Resenha Coletiva #5 - A Princesa e o Cavaleiro - Osamu Tezuka - Parte 01

Olá Pessoal, tudo bem com vocês? 
Muito obrigada pelos comentários nas resenhas anteriores. 

Obra: A Princesa e o Cavaleiro (Ribbon no Kishi)
Autor: Osamu Tezuka
Mídia: Mangá
Editora: JBC - Japan Brazil Communication
Páginas: 734 divididas em 08 volumes
Formato: 11,4 cm x 17,7 cm
Classificação: 4.5

Essa resenha não contém spoilers

Todos os volumes foram adquiridos pela resenhista

Tudo começa com uma grande traquinagem do anjinho Ching: sorrateiramente, ele dá um coração de menino a uma alma que mais tarde recebe um de menina pelas mãos do próprio Papai do Céu - como deveria ter sido desde o princípio. O coração define se a alma nascerá como menino ou menina; como recebeu dois, essa criança ficará confusa quando nascer. Por isso, como castigo, Ching é enviado à Terra para retirar o coração de menino quando a  criança nascer.

Na Terra de Prata a rainha está dando à luz. Ninguém sabe o sexo ainda, apesar de todos torcerem para que seja um menino, afinal, uma mulher - pelo menos nas leis daquela terra - não poderia assumir o trono. E eis que nasce justamente uma menininha... O professor real foi avisar os guardas reais sobre o nascimento da herdeira, e...:
Volume 1 página 18
 E assim a notícia que o herdeiro nasceu se espalhou, o rei não pôde desmentir, pois caso fizesse seria deposto... Então como forma de contornar a situação, a princesa Safiri passava metade do dia vestida como rapaz e a outra (bem escondida é claro!) como menina. As únicas pessoas além dos seus pais que sabiam de seu segredo eram sua ama e seu professor.


 O duque Duralumínio e seu capanga senhor Nylon fazem de tudo para descobrir se Safiri é uma menina, com o intuito de colocar Plástico (seu filho boboca) no trono, para que ele possa comandar o reino por baixo dos panos. Motivo pelo qual os dois vivem aprontando para desmascarar a princesa.

Safiri "disfarçada" de menina (peruca loira e vestido) mas sem apresentar-se como princesa, vai à festa de Carnaval de seu reino onde conhece e se apaixona pelo Príncipe Franz da Terra de Ouro. Para poder ficar mais perto dele, ela propõe um grande torneio de armas, mas os dois acabam sendo vítimas de um plano ardiloso do duque.


Durante a coroação a rainha toma uma poção que a faz dizer toda a verdade sobre Safiri, o que as coloca em uma prisão onde o carcereiro as extorque e bate em Safiri. Após seu plano traiçoeiro dar certo, o duque anuncia que seu filho Plástico é o novo rei e manda o carcereiro matar a rainha e a princesa depostas.

Um cavaleiro mascarado aparece para salvar o povo dos abusos dos novos guardas reais e um anúncio.


Volume 2 página 67

A princesa Safiri, ainda com o disfarce usado no carnaval, é levada para trabalhar na pedreira da prisão e o anjinho Ching a acompanha, mas ela acaba sendo descoberta pelos guardas. Assim que soube que sua amada desconhecida foi enviada para a pedreira, Franz vai atrás, contudo encontra Safiri já vestida de rapaz e tem-se início um duelo. Durante seu confronto, Franz percebe que Nylon e seus capangas estão a caminho para matar Safiri e ajuda a princesa (ainda vestida como homem) a fugir.

Durante a fuga Franz é atingido por uma flecha e é cuidado por sua amada, (Safiri disfarçada de mulher) mas ela desaparece e ele acredita que tenha sido "o" príncipe Safiri que a raptou e sai no resgate de sua amada.

Após fugir da prisão com a ajuda de Ching, Safiri enfrenta os capangas e o próprio Sr. Nylon em uma batalha muito dura. Ching tem uma decisão muito dificil: voltar para o céu com o coração de menino deixando que Safiri perca para o Sr Nylon; ou permanecer na Terra permitindo assim, que Safiri - com o coração de menino - possa vencê-lo.
Safiri encontra a Torre da morte - onde sua mãe está presa - em chamas e entra à sua procura, mas acaba descobrindo que ela foi levada para a "Ilha da Serpente Marinha", para onde os criminosos são mandados para morrerem.
Ela e Ching tentam chegar à ilha para salvar a rainha, mas eles enfrentam um redemoinho criado pela bruxa e quando Safiri acorda, sê vê perdida em alto mar, quando Ching avista um navio pirata que irá mudar os caminhos a serem trilhados por todos... Enquanto isso a rainha é transformada em pedra graças à maldição da bruxa, será que Safiri irá conseguir chegar a Ilha da Serpente Marinha? E conseguirá ela salvar sua pobre mãe das garras amaldiçoadas dessa bruxa horrorosa? 

