Curiosidade: Resenhas

Hello leitores queridos, tudo bem????
Irei fazer uma postagem hoje sobre resenhas... encontrei pela internet algumas coisinhas e achei interessante colocar aqui para conhecimento de todos os leitores e resenhistas.
 
Imagem retirada no google
 
 
A resenha é uma abordagem que se propõe a construção de relações entre as propriedades de um objeto analisado, descrevendo-o e enumerando aspectos considerados relevantes sobre ele. No jornalismo, é utilizado como forma de prestação de serviço. Pode ser texto de origem opinativa e, portanto, reúne comentários de origem pessoal e julgamentos do resenhador sobre o valor do que é analisado.
 
O objeto resenhado pode ser de qualquer natureza: um romance, um filme, um álbum, uma peça de teatro ou mesmo um jogo de futebol. Uma resenha deve conter uma análise e um julgamento (de verdade ou de valor).
 
Uma resenha pode ser:
 
* Descritiva ou resumo – É o caso dos resumos de livros técnicos, também chamada de resenha técnica ou cientifica. A apreciação, ou o julgamento em uma resenha descritiva julga as idéias do autor, a consistência e a pertinência de suas colocações, ao longo da descrição da obra, ou seja, trata-se de um julgamento de verdade.
 
* Crítica ou opinativa – Nesse tipo de resenha o conteúdo apresentado é um pouco mais detalhado do que na resenha descritiva, pois os critérios de julgamento são de valor, de beleza da forma, estilo do objeto (acontecimento ou obra). A exploração um pouco maior dos detalhes ocorre devido à necessidade de que o autor da resenha fundamente suas críticas, sejam elas positivas ou negativas, utilizando outros autores que trabalharam o mesmo tema.
Resenha é um texto que serve para apresentar outro (texto-base), desconhecido do leitor. Para bem apresentá-lo, é necessário além de dar uma ideia resumida dos assuntos tratados, apresentar o maior número de informações sobre o trabalho: fatores que, ao lado de uma abordagem crítica e de relações intertextuais, darão ao leitor os requisitos mínimos para que ele se oriente quanto ao grau de interesse do texto-base. Mas é bom lembrar que resenha não é um mero resumo, é mais que isso, deve apresentar mais informações e criar o interesse do leitor.
 
Quem é o resenhista?
 
 A resenha, por ser em geral um resumo crítico, exige que o resenhista seja alguém com conhecimentos na área, uma vez que avalia a obra, julgando-a criticamente.
 
Objetivo da resenha:
 
O objetivo da resenha é divulgar objetos de consumo cultural - livros,filmes peças de teatro, etc. Por isso a resenha é um texto de caráter efêmero, pois "envelhece" rapidamente, muito mais que outros textos de natureza opinativa.
 
Veiculação da resenha:
 
A resenha é, em geral, veiculada por jornais, revistas e blogs literários.
 
Imagem retirada do google
 
 
Extensão da resenha:
 
A extensão do texto-resenha depende do espaço que o veículo reserva para esse tipo de texto. Observe-se que, em geral, não se trata de um texto longo, "um resumão" como normalmente feito nos cursos superiores ... Para melhor compreender este item, basta ler resenhas veiculadas por boas revistas.
 
O que deve constar numa resenha:
 
•O título
•A referência bibliográfica da obra
•Alguns dados bibliográficos do autor da obra resenhada
•O resumo, ou síntese do conteúdo
•A avaliação crítica
     
Referência bibliográfica:

•Nome do autor
•Título da obra
•Nome da editora
•Data da publicação
•Lugar da publicação
•Número de páginas
•Preço
 
O resumo do objeto resenhado:
 
O resumo que consta numa resenha apresenta os pontos essenciais do texto e seu plano geral. Pode-se resumir agrupando num ou vários blocos os fatos ou ideias do objeto resenhado. Pode-se também resumir de acordo com a ordem dos fatos, das partes e dos capítulos.
 
Como se inicia uma resenha?
 
Pode-se começar uma resenha citando-se imediatamente a obra a ser resenhada.
Outra maneira bastante frequente de iniciar uma resenha é escrever um ou dois parágrafos relacionados com o conteúdo da obra.
Há, evidentemente, numerosas outras maneiras de se iniciar um texto-resenha. A leitura (inteligente) desse tipo de texto poderá aumentar o leque de opções para iniciar uma recensão crítica de maneira criativa e cativante, que leva o leitor a interessar-se pela leitura.
 
 
 
Com certeza esse dados me ajudaram a melhorar o escritos de minhas resenhas, também encontrei umas dicas muito legais em um blog onde ele também dá dicas maravilhosas de como resenhar para conhecer é só clicar no nome do blog que é O Epitáfio e curtir, as dicas são animadas e divertidas e claro que eu não pude deixar de aprender mais um pouco né? Informação é sempre bom ter.
 
