maravilha, não? :D

    Beijos,
    Fernanda
    www.oprazerdaliteratura.com.br

    ResponderExcluir
  8. Amo romances, biblioteca e amo itália (não conheço, mas desejo muito conhecer!), então esse livro me saltou bastante os olhos! Acho que muitas autoras nacionais acabam ambientando os livros em outros lugares e nem é algo tão incomum, mesmo os internacionais, mudam os personagens da cidade em que eles moram!

    ResponderExcluir
  9. Ei Dianaa!
    Q bom q curtiu e se envolveu com a históriaa!
    Curioso mesmo a mocinha se especializar em latim rsrsrsr!
    Adoro conhecer lugares novos junto ao olhar dos personagens!
    Bjos!!
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  10. Oiiii
    Não conhecia o livro, mas já fiquei super interessada! O livro parece ser super fofinho!
    Também gostei de saber que o livro é rico em detalhes nas descrições dos lugares.
    Amei a resenha e vou procurar para lê-lo.

    Beijos
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Di, tudo bem?

    Que romance fofo, já fiquei interessada na leitura. Sou do tipo que adora esses romances fofos e saber que não é hot já me anima. Não conhecia o livro, mas adorei conhecê-lo. Depois vou dar uma procurada nesse livro e adorei sua resenha.

    Beijos
    Leitora sempre

    ResponderExcluir
  12. Olá Diana, o livro parece ser bem legal, ambientado na Itália <3 com um romance bem fofo e ainda com um toque de futebol *-* Fiquei com bastante vontade de lê-lo, só achei que a caba poderia ter sido melhor trabalhada...

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  13. Nossa, Di, se eu tivesse lido o livro em maio ia ter que reler pra escrever a resenha... rs... você conseguiu falar bastante sobre ele, minha memória é um lixo!

    Viva, uma história que se passa na Itália! E um livro com um romance fofo, sem hot! Ultimamente isso é artigo raro... Gostaria de ler!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  14. Oi Diana.
    Ah, muitas vezes isso acontece comigo, só consigo resenhar o livro um bom tempo depois de ter feito a leitura, não só pela correria do dia-a-dia, mas por falta de criatividade mesmo rsrs.
    Eu não sou fã de futebol, nunca li nada que o envolvesse e nem tenho interesse, acho que pra mim vai ser agoniante mesmo que o enredo traga outros elementos permeando essa história.
    A única coisa que vai se encaixar comigo é a ambientação: Itália <3

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  15. Ola Dia a temática do livro é bem diferente gostei, ainda mais ela jogando futebol também, gosto de romances bem construídos com base, e não romances relâmpagos. Tenho certeza que vou adorar ainda mais com a descrição da cidade bem elaborada . Dica mais que anotada. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  16. Mas um romance que tem uma personagem de nome tão bonito tinha que ser bom, né? Essa coadjuvante já conquistou meu coração, coisa do nome. kkkkkkkkkkkk
    Não conhecia o livro, mas gostei da proposta. Sou louca pra conhecer a Itália, então esse cenário sempre me fisga.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Dih, tudo bom?
    Gosto de romance e futebol, duas coisas que chamaram minha atenção na sua resenha. Me interessei pela originalidade na ambientação também porque amo a Itália e parece ser o cenário ideal. Com certeza é um nacional que entra para os desejados.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Não conhecia o livro, mas amei muito sua resenha e fiquei super curiosa e ansiosa para ler o livro. Adorei a trama e me parece uma ótima pedida para um fim de semana frio como o dia de hoje. Foi para lista dos desejados.

    LETRAS COM CAFEÍNA

    ResponderExcluir
  19. oi, tudo bem?
    Eu adoro romances fofos, que se desenvolvem com calma, e sou louca para conhecer a Itália! Só não gosto de futebol, mas acho que isso não afetaria a leitura, kkkk
    Gostei muito da resenha, e fiquei curiosa para ler o livro.
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi! Eu curto romance e ambientado na Itália, que é um lugar maravilhoso, deve ser bem bacana, futebol não é comigo, mas gostaria de conferir a história mesmo assim. Bjos!!!

    ResponderExcluir
  21. Te entendo, também ando resenhando muito depois de finalizar a leitura.
    Adoro futebol, sou louca para conhecer a Itália... acho que tudo nesse enredo me atrai hahah
    Saber que tem um romance super fofo só me deixa com mais vontade de conhecer a história.

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bem? Eu também estou passando por isso, leio o livro, mas só resenho bem depois :(

    Eu não conhecia este livro, mas a história pareceu ser bem fofa mesmo. Vou tentar comprar para ler.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Esse livro é novidade pra mim, ainda não conhecia e fiquei encantada pela história, deve mesmo ser muito bom.

    luadeneon.com

    ResponderExcluir

Bem vindo ao blog Minhas Escrituras...
Fique a vontade para comentar aqui a sua opinião pessoal, sempre com respeito é claro!!! ;)
Você pode deixar o link de seu blog, que faço a retribuição com o maior prazer, mas não retribuo em postagens de promoção, ou seja, não comento.
Mensagem pra pedir que siga o blog, são automaticamente deletadas. Comenta no blog e deixa o link,farei uma visita no seu ok.
Quero agradecer a vocês que passam por aqui e deixam suas marquinhas, isso é muito importante... sintam-se a vontade...
Xero!