Última página contida em todos os volumes de mangás há instruções sobre o procedimento de leitura


Na edição brasileira lançada em 2002, essa obra contém 08 volumes com 92 páginas em média cada e as páginas são parecidas com jornal só que mais claras, a leitura é feita no estilo japonês .


O autor Osamu Tezuka foi um divisor de águas para o mercado de mangás, primeiro porque ele lutou até o fim de sua vida para mudar a visão das pessoas dobre o mangá: de servir só para crianças, para ser lido independentemente da idade. Além de ter sido uma inspiração para outras obras do estilo shoujo, e foi o primeiro a colocar brilho e "estrelas" nos olhos de seus personagens.

Os desenhos são limpos (sem planos de fundo super lotados de informações), os quadros transmitem de forma clara o que está acontecendo na cena e nessa edição não há problemas de tradução ou de erros nas falas.


Para quem recomendoamantes de clássicos, aventura, romance e para quem goste de uma história onde a princesa não é indefesa (pois ela é uma excelente espadachim). Inclusive essa não é uma leitura voltado apenas para o público feminino, pelo contrário, é pensada para homens, mulheres e crianças.

Não recomendo para quem: não gosta de histórias de tempos mais antigos (não chega a ser medieval) e definitivamente para machistas. 

Pessoal, gostaram? Deixem seus comentários, se já leram essa obra e o que acharam dela, etc...



34 comentários

  1. Ooooooi o/
    Nossa que legal ver uma resenha sobre a princesa e o cavaleiro!
    A história super vale a pena, os traços são fofos e claros *.*

    http://meubaudeestrelas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oooi Nina,

    Eu não tenho costume de ler mangá, na verdade nenhum quadrinho, acho muito legal, ADORO os traços e os temas, mas sabe quando você não consegue se concentrar?
    Gostei muuuito da sua resenha e principalmente das imagens, eu ri muuuito com o primeiro quadro HSUAHSUAHSUAH....

    Gosto das suas resenhas, são super detalhadas e não são cansativas. parabéns!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  3. Olá... minha flor, tudo bem???
    Adorei a resenha e principalmente as imagens... mesmo que eu não curta mangás eu achei esse tão fofinho rs... adorei o desenho dos olhos da meninas... e gostei da parte que fala que o mangá estava sedo lido pelo lado errado kkkkk. Demais... estou babando nas imagens sério rs. Xero!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá meninas.... tudo bem e com vocês?

    Fico muito feliz que vocês tenham gostado....

    Um super beijo para todas!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá Diana,
    interessante a historia, pois uma criança recebeu dois corações, alem de que se trata de um reino e precisa de um homem para governar, e as artimanhas do rei e rainha para isso parece peculiar, mas acredito que tudo se resolvera.
    Gosto muito de historias assim, ainda mais sendo ilustradas o que deixa mais interessante.
    Adorei a resenha!

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  6. Oi Ninah!

    Sabe que eu nunca li um mangá? O.o kkkkkk pois é, mas tenho alguns que quero muito ler na minha lista de desejados!

    Adorei o resenhão, ficou muito legal!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ninah.

    Nunca parei para ler um mangá e adorei ver a resenha de um aqui no Minhas escrituras. Quantas confusões esse anjinho arrumou por conta do sexo da criança. Lindas as capas retratando a Princesa Safiri. Esse é um tipo de leitura que não me atrai, então no momento eu não leria. Mas parabéns pela resenha.

    Beijos.
    Visite: Paradise Books BR // Curta: Facebook

    ResponderExcluir
  8. apesar de ser uma grande fã de mangá. devo ser a única que não quer ler esse mangá. sei lá a história é meio chatinha pra mim sabe.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  9. opa cliquei em enviar sem querer e nem tinha escrito tudo. enfim, o traço do mangaká não me agrada e isso influência muito na hora de ler. sou meio chata com traços então se eu não gostar já cai pela metade as chances de ler e como a história não me chama atenção eu passo a leitura.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Ninah! Eu achei a premissa bem legal, com essa princesa guerreira, mas não gosto de mangá. Por mais que tenha o aviso na última página e o tutorial pra ler, eu me perco. Até com suas setinhas me perdi. :/ Sou um caso perdido. kkkkkkk
    Mas gostei do seu cuidado em nos ajudar com a leitura dos quadrinhos.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  11. Não costumo ler Mangás, mas gostei da trama e achei que sua postagem ficou bem interessante com tantas fotos.

