Resenha #103 - Incendeia-me - Tahereh Mafi


Titulo: Incendeia-me
Autora: Tahereh Mafi
Editora: Novo Conceito
Páginas: 384

Essa resenha não tem spoiler dos livros anteriores.

Meus 17 anos desmoronaram e me enterraram de dentro para fora.
Minhas pernas parecem cheias de areia e grampeadas uma na outra, minha mente transborda de grãos de indecisão, escolhas não feitas e a impaciência conforme o tempo, escoa de meu corpo.

Eu estava muito ansiosa pela leitura desse livro, não sei se todos sabem, mas é uma de minhas trilogias preferidas e finalizá-la estava me causando uma melancolia antecipada rs. Tahereh é uma ótima escritora... ela escreve tudo com muita intensidade e que entra em minha mente de uma forma que enquanto estou lendo o livro não consigo parar de pensar nele e até mesmo depois de lê-lo os personagens e acontecimentos ficam estampados. Foi exatamente o que aconteceu comigo. Ela conseguiu manter as minhas expectativas e também ultrapassá-las, como ela sempre faz.

Nesse livro eu encontrei uma Juliette mais decidida e cheia de marcas. Ela é a nossa protagonista e narra a história. A leitura em primeira pessoa me fez flutuar na mente dela e dessa vez tinha seu sofrimento, mas tinha a sua decisão de lutar, pelo que ela era e pelo que ela acreditava e se tivesse que perder a vida lutando ela o faria. Essa personagem cresceu muito e amadureceu e isso ficou bem nítido em toda a história.

Eu era uma menina assustada e despedaçada, lutando da única maneira que sabia. Não é de se admirar que eu tenha falhado. Eu não estava pensando direito. Eu estava fraca e aterrorizada e cega para a ideia de possibilidade. Não tinha experiência com ações furtivas e manipulação. eu mal sabia como interagir com as outras pessoas; mal podia entender as palavras em minha própria cabeça.

O que posso dizer que a leitura me arrancou o fôlego e eu ainda não consigo parar de pensar em tudo o que li. Em como as amizades são importantes para construir uma pessoa e como isso pode mudar outras. O amor é capaz de fazer mudanças milagrosas, mas também é capaz de causar uma dor infinita. Mas mesmo assim o direito de amar e ser amado ainda é super válido. Encontramos ele aqui nessa distopia, mas nada melado, nada pegajoso, aliás de uma forma bem sincera e muito bem trabalhada.

-Eu não iria querer que você soubesse. Mas não suponha que entende minhas ações - ele diz, enfim olhando-me nos olhos. - Porque, se fizer isso, posso garantir que só vai encontrar decepções. E, se insistir em continuar a fazer suposições quanto ao meu caráter, dou apenas este conselho: presuma que sempre estará errada.

O ponto alto do livro é a sobrevivência... nesse mundo distópico o poder se sobrepõe, mas as rebeliões para derrubá-lo também... As estratégias são montadas e pessoas totalmente inesperadas se juntam para um bem maior. Tahereh permaneceu com a essência de seus personagens bem construídos e cada um com a sua personalidade marcante. A ambientação não deixou a desejar nem por um momento e por mais que eu não quisesse viver nela, eu confesso que fiquei super curiosa. A minha imaginação rolou solta e quase pude me sentir lá dentro da história e vivenciando os acontecimentos junto com eles.

Os personagens foram essenciais para o enredo e para tudo que aconteceu... eles estavam entrelaçados e cada um tinha o seu papel importante. Tivemos sim momentos de tensão, momentos em que eu achei que tudo fosse desmoronar, só que  no sentido de que houvesse desistência de alguns dos personagens  e na ação que teria que ser tomada, mas Tahereh soube trabalhar tudo muito bem para que fizesse o sentido necessário.



A diagramação do livro está excelente. A capa está lindíssima. As folhas estão amareladas e a fonte em um tamanho médio para uma leitura eletrizante e cheia de ação. Não percebi nenhum erro de revisão. Só fiquei chateada porque as capas dos livros anteriores não foi igual as originais. Tudo bem que a editora foi super camarada e mandou as capinhas para eu colocar, mas não é a mesma coisa. Fora isso tenho que parabenizar a editora Novo Conceito de trazer uma das melhores trilogias distópicas que li em toda a minha vida. Amei demais.