Eu acho bem legal resenhar, embora eu ainda tenho que aprender muito mais eu acredito que a resenha acima de tudo deve te dar prazer em escrever... Que você pode colocar o que você quer e deixar a sua imaginação fluir de acordo com o livro que você descreve, pois é na resenha que você passa o seu espirito da leitura (se é que existe rs) e incentiva o leitor a ler cada vez mais. Só quero deixar claro que mesmo a resenha sendo positiva ou negativa é sempre bom você ler e tirar as suas próprias conclusões.
 
Desejo a todos  uma ótima semana!!!! Esse mês tem bienal do livro aqui em São Paulo, então no decorrer do mês irei colocar postagens também relacionadas...Xero!!!
 
Fonte:
 

24 comentários

  1. Oi Diana.
    Muito interessante esse texto. Com a "explosão" de blogs literários, é muito comum vermos blogueiros que publicam resenhas bem pobrinhas, ou que soltam milhares de spoilers ao invés de atiçar a curiosidade do leitor.
    É sempre nos aperfeiçoarmos naquilo que nos propomos a fazer, né?

    Beijos.
    http://julianamoreire.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Dih!

    Adorei o post! Acho que eu me enquadro mais na resenha critica ou opinativa.... rsrsrsrsrrsrs

    bjo^^

    ResponderExcluir
  3. Olá, Diana!
    Este post foi bastante útil para mim, uma vez que eu pretendo me lançar no mundo das resenhas.
    Eu sempre quis escrever resenhas, mas também sempre tive várias inseguranças em escrever e expressar minhas opiniões para outras pessoas.
    Adorei o post :)

    Abraços!!!!!
    http://www.tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Diana, tudo bem?
    Ótimo post viu, servirá muito para nós ajudar a aperfeiçoar nossas resenhas e deixá-las com uma qualidade cada vez melhor.
    Já conhecia algumas regras para fazer uma boa resenha, mas conhecimento novo é sempre bom.

    Beijo :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  5. oi Dih, finalmente comentei em seu blog rs! Ele está 1000 parabéns!! Você merece ouviu! Hey, escrever resenha,nah, não é comigo não. Adorei as dicas, mas minhas resenhas viram um resumo do livro, sempre! Vou comentar mais aqui, então se prepare para meus faniquitos rsrsrsrs!

    ResponderExcluir
  6. Uau! Que interessante!
    Aprendi bastante com esse post, mas já digo logo que umas coisas aí não vou fazer, não combina comigo e/ou com o blog. Mas é sempre bom aprender e conhecer mais pra fazer cada vez melhor. Adorei a dica!
    Beijinhos!
    Giulia - prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  7. Ola Diana ótima postagem , estamos sempre a aprender sobre todos assuntos, e como estamos sempre resenhando algum livro essas dicas e informações são muito úteis. beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá Diana, bom eu acho que uma resenha nem sempre precisa ter um resumo do livro, por que muitas vezes a sinopse já dá isso, claro que você dá o resumo quando a sinopse não oferece muito, caso contrario acho que apenas o que achamos da leitura é o suficiente.
    Mas há muito blogueiros ai, que se dizem literário e a resenha deles é um caos que pelo amor de deus, né. E este post serviria muito a eles.
    Mas acho que mesmo sabendo a resenhar é sempre bom aprender mais não é!
    Parabéns pelo post Di.

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  9. Oi Dih, tudo bem? Adorei as dicas, já irei passar o link para alguns amigos lerem também.
    Beijos,
    Andréia - StarBooks

    ResponderExcluir
  10. Oi Diana.
    Ótimas dicas Diana, eu sempre estou lendo alguma coisa que ajude a evoluir no assunto e oriente a melhor forma de expor uma ideia.
    Não sou preparada para fazer uma crítica, eu sempre digo que estou dando a minha opinião e contando um pouco da história com todo cuidado pra não estragar a leitura dos outros.
    Eu conheço o blog do Elder,e as postagens dele são sempre muito divertidas e/ou úteis.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  11. Oi, Dih.
    Achei seu post maravilhoso e tem muita gente precisando aproveitar a oportunidade e tentar melhorar nas suas resenhas e realmente, escrever uma resenha e não a sinopse com suas palavras! kkk
    É bem interessante como a gente sabe de tudo aquilo sem saber que sabe, né? kkkk '-' espero que tenha entendido! :P
    Isso é muito legal, apesar de que no meu blog minhas resenhas não tenha esse modelo padrão e uniforme. Eu escrevo sem me prender a esse esqueleto, mas as dicas são maravilhosas.