    http://cafeecomletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi linda, tudo bem?
    Achei esses quadrinhos bem legais e divertidos! Gosto de ler quadrinhos de vez em quando pra relaxar de leituras mais tensas!
    Adorei o fato da princesa não ser indefesa, por que isso é algo que me chateia as vezes na leitura sabe, não gosto de protagonistas bobas e cheias de não me toque...rsrs

    Beijão ;*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  13. Nossa, é a primeira vez que vejo um mangá tão bonitinho. Não me atraio muito em ler mangás mas esses são bem fofos.
    E esse negócio de ler como se fosse de trás pra frente? Muito bom pra treinar nosso cérebro. rs.
    Adorei.

    bjs.

    www.booksandmuchmore.com

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Nunca li mangá, mas confesso que esse chamou minha atenção. Fiquei com imensa vontade de ler os quadrinhos e conhecer a história toda. Gostei bastante de saber que a princesa é uma ótima espadachim e não indefesa, como as princesas normalmente costumam ser!
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oie, tudo bem?
    Não sou muito fã de HQs, mangás e afins, mas essa história parece ser muito emocionante. Já tinha lido a respeito dela em outro blog e agora estou mais curiosa para conhecer. Essa princesa é totalmente diferente do que estamos acostumados, então acho que isso que faz a diferença na história.

    Beijos,
    Blog Procurei em Sonhos

    ResponderExcluir
  16. Oi Nina, tudo bom?
    Que linda, faz muito tempo, muito tempo mesmo que eu não leio mangá!
    Acho bem divertida a forma de leitura e achei esse muito legal! A trama é muito legal e eu fiquei bem empolgada para ler. De forma divertida esses meios gráficos conseguem ensinar muito para todos nós!
    Você sabe onde eu posso encontrar para comprar?
    Beijão
    http://www.sarahmarques.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Ninah, para falar a verdade não costumo ler mangás, essas folhas parecidas com papel jornal me dão aflição, nunca tive paciência de ler nem jornal por causa disso!

    Apesar de ter gostado muito do fato da princesa não ser indefesa, e ter achado o máximo ela ser inclusive espadachim, vou deixar a dica passar dessa vez.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  18. Oiiiiiiiiieeeeeeeeee, fico muito feliz que estejam curtindo a resenha, obrigada à todos pelos comentários...

    Essa coleção pode ser encontrada na loja da Comix ou - como no meu caso - na Comix Festival, pois fica bem mais em conta kkkk

    Segue o link: http://www.comix.com.br/advanced_search_result.php?keywords=a+princesa+e+o+cavaleiro&x=0&y=0

    Um super mega blaster beijos à todos


    ResponderExcluir
  19. Oie, tudo bom?
    Eu tenho vontade de ler mais mangás e sempre que vou em feiras de livros, sempre encontro opções mais em conta. Achei esse mangá interessante e não conhecia ainda.
    Gostei da protagonista porque ela consegue surpreender o leitor.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi, Diana

    Quando era pequena adorava a cultura de mangas e animes, japoneses... *-* Depois não achei mais material e não alimentei mais minha sede por esse tipo de coisa. Mas tenho curiosidade de voltar a ler. Uma amiga me indicou vários, mas até agora não peguei nenhum.
    Essa história é interessante. Dois corações, justificativa no momento da "criação", com anjo e Deus.... legal.
    Gostei do "recomendo e não recomendo"... kkkkkkkk.. nada para machistas, definitivamente. Os livros, histórias, que possuem conteúdo de acordo com eles têm obtido críticas negativas - graças a Deus.
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Oi flor, tudo bem?

    Bom, não sou de ler mangá e nem entendo exatamente como funciona, mas achei diferente por se tratar da história de uma princesa. Parece ser interessante.

    Bjs
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oi Ninah!
    Eu gosto muito de mangás e está resenha foi uma grata surpresa, pois eu não conhecia esses volumes. Achei a estória bem legal e até que este mangá tem poucos volumes, um ponto positivo pois acompanho One Piece e parece que nunca vai terminar kkkk.
    Abraços

    www.estantejovem.com.br

    ResponderExcluir
  23. Ninah, amei essa imagem explicando como funciona a leitura de mangá, eu nunca li, porque sempre me enrolava, mesmo sabendo que se lê da direita pra esquerda, mas quando o formato do quadro mudava, eu me perdia, agora posso tentar novamente.
    Gostei dessa princesa guerreira que sabe cuidar de si.

