Bibliotecas pelo Mundo II

Olá !!

Gostaria de primeiramente pedir desculpas a todos por não responder aos comentários relativos as minhas colunas, não sei por qual motivo os comentários não estão aparecendo.

No Bibliotecas pelo Mundo deste mês, vou falar um pouquinho sobre as bibliotecas francesas.

Lindas e elegantes, acho que estas são as palavras mais fáceis de se resumir as Bibliotecas na França.



Biblioteca da Assembléia Nacional - Paris, França

Fica no Palais Bourbon, tem um vasto acervo de livros raros, foi criado originalmente com a partir de livros pertencentes ao clero e aos aristocratas que deixaram a França durante a Revolução. A Biblioteca também possui itens extremamente raros, como minutas do processo de Joana D'arc e os manuscritos originais de Jean Jacques Rousseau.







Biblioteca Forney

Sem sombra de dúvidas uma das bibliotecas mais diferentes que podemos encontrar pelo mundo afora. Ela fica em um pequeno castelo na cidade de Paris, ás margens do Sena.

Especializada em arte e arquiquetetura, o castelo foi construido entre 1479 e 1519, e hoje é uma das poucas construções medievais que ainda existem em Paris. A biblioteca foi instalada no castelo em 1886, e faz parte da rede de bibliotecas públicas da prefeitura.

Devido a ficar muito próxima do Sena, infelizmente grande parte do seu acervo teve que ser transferida para outros locais por causa da inundação do Sena, na qual acreditam que será certa dentro de alguns anos.



Biblioteca Chateau de Chantilly

Inclui uma das mais importantes galerias de arte da França e foi construída aproximadamente em 1528-1531.

Foi destruída durante a Revolução Francesa e totalmente reconstruída (1875-1881).

Ela contém mais de 1.300 manuscritos e 12.500 obras impressas, incluindo uma Bíblia de Gutemberg, e cerca de 200 manuscritos medievais.



Livraria La Hune

A cada dia que passa a quantidade de livrarias aumenta na França e consequentemente a venda de livros.

Isto ocorre graças a redução de impostos e juros para o setor e controle de preços dos livros eletrônicos.

A França ostenta 2.500 livrarias. Entre 2003 e 2011, a venda de livros no pais cresceu 6,5%.

" Tem duas coisas que não se jogam fora na França: pães e livros" - disse Bernard Fixot,  proprietário e editor da XO, pequena editora dedicada a lançar best-sellers.

Bom, por hoje é só, espero que tenham gostado. Caso queiram conhecer bibliotecas de um pais em especial me avisem nos comentários para que eu possa fazer a pesquisa.

Bjus e até a próxima quarta =)

Fonte de pesquisa para esta matéria.

http://economia.ig.com.br/empresas/comercioservicos/2012-07-05/tres-coisas-nao-se-jogam-fora-na-franca-paes-livros-e-livrarias.html

http://www.leitoraviciada.com/2012/12/30-bibliotecas-publicas-maravilhosas.html

http://m.areah.com.br/mobile/vip/cultura/materia/38433/1/pagina_1/top-5-bibliotecas-famosas.aspx

http://parisapassos.blogspot.com.br/2012/05/biblioteca-forney.html


 photo participedotopcomentarista1.png

40 comentários

  1. Imagens lindas demais!! dá até vergonha da mini biblioteca da minha cidade rsrs
    a França acaba de entrar para a lista de países que eu quero visitar!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aiii que legal Thaynara.... Eu tb quero muito conhecer rsrsrs Xero!

      Excluir
  2. Todas lindas! Tem muitas bibliotecas espetaculares ao redor do mundo, não tem como não se apaixonar... Viu a nova biblioteca pública da Europa?

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não Isa... mas quero ver vou até procurar... A Veronica está arrasando com essa série... Xero!

      Excluir
  3. Então, quero ir pra França! Hehe essa de Forney tem um exterior belissimo, mas a que mais me chamou a atenção foi a de Chantilly! Linda!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh a de Chantilly é mais que perfeita... uhuuu :)

      Excluir
  4. Olá!
    Tudo bom?
    Muito charmosas essas bibliotecas não?
    Queria muito ter a oportunidade de conhecer *-*
    beijinhos
    http://www.letrasdanana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Biblioteca Forney me fez ficar com os olhos brilhando, gosto muito do tipo de arquitetura medieval *-*

    http://dienyladyy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oie linda, tudo bem?
    Estou passando para conferir as novidades do seu cantinho e dizer que fico feliz que tenha gostado da minha postagem anterior no I LOVE MY BOOKS e também dizer que gostei bastante da sua, principalmente das fotos dessas BIBLIOTECAS O.o
    Se eu já fico perdida numa livraria SARAIVA, imagina nessas BIBLIOTECAS do mundo a fora ai ?! putzzz...ia pirar de tanto ler livro. E acho que sempre ia sair com uns 5 6 livros de lá para poder levar para casa e depois levar de volta (risos)
    Mas vou ser sincera amiga, nunca tive interesse de pegar livros de biblioteca por causa de prazo e também por ter que ficar renovando para pegar, porque é muito chato.
    Então acabei optando nesse negocio de comprar. Se fosse LIVRARIA mesmo, daí ia ser bem bacana, mas enfim...Adorei a sua postagem !


    Espero que esteja bem minha linda
    E olha, depois passa no meu cantinho que tem algo muito bacana lá.
    Se cuida e fica com Deus

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhhh Silvana... a postagem é toda da colunista Veronica... ela que teve a ideia e tem total crédito pela publicação além de ser minha amiga mais que forever, mas sei que ela ficará super feliz por vc ter gostado.... Xero!!!

      Excluir
  7. Sou louca por bibliotecas e essas imagens me fizerma viajar pelo meu mundinho, fico aqui só com vontade de visitar essas bibliotecas e poder ter a minha !