    Um abraço
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com

    ResponderExcluir
  12. Olá, eu geralmente prefiro fazer críticas sem opinião do que resenhas com opinião. Mas aprendi tanto uma quanto outra com o passar do tempo e conforme eu ia escrevendo mesmo. É uma coisa totalmente prática, apesar da teoria ajudar bastante. O post foi muito interessante.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Dih!!
    Achei demais as dicas! Eu não sou muito boa com resenhas, em expressar minha opinião, e por isso eu adorei demais esse post. É sempre bom ficar antenada nas novidades e dicas para um melhor desempenho.
    Valeu pelas dicas ;)

    Beijo, Beijo!
    http://aculpaedosleitores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oiii Dih, gostei da ideia de esclarecer sobre resenha. De certa forma não considero minhas escritas exatamente uma resenha, não sou especialista nem tenho formação para isso mas não consegui pensar em outro nome para a sessão que falo um pouco sobre livros e acabo marcando como resenha mesmo.
    Beijos
    Porão da Liesel
    Facebook: Porão da Liesel

    ResponderExcluir
  15. Oi,

    Amei conhecer um pouco mais sobre como é e como se faz ma resenha, aacho que assim só melhora ainda mais as resenhas deixando-as mais completas para os leitores, já vou visitar o blog, e aprender muitas mais coisas, parabéns pelo post viu Di, só nos deixa ainda mais informados.

    Mayla

    ResponderExcluir
  16. Oi, Oi..
    Amei as dicas, vou colocá-las em prática na minha próxima resenha.

    Beijoos!
    Petite Mix
    Vivendo em Livros

    ResponderExcluir
  17. Oi Dih..
    Nem preciso dizer. Que postagem super bacana que você fez.
    Sabe eu nunca parei para ver assim tão certinho como se faz uma resenha e hoje descobri que tenho muito que aprender ainda. Afinal, nem tudo é perfeito.
    Acho que estamos no caminho certo.
    Adoreiiii a postagem.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Achei o post bem bacana, várias ótimas dicas *-*
    Eu não faço tudo o que está falando ai, na verdade sou nova ainda nesse meio literário, então é meio óbvio que não serei uma resenhista expert, mas irei tentar melhorar com as dicas do seu post, assim me tornarei uma resenhista melhor, né? *-*

    Beijos :*
    Larissa - Srta. Bookaholic

    ResponderExcluir
  19. Diana, post de utilidade pública! Bem legal você se dispor a escrever sobre resenha. Muitas vezes, blogueiros literários, acabam escrevendo resenhas a rodo e não se preocupam com o estilo dela ou se ela está completa. Gostei muito, acho que é esclarecedor tanto para quem escreve resenha para quem lê também.

    ResponderExcluir
  20. Oi Di!

    Bem legal a postagem!! Eu já tinha lido sobre o assunto, mas realmente não consigo fazer tudo como deveria ser oficialmente. Não consigo seguir um padrão, cada resenha que faço sai de um jeito, não gosto de detalhar a história porque tenho pânico de spoilers e quase tudo se torna spoiler pra mim! rs...

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  21. Oieee, adorei as dicas, principalmente sobre os tipos de resenhas, não sabia rsrs, no começo eu tinha muita dificuldade para escrever minhas resenhas e até hoje em alguns livros eu tenho dificuldade para escrever a resenha rs, mas acho que isso faz parte kkkk, adorei suas dicas, Abraços.

    ResponderExcluir
  22. Oie amiga, tudo bem com vc?
    Eu sei que estou te devendo MILHARES DE VISITINHAS
    e te peço desculpas por não ter passado aqui antes pra comentar em seus outros posts, mas andei com alguns problemas de saúde e outros mais e estou tentando me cuidar mais sabe? Espero que tudo não passe de uma fase para que eu fique bem e principalmente para que eu possa aproveitar bastante a BIENAL do livro se for o caso. Ando um pouco desanimada das coisas. Acho até que estou um pouco depreesiva, mas espero que passe logo.

    Outra coisa, mudando de assunto, eu gostei da sua postagem.
    Eu já tinha visto isso na internet uma vez. Eu li pra saber como fazia uma boa resenha no começo quando eu fiz o blog e achei bacana as dicas. Principalmente para quem tá começando. Mas como vc disse, sempre temos que estar aprendendo, porque eu confesso que ainda não cheguei ao ponto que quero em relação a montar uma resenha. Ainda quero poder escrever bem como a maioria faz. Pelo menos eu espero... (risos)

    Bom, é isso ai amiga
    Vou indo nessa. Se cuida e fica com Deus
    te adoro muito
    bjokas

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Oi Amada!!
    Sempre legal ler posts assim, para pegar dicas e melhorar nas nossas resenhas!
    Gostei muito!
    Beijos!
    Paulinha Juliana - Overdose Literária
    http://overdoselite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Olá ;D
    Ótimo post mesmo, tirou muitas dúvidas a respeito de resenhas. Sempre tive algumas dificuldades e aprendi muito pouco na escola.

    ResponderExcluir

Bem vindo ao blog Minhas Escrituras...
Fique a vontade para comentar aqui a sua opinião pessoal, sempre com respeito é claro!!! ;)
Você pode deixar o link de seu blog, que faço a retribuição com o maior prazer, mas não retribuo em postagens de promoção, ou seja, não comento.
Mensagem pra pedir que siga o blog, são automaticamente deletadas. Comenta no blog e deixa o link,farei uma visita no seu ok.
Quero agradecer a vocês que passam por aqui e deixam suas marquinhas, isso é muito importante... sintam-se a vontade...
Xero!