Preciso falar de um personagem que amo muito nessa história além do lindo Warner que me conquistou ainda mais em cada capítulo. Eu adoro o Kenji. Sabe aquele personagem que é mais que um simples amigo? Que está com você em todos os momentos? Que te faz rir e que está do seu lado para o que der e vier? Ele é o cara. Ele teve um papel importante nesse livro e com suas habilidades. Ele me fez rir e me emocionar. Seria perfeito se a Tahereh  criasse um conto pra ele e finalizar bem a trilogia. Acho que é um personagem que merece e muito. É só uma dica.

-Não - ele diz. Só preciso de um abraço. Da minha amiga.
Eu me inclino para trás para olhá-lo. Tento ler seus olhos.
-Você é meu melhor amigo, Kenji. Sabe disso, não?
-É menina.
Ele sorri para mim.

O livro trouxe bons ensinamentos entre eles o poder da amizade e da união. A confiança de onde menos se espera. E que mesmo diante das dificuldades e do caos podemos ainda encontrar uma forma de lutar e ser feliz. Esse livro trouxe para mim o ensinamento de que, se eu cair, devo me levantar com a cabeça erguida, mesmo diante de todas as dificuldades e obstáculos e que se eu quero muito alguma coisa, sou capaz de conseguir, porque sou capaz de lutar e vencer.

Recomendo a leitura para que gosta de distopia... que gosta de personagens fortes e devastados... que adoram uma boa escrita. Eu sou suspeita para falar dessa trilogia... quando comprei Estilhaça-me, eu não sabia o que esperar e o que iria ler, mas desde as frases da capa e contracapa eu sabia que iria amar. Foi o que aconteceu. Eu amei os três livros... todos levaram notas máximas e todos foram favoritados. Isso é o que uma boa escrita faz e uma excelente história é contada. Finalizo essa série com nostalgia e alegria porque foi uma leitura maravilhosa.

E nós somos aspas, invertidas e de ponta-cabeça, agarradas uma à outra no final desta sentença de vida. Presos por vidas  que não escolhemos.
Está na hora, eu penso, de nos libertarmos.

 E ai leitores, o que acharam? Eu sei que me empolguei muito na resenha, ela ficou enorme.... mas coloquei tudo que senti durante a leitura. Quem já leu??? Diga-me o que achou. E quem não leu? Diga-me se pretende ler.

Quero pedir desculpas pela minha ausência no blog... tive problemas com meu notebook e no fim terminei comprando outro... agora tudo voltará ao normal tá.


Esse livro faz parte da:

Ótima semana a todos e Xero!!!

23 comentários

  1. Tenho que ler esse livro, confesso que a trilogia não me ganhou por completa não, to dependendo desse livro para sentir tudo isso que vcs sentem
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Amiga eu já não posso comentar muito sobre o livro, porque ainda não li nada da série Estilhaça-me. Para vc ter uma ideia eu só tenho o primeiro e esse na minha estante. Eu tenho que comprar o liberta-me também. Mas só vou fazer isso se eu gostar do primeiro livro. Espero gostar bastante, até porque os livros foram muito bem comentados. Enfim...
    Mas me fala uma coisa, do que se trata? Que gênero que a série toda é? Romance, Fantasia? Ficção? enfim...me tira essa dúvida, porque até hoje ninguem me respondeu. Ficarei muito grata.

    Sua resenha ficou ótima viu? Muito bem desenvolvida.
    Saudades de vc Dih. Espero que esteja bem
    Se cuida linda

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. HAAAA!!!! Morrendo com sua resenha! OMG! PRECISO DESESPERADAMENTE terminar essa trilogia Dih! Eu já tenho os livros mas falta tempo! kkkkkk

    Adorei! *o* Vou terminar, juro que vou! kkkk

    Bjo^^

    ResponderExcluir
  4. Oi Dih!
    Preciso muito ler essa série, sempre vejo comentários à respeito e são sempre positivos.
    Estou com os livros aqui e pretendo lê-los em breve.
    Gostei muito quando você disse: "E que mesmo diante das dificuldades e do caos podemos ainda encontrar uma forma de lutar e ser feliz." . Acho bacana livros que apesar de toda história e carga emocional, ainda nos traz ensinamentos e nos faz refletir.
    Ótima resenha!
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oiee ^^
    Aah, não sei se gosto mais do Warner ou do Kenji...haha' esses dois ♥♥ amoo ♥
    A única coisa que eu não gostei nesse livro foi que a batalha ocupou pouquíssimas páginas, para ser sincera, esperava uma guerra que durasse o livro todo *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oie.

