Resenha #76 - Métrica - Colleen Hoover




Título: Métrica
Autora: Colleen Hoover
Editora: Galera Record
Páginas: 304

O romance de estreia de Colleen Hoover, autora que viria a figurar na lista de best sellers do New York Times, apresenta uma família devastada por uma morte repentina. Após a perda inesperada do pai, Layken, de 18 anos, é obrigada a ser o suporte tanto da mãe quanto do irmão mais novo. Por fora, ela parece resiliente e tenaz; por dentro, entretanto, está perdendo as esperanças. Um rapaz transforma tudo isso: o vizinho de 21 anos, que se identifica com a realidade de Layken e parece entendê-la como ninguém. A atração entre os dois é inevitável, mas talvez o destino não esteja pronto para aceitar esse amor.


O que posso falar sobre esse livro se não que é lindo, perfeito, fofo, lindo, intenso, lindo, maravilhoso, favorito, já falei lindo?
Ele ri. Gosto da risada dele. Odeio gostar da risada dele.

Quando pedi esse livro de amigo secreto online estava vibrando apenas com algumas resenhas que tinha lido, e fiquei completamente apaixonada pelas história contadas dos leitores. Claro que já tinha passado um tempão e somente agora na maratona #eusoudoideira que resolvi ler esse livro. Imaginem só que não me lembrava mais das leituras de resenhas que tinha feito apenas aquele resquício de paixão que ficou guardado na memória.

Comecei a leitura e logo de cara fui gostando. Mudanças sempre nos pegam de surpresa nos levando para caminhos tortuosos criados pela nossa mente como uma maneira de fugir ou arranjar uma desculpa para que possamos jogar a culpa em algo para compensar a mudança. (Meio confuso, mas tudo bem).

Layken nossa protagonista que fez recentemente 18 anos e se vê obrigada a deixar a sua escola, amigos e sua vida como ela diz para trás porque precisa se mudar com a mãe e o irmão de 9 anos. Após a morte inesperada de seu pai, eles ficam endividados e precisam ir para outro lugar recomeçar. A mãe de Layken arranja um novo emprego na cidade de Ypsilanti no Michigan e embora a mãe tenha convencido seu irmão a ir sem maiores problemas, ela se sente triste em ter que abandonar tudo, principalmente as memórias que tinha na casa que sempre conheceu desde que nasceu.

-Mãe. deixe de ser tão otimista! Eu vou é odiar o Michigan.

Assim que chegam a nova casa Layken precisa descarregar as coisas enquanto seu irmão brinca com um novo amiguinho que faz instantaneamente e que deve ser um dos vizinhos. Nessa parte de descarregar as coisas Kel brinca de lutar com espadas invisíveis com seu colega e finge matar Layken que está mau humorada por causa da mudança e quando percebe que foi meio rude com os dois finge que não morreu, mas que virou um zumbi e nessa brincadeira ela conhece Will o irmão mais velho de Caulder o mais novo amiguinho de Kel e ela fica encantada com a beleza dele, mas tenta não pensar nisso, ela não quer pensar em garotos nesse momento.

O encontro entre os dois é inevitável Will mora na casa da frente no outro lado da rua e sempre acontece algo que faz com os dois se encontrem a amizade de seus irmãos mais novos é prova concreta disso. Will é charmoso, ele é atencioso, doce e brincalhão, claro que isso vai encantando Layken aos poucos e ele a chama para sair e de repente ela não odeia tanto assim Michigan. Tudo caminhava para um relacionamento feliz, uma noite que ela conhece o que ele mais curte e ela também se encanta. Poesias de uma forma diferente de ser citada e o livro está cheio delas. Will e Layken ficam encantados um com o outro e o primeiro beijo acontece, o encontro termina perfeito e os dois ficam maravilhados com o que pode acontecer após isso.

-Lake - diz ele baixinho, enquanto contorna meu pulso, indo até os dedos com um movimento fluido. - Não sei o que você tem... mas gosto de você.


Mas nem tudo são flores, a noite você dorme com a esperança de que as coisas vão se encaixar, mas no dia seguinte as coisas desmoronam de uma maneira que é praticamente impossível catar os pedaços. É isso que acontece com eles, algo os impedem de ficar juntos e a separação é inevitável causando um bum na vida dos dois.

Quando chego à entrada de casa, desligo o motor e paro um instante. Ainda não quero lidar com Kel nem com a minha mãe, então coloco o banco para trás, cubro os olhos com os braços e começo a chorar. Fico pensando sem parar em todos os acontecimentos.