    ResponderExcluir
  8. Ahhhh que tudo! *___*

    Amo conhecer bibliotecas, essas são lindas demais!
    Beijos

    Elidiane
    Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de visitar todas elas!! Que lindas!
    Flor, tá rolando um concurso lá no blog de um layout exclusivo! Vamos participar?
    http://www.momentosassim.com/2013/10/concurso-cultural-eu-amo-bloggar.html

    Um beijo!
    http://www.momentosassim.com/

    ResponderExcluir
  10. É nessas horas que bate a tristeza de não conhecer nenhum desses lugares mágicos :(
    Adorei, adorei a adorei o post! Lindas fotos *--*

    Beijos Dih

    ResponderExcluir
  11. Essas bibliotecas mais parecem castelos!!!
    São muito lindas e claro que eu gostaria de morar em uma delas, kkkk. Seria o dono de todos esses livros... quase um rei, né.
    Parabéns pela pesquisa. ;)

    Uma dose de palavras.
    http://uma-dose-de-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhhh e eu uma Rainha... me sentiria muito honrada de morar em um lugar assim.. Xero!

      Excluir
  12. Que sonhos essas bibliotecas Dihhhh , aii como eu queria ir em todas elas e ficar horas e horas , me encantando com os livros , a que mais fiquei com vontade de ir foi a Forney , meu que legal fazer ela em um castelo ... Ameiii o post :D

    Beijinhos Dih....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh que bom que gostou flor... A Veronica agradece... rsrsrs a Forney é linda demais mesmo!!!

      Excluir
  13. Olá Veronica!! Tudo bem!!
    Estou babando e sonhando aqui =)
    Impossível não se admirar com estas imagens e ficar impressionado com estas estruturas!! Seria um grande sonho poder conhecer!! Obrigado por proporcionar estes conhecimento pra gente!! Lindas fotos!!
    Mil beijos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :) ela vai amar o comentário dela... estou tentando ver porque ela não consegue responder aos comentários. rsrXero!

      Excluir
  14. Meu Deus!!!! Eu fico encantada quando entro na saraiva da minha cidade, imagino entrando em uma biblioteca desse porte...Ficaria com olhos cheios de lágrimas. São lindas, encantadoras, sem contar com todo o aspecto histórico delas! Amei o Post! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né.... olhar para essas bibliotecas é de babar mesmo!!!! Xero!!!!

      Excluir
  15. Nossa!! Que livrarias espetaculares!! Oh god!! Quero ir à França agora!! Gente um mini castelo que guarda uma biblioteca!!

    ResponderExcluir
  16. Nossa senhora, se eu pudesse ir a uma biblioteca como a Biblioteca Forney, nunca mais sairia de lá. É muito linda, ainda mais por se localizar num castelo. Quase um conto de fadas! rs
    bjs

    ResponderExcluir
  17. Cara que legal, queria conhecer pessoalmente, amei e espero um dia conhecer.
    Obrigado Diana por traze informações tão legais a gente.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Alexandra, porém essa postagem foi da querida colunista Verônica... então transfiro seus parabéns para ela rsrsrs Xero!!!

      Excluir
  18. Nossa, cada uma mais linda que a outra! Sempre adorei bibliotecas, mas a da minha cidade não é tão boa assim, é até bem feinha, rs. Sempre quis visitar umas bibliotecas grandes e bonitas assim, deve ser um sonho, não ia querer outra coisa na vida!
    Adorei o post, adoro ver esse tipo de fotos, fico sempre sonhando acordada.. haha
    Bjs (:

    ResponderExcluir
  19. Meu sonho sempre foi ir numa biblioteca assim. A maior que eu já fui foi a da minha escola rsrs A Chateau de Chantilly é muito linda, gente *o*

    ResponderExcluir
  20. Eu fiquei maravilhada com cada uma dessas bibliotecas.
    A que achei mais linda pela foto foi a Biblioteca Chateau de Chantilly, esse dourado todo e ainda os detalhes no teto *-*

    ResponderExcluir
  21. Cada uma biblioteca mais linda do que a outra. Realmente a França tem as melhores!
    Um dia ainda vou viajar para lá só para conhecer uma por uma, tenho fé!

    ResponderExcluir
  22. Gente, que coisa mais linda, fico aqui suspirando \o/
    Queria muito ter um globo do tamanho do da primeira foto, sonho de consumo KKKKKK mas aonde eu iria colocá-lo, eu não sei KKK Mas eu queria.
    Amei =)

    ResponderExcluir
  23. Eu já gosto de biblioteca,mas essa francesa é um luxooooooooooo!
    Um dia quero ter a oportunidade de conhecer, tirar milhares de fotos! Nossa vou me fazer!

    Beijinhos
    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  24. Imagina que louco se essas bibliotexas, de repende, viessem parar no Brasil?! Um sonho, não?
    Invejo muito esses grandes países que possuem essas grandes e luxuosas e lindas e elegantes e clássicas e mais um monte de "e" hahaha.
    Mas como é sonhar muito alto em ter uma dessas por aqui, vou esperar ficar rica para visitar todas assas lindezas.

    ResponderExcluir

Bem vindo ao blog Minhas Escrituras...
Fique a vontade para comentar aqui a sua opinião pessoal, sempre com respeito é claro!!! ;)
Você pode deixar o link de seu blog, que faço a retribuição com o maior prazer, mas não retribuo em postagens de promoção, ou seja, não comento.
Mensagem pra pedir que siga o blog, são automaticamente deletadas. Comenta no blog e deixa o link,farei uma visita no seu ok.
Quero agradecer a vocês que passam por aqui e deixam suas marquinhas, isso é muito importante... sintam-se a vontade...
Xero!