    Ainda não li a trilogia, mas tenho muita vontade. Claro que já vi comentários diferentes do seu, mas mesmo assim quero ler.
    Sua resenha esta ótima e é perfeito quando nos empolgamos

    Beijos
    http://www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Dih!!!

    AMO ESSA TRILOGIA!!! Terminei recentemente, porque enrolei até o quanto pude para isso acontecer. Warnee é meu, apenas. HAHAHAHAHAHAH Amo demais essa série, adorei a sua resenha! Sou bem suspeita a falar dela, porque é muita emoção! <3 <3 <3 Continue a série, só digo isso! Apesar de eu ainda estar esperando um quarto livro, porque não aceito que acabou. HAHAHAHHA

    Beijos, Rob
    http://estantedarob.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oii, tudo bem?
    Eu tenho muita vontade de ler essa série, todos falam bem dela. Mas sempre que eu vou compra-la um livro passa na frente rsrs

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá Diana, essa é uma das trilogias que estão na minha listinha de desejados <3 e pela sua resenha eu tenho certeza que vou amar lê-lo, adoro personagens fortes e amo ler distopias e como todos receberam notas máximas significa que a autora consegui manter o nível na trilogia inteira o que é muito bom.

    Visite o blog "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  10. Também acho a Tahereh uma ótima escritora, e amei tanto, mas tanto Estilhaça-me, que não consegui ler mais nenhum livro da série... rs... quando ela esteve aqui em São Paulo deu para perceber que ela completamente team Warner, e eu sou team Adam, vê se tenho alguma chance contra a autora? Não, né? rs,.. Tenho certeza que vou passar raiva, mas qualquer dia arrumo coragem pra ler o restante. Mas que bom que amou os três livros, Di!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Eu quero muito ler esse livro, na verdade a série toda, porque eu li o livro 1 faz tempinho e quero ler ele novamente junto com as continuações, mas não sei quando isso vai acontecer :c Fico feliz ao ver que a série terminou bem, que a qualidade da história continuo boa, também achei muito bacana todos os personagens terem sido essenciais para o enredo, porque há vários livros em que existe aquele personagem nada a ver com a história, né? E isso é bem chatinho kkk A capa do livro é simplesmente maravilhosa, eu amo elas, a NC arrasou e imagino que a diagramação esteja maravilhosa também, geralmente os livros da NC são muito bem diagramados, né? Enfim, gostei bastante da resenha, não achei que ela ficou grande, acho que é porque as minhas são grandes kkkk

    Beijos :*
    Larissa- http://srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, Diana-linda!!!!
    Não importa o quão grande é sua resenha, ela nunca fica cansativa, haha. Adoro ler suas opiniões. E dessa vez foi possível notar quão empolgada você estava com a leitura! Espero ter a chance de conhecer essa trilogia em breve, porque sempre me vi ansiosa por colocar minhas mãos em Estilhaça-me. Saber que o desfecho da trilogia não apenas agradou, como se tornou um dos seus favoritos, me deixa animada para lê-la!
    Eu quero muito comprar os volume 1 e 2, no entanto, com a nova capa.

    Beijos, flor!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi, Diana! Eu já tinha até esquecido o quanto eu queria esse livro! Ele estava na primeira caixa que recebi de parceria da NC, mas não tenho os 2 primeiros, então nem comecei a trilogia. Como adoro distopias, certamente irei gostar dessa, ainda mais com tantos comentários positivos. Como não desejar uma série de tirar o fôlego e com um desenvolvimento tão bacana? Impossível não querer! Brigada por me deixar desesperada de novo. kkkkk
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  14. Que empolgação com a leitura do livo gente!!!!

    Apesar dos comentários e resenhas divergentes que já li por ai, eu quero sim ler essa trilogia, s´o preciso de tempo, porque estou com algumas séries aqui que quero muito ler e algumas trilogias também.

