Curiosidade: Como surgiu os blogs...



Olá leitores, tudo bem???
Hoje venho com uma curiosidade, que para alguns não seja tanto assim, mas outros pode ser que sim. Eu particularmente não sabia e adorei descobrir um pouco mais de como surgiu esse mundo dos blogueiros que vivemos a qual é muito interessante e eu gostei muito. Espero que vocês gostem e deixem a opinião de vocês.




Cada vez mais os blogs conquistam espaço como nova mídia, a cada dia são criadas milhares de novas páginas. Seus criadores vão desde adolescentes, que escrevem coisas rotineiras até grandes veículos de comunicação que vislumbraram nessa ferramenta, um novo meio de interação com o público.
Alguns sistemas de criação e edição de blogs são muito atrativos pelas facilidades que oferecem, disponibilizando ferramentas próprias que dispensam o conhecimento de HTML. A maioria dos blogs são primariamente textuais, embora uma parte seja focada em temas exclusivos como arte, fotografia, vídeos, música ou áudio, formando uma ampla rede de mídias sociais. Outro formato é o microblogging, que consiste em blogs com textos curtos.
Quem vê essa rápida disseminação dos blogs pode pensar que eles são uma criação recente, mas eles já estão aí há um bom tempo. O primeiro weblog foi criado por Jorn Barger, em 17 de dezembro de 1997 e mantém até hoje a formatação original.
Já a abreviação “blog”, surgiu de uma “brincadeira” feita por Peter Merholz, que desmembrou a palavra weblog para formar a frase we blog (“nós blogamos”) na barra lateral de seu blog, em meados de abril de 1999.
O blog como é concebido hoje é uma evolução dos diários online, onde pessoas mantinham informações constantes sobre suas vidas pessoais. Estes primeiros blogs eram simplesmente componentes de sites, atualizados manualmente no próprio código da página. A evolução das ferramentas que auxiliam a produção e manutenção de artigos postados em ordem cronológica facilitou o processo de publicação, ajudando em muito na popularização do formato.
Muitas empresas vêm utilizando blogs como ferramentas de divulgação e contato com clientes11 . Tanto é assim que já existe a profissão de blogueiro, ou seja, profissionais são contratados pelas empresas com o cargo de blogueiro para a realização de blogs internos ou externos para registrar as diversas atividades corporativas respectivamente para públicos internos (colaboradores) de forma mais privativa e externos como clientes e fornecedores. A empresa líder em blogs pelo mundo é a Microsoft com um total de 4500 blogs.
No início do ano 2000, o Blogger criou uma inovação – o permalink, conhecido em português como ligação permanente ou apontador permanente – que transformaria o perfil dos blogs. Os permalinks garantiam a cada publicação num blog uma localização permanente – uma URL – que poderia ser referenciada. Anteriormente, a recuperação em arquivos de blogs só era garantida através da navegação cronológica. O permalink permitia então que os blogueiros pudessem referenciar publicações específicas em qualquer blog.
A blogosfera – termo que representa o mundo dos blogs – cresceu em ritmo espantoso. Em 1999 o número de blogs era estimado em menos de 50; no final de 2000, a estimativa era de poucos milhares. Menos de três anos depois, os números saltaram para algo em torno de 2,5 a 4 milhões. De acordo com o estudo State of Blogosphere, atualmente existem cerca de 112 milhões de blogs e cerca de 120 mil são criados diariamente.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Blog
http://linhasdigitais.wordpress.com/
Xero no coração de todos.
 photo participedotopcomentarista1.png

13 comentários

  1. Achei esse seu post Mil!!!!!!
    Muito informativo, eu não sabia de nada disso sobre os blogs,sinceramente adorei as informações suas.
    Bjus
    http://www.elianedelacerd.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa que legal,achava que o blog era um pouco mais recente, meados de 2000. Eu já tive vários, as temáticas variavam, um diário, um local de poemas, e agora me encontrei. Sempre amei ler e essa mistura de duas coisas que eu gosto, o blog e a leitura, tem me ajudado bastante a escrever melhor, estruturar melhor os textos!

    Beijos
    http://poraodaliesel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Dih!

    Nossa, como vc eu não fazia ideia que o primeiro blog tinha sido construído em 1997.
    Como cresceu neh? Confesso que HTML nunca foi minha praia... se assim fosse até hoje, duvido que eu escreveria em um blog! rsrsrsrsrrsrs

    Adorei as informações! bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  4. Oi Dih..
    Que legal este post. Sabia que a criação de blogs não era algo recente, mas nem sabia deste nome weblog. Hoje, eles vem crescendo mais ainda, e não até empresas o usam.
    120 mil criados por dia..Meu Deus. A tendencia é aumentar então..rs

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Nossa que interessante! Eu não sabia disso tudo! =O

    http://vicioseliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olha aí, Minhas escrituras matando o verme de curiosidade que mora em mim. Eu nunca imaginaria que os blogs surgiram assim, adorei saber, mas confesso que também nunca tive muita curiosidade

    ResponderExcluir
  7. Achei super interessante. Não tinha conhecimento de como surgiu os primeiros blog. Fiquei surpreendida com o crescimento da blogosfera.

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Super legal a curiosidade.
    Amei o blog e já estou seguindo :)
    bjs...

    anna-gabby.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Dih,
    Eita, quantos blogs né? rs Adorei o post, adoro saber mais sobre esse tipo de curiosidade e eu nunca havia parado e me perguntado como tudo surgiu, esse dias li um pouco sobre domínios e como eles foram surgindo e essa história está ligada diretamente à dos blogs então algumas partes do texto estava de acordo com o que eu já havia lido antes. :)
    Beijos,
    Andréia - StarBooks

    ResponderExcluir
  10. Oiee ^^
    Que curiosidade bacana! Já sabia que existiam milhões de blogs por aí, mas não imaginava que eram tantos assim *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi amiga.

    Bem interessante os dados, pra ser sincera nunca nem me passou pela cabeça como essa coisa de blog começou, mas gostei de saber. Fui visitar esse primeiro blog, realmente tá na simplicidade mesmo haha acho isso legal da parte do autor.

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá Diana!!!!
    Eu não sabia dessas curiosidades rsrs
    E uauuu quantos blogs né ?! E o interessante é que a tendência é só aumentar cada vez mais rsrs
    Adorei o post, e adorei saber como surgiu os blogs.

    Beijos!

    P.s: tem resenha nova no blog. A resenha da vez é do livro Atraído da Emma Chase. Espero que goste *-*
    http://aculpaedosleitores.blogspot.com.br/2014/06/resenha-atraido.html?m=1

    ResponderExcluir
  13. Oi Diana! Achei muito interessante o post, também não sabia nada a respeito do surgimento dos blogs. E me assustei em saber mais ou menos a quantidade de blogs existentes ultimamente, é blog demais rs. Adorei.

    Beijos,
    Adri Brust
    http://stolenights.blogspot.com

    ResponderExcluir

Bem vindo ao blog Minhas Escrituras...
Fique a vontade para comentar aqui a sua opinião pessoal, sempre com respeito é claro!!! ;)
Você pode deixar o link de seu blog, que faço a retribuição com o maior prazer, mas não retribuo em postagens de promoção, ou seja, não comento.
Mensagem pra pedir que siga o blog, são automaticamente deletadas. Comenta no blog e deixa o link,farei uma visita no seu ok.
Quero agradecer a vocês que passam por aqui e deixam suas marquinhas, isso é muito importante... sintam-se a vontade...
Xero!