O que eu posso dizer dessa leitura maravilhosa?? Que amei? Sim eu amei. Eu li esse livro em um dia apenas, porque sinceramente eu não conseguia respirar que não fosse lendo essas páginas. Ainda bem que era domingo e eu estava mais tranquila. Esse livro não conta apenas um romance conta os conflitos do dia a dia. A relação entre irmãos. A perca. A luta para começar do zero e superar. Ele te faz pensar na vida e em algumas situações dela. Ele te traz poesia, paixão pela vida. Pelos filhos. Relação entre mãe e filha. O quantos as pessoas podem mudar. O quanto alguns sacrifícios são necessários. Mostra o crescimento e as dificuldades, mostra que somos seres humanos e que erramos, mas podemos concertar. Ai gente eu amei esse livro em todos os sentidos. Eu me emocionei por várias vezes. Chorei. Me identifiquei. Pensei em algumas questões de minha vida. Senti um frio na barriga como há tempo não sentia, senti medo pelo o que poderia acontecer com os personagens acreditam??

A escrita de Colleen me contagiou e me fez transportar para o mundo dos personagens de uma maneira como se eu estivesse lá participando da história como se eu fizesse parte da vida deles. Os personagens fora bem criados, bem escritos, detalhados cada um em sua essência. Ela criou personagens secundários reais com seus defeitos e qualidades que fizeram a composição da obra fluir tão naturalmente que quando percebi acabou. A ambientação do livro é movida a sentimentos a flor da pele, poesias, amor e encontros e desencontros. Não teve ponta soltas, as coisas foram acontecendo e se entrelaçando da maneira e tempo certo. Mais uma autora que me conquistou de vez.

Layken encontra uma amiga que acaba se tornando a sua melhor amiga e confidente que está com ela em todos os momentos e eu gosto muito da relação das duas. Não podia deixar de citar a Eddie, amizades assim são raras e especiais. A poesia fala alto de uma maneira diferente a qual gostei muito.



A diagramação do livro é ótima. A fonte é do tamanho médio e as folhas amareladas ficam totalmente confortáveis aos nosso olhos. Eu particularmente adoro a capa o que traduz bem a história. Os capitulo são colocados com partes de música de uma banda favorita dos dois "The Avett Brothers" o mais interessante é que essas partes traduzem exatamente os que os capitulo querem nos passar. Eu recomendo essa leitura para amantes de romance, para aqueles que adoram ler livros que te fazem refletir sobre vida e sobre as coisas que acontecem ao nosso redor. Eu amei. Eu acho que todos devem ler esse livro. Ele é simples, porém lindo. Tem uma escrita leve, porém cativante. Ele emociona e mexe com a gente. Eu gosto disso e sei que terá muitos leitores que irão gostar também. Preciso urgente ler a sequência. Pausa.

Minha nota:

Como na maratona tem que colocar a música que te chama atenção, nada mais justo do que escolher uma dentre as músicas citadas nos capítulos, a que eu mais gostei foi essa:

Segue o link, porque mais uma vez o google não me permitiu colocar.


The Avett Brothers - I and love and you.

E ai pessoas o que acharam? Deixem suas opiniões... Irei retribuir a todos na sexta. Obrigada pelas visitas e comentários... Xero no coração...


 photo participedotopcomentarista1.png  

31 comentários

  1. Oi, Diana
    Quero muito ler esse livro, pois sempre vejo resenhas positivas sobre ele e a autora é muito elogiada. Adoro livros que nos emocionam e mexem com a gente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tinha uma grande expectativa pela leitura dele e supri todas elas... nem acreditei... de tanto que gostei da narrativa... Xero!!!

      Excluir
  2. Não me canso de pedir esse livro, mas sempre que coloco ele na cesta de compras acontece algo e não posso levar. E acabo esquecendo. Li muitas e muitas resenhas sobre o livro e todas falavam que era um livro maravilhoso, fico até um pouco com medo de tanta expectativa em um livro só.

    Beijos, amei a resenha.
    http://miiheomundoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Yasmim, não querendo por lenha na fogueira, eu também fui com muita expectativa e supri todas elas... não me frustrei em nada... Xero!!

      Excluir
  3. Oi Dih!

    Tbm tenho uma certa paixão pelas resenhas que leio deste liro, a sua só me deixou mais curiosa! Amo a capa dele, é simples e perfeita! Parece fazer jus ao enredo! Adorei!
    Já esta na minha lista de desejados, agora é só esperar o dim dim entrar neh? rsrsrsrsrs

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahhh realmente faz Jus Ana... pode acreditar... Xero!!!

      Excluir
  4. Esse é um dos livros mais poéticos que já li!
    Adorei a resenha e os quotes

    Ah! Tá rolando promoção valendo um exemplar de "A Culpa é das Estrelas"
    Passa lá
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente... foi um dos livros que amei a leitura esse ano...