    Beijos.
    Leituras da Paty


    ResponderExcluir
  24. Oi Ninah, tudo bem?
    Onde está o resto? Acabou? Estava tão legal!!!!!! Eu estava tão entretida e de repente, você parou!!!!! Eu adoro histórias de princesas, e essa em que ela está disfarçada perto do seu grande amor, é tão linda!!!!! Nem percebi que era mangá, é que não é bem o meu gênero. Mas para mim, o que importa é a mensagem do livro. Gostei muito da dica.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Que bom que existe esse tutorial ai, porque eu nunca conseguiria ler um mangar sem ele haha, na verdade, mesmo com ele tenho duvidas se conseguirei fazer isso direito.
    Achei a premissa bem interessante e o fato da criança ter alma de menina e coração de menino foi algo bem ousado do autor.

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  26. Olá

    Se eu te disser que sou viciado em mangá mas nunca li nada do Tezuka vou ser linchado? Eu sei que ele é o cara que revolucionou as histórias do tipo, mas é difícil encontrar alguma coisa dele pra ler. Na comix, onde eu vi que comprou o frete chega a ser um absurdo aqui pra minha cidade, então fico só na vontade mesmo. Mas sempre estou indo a sebos e se encontrar essa história por lá, não hesitarei em trazer pra casa. A resenha ficou muito legal, parabéns!

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  27. Oi, tudo bem? Não gosto muito de ler mangás, mas achei a história bem interessante. Deve ser interessante acompanhar a história dessa princesinha.
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Oi, tudo bem?

    Faz muito tempo que eu não leio um Mangá, mas gostei desse. Inicialmente eu achei que não ia gostar, mas a história parece ser divertida e interessante.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    Participem do -- Top Comentarista de Fevereiro--

    ResponderExcluir
  29. Adorei, fazia muuuuito tempo que eu não via esse estilo literário, depois de uma certa idade a gente se foca muito nos livros tradicionais e deixa um pouco de lado os comics. Eu achei surpreendente esse modelo super fiel ao original, sendo até da direita para a esquerda, eu ainda não conhecia e acho que deve ser uma experiência legal ler assim, vou procurar por ele com certeza! Um livro assim não pode faltar na minha estante.
    Eu simplesmente amei sua resenha, ficou incrível. Bjos!

    luadeneonblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  30. Oiii
    Nunca li mangá, e não sou muito fã de hq, mas histórias de princesas, eu gosto <3
    Adorei as capas, achei bem fofinhas, e acho meio dificil achar alguém que não goste de princesas, ainda mais princesas não são indefesas.
    Adorei conhecer a história e vou procurar ler.

    Beijos
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Oie,
    bem eu nunca li um mangá, e nem tenho muita vontade. . Sei lá, não é minha zona de conforto.
    Mas eu gostei muito da sua resenha, só não te digo que vou ler, porque eu realmente não me sinto tentada a compra-los. Talvez no futuro eu dê uma chance a eles :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  32. Olá

    Eu adoro história que se passam em monarquias, sei lá, me dão uma nostalgia mesmo não tendo vivido nessa época, vai saber. Sobre o manga, confesso que não só fã do genero, no entanto, adorei essa aqui que você apresentou e achei muito bem bolada, o inicio com o anjo se enganando com o sexo da criança e a confusão gerada depois. O manga parece lindo e quero muito ler quando puder.

    Att,
    decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. Olá tudo bem?
    Bom, apesar de gostar muito desse tipo de leitura o que não me agradou foram basicamente duas coisas. A história e o traço, achei a história meio clichê e acho que não me prenderia muito, já o traço eu não gostei (gosto pessoal), me pareceu estranho e infantil demais, posso estar errado, mas foi essa a impressão que tive.
    Abraços, Carlos.

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  34. Apesar do autor ser um icone no Japão e ter sido o "Pai" do mangá atual, eu nunca cheguei a ler nada que ele tenha produzido e olha que amo mangá, tenho uma coleção enorme, rs. Bem, eu achei interessante o tema do mangá e a história, é uma boa opção para quem curte. :D

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir

Bem vindo ao blog Minhas Escrituras...
Fique a vontade para comentar aqui a sua opinião pessoal, sempre com respeito é claro!!! ;)
Você pode deixar o link de seu blog, que faço a retribuição com o maior prazer, mas não retribuo em postagens de promoção, ou seja, não comento.
Mensagem pra pedir que siga o blog, são automaticamente deletadas. Comenta no blog e deixa o link,farei uma visita no seu ok.
Quero agradecer a vocês que passam por aqui e deixam suas marquinhas, isso é muito importante... sintam-se a vontade...
Xero!