    Mas curti muito a sua resenha, personagens fortes, histórias que contagiam o leitor sempre me chamam a atenção.Tomara que quando eu ler, goste tanto quanto você.

    bjs

    ResponderExcluir
  15. Oi Di, tudo bem?

    Eu to LOUCA para ler essa série. Tenho os dois primeiros (com a Jackets da NC) e só falta Incendeia-me. Espero amar a série tanto quanto vc

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi, Dih!

    acredita que ainda não li nenhum livro da série???? :o MORRO DE VONTADE, acho as capas lindas, e a estória parece ser incrível! Espero poder ler em breve, e espero gostar tbm! rsrs

    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Oie Di, tudo bom?
    Eu ainda não tive oportunidade de ler essa série e fiquei muito feliz por ler mais uma opinião positiva! Estou realmente louco para me aventurar nessa história, a nova capa que a NC fez através das Jackets ficaram muito lindas, não é mesmo? Estou doido para iniciar essa série e preciso encontrar logo um preço razoável para ele =)

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  18. Oi Diana.
    Eu estou doida pra saber o desfecho dessa trilogia, o livro está na estante desde o lançamento, mas estou enrolando até hoje porque não quero me despedir de Warner rsrs.
    Eu adoro distopias, não gostei muito da Juliette(bom saber que ela está mais decidida nesse livro, finalmente), mas Warner me mostrou o outro lado da história.
    Essa série tem tudo pra se tornar minha queridinha.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  19. Essa trilogia é muuuuuito bem falada e eu estou louca para ler!
    Cada resenha que leio, cada elogio, a vontade só cresce, ai ai....
    A sua resenha em especial ficou muito completa, me deixou muito mais curiosas, com os trechos e tudo mais,amei!
    Parabéns viu, beijos beijos!
    http://www.thousandlivestolive.com/

    ResponderExcluir
  20. Oi, Diana!
    Quando vejo alguma resenha dessa série só lembro da Silviane, colaboradora do meu blog que AMA a Tahereh e consequentemente a trilogia Estlhaça-me. Super preciso ler e sei que vou amar, a cada resenha fico mais empolgada e curiosa com o livro, só me falta tempo e uma fileira interminável de outros livros para ler.
    Adorei a resenha!
    Beijos!
    http://cantaremverso.wordpress.com

    ResponderExcluir
  21. Oi Diana,
    A sua resenha foi ótima, realmente. Eu ainda não li nenhum livro da trilogia e, é claro que preciso começar pelo começo. Muito complicado hoje em dia que qualquer livro que a gente lê pertence a uma trilogia ou saga, pois nem todos têm a mesma qualidade. Já essa trilogia eu li algumas resenhas muito positivas. Quem sabe mais para a frente.
    bjs

    Antonio Henrique
    www.navioerrante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Di! Eu amoooooooooooo de paixão esse livro, já li ele duas vezes desde que comprei! Amo Warner e a autora é muito fera! Fã de carteirinha! Amei a resenha! Bjussssssss

    ResponderExcluir
  23. Diana do céu. A primeira coisa que eu fiz foi ver a sua nota, porque se fosse baixa te dava uns tabefes.

    Tahereh soube dosar o suspense e a ação em cada um dos três livros da trilogia, mas este, sem sombra de dúvidas, arrebatou meu coração. Ela conseguiu deixar o Warner um porre no primeiro livro e eu queria matá-lo tanto quanto Juliette. Já em Liberta-me foi plantada uma dúvida, que foi totalmente esclarecida em Incendeia-me. O melhor livro de todos e com certeza a trilogia que vai me acompanhar pelo resto da vida.

    Quero muito que ela vá para o cinema!

    Beijos

    ResponderExcluir

Bem vindo ao blog Minhas Escrituras...
Fique a vontade para comentar aqui a sua opinião pessoal, sempre com respeito é claro!!! ;)
Você pode deixar o link de seu blog, que faço a retribuição com o maior prazer, mas não retribuo em postagens de promoção, ou seja, não comento.
Mensagem pra pedir que siga o blog, são automaticamente deletadas. Comenta no blog e deixa o link,farei uma visita no seu ok.
Quero agradecer a vocês que passam por aqui e deixam suas marquinhas, isso é muito importante... sintam-se a vontade...
Xero!