Curiosidades #1

Olá galera!!!
Hoje eu estou trazendo uma novidade no blog, quero poder fazer várias pesquisas rs. Quero colocar aqui sempre algumas curiosidades claro sobre leituras e escrituras. :)

O Livro tem aproximadamente seis mil anos de história para ser contada. O homem utilizou os mais diferentes tipos de materiais para registrar a sua passagem pelo planeta e difundir seus conhecimentos e experiências.

Os suméricos (civilização mais antiga da humanidade) guardavam suas informações em tijolos de barro. Os indianos faziam seus livros em folhas de palmeiras. Os maias e os astecas, antes do conhecimentos das Américas, escreviam os livros em um material macio existente entre a cascadas árvores e a madeira. Os romanos escreviam em tábuas cobertas com cera. Os egípcios para registrar seus documentos, largas folhas de palmiras egípcias eram utilizadas, transformando-se depois no papiro que conhecemos hoje, que nada mais é do que o talo dessas mesmas folhas triturados, entrelaçados e secos.  (fonte: http://www.usp.br e Abrindo um livro)

O papel (nome derivado de papyrus em latim ou papuros, do grego) foi criado na China em data ainda não confirmada, variando entre 200 a.C. e 104 d.C. e eram confeccionada com a casca da amoreira ou com o bambu cuja polpa esmagada era transformada em fibras, espalhada sobre um tecido e deixada assim para secar.

O primeiro livro impresso com tipos móveis, a Bíblia, foi produzido por Johannes Gutenberg, alemão nascido na cidade Mogúncia,no ano de 1455. Essa tecnologia desenvolvida por Gutenberg derivou de seus conhecimentos em metais e de prensas utilizadas para esmagar uvas no processo de fabricação do vinho.


A Bíblia de Gutenberg (crédito: Wikipédia)

Bom galera é apenas uma curiosidade sobre os livros que achei legal colocar aqui no blog para que vocês que ainda não conheciam possam conhecer e quem já conhecia poder recordar. Eu achei bem interessante porque cada vez mais podemos descobrir onde se originou esses maravilhosos tesouros que tanto amamos. Até a próxima! Xero! Espero que tenha gostado e comentem...

8 comentários

  1. Adorei essa iniciativa. É bacana porque sempre falamos dos livros que lemos, mas nunca da história dele. Parabéns Diana!

    Participa das promoções de aniversário do blog, tá rolando sorteios bem legais, incluindo um template personalizado do jeitinho que o ganhador quiser!!!

    www.reticenciando.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juh... muito obrigada pela sua visita simplesmente adorei... já fui lá te visitar e já estou participando.... uhu... bjus...

      Excluir
  2. Gostei da curiosidade,
    também posto umas curiosidade semanalmente lá no
    blog, acho bem interessante esse tipo de texto.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Delmara.... Vou sempre passar por lá para curtir essas curiosidades.. pois sou bem curiosa rsrsrs

      Excluir
  3. Muito legal essa iniciativa. Interage mais o leitor que por sinal é muito curioso!
    Amei a primeira postagem.
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Oie Linda, tudo bem com você ?
    Passando aqui para ver suas novidades e achei bem legal essa curiosidade ai.
    Nossa, não sabia dessas coisas.
    Mas você tá de parabens.
    Eu preciso abrir um quadro desse tipo no meu blog, mas eu tava pensando em algo para preservar o livro que temos sabe ? Seila...ainda nao pensei direito no que eu poderia fazer, mas gostei do que vc fez. Parabens =]

    E olha, obrigada por ter passado no meu blog mais cedo. Depois passa de novo que tem novidade lá

    Se cuida e fica com Deus querida

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Silvana, você sempre muito carinhosa Xero!

    ResponderExcluir

Bem vindo ao blog Minhas Escrituras...
Fique a vontade para comentar aqui a sua opinião pessoal, sempre com respeito é claro!!! ;)
Você pode deixar o link de seu blog, que faço a retribuição com o maior prazer, mas não retribuo em postagens de promoção, ou seja, não comento.
Mensagem pra pedir que siga o blog, são automaticamente deletadas. Comenta no blog e deixa o link,farei uma visita no seu ok.
Quero agradecer a vocês que passam por aqui e deixam suas marquinhas, isso é muito importante... sintam-se a vontade...
Xero!