      Excluir
  5. Oi Diana :)

    Já li Métrica e Pausa e ambos foram uma surpresa magnífica para mim. A escrita da Colleen é realmente sensacional. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aiiiii bom saber que Pausa é maravilhoso... já li uma resenha dele no blog de uma amiga e foi graças a ela que me senti incentivada pela leitura... Xero!!!

      Excluir
  6. Oiee ^^
    Também amoo esse livro ♥ comecei a ouvir The Avett Brothers por causa desse livro...haha'
    Gostei muito mesmo da escrita da autora, mas ainda não consegui ler Pausa, nem mesmo Um caso perdido, outro livro recentemente lançado dela.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gostei muito dessa banda a música é simples mas tão cheias de significados... Xero!

      Excluir
  7. Amiga eu sinceramente também quero ler esse livro Métrica, principalmente depois de gostar bastante do livro UM CASO PERDIDO da autora. Adorei o modo como ela escreve a história e acho que vou virar fan dela viu?! Se você não leu ainda esse livro que estou lendo, LEIA, porque vc vai se surpreender e vai amar como eu. Eu vou ler Métrica em breve, até porque eu gostei bastante da sua resenha também. Me chamou bastante atenção a história. Me parece o mesmo gênero desse novo da autora. Vamos ver né?! Enfim...Espero que esteja bem amiga...Saudades de ti. Se cuida e fica com Deus

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia amiga pode ter certeza de que vc vai amar e claro que anotei a sua dica... Xero!

      Excluir
  8. Caramba ! Para ler o livro em um dia, é porque ele é emocionante ! hehehehe

    Beijos ,e bela resenha !! Não li ainda,mas lerei o livro !

    http://vivasincera.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Flor mais uma vez a música se encaixou perfeitamente com o clima de romance de amor lindo que você descreveu nesse post! Já estou aqui suspirando baixinho pelo encontro métrico deles dois! aiaiaiai

    ResponderExcluir
  10. Oi flor!
    Sou louca pra ler esse livro, mas não sei porque nunca comprei ele ¬¬ toda vez que leio resenhas como a sua a minha vontade aumenta. Preciso resolver isso logo hehehe
    Adorei a resenha!

    Beijocas da Deebs!
    http://leitorsagaz.blogspot.com.br/2014/06/recordar-e-viver-sob-o-sol-da-toscana.html

    ResponderExcluir
  11. Eu quero muito ler esse livro Dih e a cada resenha que leio só aumenta a minha ansiedade. Todas as resenhas qu li até agora foram super positivas e os autores dizem ter ficado apaixonado pela história e pela forma de escrita da autora, enfim, espero poder ler em breve para tirar minhas próprias conclusões. E irei conferir a música que vc escolheu pois não me lembro de já tê-la ouvido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh assim que der flor leia sei que irá adorar... Xero!

      Excluir
  12. Lindo, perfeito, fofo, lindo, intenso, lindo, maravilhoso ... é bem isso!
    Li quinta-feira Métrica e ontem não me contive li Pausa, é perfeito demais!!!!!
    Beijos
    http://poraodaliesel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Dih,

    Preciso ler Métrica! Depois que a continuação saiu, quero ainda mais <3

    http://www.viajenaleitura.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Diana, tudo bom?
    Esse livro é lindo né? Amo essa história emocionante, o romance, o drama, as relações familiares e a poesia. Acho que a autora envolveu o leitor sem apelar e nos presenteou com uma bela história. Bom demais.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você disse exatamente tudo e mais um pouco Aline.

      Excluir
  15. Oi amiga..
    Com certeza deve ser um ótimo livro, pois só vejo elogios dele.
    Que bom que gostou também, pretendo ler, pois ainda não tive oportunidade.
    Assim como você gostou da escrita da autora, muitas pessoas também gostaram.
    Sobre a música, não lembro de ouvido ela antes.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então flor assim que der leia vc vai amar... As músicas eu também não conhecia, mas gostei de várias... Xero!!!

      Excluir
  16. Quando comecei a ler Métrica confesso q ñ esperava uma historia tão apaixonante e quando percebi já tinha terminado o livro . Amo muito essa serie e todos os livros desta autora.s2

    ResponderExcluir

Bem vindo ao blog Minhas Escrituras...
Fique a vontade para comentar aqui a sua opinião pessoal, sempre com respeito é claro!!! ;)
Você pode deixar o link de seu blog, que faço a retribuição com o maior prazer, mas não retribuo em postagens de promoção, ou seja, não comento.
Mensagem pra pedir que siga o blog, são automaticamente deletadas. Comenta no blog e deixa o link,farei uma visita no seu ok.
Quero agradecer a vocês que passam por aqui e deixam suas marquinhas, isso é muito importante... sintam-se a vontade...
Xero!